FONTES DE INFORMAÇÃO ON-LINE

Documentos relacionados
FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE: NÍVEL BÁSICO

Oficina: Pesquisa Acadêmica em Base de Dados. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP

AGENDA. O quê pesquisar? Onde pesquisar? Como pesquisar? perfil de interesse levantamento bibliográfico. fontes de informação bases de dados

Oficina. Pesquisa Acadêmica em Base de Dados. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP

OFICINA: ORIENTAÇÕES PARA O USO DE BASE DE DADOS NA ÁREA DE LINGUÍSTICA E LETRAS

FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE NÍVEL BÁSICO

FONTES DE INFORMAÇÃO ON LINE: NÍVEL BÁSICO

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA CIENTÍFICA

AULA 2: Fontes de Informação

Portal de Busca Integrada USP

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA

Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. 10/09/2015 Renan Hiagon

Luciana Danielli BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde. convênio OPAS/MS/MEC 1967

ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE BUSCA. Conceito Dicas de Pesquisa Uso dos Operadores Booleanos

PRATICAS PEDAGÓGICAS DO BIBLIOTECÁRIO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.

EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO

AULA 3. Busca em bases de dados e estratégia de busca

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

DIRETORIA DE ENSINO BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ. Tutorial de acesso Portal de Periódicos Capes

BUSCA DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA CIENTÍFICA: acesso e uso de fontes on-line

Portal de Periódicos da CAPES

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP

Seleção de fontes de informação científica

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012

Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB-PR 870

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA

BIBLIOTECA CENTRAL Portal de Periódicos da CAPES

CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO DOS PERIÓDICOS DA ÁREA DE LETRAS E LINGUÍSTICA

Indexação de Revistas e Periódicos Científicos dicas práticas e necessárias

pesquisa de informação científica 1. fontes de informação

PESQUISA ACADÊMICA: estratégia de pesquisa e bases de dados Karolayne Lima

ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CEARENSE NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO NA FACULDADE CEARENSE

pesquisa de informação científica 2. o processo de pesquisa

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO

Considerações sobre Qualis Periódicos

Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE: BVS BIREME MANUAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA GENILSON GERALDO

TREINAMENTO. Portal de Periódicos da Capes. Mais de 33 mil títulos aguardam sua pesquisa!

Um ponto importante é que uma referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares.

BIBLIOTECA IETEC APRESENTAÇÃO

Bibliografia. Referências bibliográficas. Porque usar referências bibliográficas?

1.1 Definição. Exigência legal, definida por lei, que exige a entrega a um órgão público (geralmente a Biblioteca Nacional) de um ou mais

PESQUISA INTEGRADA SISTEMA DE PESQUISA INTEGRADA EBSCO DISCOVERY SERVICE MANUAL DO UTILIZADOR

Transcrição:

FONTES DE INFORMAÇÃO ON-LINE Não é mais o usuário nem o documento que se deslocam, mas a informação (GUINCHAT; MENOUT, 1994)

CONCEITOS a) PERIÓDICO ou PUBLICAÇÃO PERIÓDICA: tipo de publicação seriada, que se apresenta sob a forma de revista, boletim, anuário, etc. editada em fascículos com designação numérica e/ou cronológica, em intervalos pré-fixados (periodicidade), por tempo indeterminado. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003a) b) ARTIGO CIENTÍFICO: parte de uma publicação periódica com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados de diversas áreas do conhecimento. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003)

CONCEITOS c) BASE DE DADOS: coleção de registros normalmente gerenciada por um sistema de busca. As bases de dados variam em seu conteúdo (páginas Web, patentes, dados estatísticos, normas técnicas, periódicos científicos, etc.) (ALVES et al., 2012). d) BASE DE DADOS REFERENCIAL: Também chamada de bases de dados bibliográfica, agrupa e organiza referências de artigos científicos, monografias, teses, trabalhos de congressos e outros documentos convencionais e não convencionais. Estas referências são, normalmente, acompanhadas do resumo, além dos dados que identificam cada artigo ou documento incluído na base de dados, seguindo critérios de seleção próprios.

CONCEITOS e) PERIÓDICO INDEXADO: são periódicos registrados e avaliados por bases de dados institucionais que aferem características relacionadas à qualidade dos periódicos, como a existência de um corpo editorial e de revisores especializados e de critérios de publicação claros e minimamente rigorosos.

