Adesão Tinta desencostando do rolo do tinteiro (dormindo) Cura Nitidez de ponto Emulsificação Imagem fantasma Caroços Impressão a laser, falhas Tinta voando Repinte Arrancamento Acúmulo Chapa cega Desgaste da chapa Estrias no rolo Resistência ao atrito (rub-off) Velatura Ponto corrido Força / tonalidade Aceitação a úmido Balanço tinta / água
Adesão Problema: a tinta sai facilmente no teste de aderência (scotch test). 1. A tinta não está totalmente curada 2. A tinta não é adequada para o substrato. 1. Certifique-se de que a tinta está completamente curada. 2. Consulte o fabricantes de tintas. Veja também RESISTÊNCIA AO ATRITO/SCUFFING/SCRATCHING.
Tinta desencostando do tinteiro (dormindo) Problema: a tinta está dormindo no tinteiro e não é transferida pelo rolo alimentador para a máquina. 1. Pouca tinta no tinteiro. 2. Tinta muito tixotrópica. 3. Tinta muito curta. 4. Não se está utilizando um agitador para o tinteiro. 1. Encha o tinteiro de tinta. 2. Consulte o fabricante de tinta. 3. Consulte o fabricante de tinta para que proporcione uma tinta com melhor fluxo. 4. Instale um agitador para o tinteiro.
Cura Problema: o filme de tinta permanece semi-seco ou úmido ao tato. 1. Lâmpadas abaixo da potência normal 2. Os refletores das lâmpadas estão sujos. 3. As lâmpadas não estão acesas. 4. Bulbos das lâmpada além da vida útil. 5. Os obturadores da lâmpada não estão abertos. 6. Lâmpadas muito quentes ou frias por receberem potência incorreta. 7. Utiliza-se muita água, a tinta está se emulsionando. 8. A densidade do filme é excessiva. 9. Fotoiniciador insuficiente ou inadequado para a tinta. 10. A tinta está contaminada 11. A velocidade da impressora é excessiva para o tipo de tinta que está sendo utilizada. 1. Deixe que as lâmpadas esquentem. 2. Limpe os refletores. 3. Certifique-se de que as lâmpadas estejam acesas. 4. Troque a lâmpada. 5. Consulte o fabricante de lâmpada. 6. Consulte o fabricante de lâmpada. 7. Diminua a quantidade de água. 8. Diminua a quantidade de filme de tinta ou compre uma tinta mais forte. 9. Consulte o fabricante de tintas. 10. Retire a tinta e substitua-a por tinta nova. 11. Diminua a velocidade da impressora ou troque o tipo de tinta.
Nitidez de ponto Problema: aumenta o tamanho dos pontos de meio tom, fazendo com que o material impresso e os reversos não sejam visíveis e apareçam pouco claros. 1. O corpo da tinta é muito longo e suave. 2. A tinta está emulsificada 3. O balanço tinta/água ou a solução de fonte é inadequada. 4. A tinta está com problema de moagem. 5. A chapa está incorretamente desensibilizada ou processada. 6. Não se está utilizando suficiente solução de umidificação. 7. Muita pressão: do rolo à chapa, da chapa á blanqueta ou da blanqueta ao substrato. 8. Está-se utilizando muita tinta. 1. Consulte o fabricante de tintas. 2. Consulte o fabricante de tintas. 3. Ajuste o balanço tinta/água ou a condutividade/ph. 4. Veja ACÚMULO. 5. Refaça a chapa. 6. Aumente a solução de umidificação. 7. Restabeleça a pressão segundo as especificações da impressora. 8. Diminua a quantidade de filme de tinta ou mande fabricar uma tinta mais forte.
Emulsificação Problema: a tinta absorve e retém muita água. 1. A solução de fonte ou o ph da condutividade não estão corretos ou balanceados. 2. Os rolos estão mal regulados. 3. Tinta incorretamente formulada. 4. Está-se utilizando muita água. 1. Ajuste a condutividade e o ph para que sejam os adequados para a solução de fonte que está sendo utilizada. 2. Reajuste os rolos. 3. Consulte o fabricante de tintas. 4. Utilize menos água.
Imagem fantasma Problema: uma área impressa de outra parte do formulário aparece nos sólidos grandes ou nos meios tons densos. 1. Má distribuição do trabalho. 2. Película de tinta muito fina. 3. Tinta muito transparente. 4. Está-se utilizando muita água. 1. Ajuste a distribuição do trabalho. 2. Corte a tinta. 3. Utilize uma tinta mais opaca. 4. Utilize menos água.
Caroços Problema: área em branco com um ponto no meio, geralmente causado por uma partícula. 1. Partículas sem dispersar na tinta. 2. Partículas estranhas na tinta. 3. Partículas do rolo. 4. Tinta curada prematuramente. 5. Papel de má qualidade. 1. Devolva ao fabricante de tintas. 2. Inspecione a área da impressora para ver se está limpa. 3. Substitua os rolos. 4. Devolva-a ao fabricante de tintas. 5. Veja ARRANCAMENTO.
