Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio. Higiene e Segurança no Trabalho EPI & EPC Joinville, outubro de 2014
Medidas de Proteção no Trabalho Quando se fala em Segurança e Saúde no Trabalho (SST), a prioridade é prever a possibilidade de ocorrência de situações potencialmente perigosas à integridade física do trabalhador, procurando ao máximo eliminá-las logo em sua origem (BARSANO, 2012). BARSANO, Paulo Roberto. Segurança do trabalho: guia prático e didático. São Paulo (SP): Érica, 2012. 350 p.
Medidas de Proteção Administrativa São as primeiras providencias a serem tomadas pelos profissionais da segurança do trabalho como forma de eliminar determinado risco que coloca em perigo a integridade física e psíquica do trabalhador (BARSANO, 2012). BARSANO, Paulo Roberto. Segurança do trabalho: guia prático e didático. São Paulo (SP): Érica, 2012. 350 p.
Medidas de Proteção Administrativa Exemplos de medidas de proteção administrativa: Ordens de serviços, pareceres e instruções técnicas implantadas pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho). BARSANO, Paulo Roberto. Segurança do trabalho: guia prático e didático. São Paulo (SP): Érica, 2012. 350 p.
Medidas de Proteção Administrativa Exemplos de medidas de proteção administrativa: Restrições impostas pelo empregador na entrada e saída de locais de risco. Procedimentos de trabalho e execução de serviços. Proibição de entrada em espaços confinados. BARSANO, Paulo Roberto. Segurança do trabalho: guia prático e didático. São Paulo (SP): Érica, 2012. 350 p.
Equipamentos de Proteção Coletiva Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são aqueles procedimentos/equipamentos projetados para a proteção de um grupo de pessoas na realização de uma determinada tarefa ou qualquer atividade (BARSANO, 2012); São medidas de cunho coletivo, ou seja, visam a segurança de diversos trabalhadores envolvidos numa mesma atividade/procedimento de trabalho (BARSANO, 2012). BARSANO, Paulo Roberto. Segurança do trabalho: guia prático e didático. São Paulo (SP): Érica, 2012. 350 p.
Exemplos de EPC: Exaustores, numa cozinha industrial. Redes de proteção. BARSANO, Paulo Roberto. Segurança do trabalho: guia prático e didático. São Paulo (SP): Érica, 2012. 350 p.
Exemplos de EPC: Projeto de enclausuramento acústico de um compressor, para evitar ruído. Proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos. Grades de proteção contra quedas de materiais.
EPI Instrumento de uso pessoal, cuja finalidade é neutralizar a ação de certos acidentes, que podem causar lesões aos trabalhadores. O equipamento de proteção individual também protege contra possíveis danos à saúde causados pelas condições de trabalho. Por exemplo: capacetes, luvas, máscaras etc.
Direitos e Deveres O primeiro dever da empresa é buscar reduzir os riscos de forma coletiva, através de medidas gerais. No entanto, muitas vezes, o uso do EPI - Equipamento de Proteção Individual é inevitável.
Direitos e Deveres NECESSIDADE DE EPI Quando não for possível eliminar o risco através da proteção coletiva; Em trabalhos eventuais e exposições de curtos períodos; Em rotinas operacionais de risco.
Direitos e Deveres SELO DE GARANTIA Para ser eficiente, os Equipamentos de Proteção Individual devem ser utilizados adequadamente e devem seguir normas rígidas de fabricação. Essas normas são regulamentadas pela legislação e devem ser respeitadas no momento da aquisição de cada equipamento, pois são a garantia de que ele realmente protegerá o trabalhador.
Direitos e Deveres SELO DE GARANTIA Dois fatores devem ser levados em consideração quanto ao uso do equipamento de proteção individual: condições em que o trabalho é executado; condições do equipamento, tais como prazos de validade, selos de qualidade, limpeza, etc.
Direitos e Deveres EMPREGADOR O empregador é responsável por adquirir o equipamento apropriado para proteger o empregado durante a jornada de trabalho. Também é dever do empregador: Treinar e conscientizar o trabalhador quanto à utilização adequada do equipamento; Tornar obrigatório o seu uso; Fornecê-lo, gratuitamente, ao empregado;
Direitos e Deveres EMPREGADOR Providenciar a substituição do EPI, quando danificado; Manter os equipamentos limpos e em boas condições de uso, providenciando, inclusive, a esterilização quando for necessária.
