EVOLUÇÃO DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO Profª. Msc. Vanderlene Covre Rocha ALTAMIRA/PA 04 de novembro de 2016
O que são linguagens de programação? Por que elas existem? Como computadores eram programados antes das linguagens de programação?
Podemos imaginar o computador como uma super calculadora, capaz de fazer cálculos muito mais rápido que nós, mas para isso devemos dizer para o computador o que deve ser calculado e como deve ser calculado. A função das linguagens de programação é exatamente essa, ou seja, servir de um meio de comunicação entre computadores e humanos.
Os computadores são operados por programas que falam a mesma língua do computador. Longas sequências de instruções chamadas de código de máquina endereçadas ao hardware e que são escritas em notação binária, ou seja, usam apenas os dígitos 0 e 1.
Antes do surgimento das linguagens de programação, a programação de computadores era feita exclusivamente em linguagem de máquina. Os programadores tinham de conhecer profundamente a arquitetura da máquina na qual o programa seria executado, seu conjunto de instruções e sua forma de funcionamento.
A dificuldade de portar programas através de diferentes computadores levou ao desenvolvimento das linguagens de alto nível. Permitem ao programador ignorar detalhes de baixo nível, que não estavam relacionadas diretamente ao seu objetivo final, às regras de negócio.
As primeiras linguagens surgiram no final dos anos 50 e início dos anos 60 para facilitar o trabalho de programação. Por conta da falta de programação dessa época e da limitação de recursos dos computadores, essas linguagens foram fortemente influenciadas pelas linguagens de máquina e pela arquitetura de Von Neumman dos computadores.
Por volta da década de 50 surgiu a linguagem Fortran que foi desenvolvida a partir de um projeto da IBM liderado por John Backus. Essa linguagem é utilizada até hoje e foi a primeira a torna-se popular entre a comunidade de programação.
Em meados de 1958, desenvolveu a linguagem Lisp, a primeira linguagem funcional. Lisp possibilitava novas opções que não eram possíveis de serem desenvolvidas em Fortran, como: recursão, expressões condicionais e funções de alta ordem. Lisp tornou-se a linguagem mais popular para a Inteligência Artificial.
Muitos parênteses e listas!!!!!!
Historicamente o Lisp é a linguagem da inteligência artificial por excelência, e assim sendo diversos projetos em IA foram escritos em Lisp. O Lisp é usado em diversas outras aplicações de uso comum: O Emacs, um editor de texto, leitor de e-mail, navegador web, agenda de compromissos, e tudo o que você possa imaginar, é quase todo escrito em Emacs Lisp. (A parte mais baixo-nível do editor é escrita em C.) O GIMP, o software de manipulação de imagens do Projeto GNU. O AutoCAD, um famoso aplicativo de design 3D, usa um dialeto de Lisp como linguagem de script. O QPX, um software de pesquisa de linhas aéreas amplamente utilizado, criado pela ITA Software (recentemente adquirida pela Google), foi escrito em Common Lisp.
Pompt do interpretador do Lisp
Nos anos seguintes surgiram várias linguagens de programação. Cada empresa tinha sua própria linguagem e várias linguagens eram desenvolvidas no âmbito da universidade, todavia não havia padronização entre as linguagens porque cada máquina necessitava de um tipo de linguagem própria. Para resolver essa questão foi formado, em 1958, um comitê para estabelecer um projeto que desenvolvesse uma linguagem universal, independente de máquina. Deste comitê nasceu ALGOL.
Exemplo do código em ALGOL Vocês já viram algo parecido!!!!
COBOL COBOL foi feita para negócios: Contadores, economistas, etc Como deveria ser uma linguagem assim? 1958: COBOL foi criada por um comitê. Indústria, governo e academia Ainda usada em muitas empresas
COBOL Exemplo de código:
BASIC (Beginners All-purpose Symbolic Instruction Code) É uma linguagem de programação, criada com fins didáticos, pelos professores John George Kemenye Thomas Eugene Kurtz em 1964 no Dartmouth College. BASIC também é o nome genérico dado a uma grande família de linguagens de programação derivadas do BASIC original. Provavelmente existem mais variações de BASIC do que de qualquer outra linguagem de programação. É quase sem sentido comparar o BASIC original com versões atuais, principalmente o Visual Basic, tendo em vista as grandes modificações existentes na linguagem.
Quantas linguagens existem???? A editora O Reilly diz que existem 2.500 linguagens de programação documentadas. A wikipédia documenta 650. Existem muitas Mas, porque tantas?
Propósitos diferentes Fortran servia para cálculos científicos. Lisp era usada em teoria da computação. COBOL foi feita para aplicações comerciais. Algol é uma linguagem acadêmica. E as outras linguagens que conhecemos?
SIMULA 67 Primeira linguagem de programação orientada a objetos. Em vários anos após seu desenvolvimento, quase todas as linguagens modernas começaram a utilizar seus princípios de orientação a objetos. Simula 67 foi lançado oficialmente por seus autores Ole Johan Dahl e Kristen Nygaard em maio de 1967, na Conferência de Trabalho em Linguagens de Simulação IFIO TC 2, em Lysebu. O impacto do Simula 67 foi enorme, devido a ser a primeira linguagem orientada a objetos, porém levou tempo para se concretizar. Na verdade, a Orientação a objeto teve que esperar a criação de Smalltalk 80 para definir seu impacto.
Pascal Pascal é uma linguagem de programação estruturada, que recebeu este nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal. Foi criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth, tendo em mente encorajar o uso de código estruturado. O próprio Niklaus Wirth diz que Pascal foi criada simultaneamente para ensinar programação estruturada e para ser utilizada em sua fábrica de software. A linguagem é extremamente bem estruturada e muito adequada para ensino de linguagens de programação.
