Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Criador de Peixes em Viveiros Escavados. Parte 1 (solicitante)

Documentos relacionados
Solicitação de Aprovação e Autorização de Oferta de Curso. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL e CONTINUADA em PISCICULTURA EM TANQUE-REDE

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC. Parte 1 (solicitante)

CURSO CRIADOR DE PEIXE EM VIVEIRO ESCAVADO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de MANEJO GERAL EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Espanhol Basico. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de MECÂNICO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de LIBRAS INTERMEDIÁRIO. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Espanhol Básico. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química. Parte 1 (solicitante)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE NUTRIÇÃO EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante)

Parte 1 (solicitante) 1 Campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Araranguá

Autorização da oferta

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC MONTADOR DE PAINEL ELÉTRICO. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Estratégias de Marketing de Varejo. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC INTRODUÇÃO AO CÁLCULO. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Química Orgânica para o ENEM

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Reciclador. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química Experimental no Cotidiano. Parte 1 (solicitante)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: Curso FIC de Reciclagem em NR-10 PARTE 1 (SOLICITANTE)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO CRIADOR DE PEIXES EM VIVEIROS ESCAVADOS

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE TECNOLOGIA DE INJEÇÃO DE PLÁSTICOS. Parte 1 (solicitante)

Parte 1 (solicitante) 1 Campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Araranguá

Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE FORMAÇÃO INCIAL DE OPERADOR DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de GESTÃO E LIDERANÇA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Recreação. Parte 1 (solicitante)

CURSO DE PISCICULTOR PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 82, DE 14 DE JUNHO DE 2017.

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Empreendendo na minha Pequena e Grande Empresa. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Assistente de Controle de Qualidade Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação continuada em Negociação Baseada em Estratégia. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 21 DE 12 DE ABRIL DE 2017.

PROJETO PEDAGÓGICO DE MINICURSO Introdução à Informação Quântica

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de XXX. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. FIC em Manutenção de Máquinas de Costura Industrial. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Modelista Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em NR-35 Trabalho em Altura

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO CRIADOR DE PEIXES EM TANQUE REDE

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC

Aprovaçãoo do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de AGENTE DE SEGREGAÇÃO E COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Instalações Elétricas Prediais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de AUXILIAR DE RECURSOS HUMANOS. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC em INFORMÁTICA I - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA. Parte 1 (Solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Administração e Empreendedorismo Rural. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Gestão Ambiental no Cotidiano

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Processos Artísticos Educacionais

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Hidráulica e Pneumática básica

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO PISCICULTOR

Aprovação do curso. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO PRONATEC de Soldador no Processo MIG/MAG Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de MATLAB Básico. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Español textos y contextos

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Desenho Técnico de Moda no Corel Draw. Parte 1 (solicitante)

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC

PLANO DE CURSO. Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal

PROJETO DO CURSO FIC - AQUICULTOR

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de FRUTICULTOR Parte 1 (solicitante)

PLANO DO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA Nome do Curso

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Auxiliar de Agropecuária. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Introdução ao Linux. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Pronatec de Modelista de Roupas. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DE MATEMÁTICA. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 47, DE 24 DE OUTUBRO DE 2016

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC

SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DA OFERTA DE CURSO DE QUALIFICAÇÃO OU CURSO FIC

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES. Parte 1 (solicitante)

Parte 1 (solicitante)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Assistente em Controle de Qualidade. Parte 1 (solicitante)

Programa Analítico de Disciplina BAN355 Administração e Manejo em Piscicultura

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO HORTICULTOR ORGÂNICO

Aprovação do curso. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Aplicação Correta e Segura de Defensivos Agrícolas e NR-31. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Manipulação de Alimentos. Parte 1 (solicitante)

CURSO DE NR- 10 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EIXO PROFISSIONAL: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em AutoCAD 2D. Parte 1 (solicitante)

CHAMADA INTERNA 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC)

PISCICULTURA PARA MULHERES EM COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE AREIA/PB

Aprovação do curso PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC CONSERTO, AJUSTE E CUSTOMIZAÇÃO DE ROUPAS

PROJETO DO CURSO FIC PISCICULTOR

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO MELIPONICULTOR

Aprovação do curso. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Manutenção preventiva e operação segura de tratores agrícolas. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Vistorias, Avaliações, Perícias e Laudos na Construção Civil

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO E/OU REGULAMENTAÇÃO DE DISCIPLINA

CONFECCIONADOR DE BIJUTERIAS

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Eletricista Industrial. Parte 1 (solicitante)

Transcrição:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS SÃO CARLOS Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Criador de Peixes em Viveiros Escavados Parte 1 (solicitante) DADOS DO CAMPUS PROPONENTE 1 Campus: São Carlos 2 Endereço/CNPJ/Telefone do campus: Rua Aloísio Stoffel 1271 Bairro: Jardim Alvorada, CEP 89885-000 São Carlos, SC (49)33254149 CNPJ 11.402887/0022-95 3 Complemento: 4 Departamento: Departamento de Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão 5 Há parceria com outra Instituição? 6 Razão social: 7 Esfera administrativa: 8 Estado / Município: 9 Endereço / Telefone / Site: 10 Responsável: DADOS DO RESPONSAVEL PELO PROJETO DO CURSO 11 Nome do responsável pelo projeto: Margarida Hahn 12 Contatos: (49) 33254149 / (49) 99852659 margaoe@ifsc.edu.br

