SERVENTE Dezembro de 2010.
2 SUMÁRIO 1 RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS... 3 2 HIGIENE CORPORAL E VESTUÁRIO NO TRABALHO... 3 3 LIMPEZA E ARRUMAÇÃO DE AMBIENTES... 4 3.1 Limpeza e conservação de móveis, utensílios e objetos de decoração... 4 3.2 Limpeza de vidros, carpetes, espelhos, superfícies de madeira e pisos... 4 4 LIMPEZA E ARRUMAÇÃO DA COZINHA... 6 4.1 Limpeza da cozinha... 6 4.2 Organização da cozinha... 7 4.3 Lavagem da louça... 7 4.4 Fogões... 8 4.5 Microondas, Forno elétrico e Lava louças... 8 4.6 Geladeiras... 9 4.7 Exaustor... 9 5 LIMPEZA DE ROUPAS... 10 6 LIMPEZA DE BANHEIRO... 11 7 LIMPEZA DO PISO... 11 8 LIMPEZA: ASPECTOS GERAIS... 12 9 DICAS DE SEGURANÇA... 12
3 1 RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS O servente deve sempre buscar um bom relacionamento com todas as pessoas que trabalham em seu ambiente, sem ser íntimo com ninguém, ou seja, procurar não ter intimidades com as pessoas a quem ele serve. O atendimento e o bom relacionamento com todas as pessoas são fundamentais para o servente manter seu serviço e elevar seu conceito profissional. O cumprimento diário - bom-dia, boa-tarde, boa-noite - e o uso das palavras mágicas - com licença, por favor, e obrigado - são caminhos para um relacionamento cordial e educado. 2 HIGIENE CORPORAL E VESTUÁRIO NO TRABALHO O banho diário é uma exigência mínima para qualquer pessoa que trabalhe muitas horas por dia em afazeres diversos, como os de um servente. Em dias de muito calor, o indicado é tomar mais que um banho. Alguns cuidados que o profissional deve ter: Cuidado com as unhas - sempre curtas e limpas; O cabelo bem curto ou amarrado; Não se esquecer de usar desodorante após o banho ou quando estiver transpirando. Um servente deve evitar: Usar jóias e bijuterias; Unhas pintadas com esmalte chamativo; Uso de roupas provocantes; Uso de perfumes.
4 Nas empresas onde é fornecido uniforme, o servente deve zelar para que este esteja sempre limpo e bem passado. Deve lembrar-se também que uniforme não é traje de festa, tem como vantagem economizar a própria roupa e, além do visual, a identificação funcional e a segurança. 3 LIMPEZA E ARRUMAÇÃO DE AMBIENTES No local de trabalho do servente, a organização e o planejamento do trabalho são fatores fundamentais para o sucesso do trabalhador. A seguir apresentamos algumas orientações gerais. 3.1 Limpeza e conservação de móveis, utensílios e objetos de decoração Na limpeza de móveis deve-se levar em consideração que cada tipo de móvel requer um tratamento especial na limpeza e conservação, dependendo do material com o qual foi fabricado. Nos móveis de madeira nunca deve ser passado álcool, e sim, um pano levemente úmido e completada a limpeza com produtos especiais para brilho em madeira (cera especial para móveis). Já nos móveis de fórmica, o uso do álcool é indicado. Utensílios e objetos de decoração devem ser limpos com pano úmido. 3.2 Limpeza de vidros e espelhos; cortinas, tapetes e carpetes; superfícies e pisos A limpeza de vidros e espelhos deve ser realizada durante o dia, onde a sujeira é mais visível. Vale lembrar que vidros e espelhos são peças delicadas, por isso sempre que possível utilize apenas um espanador para retirar a poeira. Mas, se o objeto estiver muito sujo, empoeirado ou engordurado passe antes um papel, que pode ser do tipo absorvente ou uma folha de jornal. Depois, use um pano macio, limpo e úmido, dos que não soltam fiapos, embebido com água, multiuso (limpa-vidro) ou passe álcool utilizando papel macio para o brilho final.