CONCEITOS f) OBRAS DE REFERÊNCIA: obras de uso pontual e recorrente. Têm a finalidade de [ ] facilitar a localização da informação que se procura [...], por meio de verbetes. (DIAS, 2003)

CONCEITOS g) PORTAIS: ambientes estruturados que reúnem e/ou integram diversas fontes de informação. (ALVES et al., 2012)

CONCEITOS h) FERRAMENTAS DE BUSCA: software que efetua pesquisa simultânea em diversas fontes. (ALVES et al., 2012) ATENÇÃO: Esse tipo de recurso não pode aparecer nas referências, pois não é um banco de dados, repositório, etc. Apenas conduz a determinados sites.

CONCEITOS i) REPOSITÓRIOS DIGITAIS: coleção, digital ou em papel, que capta e preserva a memória intelectual de uma comunidade ou organização (CUNHA; CAVALCANTI, 2008) - TEMÁTICOS: trabalham com a produção científica de determinada área do conhecimento. Não apresentam limites institucionais. - INSTITUCIONAIS: trabalham com a produção científica dos membros de uma instituição.

DESAFIO... COMO PESQUISAR? ONDE PESQUISAR? COMO SE EXPRESSAR?

COMO PESQUISAR? RECURSOS DE BUSCA DAS FONTES As fontes de informação on-line facilitam o processo de busca por meio de interfaces amigáveis e intuitivas. Para tanto, é importante conhecer os recursos úteis na pesquisa, tais como: truncagem, com os sinais (?, *) parênteses ( ) aspas, para buscar uma frase ou expressão exata delimitadores (campo, data, autor, idioma, etc.) filtros índices/thesaurus (Linguagem natural x Linguagem controlada) operadores booleanos (AND, OR, NOT) Help: consultar o Help de cada base é fundamental (ALVES et al., 2012b)

COMO PESQUISAR? TRUNCAGEM ( *,?): Recupera vários ou nenhum caractere LIVR* (livro, livros, livreiro, livraria) Recupera apenas um caractere V?GOTSK*(Vigotsky, Vygotsky, Vigotskii, Vygotskii...) (ALVES et al., 2012b)

ASPAS ( ): COMO PESQUISAR? Possibilita pesquisas por frases exatas e/ou expressões de busca, com as palavras entre. Exemplo: infraestrutura de transportes climate change PARÊNTESES ( ): Usado para agrupar termos de pesquisa, para melhor expressar uma consulta ao sistema (usando a lógica matemática). Exemplo: Biocombustível (soja AND milho) (ALVES et al., 2012)

COMO PESQUISAR? DELIMITADORES: CAMPOS FACETAS DE BUSCA DATA

COMO PESQUISAR? OPERADORES BOOLEANOS (AND): - É um operador de restrição: todos os conceitos devem estar presentes; - Deve conter palavras especificadas; - Algumas bases de dados e buscadores também utilizam a letra E ou o sinal de + para representar o operador; - Recupera a interseção dos termos, refinando a busca. (ALVES et al., 2012b)

COMO PESQUISAR? OPERADORES BOOLEANOS (OR): - Operador de união; - Algumas bases de dados e buscadores também utilizam a palavra OU ; - Agrupa os termos de pesquisa em um único conjunto de modo que pelo menos um deles apareça no resultado; - É usado para expandir a busca. (ALVES et al., 2012b)

COMO PESQUISAR? OPERADORES BOOLEANOS (NOT): - Operador de exclusão; - Algumas bases de dados e buscadores também utilizam a palavra AND NOT, a palavra NÃO ou ainda o sinal de menos ( - ); - Exclui um ou mais termos da pesquisa. (ALVES et al., 2012b)

COMO PESQUISAR? ESTRATÉGIA DE BUSCA: pergunta ou conjunto de perguntas, formada por palavras da linguagem natural, por palavras-chave ou linguagem controlada, podendo estar unidas por operadores lógicos booleanos, que possibilitam a recuperação de uma informação (CUNHA; CAVALCANTI, 2008) ATENÇÃO: cada serviço de busca possui suas próprias regras e prioridades; uma busca para ser bem sucedida vai depender da observância dessas regras. (ALVES et al., 2012) (ler nos sistemas de busca: help; about; ajuda; sobre, etc.)

