REUNIÃO COM O EIXO ATLÂNTICO António Laranjo Presidente do Conselho de Administração Lisboa, 22 de setembro de 2016
ÍNDICE Valença Valença 01 OBJETIVOS 02 PLANEAMENTO E INVESTMENTO GLOBAL 03 PROGRAMAÇÃO 04 ESTUDOS E PROJETOS Viana Viana 05 EMPREITADAS Nine Nine
Eletrificação da Linha do Minho, entre Nine e Valença OBJETIVOS NOME DA APRESENTAÇÃO DATA DA MESMA
OBJETIVOS Permitir a utilização de tração elétrica e eliminar a rotura de carga em Nine Construção de estações técnicas e/ou ampliação para cruzamento de comboios de mercadorias com 750m de comprimento; Supressão de Passagens de Nível e construção de desnivelamentos Instalar novo sistema de sinalização; Potenciar a redução do tempo de trajeto através da utilização de material circulante de tração elétrica Reduzir o OPEX anual da IP em 0,25M e do operador em 1,90M Aumentar a atratividade do troço e aumento da procura: construção de 3 novas estações (Midões, Afife e Cerveira- Norte) e aumento do comprimento útil da estação de Barroselas Aumentar a segurança e flexibilidade da exploração Aumentar das receitas anuais da IP em 1,25M ; A intervenção permitirá um aumento de capacidade diária dos atuais 15 comboios de 300m para 20 de 750m, o que corresponde a um acréscimo de capacidade de mais do triplo da atual
PLANEAMENTO, INVESTIMENTO GLOBAL E PROGRAMAÇÃO
PLANEAMENTO E INVESTIMENTO GLOBAL EMPREENDIMENTOS Subestação de tração de Vila Fria Passagem Inferior Rodoviária ao km 45+714 Alimentação de energia de tração (REN) Eletrificação Nine-Viana Exec Serviços Afetados Nine-Viana Sinalização Lote A Eletrificação Viana-Valença 2016 2017 2018 2019 1T 2T 3T 4T 1T 2T 3T 4T 1T 2T 3T 4T 1T 2T 3T 4T J F M A M J J A S O N D J F M A M J J A S O N D J F M A M J J A S O N D J F M A M J J A S O N D Projeto Contratação da Construção. : Construção Testes e Certificação (inclui conclusão de obra) Projeto (Valores em M ) Custo Total Comparticipação Candidatada UE Comparticipação Portugal Obra Concluída Programa NINE VIANA VALENÇA 83,2 59,2 24,0 3T 2019 PT 2020
PROGRAMAÇÃO 1ª FASE Eletrificação do troço Nine / Viana do Castelo Viana 2ª FASE Eletrificação do troço Viana do Castelo / Valença Valença Nine Viana
Eletrificação da Linha do Minho, entre Nine e Valença PROJETOS NOME DA APRESENTAÇÃO DATA DA MESMA
PROJETOS Objeto Ponto de situação. : Estudos e Projetos de Eletrificação e Reabilitação do Troço Nine/Valença Desenvolvimento dos estudos e projetos para a eletrificação do Troço Nine/Valença, da Linha do Minho Foi adjudicada a elaboração do respetivo projeto de execução à IP Engenharia, SA; O projeto de execução do troço Nine-Viana do Castelo já se encontra concluído tendo sido já lançado o concurso da respetiva empreitada (que melhor se detalha abaixo). O estudo prévio do projeto de eletrificação do troço Viana Valença Fronteira foi entregue pela IPE em maio 2016, encontrando-se o respetivo projeto de execução em desenvolvimento.
EMPREITADAS
Objeto Empreitada para supressão da PN ao km 45+771, com a construção da PIR (Midões) ao km 45+714 Esta obra visa permitir a construção da estação técnica de Midões no âmbito da futura empreitada de eletrificação da Linha do Minho entre Nine e Viana do Castelo Valor da Adjudicação 806.892,45 Data de Consignação 2016-06-24 Data de Conclusão 2016-12-21 Ponto de situação. : EMPREITADAS Empreitada em execução pela Empresa ABB, a decorrer a bom ritmo; Já está executado o quadro da obra de arte e a montagem da suspensão da via-férrea. Foi iniciada a introdução do quadro da obra de arte sob a viaférrea pelo sistema de deslize por pressão hidráulica.