Direitos e Deveres EMPREGADO Não só o patrão tem deveres e responsabilidades. Também o funcionário deve fazer a sua parte. Utilizar o equipamento sempre e de forma correta é o primeiro passo.
Direitos e Deveres EMPREGADO Mas o profissional também deve: Responsabilizar-se pela guarda e conservação do EPI que lhe for confiado; Comunicar qualquer alteração no EPI que o torne parcial ou totalmente danificado; Utilizar o Equipamento de Proteção Individual somente para o fim a que se destina.
Direitos e Deveres FABRICANTE O fabricante é responsável pela qualidade do material: ele realmente deve cumprir aquilo que promete, protegendo o usuário de eventuais danos provocados no ambiente de trabalho. Por isso, os fabricantes de EPI devem ser rigidamente controlados.
Direitos e Deveres FABRICANTE Os Governos Federal, Estadual e Municipal são os responsáveis pela fiscalização da qualidade dos equipamentos. Todas as empresas que produzem Equipamentos de Proteção Individual devem ser devidamente registradas, possuindo um Certificado de Aprovação (CA).
Direitos e Deveres FABRICANTE O Certificado de Aprovação só é obtido quando: Especifica e descreve o equipamento em detalhes; Indica o uso a que se destina; Passa nos testes de qualidade e normas técnicas.
Atenção! Cada equipamento possui características próprias, qualidades técnicas e, principalmente, um grau de proteção específico que proporciona ao trabalhador a segurança adequada. Os equipamentos devem obedecer à NR6.
EPI Proteção para a cabeça Na cabeça, quatro regiões necessitam ser protegidas contra eventuais agressões: o crânio propriamente dito; os olhos; Os ouvidos e a região do nariz/boca. Proteger cada uma dessas partes depende do ambiente de trabalho e da profissão ou função que é exercida.
EPI Proteção para a cabeça O capacete irá proteger de quedas e eventuais impactos de objetos. O protetor auditivo reduz os índices de ruídos, que podem provocar surdez.
EPI capacete; turbantes, toucas ou capuz protetor; protetor facial contra respingos, impacto ou radiações nocivas; óculos de segurança contra impacto; óculos para soldador - solda a gás; óculos para soldador - solda elétrica; protetor auditivo - tipo plug.
EPI Proteção das vias respiratórias: Sua finalidade é impedir que as vias respiratórias sejam afetadas por gases tóxicos, poeira, vapores, neblina (substância que ocorre quando um líquido é remexido ou pulverizado) ou outras substâncias nocivas ao organismo.
EPI Proteção das vias respiratórias: A máscara é a peça básica que protege o aparelho respiratório, filtrando os elementos prejudiciais ao organismo: máscara semi-facial; máscara de filtro; máscara facial; máscara com suprimento de ar; máscara contra gás, com filtro.
EPI Proteção do tronco O tronco pode estar sujeito a inúmeras agressões, tais como: chamas, calor intenso, ácidos, substâncias diversas, metal quente, chispas incandescentes, condições climáticas, entre outros.
EPI Proteção do tronco A proteção do tronco é realizada geralmente com aventais, capas ou coletes, dosmais diversos tipos, conforme sua finalidade: aventais de raspa de couro,amianto ou plástico; colete sinalizador; capas.
EPI Proteção para os membros superiores: As mãos ficam justamente na parte superior do corpo - e são freqüentemente expostas a ferimentos. Afinal de contas, a mão é a mais antiga ferramenta utilizada pelo homem, e ainda hoje é um dos nossos principais instrumentos de trabalho.
EPI Proteção para os membros superiores: Por isso que é tão freqüente ocorrerem lesões nas mãos. A grande parte dessas lesões pode ser evitada com uso de luvas. Elas impedem,portanto, um contato direto com materiais cortantes, abrasivos, aquecidos ou com substâncias corrosivas e irritantes.
