Universidade Ibirapuera Arquitetura e Urbanismo CONFORTO AMBIENTAL: INSOLAÇÃO E ILUMINAÇÃO CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA CARTA SOLAR Azimute solar Altura solar Trajetória solar nos equinócios e solstícios Localização do sol em cada hora do dia Docente: Claudete Gebara J. Callegaro 2º semestre de 2014
O eixo Norte-Sul da Terra se prolonga ao infinito, constituindo o eixo Norte-Sul Celeste. O plano do Equador terrestre se estende ao infinito, constituindo o plano do Equador Celeste. Slide da Aula 3. CAII - Profª Claudete Gebara J. Callegaro. Última alteração em 24/08/2014.
O plano em que o Observador se localiza é denominado PLANO DO HORIZONTE DO OBSERVADOR, ou Plano do Observador, ou ainda, Plano Horizontal (PH). PH Slide da Aula 3. PH O eixo ortogonal (90 ) ao Plano Horizontal passando pelo centro (posição do Observador no centro do Universo) indica o Zênite (acima do observador) e o Nadir (do lado oposto, não visível para o observador). O eixo Norte-Sul celeste e o eixo Zênite- Nadir coincidem somente na latitude 0 (Equador). CAII - Profª Claudete Gebara J. Callegaro. Última alteração em 24/08/2014.
Meio-dia em latitude próxima de 6 (Filipinas). Observar as sombras. Imagens da Aula 3 Sol da meia-noite em latitude próxima de 67 (Lapônia), no verão.
ESTRUTURA DA CARTA SOLAR: integração de 4 grandezas (em cada dia do ano) ALTURA (em relação ao Norte) (em relação ao Horizonte)
GRANDEZAS ESPACIAIS DA CARTA SOLAR Coordenadas de posição aparente do Sol na Esfera Celeste em relação a determinado Observador na Terra: Azimute solar: distância angular em relação ao Norte (0 ), projetada sobre o Plano do Horizonte do Observador => PLANTA DE ARQUITETURA. Altura solar: distância angular em relação ao Horizonte (0 ), projetada sobre o Plano Normal à fachada do objeto (Observador: pessoa, edifício, etc.) => CORTE DE ARQUITETURA.
TRANSFERIDOR DE AZIMUTES SOLARES
TRANSFERIDOR DE ALTURAS SOLARES
GRANDEZAS TEMPORAIS DA CARTA SOLAR Coordenadas de posição aparente do Sol na Esfera Celeste num dia do ano, numa hora do dia, para determinada latitude: Meridiano celeste: fusos horários tendo como referência central o meio-dia (12 horas) do lugar => HORA. Paralelo celeste: trajetória solar em determinado dia do ano, tendo como referências principais os solstícios (limites da movimentação solar aparente) e os equinócios (leste e oeste verdadeiros) => DIA
EQUINÓCIOS
A insolação na face oeste ocorre das 12 às 17 horas no solstício de inverno e das 12 até aproximadamente 19 horas no solstício de verão, para a latitude de 30 S. http://www.ufrgs.br/labcon/aulas_2009-1/aula7_geometriasolar.pdf
EXERCÍCIOS A. Imprima as cartas solares das latitudes a seguir pelo programa Analisys SOL AR, acessível para download em http://www.labeee.ufsc.br/downloads/softwares/analysis-sol-ar: a) 0 b) 25 S c) 25 N d) 45 S e) 65 S B. Identifique a trajetória do Sol nos solstícios e equinócios. C. Elabore uma tabela com: a) latitude, b) data de cada solstício e de cada equinócio, c) horário de cada crepúsculo (nascente e poente) nessas datas, d) posição do Sol (azimute e altura) nessas datas e horários, e) posição do Sol ao meio dia nessas datas.
FONTES CONSULTADAS CARVALHO, Benjamin de A. Técnica da orientação dos edifícios: Insolação, Iluminação, Ventilação. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1970. CORBELLA, Oscar; YANNAS, Simos. Em busca de uma Arquitetura Sustentável para os trópicos - conforto ambiental. Rio de Janeiro: Revan, 2003. FROTA, Anésia Barros. Geometria da Insolação. São Paulo: Geros, 2004. MONTEIRO, Celso Antonio. Método de observação simulada do movimento aparente diurno do sol para estudos de insolação e iluminação solar, por meio de maquetes, em projetos arquitetônicos. Dissertação de Mestrado. Universidade Mackenzie. São Paulo, 1998. http://www.fau.ufrj.br/apostilas/conforto/amb20061cd3003.pdf http://www.labeee.ufsc.br/downloads/softwares/analysis-sol-ar UNIB Arquitetura e Urbanismo - Turmas 7 e 8. Conforto Ambiental: Insolação e Iluminação Docente: Claudete Gebara J. Callegaro. Última intervenção em 05 ago 2013