HIGH-SPEED DOME SPEED DOME GUIA DE INSTALAÇÃO E USO VERSÃO 1009.V01
HIGH-SPEED DOME 1. Dimensões do Produto: PROCEDIMENTOS DE INSTALAÇÃO 2. Fixação do Speed Dome: Modelo Indoor Teto Faça 3 furos e fixe a base de sustentação no teto. Use parafusos adequados. Uma vez a base fixada, coloque o dome girando aproximadamente 15 graus. Termine a fixação instalando o parafuso de segurança. Modelo Indoor/Outdoor Parede Faça a furação na parede obedecendo as dimensões do suporte. Instale os chumbadores. Finalmente, instale o suporte observando seu nivelamento e sustentação.
HIGH-SPEED DOME 3. Caracteristicas Técnicas: Mecanismo: Câmera: 4. Acabeamento: Os Speed Domes vem pré-conectados, não sendo necessário fazer conexões internas ao equipamento. Siga o esquema ao lado e conecte o cabo de Vídeo, Alimentação elétrica e RS-485 de comando diretamente nos conectores externos do equipamento
5. Configuração Programação Sempre que o Speed Dome é ligado à alimentação elétrica, este faz um auto-teste de suas próprias funções. Após desenvolver todo o procedimento, será mostrada na tela as informações do equipamento: Nesta imagem será mostrado o Numero de Série do Dome, a Versão do Software, o Protocolo, o endereço lógico e os parâmetros de comunicação. Estas informações desaparecerão assim que for solicitado qualquer movimento do dome via Joystick ou DVR. 5.1 Entrar no Menu de Programação: Para entrar no Menu de Programação e obter acesso aos parâmetros de configuração, deve-se ter conectado o teclado ou mesa de controle. Para entrar no Menu Principal chame o Preset 95 (Seguir as instruções da mesa controladora ou DVR). Uma vez dentro do Menu Principal, o primeiro sub-menu disponível é o System Settings Ajustes de Sistema. Para Navegar entre os sub-menus, utilize o Joystick movendo-o para cima ou para baixo. Mova o joystick para direita afim de confirmar opções. Para mudar valores use Zoom Tele e Wide e a tecla OPEN como a função Enter. Em Edit Dome Label pode-se mudar o nome da câmera, fazendo assim mais fácil sua identificação. Por exemplo Estacionamento, Armazém, etc. Pressione OPEN repetidamente para escolher a letra. Pressione novamente OPEN para mover para o próximo caractere. Quando terminar pressione OPEN para confirmar. Pressione CLOSE para sair Initial Info refere-se as características internas do dome. São as informações que aparecem na tela de inicialização do auto-teste do dome.
Em Display Setup pode-se programar quais informações serão mostradas na tela. Para efetuar as mudanças mova o Joystick para a direita e pressione OPEN. Mova novamente o Joystick para Baixo ou para cima para escolher entre ON ou OFF. Pressione OPEN para confirmar sua seleção. Para sair deste sub-menu e voltar ao anterior, selecione EXIT e pressione OPEN. Nesta seção serão configurados os parâmetros de movimentação do dome: Auto-Flip: Quando o dome for movido para Baixo, ao atingir o ponto inferior a câmera fará um giro e o dome iniciar a subida da câmera mantendo as imagens em posição normal. Proportional Pan: Quando ativada, faz com que, em condições de zoom extremo, a movimentação horizontal do dome seja mais lenta, evitando que pequenos toques no Joystick façam movimentos bruscos. Park Time: Esta função faz com que se possa programar um tempo (1-240 minutos) em que, se o dome for deixado em uma posição fixa pelo tempo programado, automaticamente o dome irá mover-se a uma pré-posição (Preset) estabelecido. Esta função evita sabotagens no sentido de que se posicione o dome contra uma parede, por exemplo e assim perda-se o monitoramentos de outras áreas. Park Action: Determina que função o dome irá realizar após transcorrido o tempo de Park Time. Pode-se programar o dome que realize as seguintes operações: - Nome Sem ação - Preset Move o dome para um preset estabelecido - Scan Faz com que o dome realize um movimento horizontal panoramizador - Pat1 Faz o dome realizar um Pattern - Tour Faz o dome realizar um TOUR estabelecido. Power Up Action: Quando o dome é desligado e religado ou quando há uma falha de energia, o dome realiza o autoteste e continua a desenvolver os posicionamentos indefinidamente até que um operador atue sobre o joystick. Fan Enable: Pode-se programar uma temperatura na qual o ventilador interno do dome seja acionado automaticamente para proteger o equipamento. Em casos de ambientes que tenham variações drásticas de temperatura, pode-se ajustar uma marca na qual o ventilador entrará em ação. O valor de fábrica é 40ºC.
A função CLEAR irá deletar as programações de Presets, Patterns, Tours, Display, Zones e elevará o equipamento às configurações originais de fábrica A Função de Password (Senha) visa proteger que as configurações do dome sejam alteradas por usuários não autorizados. A Senha Original de Fábrica é 000000. Entre na função e faça a alteração para uma senha própria de 6 dígitos. Ao concluir a operação escolha ENABLE PASSWORD ON para que tome efeito. Clock Settings irá ajustar o relógio interno do dome. Usando as mesmas teclas de OPEN e o joystick para moverse no menu, faça o ajuste da hora e data respectiva. COMM SETTINGS refere-se à configuração dos parâmetros de comunicação do dome. - S/N: é o numero de série de fábrica - CONF: para mudar o número de série (NAO USAR POIS PODE PERDER A GARANTIA) - SITE ID: é o endereço lógico do dome. Pode estar entre 1 e 255. - COMM SPEED: é a velocidade de comunicação (baud rate) do protocolo dada em bps (baud per second). Observar o protocolo a ser usado e a velocidade correta requerida. - PROTOCOL: é o protocolo de controle. Observar que este mesmo protocolo deve ser configurado em todos os dispositivos de operação (teclados, DVRs).