Objeto EMPREITADAS Conceção / Construção da Subestação de Tração Elétrica Construção da subestação de tração elétrica da Linha do Minho, em Vila Fria, Viana do Castelo, para alimentação da catenária a instalar no troço Nine-Viana do Castelo Valença Fronteira, a 25 kv, 50 Hz, desde a nova zona neutra de Nine. Valor da Adjudicação 3.747.176,52 Data de Adjudicação 2016-04-28 Data de Conclusão Ponto de situação. : 2018-03-31 (previsão 1ª fase) Empreitada adjudicada ao consórcio EFACEC/ABB Este processo aguarda visto do Tribunal de Contas (dependente do envio da publicação da autorização para a assunção dos compromissos plurianuais (reprogramação), já aprovado pelo CAE em 28.07.2016.
Empreitada da Eletrificação da Linha do Minho entre Nine e Viana do Castelo, incluindo estações técnicas Objeto Eletrificação do troço Nine (exclusive) - Viana do Castelo (inclusive), entre os km 39,400 e o km 83,000, incluindo execução de caminho de cabos, RCT+TP e alteamento e prolongamento das plataformas das estações e apeadeiros. Construção de Estações técnicas de Midões e Barroselas, para permitir o cruzamento de comboios de 750 metros, e alteração de layout das estações de Barcelos, Barroselas, Darque e Viana do Castelo. Rebaixamento da via sob algumas PS existentes, impermeabilização dos túneis de S. Miguel da Carreira, Tamel e Santa Lucrécia, e intervenções pontuais em taludes. Valor do concurso 21,5 M Início dos trabalhos. : Ponto de situação EMPREITADAS 2017-jan (previsão) A abertura das propostas do concurso público internacional ocorreu em 15.07.2016. Está a decorrer o processo de Audiência Prévia aos concorrentes.
Objeto Empreitada da Eletrificação da Linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença Fronteira, incluindo estações técnicas e beneficiação de túneis Eletrificação do troço Viana do Castelo (exclusive) - Valença Fronteira, numa extensão de 48,700 km, incluindo execução de caminho de cabos, RCT+TP e alteamento e prolongamento das plataformas das estações e apeadeiros. Construção de estações técnicas de Carreço e de Carvalha, para permitir o cruzamento de comboios de 750m. Beneficiação e adaptação dos túneis de Seixas e Gondarém, impermeabilização do túnel de Caminha e intervenções pontuais em taludes. Valor Estimado 25 M Início dos trabalhos. Ponto de situação : EMPREITADAS 2018-jan (previsão) Após conclusão do respetivo projeto de execução, está previsto o lançamento de concurso público internacional para a respetiva empreitada.
Objeto Empreitada de Conceção, Fornecimento, Montagem e Manutenção de Sistemas de Controlo Comando e Sinalização Instalação de Sinalização Eletrónica comandada por duas novas estações de concentração a localizar na Estação de Viana do Castelo, com telecomando no CCO do Porto. Automatização das passagens de nível e de atravessamentos pedonais existentes e integradas as passagens de níveis já automatizadas nos novos sistemas de sinalização. Será ainda dotado de controlo automático de velocidade (ATP). Está ainda previsto a instalação de novos sistemas de telecomunicações, incluindo comunicações móveis GSM-R e telecomando de catenária. Valor do Estimado 17,6 M. : Data de Conclusão Ponto de situação EMPREITADAS 4º trimestre 2019 (Previsão) Empreitada de sinalização adjudicada à Empresa Siemens S.A. (7,2M ) Este processo aguarda visto do Tribunal de Contas em preparação de resposta às questões apresentadas pelo TdC, com a devolução do processo n.º 1850 / 2016.
OBRIGADO ip@infraestruturasdeportugal.pt www.infraestruturasdeportugal.pt