Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL E ENGENHARIA DE TRÁFEGO FAMEBLU Engenharia Civil Aula 1: Apresentação Plano de Ensino Estratégia Corporativa Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp.
Curso: ENGENHARIA CIVIL Semestre: 2016.2 Corpo Docente: DANIEL FUNCHAL Coordenador: GABRIEL CRISTOFOLINI Carga Horária: Total: 60,00h Semanal: 3,00h Atividades de Aprendizagem Teórico/Prática: 48,00h Atividades de Aprendizagem Orientada: 12,00h
Ementa Logística Empresarial: Conceitos e os fundamentos da Logística Empresarial. Relações com o planejamento empresarial e a Engenharia. Atividades da Logística: transporte, suprimento, distribuição física e a sua missão de gestão de sistemas. Funções e missão da Logística Empresarial. Cadeia de Suprimentos. Engenharia de Tráfego: Introdução: A função da Engenharia de tráfego. Fatores Humanos no Trânsito. Características Gerais do Fluxo de Tráfego. Controle do Tráfico Urbano: Semaforização e Estacionamentos. Estudos de Capacidade e Velocidade do Fluxo. Análise de Tráfego. Uma Introdução aos Sistemas Inteligentes de Tráfego e sua Aplicabilidade ao Brasil. Sinalização e Segurança de Tráfego. Características Geométricas dos Sistemas Viários. Operação do Trânsito. Introdução ao Planejamento dos Transportes Públicos Urbanos.
Objetivo da Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL: Transmitir ao aluno conceitos sobre cadeia de suprimentos, logística e distribuição física, bem como a importância dos relacionamentos da cadeia (fornecedores e clientes). Desenvolver a capacidade analítica e prescritiva dos alunos para que possam compreender a utilidade e aplicabilidade Logística. Relacionar teoria e prática sobre a realidade da temática estudada, os gargalos existentes, as necessidades e perspectivas futuras e seus impactos sobre prazo, custo e qualidade das obras e serviços de engenharia. ENGENHARIA DE TRÁFEGO: Proporcionar a formação teórica e prática básica para o desenvolvimento das atividades profissionais do engenheiro civil em relação aos projetos de sinalização viária, à operação do tráfego urbano, à gestão e ao planejamento do transporte urbano de passageiros.
Unidades de Ensino Plano de Ensino Conceitos e os fundamentos da Logística Empresarial Relações com o planejamento empresarial e a Engenharia Atividades da Logística: transporte, suprimento, distribuição física e a sua missão de gestão de sistemas Funções e missão da Logística Empresarial. Cadeia de Suprimentos Introdução: A função da Engenharia de tráfego Fatores Humanos no Trânsito Características Gerais do Fluxo de Tráfego Controle do Tráfico Urbano: Semaforização e Estacionamentos Estudos de Capacidade e Velocidade do Fluxo Análise de Tráfego Uma Introdução aos Sistemas Inteligentes de Tráfego e sua Aplicabilidade ao Brasil Sinalização e Segurança de Tráfego Características Geométricas dos Sistemas Viários. Operação do Trânsito Introdução ao Planejamento dos Transportes Públicos Urbanos
Metodologia O processo ensino-aprendizagem será conduzido adotando o conceito de Aula Invertida, subdividida em três momentos: A Pré-Aula, a Aula e a Pós-Aula. Na primeira etapa o discente, atende as orientações do docente preparando-se, antecipadamente, para a Aula e volta a fazê-lo nas proposições que busquem fixar os conteúdos ministrados (a Pós-Aula). Proposta Metodológica - Atividades de Aprendizagem Teórico/Práticas O momento Aula utilizará, em consonância com o tipo de conteúdo, os procedimentos de ensino, que visam ao desenvolvimento de competências, além dos conteúdos conceituais, factuais, procedimentais e atitudinais. As aulas teóricas serão desenvolvidas de forma interativa, com projeção multimídia, exposição dialogada, utilização diversificada de recursos didáticos e audiovisuais, estudos de casos, estudos em grupo, seminários e outros que se revelarem adequados, objetivando a construção de espaços potenciais de ensino-aprendizagem. As aulas práticas serão desenvolvidas em laboratórios e/ou espaços específicos à disciplina em questão.
