Trabalho: Sistemas do corpo humano Grupos de 5 alunos Sistemas: Cardiovascular Imunitário Linfático Respiratório Urinário Data de entrega: 20/06/2016
UNIDADE 3 SISTEMAS CARDIOVASCULAR, IMUNITÁRIO E LINFÁTICO
Muito antes de se conhecer a função do coração, esse órgão era considerado o centro da vida, da coragem e do amor. Porém, pesquisas demonstram que na verdade, os sentimentos não estão relacionados ao coração, mas a áreas específicas do cérebro!
A história do coração... O filósofo Aristóteles (384 322 a.c) acreditava que o coração era um órgão importante ligado à inteligência, às emoções e aos sentimentos. Claudius Galeno (131 201), cerca de 400 anos depois, reafirmou as ideias de Aristóteles, dizendo que o coração representava o espírito vital. Foi o primeiro a ressaltar que os vasos sanguíneos transportavam sangue, e não ar.
Leonardo da Vinci (1452-1519) foi o primeiro a afirmar que o coração é um músculo e descrever seus batimentos. Foi o médico britânico William Harvey (1578-1637) quem descreveu o funcionamento do sistema cardiovascular humano, chocando com a visão da época e tornando o coração um músculo pulsante.
Sistema Cardiovascular O sistema cardiovascular é composto pelo coração, vasos sanguíneos e o sangue. O CORAÇÃO - Órgão formado principalmente por tecido muscular estriado cardíaco. - Internamente, é dividido em quatro cavidades: os átrios (superiores) e os ventrículos (inferiores).
Livro pág. 78 coração visto em corte
Quando o sangue chega no coração, os átrios se dilatam (diástole). Para que o sangue passe para os ventrículos, os átrios se contraem (sístole) e os ventrículos se dilatam. Sístoles e diástoles se alternam gerando os batimentos do coração e a circulação do sangue.
VASOS SANGUÍNEOS - Grande rede de tubos ramificados por onde o sangue percorre o corpo. Podemos classificálos como: - Artérias: transportam o sangue que sai do coração em direção às células. Resistem à alta pressão, por isso são revestidas por tecido muscular e fibras elásticas.
- Veias: transportam o sangue que retorna do corpo para o coração. As paredes das veias são mais finas porque o sangue passa com menos pressão por elas. Nas veias de maior calibre, encontramos válvulas que impedem o refluxo do sangue. - Capilares sanguíneos: possuem uma parede bastante fina, formada por uma camada de células chamada endotélio. Por ser fina, permite a troca de substâncias entre as células e o sangue (nutrientes, gases, hormônios e sais).
O caminho do sangue O corpo humano adulto contém cerca de 5 litros de sangue. Para percorrer todo o corpo, o sangue passa duas vezes pelo coração, realizando dois percursos: Circulação pulmonar: é o percurso mais curto, em que o sangue faz o trajeto coração pulmão coração. Nesse trajeto, o gás carbônico do sangue passa para o pulmão, e parte do gás oxigênio inspirado, passa para o sangue.
Circulação Sistêmica: é o percurso mais longo, onde o sangue faz o trajeto coração - restante do corpo coração. Nesse trajeto, o gás oxigênio que estava no sangue passa para as células e esse sangue recebe o gás carbônico produzido nas células. O lado direito do coração recebe o sangue que vem do corpo, pobre em oxigênio e o impulsiona para os pulmões. O lado esquerdo do coração recebe o sangue que vem dos pulmões, rico em oxigênio, e bombeia para o resto do corpo.
Sangue venoso: pobre em gás oxigênio e rico em gás carbônico. Sangue arterial: rico em gás oxigênio e pode em gás carbônico. A artéria pulmonar leva o sangue venoso até o pulmão, onde ocorrem as trocas gasosas chamadas de hematose. (livro pág. 80 pequena e grande circulação)
Vídeo O coração Humano Youtube https://www.youtube.com/watch?v=ycwvnmlo 5d8
Atividade: Pressão Arterial Você sabe o que é Pressão Arterial? Em dupla, pesquisem o que é pressão arterial. Anote no caderno. Baixe o aplicativo Pressão Arterial Prank e descubra como está sua pressão agora.