5 Nos casos de sujeira aderente, uma passada de esponja de aço fino pode resolver. É importante lembrar que nunca se deve jogar água em cima do espelho, porque poderá manchá-lo. Manchas também podem aparecer se os vidros forem lavados ao sol. Os produtos recomendados são sabão e detergente neutro ou produtos específicos para limpeza de vidro. Produtos com amoníaco, cloro ou água sanitária devem ser evitados sempre, porque são extremamente danosos ao espelho. Na hora de aplicar o produto, vale a mesma dica da água, nunca borrife líquidos diretamente no espelho, use um pano. Qual a maneira certa de limpar cortinas, tapetes e carpetes? A melhor opção para os três casos é usar o aspirador de pó. A cortina deve ser aspirada a cada 15 dias e lavadas duas vezes por ano, ficando de molho de um dia para o outro, trocando a água três vezes; a primeira após 20 minutos, para que a poeira não manche o tecido. No dia seguinte, para finalizar, lave a cortina na máquina selecionando o programa para peças delicadas. Após a lavagem, seque na sombra. Caso sua cortina seja de fibra natural, use apenas o aspirador. No caso das persianas, prefira um espanador e procure lavar a cada dois anos, mas em uma empresa especializada. Lavar cortinas separadamente de outros artigos, retire os puxadores antes de lavar. Quanto aos carpetes, além de aspirá-los uma vez por semana e com mais frequência em área de muito tráfego, vale acrescentar bicarbonato de sódio ao saco do aspirador para combater odores. Já os tapetes, necessitam de limpeza diária com o aspirador, pois ele retira toda poeira, areia e terra encontradas no tapete. Caso tenha derrubado alguma coisa que tenha manchado o tapete, absorva o que for possível com um pano, sem esfregar. Porém, se tiver caído algo sólido, use uma colher para retirar o que puder. Complete a limpeza do tapete com um pano limpo, água e algumas gotas de detergente neutro. Repita esse procedimento, trocando sempre o pano sujo, por um limpo.
6 Quando a mancha sumir, passe um pano com água e enxágue. Depois de seco, escove delicadamente os pelos da área tratada e o coloque novamente em seu lugar. Simples e prático! Como deve ser feita a limpeza dos pisos laminados? A limpeza deve ser feita com aspirador de pó (exceto aspiradores com tubo de sucção raspando no piso) ou vassoura de cerdas macias e um pano úmido bem torcido na solução de produtos domésticos de limpeza isentos de cera ou silicone. Uma vez por semana a limpeza poderá ser feita diluindo uma ou duas tampas de qualquer produto à base de amoníaco, cloro ou detergente neutro em 1 litro d água. Molhe o pano nesta mistura, torça-o bem e aplique sobre o piso. Nunca utilize material cortante ou abrasivo, cera ou enceradeiras elétricas, esponja de aço, lixa ou produtos à base de silicone. Os pisos laminados, assim como os pisos de madeira, porcelanatos, vinílicos ou de paviflex e assemelhados podem e devem ser limpos com um pano umedecido em água e sabão neutro. O que não se recomenda é o uso de água em abundância ou o uso de ceras, que promovem a formação de uma camada de gordura sobre o piso que irá dificultar sua limpeza. 4 LIMPEZA E ARRUMAÇÃO DA COZINHA 4.1 Limpeza da cozinha A limpeza diária da cozinha, inclusive com higienização de pisos e paredes é uma necessidade e obrigação do servente de cozinha. Todos os equipamentos e utensílios devem ser lavados, quando forem utilizados, e guardados secos em seus devidos lugares. Os produtos químicos, detergentes e outros produtos de limpeza devem ser neutros e biodegradáveis.