Balanço tinta / água Problema: a tinta não realiza a litografia bem ou não se pode obter uma boa qualidade de impressão, para isso é necessário realizar ajustes freqüentes na impressora. 1. Excesso de solução de fonte. 2. Solução de fonte concentrada. 3. Solução de fonte muito débil. 4. Rolo de molhagem incorretamente ajustado. 5. Rolo entintador está incorretamente ajustado. 6. Tinta muito fraca. 7. Emulsificação da tinta. 1. Reduza os ajustes do molhador. 2. Ajuste a solução de fonte. 3. Ajuste a solução de fonte. 4. Reajuste os rolos. 5. Reajuste os rolos. 6. Consulte o fabricante de tintas. 7. Consulte o fabricante de tintas.
Impressão a laser, falhas Problema: a) o rolo fundidor toma a tinta. b) a tinta curada não aceita a impressão a laser. 1. a) A tinta não está totalmente curada. 2. a) A densidade do filme de tinta é muito alta. 3. a) O rolo fundidor está muito quente. 1. a) Modifique a tinta. 2. a) Imprima com menor densidade. 3. a) Utilize o rolo com a temperatura correta. 1. b) A superfície da tinta é muito dura. 2. b) A tela não está o suficientemente aberta. 3 b) O sistema a laser não é o adequado. 1. b) Modifique a tinta. 2. b) Imprima com mais telas abertas. 3. b) Consulte o impressor.
Tinta voando Problema: os rolos de entintagem estão desprendendo tinta em forma de neblina. 1. Está-se utilizando muita tinta. 2. Os rolos estão mal configurados. 3. A tinta está emulsificada. 4. Corpo da tinta muito extenso. 1. Prepare uma tinta mais concentrada. 2. Verifique a configuração e reajuste-a. 3. Veja EMULSIFICAÇÃO. 4. Consulte o fabricante de tinta.
Repinte Problema: a tinta é transferida de um lado do substrato a outro em um rolo ou pilha de pilha. 1. A tinta não está totalmente curada. 1. Veja CURA.
Arrancamento Problema: levantamento do revestimento dos papéis revestidos e se levantam as fibras de papel dos papéis sem revestir. 1. Tinta com muito tack para esse papel e/ou a velocidade da impressora. 2. Excesso de pressão de impressão. 3. Papel de má qualidade. 4. Excesso de Impureza na superfície do papel, fibras soltas e pó do papel. 5. Blanquetas muito pegajosas. 1. Reduza a tinta. 2. Reajuste a pressão. 3. Consulte o fabricante de papel. 4. Utilize papel limpo. 5. Troque a blanqueta.
Acúmulo Problema: acúmulo de tinta, de revestimento de papel ou de fibras na chapa de impressão, blanqueta ou nos rolos. 1. A tinta está com problema de moagem. 2. Cilindros incorretamente calçados. 3. Rolos mal ajustados 4. As lâmpadas para a blanqueta fazem com que a tinta se cure lentamente 5. A tinta está emulsificada 6. A transferência de tinta é ruim 1. Volte a moer a tinta. 2. Corrija o calço de acordo com as especificações. 3. Reajuste os rolos. 4. Consulte o fabricante de lâmpada. 5. Veja EMULSIFICAÇÃO. 6. Reduza a tinta. Consulte o fabricante de tintas. Veja ARRANCAMENTO para os problemas relacionados com o papel.
Chapa cega Problema: parte de uma imagem, ou sua totalidade, não aceita a tinta, o que provoca uma perda de imagem. 1. Partículas abrasivas na tinta danificam as imagens. 2. Os rolos molhadores e entintadores são muito duros ou estão mal regulados. 3. Excesso de pressão entre a chapa e a blanqueta. 4. Há muito acúmulo de fibra de papel na chapa. 5. O ph da solução de fonte é muito baixo (ou seja, muito ácido). 6. Excesso de goma na solução de molhagem. 7. Os limpadores da chapa secaram na chapa. 8. A solução de fonte contém detergente. 9. Chapas mal reveladas: a goma permanece na área de imagem. 1. Volte a moer ou reformule a tinta. 2. Revise a dureza e a regulagem dos rolos. 3. Reajuste a pressão de acordo com as especificações do fabricante. 4. Veja ARRANCAMENTO. 5. Ajuste a solução de fonte. 6. Troque a solução de fonte. 7. Refaça a chapa. 8. Troque a solução de fonte. 9. Refaça a chapa.
Desgaste prematuro da chapa Problema: perda gradual da área de imagem na chapa. 1. Chapas mal processadas. 2. Os rolos molhadores e entintadores são muito duros ou estão mal regulados. 3. A solução de fonte é muito ácida. 4. Os cilindros da chapa e da blanqueta estão mal calçados. 5. As chapas não são apropriadas para a longitude da tiragem. 6. A tinta está com problema de moagem. 7. Há muito acúmulo de fibra de papel no substrato. 1. Refaça as chapas. 2. Revise a dureza e a regulagem dos rolos. 3. Ajuste a solução de fonte. 4. Reajuste a pressão de acordo com as especificações do fabricante. 5. Refaça as chapas. 6. Volte a moer a tinta. 7. Veja ARRANCAMENTO.