Doenças Cardiovasculares Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são responsáveis por grande número de mortes. - Arteriosclerose - Varizes - AVC (Acidente vascular cerebral)
Documentário Anatomia Rara: Sangue - National Geographic https://www.youtube.com/watch?v=nxtmdxsg8 ia
Atividade: Doenças do coração Converse com seus pais ou responsáveis para saber se existe algum tipo de doença cardiovascular na sua família. Anote no seu caderno o grau de parentesco e a doença, caso exista. Trazer na próxima aula.
Bons hábitos de saúde Alguns hábitos simples podem evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares: - Alimentação adequada - Praticar atividades físicas - Não fumar ou consumir álcool
Atividade para fixação do conteúdo Pág. 85, 86 e 87 Questões 2, 3, 4, 6, 7, 10, 13, 14 e 15 Só resposta No caderno
Atividade: Doar sangue é doar esperança! Em dupla. Leia a página 88 e discuta com seu colega. Responda as questões de 1 a 4 no caderno.
O sangue O sangue é formado por uma parte líquida chamada plasma, células sanguíneas e fragmentos de células. Funções do sangue: - Transporte de gases - Transporte de nutrientes - Transporte de excretas - Defesa - Reservatório de água
O plasma sanguíneo corresponde à 55% do volume total do sangue e é constituído em sua maior parte de água com sais minerais, nutrientes, hormônios e gases. O resto do plasma é composto por células do sangue, de três tipos: Hemácias Leucócitos Plaquetas
Hemácias Glóbulos Vermelhos São células em forma de disco e sem núcleo. Vivem, aproximadamente, 120 dias; depois são destruídas no fígado ou no baço. Os restos das células destruídas são utilizadas para produzir novas células. São estas células que fazem o transporte do gás oxigênio.
Plaquetas São fragmentos anucleados de células responsáveis pela coagulação sanguínea. Durante o processo de coagulação, é produzida uma proteína chamada fibrina, que forma uma rede e contém o sangramento, chamada de coágulo. Com o tempo, os tecidos se recuperam e o coágulo vai se desprendendo.
Hemácias Plaquetas
Leucócitos Glóbulos brancos São células de defesa contra qualquer elemento estranho que tente penetrar nosso corpo, como microrganismos invasores (vírus e bactérias) e toxinas (venenos).
Sistema Imunitário O corpo humano está em contato o tempo todo com diversos microrganismos, parasitas, vírus e substâncias que podem prejudicar nossa saúde.
Barreiras: pele, secreção lacrimal e secreção gástrica. Se as barreiras forem ultrapassadas o corpo precisará ativar seu Sistema Imunitário. Os leucócitos atacam corpos estranhos de duas formas: por fagocitose ou produzindo anticorpos.
Memória imunitária: Ex: Caxumba, rubéola, catapora, etc. Antígenos: corpos estranhos que estimulam a produção de anticorpos. Imunização: É quando o corpo contém anticorpos que garantem a proteção contra uma doença. Ela pode ocorrer de duas formas: ativa e passiva
Imunização Ativa Produz anticorpos Imunização ativa natural: O corpo produz anticorpos contra um antígeno (corpo estranho) que penetra no organismo. Ex: bactéria ou veneno da picada de um animal Imunização ativa artificial: O corpo recebe antígenos (vírus, bactéria, etc) mortos ou enfraquecidos. Ex: vacina
Imunização Passiva Recebe anticorpos Imunização passiva natural: Passada através da amamentação, da mãe para o bebê, pelo leite materno. Imunização passiva artificial: É quando recebemos soro terapêutico com anticorpos prontos. Usado no caso de picada de cobra e escorpiões Os soros geralmente são produzidos por animais como cavalos e coelhos.
Vídeo Nossas Batalhas 8 minutos https://www.youtube.com/watch?v=ahzcg6dy5 MM
O Sistema Linfático É formado por: Linfas: líquido de cor amarelada; Linfonodos ou gânglios linfáticos: produzem um tipo de leucócito que combate corpos estranhos; Vasos linfáticos: rede de vasos que junto com os linfonodos drenam fluidos dos tecidos do corpo.
Função: O Sistema Linfático drena o excesso de líquido intersticial (que contém resíduos eliminados pelas células); Transporta também vitaminas e gorduras absorvidas durante a digestão; Defender o corpo produzindo linfócitos que destroem os anticorpos.
Atividade para fixação do conteúdo Pág. 97, 98 e 99 Questões 1, 5, 6, 8, 9, 10, 11, 12 e 17. Só resposta No caderno