7 As cubas e pias bem como saídas de água das pias (ralos) devem merecer cuidado especial, pois são locais de fácil contaminação. Os fogões e fornos devem ser rigorosamente limpos logo após a utilização. Os armários de cozinha devem permanecer limpos, forrados e fechados para evitar a entradas de insetos e poeira. 4.2 Organização da cozinha A cozinha é o local onde se deve desenvolver a capacidade de organização, tendo maior rendimento com menor esforço. O teto e as paredes devem merecer atenção, pois sempre ficam sujos de gordura. Os azulejos devem ser lavados com água morna e um pouco de detergente à base de amoníaco (Ajax, Veja, vinagre ou outros) para retirar a gordura. Em uma cozinha cada equipamento e cada utensílio devem ter seu lugar e logo após ser utilizado deve ser limpo e guardado. O piso da cozinha deverá ser antiderrapante e lavado todos os dias. 4.3 Lavagem da louça Para a limpeza da louça algumas dicas podem facilitar, economizar tempo, energia e água: Primeiramente retire a louça da mesa com o auxílio de uma bandeja para racionalizar caminhadas; Coloque junto a pia tudo que será necessário para lavar a louça: esponja, detergente, etc.; Separe os objetos por grupos; Antes de iniciar a lavagem passe um papel nas vasilhas engorduradas; Coloque todos os grãos e restos na lixeira para não entrar no ralo da pia; Ensaboe vários objetos primeiro e enxágue em água corrente, na seguinte ordem: copos, talheres, pratos, travessas, panelas, sempre do mais limpo para o mais sujo;
8 Enxágue com água quente, pois facilita a secagem, como também poupa panos de prato. Cuidado para não prejudicar o fio das facas, pois o uso de água quente tira o corte; Adquira o hábito de limpar e colocar tudo em seus devidos lugares. 4.4 Fogões Uma limpeza completa do fogão exige alguns cuidados. Retire e limpe os queimadores com água e detergente e/ou limão ou vinagre, se estiverem muito sujos, ferva-os numa mistura de água e sabão e algumas gotas de limão ou vinagre. Se os furinhos dos queimadores estiverem entupidos, desentupa com uma agulha grossa. Nunca com um palito. Também podem ser usados inúmeros produtos, à base de limão ou amoníaco, que não prejudiquem a pintura do fogão. Os visores das portas podem ser limpos com água e amoníaco. O forno se for muito utilizado e não for sempre limpo, com o mesmo procedimento acima, cria uma crosta de gordura difícil de ser removida, para isso existem produtos próprios, limpa fornos que são apropriados. Cuidado: normalmente são à base de soda. 4.5 Microondas, Forno elétrico e Lava louças Antes de iniciar a limpeza de equipamentos, alguns cuidados devem ser tomados: Desligue da tomada; Retire as peças; Lave-as separadamente com água e sabão neutro. Passe um pano limpo e úmido; Seque bem com uma flanela.
9 4.6 Geladeiras Para a limpeza interna de geladeira e freezer pode-se adotar os seguintes procedimentos: Sempre a primeira coisa a ser feita é desligar da tomada; Retire todos os alimentos e use um ventilador para degelar mais rápido; Limpe com água e sabão neutro (detergente) para evitar a permanência de odores; Use uma escova de dente para limpar nos cantinhos das grades; Passe um pano com saponáceo líquido no interior e nas das portas; Passe um pano úmido com água limpa e seque inclusive o congelador; Nas borrachas das portas esfregue uma esponja com detergente, enxágue bem e seque; Limpe a parte externa com água e detergente, passe água limpa e seque; Com uma flanela seca dê brilho no niquelado. Recoloque e organize tudo o que foi retirado; Ligue novamente, com cuidado, na tomada de energia. 4.7 Exaustor Primeiramente desligue da tomada e retire a tela metálica; Lave-a separadamente; Como é um aparelho que retém gorduras, requer uma limpeza mais pesada: água morna, vinagre, esponja de aço fina (bombril) e detergente à base de amoníaco; Lave novamente só com água limpa; Seque e coloque a tela; Se for necessário, troque o feltro.
10 5 LIMPEZA DE ROUPAS A lavagem das roupas também é uma atribuição do servente. Para obter eficiência na lavagem de roupas, deve-se ter um mínimo de conhecimento sobre os tipos de tecido, tipo de sabão adequado (em pó e líquido), uso correto da máquina de lavar, quantidade de sabão e amaciante para lavar determinada quantidade de roupas, tipos de roupas que podem e devem ser lavadas juntas e quais as que devem ser lavadas separadas. PERIGO: verifique se as peças soltam tinta antes de colocá-las na máquina. Para saber isso, o truque é umedecer o avesso da bainha da peça e pôr um tecido branco sobre ela. Passe com o ferro e, se o pano branco não manchar, o tecido não manchará as outras roupas. Caso o tecido solte tinta, lave a peça separadamente do restante das roupas e, na última água de enxágue, adicione um pouco de sal ou vinagre branco. Verifique e esvazie os bolsos de calças, blusas e casacos. Com isso, você evitará que canetas vazem ou papéis se dissolvam e estraguem as roupas; Evite sempre excesso de peças colocadas na máquina de lavar, isso aumenta o atrito entre elas, ocasionando desbotamento e desgaste do tecido. Recomendase nunca utilizar a capacidade total da máquina de lavar; Coloque água até o nível necessário, adicione o detergente e ligue a máquina para dissolver bem o detergente. Mergulhe por completo as roupas, uma a uma; Não coloque as peças dobradas na máquina de lavar. Os locais das dobras sofrem maior atrito, aumentando o desgaste do tecido nestas áreas; Não lavar os artigos de tecido algodão/poliéster com artigos de tecido 100% algodão. O atrito entre entes tecidos provoca a formação de bolinhas (pilling).