Proposta Metodológica - Atividades de Aprendizagem Orientadas Para os momentos Pré e Pós-Aula, serão utilizados textos, vídeos, fóruns ou exercícios cujos objetivos são contribuir como estímulo à aprendizagem e como diagnóstico (Pré- Aula) ou fixação (Pós-Aula) da aprendizagem. Todo o material ficará disponível para o aluno no ambiente virtual de aprendizagem. Proposta de Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem A avaliação incide sobre a frequência e a nota, mediante acompanhamento contínuo do discente e dos resultados por ele obtidos. Poderão ser realizadas prova escrita, prova prática, projetos, relatórios, trabalhos individuais e em grupo, arguições orais, estudos de casos e outras formas de avaliação, cujo resultado irá culminar com a atribuição de uma nota. A frequência será verificada 15min após o horário de início de cada módulo da aula, sendo de responsabilidade do aluno a presença em sala para validação da presença.
Proposta de Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem As avaliações oficiais e parciais serão cumulativas, dos assuntos abordados na disciplina no decorrer do semestre. Avaliação parcial: Trabalhos (Peso 0,3) Avaliação oficial: Prova escrita com questões objetivas e subjetivas ou trabalho (Peso 0,7) Composição da NOTA: Nota do bimestre 1 = (Avaliação parcial x 0,3) + (Avaliação oficial x 0,7) Nota do bimestre 2 = (Avaliação parcial x 0,3) + (Avaliação oficial x 0,7) Nota do semestre (NS) = (Nota do B1 x 0,4) + (Nota do B2 x 0,6) / 2 Sendo (NS) >= 6,96: Aprovado Sendo (NS)>=4 e <= 6,95: Exame OU < 4: Reprovado No exame: Nota do exame + Nota do Semestre / 2 Sendo >= 6,00: Aprovado e < 6,00: Reprovado
Referências Básicas RODRIGUES, P. R. A. Introdução aos Sistemas de Transporte no Brasil e a Logística Internacional. 4ª edição. Editora Aduaneiras, 2007. WANKE, P. F. Logística e Transporte de Cargas no Brasil. 1ª edição. Editora Atlas, 2010. SOUZA, U. E. L. Projeto e Implantação do Canteiro. 2ª edição. Editora O Nome da Rosa, 2002. Bibliografia complementar OSBORNE, E.; SIMHA, A. Engenharia de Tráfego com Mpls - Projeto, Configuração e Gerenciamento do Mpls. 1ª edição. Editora Campus - BB, 2002. WANKE, P. F. Estratégia Logística em Empresas - Um Enfoque Em Produtos Acabados. 1ª edição. Editora Atlas, 2010. CHRISTOPHER, M. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 2ª edição. Editora Thomson Pioneira, 2007. CORREA, H. L. Gestão de Redes de Suprimento. 1ª edição. Editora Atlas, 2010. PIRES, S. R. I. Gestão da Cadeia de Suprimentos. 2ª edição. Editora Atlas, 2009. WANKE, P. Gestão de Estoques na Cadeia de Suprimentos. 2ª edição. Editora Atlas, 2008.
Outras fontes de consulta DENATRAN. Código de Trânsito Brasileiro e Legislação Complementar em Vigor. Ministério das Cidades, Conselho Nacional de Trânsito. 2008 CONTRAN. Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito. 2007 DENATRAN. Manual de Procedimentos para o Tratamento de Pólos Geradores de Tráfego. 2001 DNIT - DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES. Normas e manuais
Estratégia Corporativa Estratégia corporativa é o processo essencial dentro das organizações, responsável pelo estabelecimento de diretrizes e metas nas unidades de negócios. A estratégia corporativa somente atingirá sua eficácia máxima quando as organizações se conscientizarem que o envolvimento de todas as pessoas em um movimento dinâmico e permanente é decisivo para o seu sucesso.
Estratégia Corporativa
Estratégia Corporativa Um sistema de radar na vigilância estratégica As empresas devem ter um sistema de gestão estratégica de processos formais de observar, perscrutar, acompanhar, questionar e vasculhar o ambiente, no tempo e no espaço, à procura de possíveis riscos e oportunidades que possam exigir, oportunamente, ações antecipadas e respostas estratégicas ou contramedidas da organização. O sistema de vigilância estratégica trabalha com itens ou temas que devem ser acompanhados continuamente pela empresa. Exemplos: Um projeto de lei que esteja sendo examinado no Congresso Nacional, Assembleia Estadual ou Câmara de Vereadores que, se aprovado, poderá impactar nos negócios ou atividades da instituição; Potenciais crises políticas, econômicas nacionais e internacionais.
FAMEBLU Engenharia Civil