COMO PESQUISAR? DICAS ÚTEIS PLANEJAMENTO DA ESTRATÉGIA DE BUSCA a) Relacionar palavras significativas, como substantivos e adjetivos, que descrevem o tema; b) Excluir palavras vazias, p. ex. artigos e preposições; c) Verificar termos correlatos, sinônimos, nomes populares e científicos, autores referência na área; d) Usar as seguintes variações das palavras: plural e singular; e) Listar as palavras-chave em outros idiomas, principalmente em inglês. (ALVES et al., 2012)

COMO PESQUISAR? Risco de pressão arterial alta em mulheres grávidas adolescentes e adultas pressão arterial alta grávidas gestantes hipertensão adolescente adolescência adulta

COMO PESQUISAR? AÇÃO CARACTERE ESPECIAL EXEMPLO Busca por qualquer expressão ou palavra Busca por qualquer palavra ou expressão composta ---- Ontology (Aspas) Climate change Busca por frase (título do artigo) Busca por qualquer expressão ou palavra com combinação Busca com truncagem Agrupamento de termos numa expressão de busca (Aspas) Operadores booleanos (AND, OR, NOT)* Quando utilizados, os operadores booleanos devem figurar com letra maiúscula? (Interrrogação) * (Asterisco) E1 (E2 AND/OR/NOT E3) E= Expressão The scope of hermeneutics in natural science Environmental AND Oil Spill Biofuel OR Biomass Energy Biofuel NOT Corn Wom?n (woman, women...) Cult* (cultural, cultura, culture...) Heidegger (ontology AND hermeneutics)

COMO PESQUISAR? EXEMPLO ( Tom Jobim OR Antônio Carlos Jobim ) AND Brasil* BOOLEANOS ASPAS PARÊNTESES TRUNCAGEM (ALVES et al., 2012)

COMO PESQUISAR? TEMA: O fazer da economia sustentável em organizações sem fins lucrativos FAZER Prática Ação Atividade AND OR ECONOMIA SUSTENTÁVEL Desenvolvimento Sustentável Desenvolvimento Econômico Sustentável AND OR ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS Organizações do terceiro setor Associações sem fins lucrativos OSCIP

ONDE PESQUISAR? TIPO NOME ACESSO BASES DE DADOS REFERENCIAS BASES DE DADOS TEXTO COMPLETO REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAL Scopus Web of Science Pubmed Science Direct DOAJ DOAB BDTD Acesso Aberto USP RCCAP www.scopus.com www.webofscience.com www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/ www.sciencedirect.com www.doaj.org www.doabooks.org bdtd.ibict.br www.acessoaberto.usp.br www.rccap.pt FERRAMENTAS DE BUSCA Google Acadêmico scholar.google.com.br PORTAIS Portal de Periódicos Scielo www.periodicos.capes.gov.br www.scielo.org

REFERÊNCIAS ALVES, Maria Bernardete Martins et al. Fontes de informação on-line: nível básico. Florianópolis, 2012. 24 slides, color. Disponível em: <http://www.bu.ufsc.br/design/pptoficialnivelbasico.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2013. ALVES, Maria Bernardete Martins et al. Fontes de informação on-line: nível avançado: revisão de literatura. Florianópolis, 2012b. 69 slides, color. Disponível em: <http://www.bu.ufsc.br/design/moduloavancadopesquisaintegrativa2011oficial.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2013. WEBER, Claudiane. Biblioteca universitária e aplicação do Digital Object Idetinfier DOI. In: AMBONI, Narcisa de Fátima (Org.). Gestão de bibliotecas universitárias: experiências e projetos da UFSC. Florianópolis, UFSC, Biblioteca Universitária, 2013. p. 79-86. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/99534/gestaobibliotecasuniversitarias_bu_ufsc.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2013. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003 CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Ribeiro. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008. DIAS, Eduardo Wense. Obras de referência. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDON, Beatriz Valadares; KREMER, Jeanette Marguerite. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. MENOU, Michel; GUINCHAT, Claire. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação. Brasília: Ibict, 1994.

COMO CITAR E REFERENCIAR FRANÇA, Cláudio Márcio de; MARIANI, Ana Maria Matos de. Fontes de Informação On-line. Vitória, 2016. 27 slides, color. No texto: De acordo com França e Mariani (2016) ou (FRANÇA; MARIANI, 2016)

O trabalho Fontes de Informação Online do Sistema Integrado de Bibliotecas, da Universidade Federal do Espírito Santo (SIB/Ufes), foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- SemDerivados 3.0 Brasil.

OBRIGADO! Programa de Desenvolvimento de Competência Informacional em Ambiente Virtual (PDCIAV) ANA MARIA MARIANI ana.mariani@ufes.br CLÁUDIO FRANÇA claudio.franca@ufes.br (27) 4009-2406