Pascal Pascal é uma linguagem de programação estruturada, que recebeu este nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal. Foi criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth, tendo em mente encorajar o uso de código estruturado. O próprio Niklaus Wirth diz que Pascal foi criada simultaneamente para ensinar programação estruturada e para ser utilizada em sua fábrica de software. A linguagem é extremamente bem estruturada e muito adequada para ensino de linguagens de programação.
Pascal
Prolog É uma linguagem de programação que se enquadra no paradigma de Programação em Lógica Matemática. É uma linguagem de uso geral que é especialmente associada com a inteligência artificial e linguística computacional. Consiste numa linguagem puramente lógica, que pode ser chamada de Prolog puro, e numa linguagem concreta, a qual acrescenta o Prolog puro com componentes extra-lógicos.
Prolog
Smalltalk É considerada puramente orientada a objetos. Smalltalk é relativamente fácil de aprender comparado a linguagens como C++ e ADA. O código-fonte Smalltalk é fácil de ler, o que o torna a linguagem de programação ideal para iniciantes.
Smalltalk
C É uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, de alto nível, padronizada pela ISO, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&TBell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix (que foi originalmente escrito em Assembly).C é uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. C tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C.
C
C ++ É uma linguagem de programação multi paradigma e de uso geral. A linguagem é considerada de médio nível, pois combina características de linguagens de alto e baixo níveis. Desde os anos 1990 é uma das linguagens comerciais mais populares, sendo bastante usada também no meio acadêmico por seu grande desempenho e base de utilizadores. Bjarne Stroustrup desenvolveu o C++ (originalmente com o nome C with Classes) em 1983 no BellLabs como um adicional à linguagem C.
C ++
Visual Basic O Visual Basic é uma linguagem de programação produzida pela empresa Microsoft, e é parte integrante do pacote Microsoft Visual Studio. Essa linguagem (e sua sucessora, a Visual Basic.NET) tentam transformar o ato de programar mais fácil, através de um elemento gráfico que possibilita utilizar funções de clicar e arrastar em partes de um programa. É uma linguagem antiga e alguns ainda comentam que o VB carece de funções comparando-se com outras linguagens. Entretanto, graças a curadoria da Microsoft, ainda possui muitos usuários.
Java É uma linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems. Originalmente criada em 1991 como uma linguagem de programação para televisões. A linguagem da Oracle é considerada a mais popular no mundo uma posição solidificada pelo fato do Java ser crucial para o desenvolvimento de aplicações Android e diversos sistemas e softwares em organizações.
C # Linguagem de programação orientada a objetos criada pela Microsoft, faz parte da sua plataforma.net. A empresa baseou C# nas linguagens C++ e Java, e ela é considerada a linguagem símbolo do.net, por ter sido criada praticamente do zero para funcionar na nova plataforma, sem preocupações de compatibilidade com código existente. O compilador C# foi o primeiro a ser desenvolvido, e a maior parte das classes da plataforma foram desenvolvidas nesta linguagem
PHP A linguagem surgiu por volta de 1994, como um pacote de programas CGI criados por Rasmus Lerdorf, com o nome Personal Home Page Tools, para substituir um conjunto de scripts Perl que ele usava no desenvolvimento de sua página pessoal. Esta linguagem de programação focada na criação de web sites e outras aplicações WEB é incrivelmente comum alguns estimam que é utilizada por 1/3 de toda web. Grandes sites, como WordPress, Facebook e Yahoo utilizam PHP como linguagem de programação padrão.
Pearl Desenvolvida originalmente por um engenheiro da NASA, no final dos anos 80. A linguagem Perl é excelente para processar texto e muitos desenvolvedores a adoram pelo seu poder e flexibilidade. Já chegou a ser declarada como the duct tape of the web (A fita adesiva da web), por ser uma linguagem de programação excelente em manter/ reparar websites, contudo, não é considerada uma linguagem elegante para se trabalhar
JavaScript JavaScript é uma linguagem de programação extremamente popular e utilizada prioritariamente em aplicações web. Apesar do nome, o JavaScript não possui relações diretas com a linguagem de Programação Java, da Oracle. O JS (JavaScript) roda na maioria das aplicações Web, mas também recebe muita oposição por retardar navegadores e, em alguns casos, expor usuários a vulnerabilidades de segurança.
Python Linguagem de programação de alto nível, interpretada, orientada a objetos, de tipagem dinâmica e forte. Foi lançada por Guido van Rossum em 1991. Atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation. A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade
Python
Objective-C A linguagem Objective-C é usada para o desenvolvimento de aplicações para a plataforma ios, que compreende iphone, ipad e ipod Touch. Objective-C é apenas um conjunto de adições à linguagem C. Ela dá ao C suporte à construções orientadas a objetos como as da Smalltalk. Foi criada por Brad Cox e sua empresa, a StepStone Corporation, no início da década de 80. Em 88 ela foi licenciada pela NeXT, tornando-se a linguagem de desenvolvimento do NeXTstep.
Ranking das 10 linguagens de programação Fonte: TIOBE index
Onde as linguagens de programação são utilizadas? PROGRAMA Windows Linux Mac OS Android Facebook, WordPress, Joomla, Moodle Google, Instagran, Pinterest LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C, C++, ASSEMBLY C, ASSEMBLY C, C++, OBJECTIVE C, SWIFT C, C++, JAVA PHP PYTHON
A programação está em todos os equipamentos eletrônicos atuais. Cada programa, cada página na internet, está escrita em alguma linguagem de programação. Com o tempo, as linguagens vêm se unindo, formando linguagens mais fortes, e com mais funções.