11 6 LIMPEZA DE BANHEIRO O banheiro é uma das áreas da casa onde precisamos ter cuidado especial com a higiene. O ideal é que ele seja limpo todos os dias e lavado pelo menos uma vez por semana. Ao iniciar a limpeza do banheiro retire primeiro todas as toalhas e roupas que ali estiverem. Recolha o lixo. Comece pelos azulejos borrifando água sanitária nos rejuntes e deixando agir enquanto você limpa o armário, a pia, vaso sanitário, a lixeira, etc. Concluído isso, volte a limpar os azulejos escove e enxágue. Observação: Água sanitária (Q-Boa) mancha a roupa e também é tóxica, não aspire; Use sempre as luvas de proteção; Nunca use o mesmo pano para limpar o fogão e a pia do banheiro, por exemplo. 7 LIMPEZA DO PISO Existem diversos tipos de pisos. O chão é a parte da casa que requer maior cuidado. Para retirar a poeira quase todos os pisos se equivalem, mas para as manchas os processos variam de acordo com o tipo de piso. Alguns cuidados na limpeza do piso ao varrer: Evite levantar poeira utilize vassoura de nylon, com cerdas macias ou revestida com um pano. Para varrer trabalhe em faixas largas ao redor da peça; Impelir o lixo sobre os lados, nunca em direção dos pés; Juntar o lixo logo que seu volume seja apreciável; Varrer no sentido da madeira.
12 8 LIMPEZA: ASPECTOS GERAIS Ao iniciar as atividades de limpeza você deve fazer o seguinte: Retire os tapetes (se houver). Comece a limpeza sempre por cima. Limpe primeiro o teto da peça e os lustres. Retire as teias de aranha; use uma meia de nylon para colocar na vassoura, assim vai limpar melhor e não vai sujar as paredes. Limpe os quadros com pano levemente úmido. Afaste os móveis, limpe-os por trás e por baixo. Varra o chão. Limpe as janelas. Tire o pó dos móveis. Passe cera lustra móveis. Limpe as soleiras das portas e os peitoris das janelas. Limpe os trincos e fechaduras das portas. Lave o piso com pano úmido. Passe cera, se necessário, e nesse caso, deixe para lustrar no final. Coloque os tapetes no lugar e feche a peça. Existem várias maneiras de realizar uma boa limpeza. Dependerá de quem a contratou definir por onde quer que inicie e se quer que faça serviço completo peça por peça ou por etapas. Os tapetes devem ser escovados e batidos. Se estiverem com manchas, escove e esfregue com produto adequado sem encharcar o tapete e coloque para secar. 9 DICAS DE SEGURANÇA Alguns cuidados são muito importantes para o trabalhador servente no que se refere à segurança para o desenvolvimento de suas tarefas diárias. A segurança deve estar presente sempre a cada minuto todos os dias e em todos os trabalhos realizados. Algumas dicas são fundamentais e devem ser seguidas para evitar lesões ou doenças. Quando estiver realizando a higienização de sanitários, use sempre luvas impermeáveis para protegê-lo da ação de microrganismos existentes no ambiente. O uso de luvas deverá ser observado sempre na manipulação de detergentes e outros produtos químicos.
13 É importante que o servente use sempre calçado fechado e uniforme no trabalho para a proteção de seu corpo. Ao limpar equipamento elétrico ligado à tomada pergunte à pessoa que trabalha no local ou a seu superior imediato, se é possível desconectar o equipamento para a realização da tarefa. Caso contrário, não limpe próximo dos fios ou cabos elétricos para evitar o choque. Mantenha o local onde guarda os materiais e produtos para a limpeza sempre organizado. As embalagens que contenham produtos químicos devem estar devidamente identificadas e bem fechadas. Quando usar produtos químicos para a limpeza e higienização, certifique-se de que você está utilizando a diluição recomendada pelo fabricante. Nota importante: Terminada a limpeza, lave bem e coloque para secar os panos, deixe baldes e tudo o que você usou bem limpos, secos e nos devidos lugares. Este polígrafo foi organizado pela Coordenação do Campus da UNISC, com a utilização de material do FAT Fundo de Amparo ao Trabalhador. Revisado em dezembro de 2010. CUIDE DAS COISAS E DE SI PRÓPRIO.