Design de Móveis Chapas de madeira processada
O que são chapas de madeira processada? São chapas formadas por madeira em formatos diferenciados (lâminas, fibras, partículas, etc.), processadas industrialmente em dimensões padronizadas. Foram desenvolvidas para substituir a madeira maciça na produção de móveis.
Compensado multilaminado Chapa formada por lâminas de madeira empilhadas, sempre em número ímpar, coladas e prensadas umas às outras.
Aplicações Estruturas que requeiram grande resistência; Móveis que irão receber verniz, selador, tinta ou fórmica como acabamento; Móveis de quarto, sala, cozinha e banheiro, que não entrem em contato com umidade; Móveis de áreas úmidas, desde que usado compensado naval (resina resistente à umidade); Móveis com design curvo.
Vantagens / desvantagens Baixo custo; Bom desempenho mecânico; Facilidade de fixação de todo tipo de ferragem. Difícil saber a qualidade, pois o miolo da chapa não é visível; Não possui calibração de espessura; Requer chapeamento e/ou pintura.
Compensado sarrafeado Chapa formada por uma camada interna, feita de sarrafos de madeira colados e prensados um ao lado do outro, e por duas camadas externas chamadas de capa, formadas por lâminas de madeira.
Aplicações Estruturas que requeiram grande resistência; Móveis que irão receber verniz, selador, tinta ou fórmica como acabamento; Móveis de quarto, sala, cozinha e banheiro, que não entrem em contato com umidade; Móveis de áreas úmidas, desde que usado compensado naval (resina resistente à umidade).
Vantagens / desvantagens Baixo custo; Bom desempenho mecânico; Facilidade de fixação de todo tipo de ferragem; Usinabilidade semelhante à madeira maciça. Difícil saber a qualidade, pois o miolo da chapa não é visível; Não possui calibração de espessura; Requer chapeamento e/ou pintura; Pode apresentar ondulações.
Compensado anatômico Chapa semelhante ao compensado multilaminado, porém prensado num molde que possui alguma curvatura. Assim, a chapa resultante terá formato curvo, conforme o perfil do molde.
Aplicações Assentos e encostos de cadeiras, sofás e poltronas; Portas, frentes de gavetas e outras peças curvas na estrutura de um móvel.
Vantagens / desvantagens Boa estrutura para móveis de assento; Não retorna a curvatura executada. Nenhuma, para o uso a que se destina.
Aglomerado - MDP Chapa formada por cavacos de madeira, resina e cola, prensados sob alta temperatura. Medium Density Particleboard (Painel de Partículas de Média Densidade)
Aplicações Móveis de quarto, cozinha, sala, banheiro que não estejam sujeitos à umidade; Móveis com design reto.
Vantagens / desvantagens Custo acessível; Menor peso (reduz custo de transporte); Estabilidade dimensional; Espessura calibrada; difícil empenar. Não tem resistência à umidade; Requer o uso de ferragens específicas; Não tem acabamento em usinagens de topo (molduras); Não pode ser curvado.
MDF Medium Density Fiberboard (Painel de Fibras de Média Densidade) - Chapa constituída por fibras de madeira e resinas sintéticas, moldada em painéis lisos sob alta temperatura e pressão.
Aplicações Móveis de quarto, cozinha, sala, banheiro que não estejam sujeitos à umidade; Móveis com design reto ou com curvas suaves.
Vantagens / desvantagens Estabilidade dimensional; Espessura calibrada; Excelente acabamento em usinagens de topo (molduras); Bom desempenho com ferragens simples (parafusos); Pode ser curvado. Custo elevado; Não tem resistência à umidade; Maior peso (influencia no custo do transporte); Mais suscetível a empenamentos.
MDF - uso Produção Cultural e Design
OSB Oriented Strand Board (Painel de Tiras de Madeira Orientadas) chapa formada por três camadas de tiras de madeira orientadas, uma perpendicular à outra, unidas com resinas resistentes à intempéries e prensadas sob alta temperatura.
Aplicações Móveis para qualquer ambiente, que sejam compatíveis com o acabamento superficial rústico; Móveis para áreas externas ou que sofram ação da umidade; Estrutura não-aparente de móveis e estofados.
Vantagens / desvantagens Ótima resistência à umidade; Estabilidade dimensional; Espessura calibrada; Boa aderência a ferragens simples; Baixo custo. Superfície da chapa rústica e irregular; Requer revestimento para conferir acabamento liso; Aspecto da chapa não agrada a muitas pessoas.
Chapa dura Chapa de fibras de madeira, formada por processo úmido, calor e pressão (sem adição de resina). É mais conhecida por uma das marcas: Eucatex.
Aplicações Partes de móveis que não requeiram alta resistência, como fundos de armários.
Vantagens / desvantagens Baixo custo; Facilidade de usinagem. Baixa resistência mecânica e à umidade.
Para saber mais: www.virmond.com/sitenovo/materiaprima.asp www.abipa.org.br www.lpbrasil.com.br/osb/index.asp www.guiadomarceneiro.com