Parte 2 (aprovação do curso) DADOS DO CURSO 13 Nome do curso: Criador de Peixes em Viveiros Escavados 14 Eixo tecnológico: Recursos Naturais 15 Forma de oferta: PRONATEC 16 Modalidade: Presencial 17 Carga horária total: 200h PERFIL DO CURSO 18 Justificativa do curso: Em cumprimento à Lei 12 513 de 26 de outubro de 2011 que institui o PRONATEC, o curso visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos EPT para a população do Estado de Santa Catarina. 19 Objetivos do curso: O Curso de Formação Inicial e continuada em Criador de Peixes em viveiros escavados, na modalidade presencial, tem como objetivo geral capacitar as pessoas para desenvolver atividades na área de piscicultura possibilitando-as realizar o planejamento, gerenciamento e execução da atividade de criação de peixes. Objetivos específicos: a- capacitar o profissional para realizar o cultivo de peixes em viveiros escavados; b- despertar o interesse pelas diversas espécies de peixes que podem ser cultivadas em tanques escavados; c- introduzir conceitos sobre os procedimentos de segurança durante a despesca; d - introduzir conceitos sobre os procedimentos de armazenamento e transporte do pescado; d - fornecer subsídios básicos, conceitos e metodologia para o gerenciamento e administração da atividade; PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO 20 Competências gerais: Cria peixes em viveiros escavados. Identifica as espécies cultivadas, realiza manejo, classificação e despesca dos peixes. Calcula e fornece alimentação de acordo com a fase de cultivo. Monitora os parâmetros físico-químicos da água. Opera e auxilia na manutenção dos equipamentos e manejo do cultivo de peixes. Atende a legislação vigente. 21 Áreas de atuação do egresso: O concluinte poderá trabalhar como gestor de seu próprio negócio, cultivando peixes em tanque escavado em sua propriedade; poderá trabalhar em cooperativa de produção de pescado.

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO 22 Matriz curricular: Criador de Peixes em Viveiros Escavados 200 h Aspectos gerais da Piscicultura...(100 h) Construção e preparo do Viveiro escavado...(40 h) Cuidados permanentes durante a produção...(40 h) COOPERATIVISMO E ADMINISTRAÇÃO...(20 h) 23 Componentes curriculares: Aspectos gerais da Piscicultura (100 h) - prospectar e avaliar técnica e economicamente o cultivo de pescado; - monitorar e promover a intervenção nos níveis e parâmetros da água; - dominar as técnicas de despesca; - calcular alimentação adequada ao sustento de peixes - conhecer diferentes sistemas de produção de peixes Manter em condições de uso as instalações; Realizar controle da qualidade da água; Dar suporte nos processos de reprodução de peixes; Realizar a despesca, armazenamento e transporte de peixes. 1. Introdução à piscicultura no BR;- 2. Principais espécies nativas e exóticas para piscicultura; 3. Anatomia e fisiologia de peixes; 4. Instalações e equipamentos para piscicultura; 5. Sistemas de produção de peixes; 6. Ambiente aquático e qualidade da água na piscicultura; 7. Aspectos gerais da nutrição de peixes; 8. Manejo alimentar de peixes. 9. Manejo profilático e sanitário; 10. Reprodução induzida de peixes.; 11. Reversão sexual de tilápias; 12. Calendário de trabalho 13. Despesca/armazenamento 14. Transporte de peixes; Construção e preparo do Viveiro escavado (40 h) - conhecer a topografia e estrutura física do solo para instalação de tanques escavados; - dominar técnicas de preparo de tanques para a criação de pescado; Auxiliar no levantamento topográfico para instalação do tanque; Realizar assepsia dos tanques; Conhecer as características dos diversos tipos de tanque. 1. Topografia;