EPI Proteção para os membros superiores: Exemplos deste tipo de proteção: luvas reforçadas de couro ou de raspa de couro; luvas de lona; luvas impermeáveis (borracha ou plástico); luvas de amianto (isolam o calor); luvas de borracha especial (contra eletricidade); mangas ou mangotes de raspa de couro.
EPI Proteção para os membros inferiores: É importante proteger pernas e pés, porque deles depende o equilíbrio do corpo. Cuidando desta parte do corpo, você conseguirá se locomover com mais segurança.
EPI Proteção para os membros inferiores: Os Equipamentos de Proteção Individual que protegem os membros inferiores ganham dupla importância: proteção direta dos membros inferiores e evitam uma queda que pode ter conseqüências graves.
EPI Proteção para os membros inferiores: Alguns equipamentos para proteção de pés e pernas: sapato de segurança com biqueira ou palmilha de aço (ou com ambos); sapato de segurança com solado antiderrapante; botas de segurança (de couro ou borracha) com cano curto ou longo; perneiras de raspa de couro (normal ou especiais longas);
Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=ujwricql0d0
Referências BARSANO, Paulo Roberto. Segurança do trabalho: guia prático e didático. São Paulo (SP): Érica, 2012. 350 p. CABRAL, Ethel Scliar (Org.). Saúde e segurança no trabalho. Florianópolis: SENAI/SC DR, 2002. ca. 120 p. HIGIENE e segurança. São Paulo, SP: Globo, [199?]. (Telecurso 2000. Profissionalizante).
Exercícios
Complementando... Equipamentos de proteção de olhos e face Máscara de solda A máscara de solda serve para impedir que partículas dispersas no ambiente ou formas de energias (calor em excesso, por exemplo), entrem em contato com a face do trabalhador.
Complementando... Equipamentos de proteção dos membros superiores Dedeira A dedeira pode ser fabricada de vários materiais e para cada material uma função ela exerce. Pode ser anti corte, anti estática e até proteger contra eletrocussão. Eletrocussão é a morte provocada pela exposição do corpo a uma carga letal de energia elétrica, como em uma cadeira elétrica. É causada pela passagem de corrente elétrica pelo corpo, principalmente pelo coração ou pelo cérebro 1.
Complementando... Equipamentos de proteção dos membros superiores Manga As mangas são constituídas de diversos materiais e servem de proteção para os membros superiores contra cortes e perfurações, arranhões e queimaduras.
Complementando... Equipamentos de proteção dos membros superiores Creme protetor contra agentes químicos Protetor isolante de materiais químicos que causam queimaduras ou reações químicas no corpo do trabalhador. Serve também como hidratante após o contato, evitando algum tipo de ferimento ou corrosão.
Complementando... Equipamentos de proteção dos membros inferiores Meia Meias de segurança são utilizadas para proteção dos pés dos trabalhadores contra baixas temperaturas. Podem ser fabricadas de lã ou qualquer outro material térmico que regulem a temperatura corporal do trabalhador.
Complementando... Equipamentos de proteção dos membros inferiores Perneira Perneira de segurança são EPIs utilizados para a proteção da perna dos trabalhadores contra: agentes abrasivos e escoriantes, agentes térmicos, respingos de produtos químicos, agentes cortantes e perfurantes e umidade proveniente de operações com uso de água.
Complementando... Equipamentos de proteção do tronco Vestimentas para proteção Equipamento que protege o tronco do trabalhador contra queimaduras, cortes, arranhões, perfurações ou algo do tipo. Pode ser fabricado desde raspas de couro, até de chumbo, no caso do trabalho com radiação.
Complementando... Equipamentos de proteção do corpo inteiro Macacão O macacão de segurança protege o usuário contra infiltração e resistência a líquidos, contra radiações não ionizantes, contra agentes corrosivos e até mesmo contra poeiras, cortes, arranhões, perfurações e etc. Pode ser fabricado de diversos tipos de matérias, como térmico, impermeável e etc.
Complementando... Equipamentos de proteção contra queda da diferença de nível: Cinturão de segurança Usado em operações em altura, o cinturão tem como função impedir a queda do trabalhador que está trabalhando em alturas em que a norma determina como trabalho em altura, ou seja, acima de 2 metros.