A humanidade regenerada Roteiro 9 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada
Objetivos Assinalar as principais mudanças previstas para o período de Regeneração da Terra, anunciadas por Jesus. Analisar as principais características dos Espíritos que constituirão a geração nova que surgirá no Planeta.
Ideias principais q A Humanidade, tornada adulta, tem novas necessidades, aspirações mais vastas e mais elevadas; compreende o vazio com que foi embalada, a insuficiência de suas instituições para lhe dar felicidade; já não encontra, no estado das coisas, as satisfações legítimas a que se sente com direito. q É por isso que se despoja das fraldas da infância e se lança, impelida por uma força irresistível, para margens desconhecidas, em busca de novos horizontes menos limitados.
Ideias principais q É a um desses períodos de transformação, ou, se o preferirem, de crescimento moral, que ora chega a Humanidade. q Da adolescência ela passa à idade viril. q O passado já não pode bastar às suas novas aspirações, às suas novas necessidades; ela já não pode ser conduzida pelos mesmos métodos; não mais se deixa levar por ilusões, nem por sortilégios; sua razão amadurecida reclama alimentos mais substanciais. [...]. KARDEC, Allan. A gênese. Cap. 18, item 14.
Ideias principais q Jesus anuncia, no seu Sermão Profético ou Discurso Escatológico (Mateus 24:6-31; Marcos, 13:1-37; Lucas, 21:5-44), previsões que caracterizam os períodos de transição e de regeneração da vida planetária, assim sintetizados por Allan Kardec: [...] Há, primeiramente a predição das calamidades de todo gênero que assolarão e dizimarão a Humanidade, decorrentes da luta suprema entre o bem e o mal, a fé e a incredulidade, as ideias progressistas e as ideias retrógradas. KARDEC, Allan. A gênese. Cap. 17, item 56.
Ideias principais Em segundo lugar, a da difusão, por toda a Terra, do Evangelho restaurado na sua pureza primitiva; depois, a do reinado do bem, que será o da paz e da fraternidade universais, que resultará do código de moral evangélica, posto em prática por todos os povos. Será verdadeiramente o reino de Jesus, pois que Ele presidirá à sua implantação, passando os homens a viver sob a égide da sua lei. Será o reinado da felicidade, visto dizer Ele que depois dos dias de aflição, virão os de alegria. KARDEC, Allan. A gênese. Cap. 17, item 56.
Principais características do período de regeneração Crescimento moral Compreensão geral sobre sobrevivência do Espírito Amor ao próximo é a base das relações sociais Rejeição ao materialismo Unidade de crença religiosa As mudanças atingirão todas as áreas do saber humano As ideias espíritas servirão de apoio à melhoria espiritual KARDEC, Allan. A gênese. Cap. 18, item 6.
Características dos Espíritos que constituirão a geração nova As duas gerações que se sucedem têm ideias e pontos de vista opostos. A nova geração se distingue por inteligência e razão geralmente precoces. Não se comporá de Espíritos eminentemente superiores, mas dos que, já tendo progredido, se acham predispostos a assimilar todas as ideias progressistas e estejam aptos a secundar o movimento de regeneração. Não se deve entender que por meio dessa emigração de Espíritos sejam expulsos da Terra e relegados para mundos inferiores todos os Espíritos retardatários. KARDEC, Allan. A gênese. Cap. 18, item 6.
Atividade Após breve exposição do tema, promover um debate a respeito dos assuntos: Principais mudanças previstas para o período de Regeneração da Terra, anunciadas por Jesus. Principais características dos Espíritos que constituirão a geração nova que surgirá no Planeta.