Estrias no rolo Problema: os rolos não aceitam a tinta. 1. Solução de fonte muito ácida. 2. Excesso de goma na solução de fonte. 3. Está-se utilizando muita água. 4. Os rolos entintadores estão vidrados. 5. Os rolos vibradores de metal estão sensibilizados. 6. Tinta muito concentrada. 7. Tinta muito resistente à água. 1. Ajuste a solução de fonte. 2. Ajuste a solução de fonte. 3. Utilize menos água. 4. Limpe adequadamente os rolos ou troque-os. 5. Desensibilize os rolos. 6. Corte a tinta. 7. Consulte o fabricante de tinta.
Baixa resistência ao atrito (rub-off) Problema: a camada de tinta impressa parece seca, mas apresenta pouca resistência à fricção e aos arranhões. 1. Tinta não curada. 2. A tinta não está formulado para resistir ao atrito ou à fricção. 3. Tinta emulsificada provocando uma cura inadequada. 4. Problema no sistema de cura. 5. A tinta formulada não é adequada para o substrato. 6. Está-se utilizando muita tinta. 1. Veja CURA. 2. Consulte o fabricante de tintas. 3. Veja EMULSIFICAÇÃO. 4. Veja CURA. 5. Consulte o fabricante de tintas. 6. Reduza o nível de tinta.
Velatura Problem: a área sem imagem da chapa aceita tinta de maneira aleatória. 1. Os rolos entintadores, ou a blanqueta estão vidrados. 2. Excesso de pressão de impressão. 3. Chapa mal processada ou mal revelada. 4. Chapa exposta à luz depois de deixála secar. 5. A chapa foi indevidamente. engomada entre paradas ou quando foi feita. 6. O ph e a condutividade da solução de fonte não estão equilibrados. 7. Os rolos molhadores estão mal regulados ou desgastados. 8. Tinta muito macia. 9. Rolos entintadores sobreaquecidos. 1. Troque a blanqueta ou os rolos vidrados. 2. Ajuste a pressão de impressão até obter os níveis corretos. 3. Refaça a chapa. 4. Refaça a chapa. 5. Refaça a chapa. 6. Ajuste a solução de fonte. 7. Ajuste ou substitua os rolos. 8. Consulte o fabricante de tintas. 9. Verifique a configuração.
Ponto corrido Problema: os pontos ou a imagem se apresentam alongados e manchados. 1. Está-se utilizando muita água 2. Excesso de folga nas engrenagens e guias dos cilindros da blanqueta e da chapa. 3. Blanqueta solta. 4. A impressora não está calçada corretamente, o que causa velocidades diferentes entre os cilindros. 5. Excesso de pressão entre a chapa e o cilindro da blanqueta. 1. Reduza a quantidade de tinta ou utilize uma tinta mais concentrada. 2. Consulte o fabricante da impressora. 3. Ajuste a blanqueta. 4. Corrija o calço da impressora conforme as especificações do fabricante. 5. Corrija o calço da impressora conforme as especificações do fabricante.
Força / Tonalidade Problema: a área de não imagem da chapa aceita a tinta em zonas aleatórias e, em geral, podem ser retiradas com uma esponja úmida. 1. Pressão muito alta entre a chapa e o cilindro da blanqueta. 2. Balanço água/tinta inadequado. 3. ph/condutividade da solução de fonte inadequados. 4. A regulagem e dureza dos rolos entintadores e molhadores estão incorretas. 5. Chapa mal revelada ou mal exposta à luz. 6. A tinta tem pouca resistência à água, emulsificação. 7. O revestimento do papel está contaminando o sistema de entintagem. 8. Uso excessivo de solução de lavagem. 1. Corrija o calço da impressora conforme as especificações do fabricante. 2. Veja BALANÇO TINTA/ÁGUA 3. Ajuste a solução de fonte para obter ph/condutividade adequados. 4. Ajuste ou substitua os rolos. 5. Refaça a chapa. 6. Veja EMULSIFICAÇÃO. 7. Veja ARRANCAMENTO ou ACÚMULO. 8. Deixe de usar solução de lavagem.
Aceitação a úmido Problema: aceitação de uma cor pela outra deficiente em áreas de sobreposição quando se utilizam as lâmpadas de estação intermediária. 1. O tack das tintas está fora de seqüência adequada. 2. A intensidade da tinta é incorreta. 3. Aditivos na tinta criando uma película que não permite a adesão das tintas subseqüentes. 4. Balanço água/tinta inadequado. 5. Má transferência de tinta desde a blanqueta. 1. Consulte o fabricante de tintas. 2. Consulte o fabricante de tintas. 3. Consulte o fabricante de tintas. 4. Veja BALANÇO TINTA/ÁGUA. 5. Troque a blanqueta ou consulte o fabricante de tintas.