2. Estrutura física do solo, 3. Quantidade de água, 4. Tipos de tanques, 5. Características dos tanques para piscicultura. 6. Assepsia dos tanques, 7. Calagem dos tanques, 8. Adubação dos tanques. Cuidados permanentes durante a produção (40 h) - monitorar e promover a intervenção nos níveis e parâmetros da água; - conhecer técnicas para detectar problemas na qualidade da água; - conhecer técnicas para realizar boas práticas de manejo de peixes em tanque escavado. Realizar testes de qualidade de água Classificar os peixes, conforme as espécies; Manejar de forma adequada alevinos, juvenis e adultos. 1. Monitoramento da água de abastecimento, 2. Níveis tóxicos e seguros dos compostos nitrogenados. 3. Doses e aplicação do calcário, 4. Taxas de renovação e controle da turbidez. 5. Classificação de peixes, 6. Biometria, 7. Transporte de alevinos, 8. Povoamento de tanques e viveiros, 9. Boas práticas de manejo. COOPERATIVISMO E ADMINISTRAÇÃO (20 h) Conhecer conceitos básicos do cooperativismo e de gestão da atividade aquícola; aplicar conceitos de gestão e sustentabilidade na produção de pescado. Aplicar conceitos básicos de gestão; Programar a produção; 1. Aspectos conceituais de administração e economia aquícola; 2. Princípios de economia para atividades aquícolas, 3. Programação da produção aquícola; 4. Estratégias de produção para não faltar produto no mercado. 5. Cooperativas aquícolas; 6. Gestão e sustentabilidade. BIBLIOGRAFIA 1. KUBITZA, F. Qualidade da água na produção de peixes. 3ª ed. Jundiaí: 1999. 2. BALDISSEROTTO, B.; GOMES, L. C. Espécies nativas para piscicultura no Brasil. Editora UFSM, 2005. 468p. 3. KOIKE, J. Aeração, agitação e circulação de água em aqüicultura. Imprensa Universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife, 61p. 4. CYRINO, J.E.P.; URBINATI, E.C.; FRACALOSSI, D.M.; CASTAGNOLLI, N. Tópicos Especiais

em Piscicultura de Água Doce Tropical Intensiva. Aquabio, Jaboticabal, SP, 2004. 5. KUBITZA, F. Controle Financeiro na aqüicultura. 1 Edição. 2004; 70p. 6. KUBITZA, F. LOVSHIN; ONO; SAMPAIO. Planejamento da produção de peixes. 3 Edição. 1999; 77p. 7. ORGANIZAÇAO DAS COOPERATIVS BRASILEIRAS. Manual de orientação para constituição e registro de cooperativas, Brasília: Sescoop,2003. METODOLOGIA E AVALIAÇÃO 24 Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: Os educandos serão avaliados em todos os tempos educativos, onde será considerado: a) Participação; b) Assiduidade e Pontualidade; c) Iniciativa; d) Desenvolvimento de habilidades técnicas e organizativas; e) Desenvolvimento do conhecimento historicamente acumulado. Salienta-se que além dos aspectos descritos relacionados à avaliação, devem-se levar em conta as múltiplas dimensões que envolvem esse processo, ou seja, ela ainda pode ser: Diagnóstica: considera o desenvolvimento do aluno no processo de ensino e aprendizagem; Processual: reconhecendo que a aprendizagem acontece em diferentes tempos, por processos singulares e particulares do sujeito; Formativa: na medida em que o sujeito tem consciência da atividade que desenvolve. * Será aprovado o aluno que obtiver frequência mínima de 75% das aulas e obtenha no mínimo nota igual a 6 (seis). 25 Metodologia: Por se tratar de um curso de curta duração e que exige pouca escolaridade dos cursistas, as aulas serão teóricas, expositivas e dialogadas, intercaladas por visitas técnicas às propriedades onde se desenvolva os diversos tipos de cultivo, além de visita a frigoríficos de processamento e comercialização de pescado. ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO 26 Instalação e ambientes físicos / Equipamentos, utensílios e materiais necessários para o pleno funcionamento do curso: O câmpus oferta o curso Técnico de Aquicultura, e dispõe de laboratórios, salas de aula e biblioteca que serão utilizados pelos alunos. Parte 3 (autorização da oferta) 27 Itinerário formativo no contexto da oferta/campus: Um dos eixos tecnológicos de atuação do câmpus é o de recursos naturais, pois oferta o curso Técnico de Aquicultura. 28 Frequencia da oferta: A oferta acontecerá sempre que houver demanda, pois por se tratar de curso FIC/PRONATEC Bolsa Formação, há necessidade de haja a devida demanda e a pactuação. 29 Periodicidade das aulas: As aulas acontecerão em dois encontros por semana, sendo que em cada encontro de 4h, o que totaliza 200h em 25 semanas.

30 Local das aulas: As aulas acontecerão em vários espaços, e locais; aulas teóricas em espaço cedido pelo município demandante, aulas práticas de laboratório no câmpus São Carlos e as aulas em campo nos respectivos espaços de produção de peixe em tanque escavado. 31 Turno de funcionamento, turmas e número de vagas: Semestre Letivo Turno Turmas Vagas Total de vagas 2015/2 Noturno 1 20 20 Nota: o presente curso foi pactuado para iniciar no segundo semestre de 2015/2. 32 Público-alvo na cidade/região: Este curso atenderá o Público previsto na Lei 12 513/2011 e demais regulamentações estabelecidas pelo Ministério da Educação para o PRONATEC. 33 Pré-requisito de acesso ao curso: Ensino Fundamental I Incompleto 34 Forma de ingresso: O ingresso se dará de acordo com a legislação do PRONATEC. Os alunos serão selecionados pelos Demandantes do Programa. 35 Corpo docente que atuará no curso: Os profissionais serão selecionados através de edital público.