CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES
O QUE É UM COMPUTADOR? Os computadores são baseados na simples idéia de imitação. Ele faz essencialmente o mesmo que o cérebro humano faz: processa dados. Porém, pra atingir esse objetivo, ele utiliza um modelo de números e aritmética. O computador é, portanto, uma máquina que processa dados sob o controle de um modelo de trabalho que chamamos de programa.
HISTÓRICO DO COMPUTADOR Desde a antigüidade, os homens sempre procuraram formas de agilizar seu trabalho, principalmente quando altos volumes de cálculos ou o processamento de grandes quantidades de informação precisavam ser realizados. As primeiras tentativas realizadas nesse sentido consistiram em ferramentas mecânicas simples capazes de somar e subtrair números. Aos poucos, muitas tentativas foram feitas para tornar essas ferramentas mais rápidas e mais confiáveis.
A evolução do Computador Ábaco calculadora decimal operada manualmente. Calculadora Mecânica inventada por Blaise Pascal fazia somas e subtrações. Tear Programável criado em 1801 por Joseph Marie Jacquard, esta máquina lia um desenho num cartão perfurado e o repetia em tecidos. Calculador Analítico Construído por Charles Babbage, este equipamento era capaz de receber dados e também instruções para realizar cálculos bastante complexos.
A evolução do Computador Colossus Em 1943, Alan Turing concebeu um computador eletrônico programável que seria utilizado para decifrar mensagens de guerra e também para criptografar as mensagens que não deveriam ser decifradas pelos inimigos. Harvard Mark I Em 1944, Howard Aiken (Universidade de Harvard) constrói o primeiro computador eletro-mecânico de grande porte. ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator) em 1946, John Mauchly e J. Presper Eckert melhoram a idéia de Howard Aiken e conseguem construir o primeiro computador digital de grande porte para cálculos sofisticados.
A evolução do Computador Manchester Mark I Em 1948, foi lançado o primeiro computador eletrônico capaz de armazenar dados e programas sem ter que ser programado a cada vez que fosse usado. UNIVAC I - Em 1949 foi lançado, pela empresa que hoje é conhecida como Unisys, o primeiro computador eletrônico para processamento de eleições que estava disponível comercialmente. Mits 816 Em 1972, foi lançado pela MITS (Micro Instrumentation and Telemetry Systems) o primeiro microcomputador de uso pessoal.
A evolução do Computador Apple II Em 1976, Steve Jobs e Steve Wozniak da Apple Corporation produziram o primeiro computador pessoal que obteve sucesso comercial. Era possível ter, então, um computador em casa ou no escritório para facilitar as tarefas do dia-a-dia. IBM PC Em 1981, a IBM lançou um concorrente do APPLE: o PC (Personal Computer, que significa Computador Pessoal). A partir desse ano, o modelo inicial do PC evoluiu muito e hoje é quase impossível imaginar como seria o mundo sem os computadores.
Partes do Computador Hardware Parte física do computador como os dispositivos periféricos (teclado, mouse, monitor de vídeo, impressora, etc.) Software Programas que dão vida ao computador: Windows, Word, Excel, Power Point, dentre outros.
IPD Introdução ao Processamento de Dados Cérebro Humano Cérebro Eletrônico Entrada de Dados Processamento Saída de Dados Programa
Principais partes do Computador Periféricos de Entrada UCP UC ULA MEMÓRIA RAM ROM Periféricos de Saída Periféricos de Armazenamento
Funcionamento do Computador
Legenda UCP Unidade Central de Processamento (ou CPU Central Processing Unit) UC (Unidade de Controle) ULA (Unidade Lógica-Aritmética) MEMÓRIA RAM (Randomic Access Memory Memória de Acesso Aleatório) ROM (Read Only Memory Memória Só de Leitura)
GABINETE DO COMPUTADOR Conhecido como CPU, mas na verdade chama-se gabinete. Pode ser em pé (torre) ou pode ser deitado (desktop). É no gabinete que fica a placa-mãe do computador, também chamada de motherboard. Na placa-mãe fica o principal componente do computador conhecido como processador ou cérebro do computador, que é a UCP. É o processador que dá nome à máquina, como por exemplo, Pentium 4.
Componentes do Computador
Categorias dos Dispositivos e Periféricos Entrada Saída Entrada / Saída Armazenamento Enquanto eles não trazem nada de impressionante nas especificações técnicas, isso é compensado pelo visual distinto e pelo fator ecológico: o bambu é uma madeira de crescimento acelerado, portanto o seu uso tem menor impacto ambiental. A linha é composta de teclado, teclado numérico, mouse, caixas de som, hub USB e leitor de cartões de memória.
Periféricos de Entrada TECLADO MOUSE SCANNER DE MESA Digitaliza imagens, convertendo-as em informação digital. OMNIDIRECIONAL Faz leitura em códigos de barra. LEITORES DE CÓDIGOS DE BARRA Slot Reader Pistola a Laser
Periféricos de Saída MONITOR DE VÍDEO IMPRESSORA MATRICIAL A JATO DE TINTA A LASER (Utiliza Toner para imprimir) CAIXA DE SOM PLOTTER (é uma espécie de impressora gigante ).
Periféricos de Entrada/Saída MODEM PLACA DE REDE PLACA DE SOM TELA DE TOQUE (TOUCH SCREEN)
PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO Classificação dos Meios de Armazenamento Meios perfurados: Cartão perfurado Meios magnéticos: HD, Disquete, Zip Disk Meios ópticos: CD, DVD, Blu-Ray Meios eletrônicos: PenDrive, MP3 Player, ipod, Cartões SD/MD.
