O Mau Hálito e a Qualidade de Vida ABPO

Documentos relacionados
ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Diga adeus ao mau hálito!

Quem sofre de mau hálito geralmente não percebe. Veja como tratar Beber bastante água e investir em uma alimentação fibrosa ajuda a evitar o problema

Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA / 4º ANO 4º A 4º B 4º C VÁ PEGÁ-LO, GARFILD!

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

Independente de sua configuração, a Família continua sendo a instituição social responsável pelos cuidados, proteção, afeto e educação das crianças.

PERCEPÇÃO DO CUIDADOR SOBRE O CUIDADO E CONFORTO AO PACIENTE IDOSO COM SEQUELA NEUROLÓGICA EM UM HOSPITAL ESCOLA

LORATADINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1mg/mL

EBOOK SINTOMAS DEPRESSÃO DA DIEGO TINOCO

MARIOL INDUSTRIAL LTDA.

Clarilerg (loratadina)

CHEGOU DIA 24 E AGORA?

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos

VIVER BEM ALCOOLISMO

Esteróides Anabolizantes

conhecer e prevenir ASMA

LORATADINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Comprimido 10mg

Histamix (loratadina)

Trabalhando a alfabetização emocional com qualidade

O TRABALHO NOTURNO E O SONO DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Sinustrat Vasoconstrictor. Avert Laboratórios Ltda. Solução nasal. Cloridrato de nafazolina. 0,5mg/mL

Wikibula: Consulta de medicamentos e bulas de remédios. .com.br. Loradine bula. Loradine. Comprimido 10mg

DEPRESSÃO, O QUE É? A

Auto-avaliação do Desempenho Discente da FACENE

Depressão. Um distúrbio que tem solução.

PALAVRAS-CHAVE: Ostomia. Cuidados de enfermagem. Imagem corporal. Emocional.

loratadina GERMED FARMACÊUTICA LTDA Xarope 1 mg/ml

Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina

Contexto escolar: a influência de professores, pares e pais sobre o comportamento de crianças

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO 1

Sorine Adulto. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Solução nasal 0,5 mg/ml

HISTADIN (loratadina) União Química Farmacêutica Nacional S.A Comprimido 10 mg

ALERGALIV. LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA Comprimidos 10 mg

Modelo de Bula PACIENTE LORATADINA CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. XAROPE 1 MG/ML CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA.

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: UMA PRIMEIRA VERSÃO. Nos últimos anos, vêm-se fomentando uma série de estudos preliminares (Pinto, F. E. M.

LORITIL. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Comprimido 10mg

RACIOCÍNIO LÓGICO. Parte 3. Diagramas de Venn(Conjuntos). Prof. Renato Oliveira

cloridrato de nafazolina

O Consumo de Álcool no Brasil: Tendências entre 2006 e 2012

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA. Saúde Bucal

LORATAMED loratadina xarope 1 mg/ml

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DO PACIENTE

CIRURGIA DE SEPTOPLASTIA E TURBINECTOMIA. Termo de ciência e consentimento

CLORIDRATO DE NAFAZOLINA EMS S/A. Solução Nasal. 0,5 mg/ml

NOVO RINO Solução Nasal. CLORIDRATO DE NAFAZOLINA - 0,5 mg/ml

IMPACTOS DO DESEMPREGO NA SAÚDE, EMOÇÕES E RELACIONAMENTOS FEVEREIRO 2018

Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsivo. II Simpósio Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH

COMISSÃO DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DO CONCELHO DE MONDIM DE BASTO

A biblioteca escolar na visão dos estudantes do Curso de Pedagogia UFAL

GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI

Transcrição:

O Mau Hálito e a Qualidade de Vida- 2008 - ABPO Pesquisa 2008 verificou que quem tem hálito alterado prefere ser avisado. :: Resumo Baseados em informações fornecidas por pacientes durante as avaliações para diagnosticar as causas e conseqüências da halitose, membros da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca (ABPO) observaram que muitos têm em comum a perda de qualidade de vida. A partir dessas informações, a ABPO fez uma pesquisa para saber se essa perda é uma causa ou uma conseqüência da halitose. Intitulada O Mau Hálito e a Qualidade de Vida, a pesquisa foi realizada em âmbito nacional. Ela foi realizada em clínicas particulares da região sudeste, nordeste e centro-oeste do Brasil, perfazendo um total de 127 entrevistados, através de um questionário contendo questões objetivas. Sua finalidade foi conhecer o perfil do portador de halitose sob vários aspectos relacionados à qualidade de vida. Destacamos que o mesmo não nos permite estabelecer relação exata de causa e efeito. Além disso, considera-se importante salientar que todos os participantes entrevistados procuraram atendimento tendo como queixa principal halitose e que muitos responderam mais de uma opção. ::Resultados Mais Significativos: Verificou-se que 76% dos participantes foram alertados por pessoas de seu convívio social e/ou familiar, sendo 53% familiares, 26% cônjuges e 19% amigos. Embora 49% dos participantes tenham recebido o alerta com constrangimento, 48% acharam que quem o alertou fez bem, 35% interpretaram esta atitude como uma demonstração de afeto e 10% consideraram que a pessoa que o alertou foi corajosa. Constatou-se neste estudo que 99% desses participantes acham que quem tem halitose deve ser alertado. Este dado é de extrema relevância, pois derruba o mito de que a pessoa portadora da halitose se sente ofendida e de que não se deve alertar sobre o problema.

A maioria (88%) considera que a halitose tenha provocado mudanças em sua vida. Sendo 36% no âmbito social, 30% afetivo e/ou 31% profissional. Eles acreditam que a halitose os tenha tornado retraído (23%), inseguro (26%), com baixa auto-estima (14%), anti-sociais (14%), tristes (10%), deprimidos (5%) e/ou extremamente triste (3%). Um outro fator significativo foi o grande número de pessoas que relataram roncarem (78%). O ronco na maioria das vezes está associado a uma má qualidade de vida, como, por exemplo, o ganho de peso, cansaço excessivo e ingestão de bebidas alcoólicas, podendo ainda ser fruto de obstruções mecânicas / alérgicas das vias aéreas superiores (desvio de septo, adenóide, hipertrofia de cornetos ou rinite). Outro dado importante foi o número de sedentários (52%), o que pode denotar uma má qualidade de vida. Por fim, 92% dos pacientes pesquisados revelaram que a halitose prejudica sua qualidade de vida, sendo que 64% destes classificaram este prejuízo como muito ou totalmente. :: Conclusão Pôde-se verificar através desta pesquisa que muito embora halitose não seja uma doença, ela costuma provocar mudanças no padrão comportamental do indivíduo e que estas acabam por afetar suas relações inter-pessoais, sua segurança, espontaneidade e auto estima, o que termina por comprometer a sua saúde emocional. Sabe-se que a saúde emocional é de fundamental importância para todos os aspectos da vida do indivíduo e, portanto, podemos afirmar que todos os profissionais da área da saúde, em especial médicos, dentistas e psicólogos devem dar uma atenção especial a esta queixa em seus pacientes. Outro fator importante que a pesquisa revelou é que a população deve, sim, falar abertamente sobre este assunto e avisar, sem receios, a pessoa que possui o hálito alterado. Os benefícios deste ato serão bem maiores que quaisquer constrangimentos que possam haver, pois a pesquisa revelou que, após sentirem um eventual constrangimento, 93% dos portadores de mau hálito desenvolveram um sentimento de gratidão e admiração com relação à pessoa que lhes avisou, por terem sido comunicadas de seu problema e permitir-lhes assim, procurar ajuda.

:: Gráficos e Dados Estatísticos