GPS REPRESENTAÇÃO DA TERRA Macedo, M.Sc. Poli, Brasil.. 2014
2/24 Qual a Forma da Durante muito tempo adotou-se a com a forma plana, onde em qualquer momento se chegaria ao fim do oceano, em um grande abismo.
3/24 Qual a Forma da Com o surgimento das grandes navegações questionou-se a velha maneira de se pensar o planeta como um plano, pois se via que no horizonte os barcos apareciam como se emergissem do oceano ao se aproximarem da costa.
4/24 Qual a Forma da O grego Erastótenes (276-194 a.c.) chegou mesmo a calcular geometricamente o diâmetro da com uma precisão muito boa, medindo em passos a distância entre as cidades de Alexandria e Siene e conhecendo o tamanho das sombras projetadas por uma estaca nas duas cidades. Se o mundo é plano como uma mesa, então as sombras das varetas têm de ser iguais. Se isto não acontece é porque a deve ser curva!
5/24 Nos dias de hoje... A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou em 2011 o mapa mais preciso já feito até hoje da gravidade da. As informações foram coletadas durante dois anos pelo satélite Goce. O modelo, chamado de geóide, mostra minunciosamente que a não é completamente redonda.
6/24 Nos dias de hoje... até o momento, definições matemáticas capazes de representá-la sem deformá-la.
7/24 Cartografia E agora?
8/24 A forma matemática que mais se assemelha a forma da terra é uma elipsóide.
9/24 O elipsóide é o resultado de uma elipse rotacionada em torno do seu eixo
10/24 Ainda Tenho s
11/24 Nosso Principal É a projeção da superfície curva da sobre uma superfície plana, o que necessariamente provoca alterações nos ângulos e linhas definidos pelas coordenadas geográficas.
12/24 Cartográficas A projeção cartográfica é definida como um tipo de traçado sistemático de linhas numa superfície plana, destinado à representação de paralelos de latitude e meridianos de longitude da ou de parte dela, sendo a base para a construção dos mapas. nunca será isenta de distorções!!!
Classificadas de acordo com: 13/24 Tipos de Cartográficas Método Geométrica Analítica Superfície de Projeção Azimutal Cônica Cilíndrica Polissuperficial Propriedades Tipo de Contato Conforme. Equivalente Afilática Equidistante Secante Tangente
14/24 Quanto ao Método Geométrica: Baseia-se em princípios da Geometria. Pode ser obtida pela intersecção sobre a superfície de projeção, do feixe de retas que passa por pontos da superfície de referência partindo sempre de um ponto (centro perspectivo). Analítica: Baseia-se em formulação matemática obtidas com o objetivo de se atender condições previamente estabelecidas.
15/24 Quanto à Superfície de Projeção Azimutal: Também chamada de Projeção Plana, é um tipo de projeção usada comumente para representação das áreas polares pois parte sempre de um ponto para a representação da(s) área(s), por isso é usado para pequenas áreas.
16/24 Quanto à Superfície de Projeção Cônica: A superfície terrestre é representada num cone envolvendo o globo terrestre. Os paralelos formam círculos concêntricos e os meridianos são linhas retas que convergem para os polos. As deformações ocorrem conforme se afastam do paralelo padrão (paralelo de contato com o cone). A projeção é utilizada para representar áreas continentais (como regiões e continentes).
17/24 Quanto à Superfície de Projeção Cilíndrica: A superfície terrestre é representada num cilindro envolvendo o globo terrestre. Os paralelos e os meridianos são linhas retas que convergem entre si. As deformações ocorrem conforme se aumentam as latitudes, tendo a chegar ao infinito. É comumente utilizada para representações do globo, como mapas-mundí.
18/24 Quanto à Superfície de Projeção Polissuperficial: Quando apresenta mais de um tipo de projeção para aumentar o contato da superfície de referência e, portanto, diminuir as deformações (exemplos: cone- policônica, plano-poliédrica, cilindro-policilindro)
19/24 Quanto às Propriedades Equivalente: As áreas são preservadas e os ângulos são mudados. Conforme: Os ângulos se preservam, as áreas são deformadas.
20/24 Quanto às Propriedades Equidistante: As distâncias se preservam e as áreas e os ângulos são deformados. Afiláticas: Tanto os ângulos quanto a área é deformada.
21/24 Principais A Projeção de Robinson é uma projeção não conforme e não equivalente desenvolvida por Arthur H. Robinson em 1961. É baseada em geometria e não em formulação matemática e foi concebida para minimizar as distorções angulares e de área.
22/24 Principais Projeção cônica conforme de Lambert ou projeção cônica de Lambert é uma projeção cônica e conforme desenvolvida pelomatemático Johann Heinrich Lambert em 1772, e que permaneceu desconhecida (como uma projeção associada a Lambert) por mais de um século, sendo desenvolvida independentemente por Harding, Herschell e Boole no século XIX.
23/24 Principais A projeção de Albers é uma projeção cônica, equivalente, com dois paralelos padrões. Também chamada de projeção cônica equivalente de Albers.
24/24 Principais UTM (continua em Representação da 2)