Periféricos de Armazenamento Considerados memória auxiliar/secundária DISCOS MAGNÉTICOS DISQUETE (UTILIZA O DRIVE DE 3,5 ) HD OU WINCHESTER (UTILIZA O DISCO RÍDIGO) DISCOS ÓPTICOS CD: CD-ROM, CD-R, CD-RW DVD: DVD-ROM, DVD-R, DVD-RW Blu-ray: BD-ROM, BD-R, BD-RE DISCOS ELETRÔNICOS PENDRIVE MP3, MP4, MP5,..., MP10 ipod, inano.
Mídias de CD, DVD e Blu ray(bd) CD-ROM: Não permite gravação, pois o seu conteúdo já vem gravado de fábrica. CD-R: Permite apenas uma gravação. CD-RW: Permite várias gravações, desde que o seu conteúdo seja apagado para uma nova gravação. Todos estes CDs armazenam cerca de 700 Mbytes (MB) de informação. DVD: Armazena até 52 Gbytes (GB) Blu-ray: Armazena até 100 Gbytes (GB)
Linguagem Binária Os primeiros computadores usavam como componente fundamental a válvula que gastava muita energia e era muito problemática. Depois surgiu o transistor que gradualmente foi sendo aperfeiçoado chegando hoje ao que chamamos de microchip, que nada mais é que uma minúscula placa composta por milhões de transistores. O Pentium 4, por exemplo, possui 42 milhões de transistores num só microchip.
Linguagem Binária O transistor pode criar somente informação binária: um 1 se existe a passagem de corrente de energia ou um 0 (zero), se não há passagem de energia. A essa presença ou ausência de energia damos o nome de bit, que é a menor unidade no sistema de informação. A linguagem de zeros e uns que o computador entende é chamada de Linguagem Binária.
Linguagem Binária Os bits não servem apenas para representar números, mas para qualquer coisa que precise ser informada ao computador. De uma letra ou uma vírgula, até a cor que queremos usar. Cada uma dessas informações é transformada em um código binário e interpretada pelo sistema. Por exemplo, ao ler 01001010 01000001 01000011 01001011, o computador saberia que isso, obviamente, quer dizer JACK.
Linguagem Binária Isso nos mostra que um único caractere (uma letra, um número, um símbolo ou um espaço em branco) para ser representado precisa de oito bits ou um byte. Mas além do bit e do byte, outras unidades de medidas existem para representar quantidades maiores de informação que são:
Unidades de Medida BIT 1 (LIGADO) OU 0 (DESLIGADO) BYTE 8 BITS (UM CARACTERE) KILOBYTE 1024 BYTES (2 10 ) MEGABYTE 1024 KBYTES (2 20 ) GIGABYTE 1024 MBYTES (2 30 ) TERABYTE 1024 GBYTES (2 40 ) PENTABYTE 1024 GBYTES (2 50 )
Linguagem do Computador Linguagem binária Representação: 0 e 1 Bit Dígito Binário Byte É composto de 8 bits 2 n representações, onde n = número de bits 2¹ = 2 representações 2² = 4 representações 2³ = 8 representações
Software BÁSICO SISTEMAS OPERACIONAIS S.O. UTILITÁRIOS DE SISTEMA APLICATIVO PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO Middleware (Programa que faz mediação entre o S.O. e o aplicativo ou entre dois aplicativos. Firmware (Programas com códigos impresso no processador ou gravado em memórias ROM)
O Sistema Operacional De todos os programas que existem, o sistema operacional é o mais importante de todos.
Importância do Sistema Operacional Ele serve de interface entre o homem e a máquina. Gerencia parte do funcionamento do computador juntamente com a unidade de controle. Tem ação prioritária sobre os outros programas. Ajuda os outros programas a se relacionarem entre si.
Sistemas Operacionais Exemplos: Windows MS-DOS Linux MacOS BSD Solaris Reactos Unix Etc. Versões do Windows: 3.1 3.11 NT 95 98 2000 XP 2003 VISTA
Sistema Operacional Windows Ambiente Gráfico do S.O. Desktop Ícones Papel de parede barra de tarefas Características: Linguagem Amigável Linguagem de Alto nível Multitarefa Multiusuário
Sistema Operacional Windows O Windows é composto por vários programas. Não é apenas um único programa que realiza todas as operações do computador. A principal linguagem de programação usada para escrever o código-fonte das várias versões do Windows é a C++.
Programas Utilitários do Sistema Este tipo de programa tem como principal finalidade resolver problemas de ordem física nos discos (hd, disquete). Ex: Scandisk, Format, Defrag, Msconfig e outros
Programas de Desenvolvimento São programas que ajudam os usuários a criarem seus próprios programas. São utilizados pelos programadores. Estes programas também são conhecidos como Linguagens de programação. Ex.: Java, Javascript, Delphi, Cobol, Pascal, Linguagem C, Clipper, Visual Basic, etc.
Programas Aplicativos São programas desenvolvidos por programadores com o objetivo de resolver problemas específicos dos usuários de uma maneira geral.
Exemplos de Programas Aplicativos WORD (EDITOR DE TEXTO) EXCEL (PLANILHA ELETRÔNICA) POWER POINT (SOFTWARE DE APRESENTAÇÃO) ACCESS (GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS) COREL DRAW (SOFTWARE DE ILUSTRAÇÃO) PHOTO SHOP (PROGRAMA DE TRATAMENTO DE IMAGEM) PROGRAMAS PERSONALIZADOS (Folha de pagamento, controle de estoque, contas a pagar e a receber, etc.) ENTRE OUTROS