Em camera settings serão programados os parâmetros de funcionamento da câmera do speed dome. - ZOOM SPEED: Dois níveis de velocidade estão disponíveis HIGH e LOW. Esta será a velocidade de avanço do ZOOM. - DIGITAL ZOOM: Quando ajustado para ON faz com que, quando a lente atinja seu ponto máximo de zoom óptico, inicie-se o zoom digital. Esta função multiplica o potencial de zoom da câmera. - BLC MODE: Back Light Compensation. Ajusta a função BLC para que em casos de contraste excessiva de luz traseira a câmera possa realizar a compensação. - SLOW SHUTTER CONTROL: esta função controla o tempo de exposição de uma cena. Se o ambiente está muito iluminado, usa-se altas velocidades de setter. No caso de ambientes com pouca luz, pode-se usar velocidades mais baixas a fim de que se obtenha imagens mais claras - IR CUT FILTER: Trata-se de um filtro para situações de mudança entre Color a Preto & Branco ou Day/Night. Este filtro auxilia na composição da imagem sem a interferência dos iluminadores IR. Pode-se selecionar as seguintes condições: AUTO: O Filtro atua dependendo das condições de luminosidade TIME: O Filtro atua na condição Day/Night (Color quando há luz, Preto & Branco quando não há) COLOR: O Filtro somente atua quando a câmera esta em COL OR BLACK: o Filtro somente atua quando a câmera esta em Preto&Bran co. Em ADVANCE SETTINGS, mais parâmetros de funcionamento da câmera serão ajustados, tais como: - AE Mode: significa o Iris Eletrônico. Tem quatro opções de programaç ão: AUTO: Define que o controle de imagem quanto a luminosidade será automático BRIGHT: controlará a imagem em condições de ambientes excessivamente iluminados IRIS: Deixa que o controle da imagem seja feito pela abertura da Auto-Iris da lente SHUTTER: dará prioridade aos ajustes do obturador eletrônico. - WB MODE: define a função de White Balance. Esta função tem a característica de ajustar a qualidade da imagem de acordo ao ambiente de exposição. Tem quatro opções: AUTO: a qual automaticamente se ajustará INDOOR: para ambientes interiores OUTDOOR: para ambientes exteriores ATW: auto-track que adapta-se a mudanças de luminosidade e contraste da cena MANUAL: define manualmente a qualidade da imagem (Fatores R Gain e B Gain)
Em FUNCTION SETTINGS serão configurados os parâmetros da motorização Pan/Tilt como PRESET, SCAN, PATTERN, TOUR, ZONES, TIME RUNNING. PRESET NUMBER: Define o número do preset que será usado para chamar esta preposição via teclado. Insira o numero do preset e pressione a tecla call preset para gravar. SET PRESET: entre neste sub-menu e mova o dome para a posição desejada e pressione a tecla OPEN SHOW PRSET: é usado para verificar se a pré-posição determinada está correta CLEAR PRESET: para apagar a configuração EDIT PRESET LABEL: pode dar-se um Nome especifico para a pré-posição (p.e. Fachada do Prédio, Porta Lateral, etc) Pode-se programar até 128 Presets, cada qual com inclinações horizontal e vertical e zoom diferentes. Cada preset será chamado através das teclas da mesa controladora ou automatizado pelas funções de eventos. SCAN é o movimento panoramizador entre dois pontos prédeterminados. O Dome irá mover-se entre os dois pontos em vai-evem continuamente para monitorar uma área. Pode-se ajustar os seguintes parâmetros: SCAN SPEED: refere-se a velocidade de movimentação SET LEFT LIMIT: determinará o ponto esquerdo de limite de movimento SET RIGHT LIMIT: determinará o ponto direito de limite de movimento EDIT SCAN LABELS: dá-se um Nome ao movimento (p.e. Monitoramento Estacionamento) PATTERN é uma função que permite gravar uma rota automática de movimentação, incluindo diferentes ângulos horizontais e verticais e zoom. Cada pattern ou rota pode ter até 180 segundos. Durante este tempo e, de acordo ao numero do pattern o dome executará a rota determinada. PATTERN NUMBER: define o numero ou identificação do patte rn PROGRAM PATTERN: Com o uso do joystick determinará a rota ou percurso a ser executado. Mova o joystick apontando o dome para os locais desejados traçando o percurso que este deve executar. Faça zoom de aproximação e todos os movimentos desejados. O tempo deste percurso ou rota não deve exceder 180 segundos. CLEAR PATTERN; deleta a programação feita EDIT PATTERN LABEL: dá um nome a rota (p.e. ronda armazém)
O TOUR também é um tipo de ronda, porém entre os PRESETs. O dome percorre automática e consecutivamente o conjunto de presets. Determina-se o Preset desejado, a velocidade de movimentação e o tempo em que permanecerá em cada ponto. ZONES determina a definição de locais por onde o dome se movimenta. Quando o dome está percorrendo um movimento horizontal (manual ou via SCAN) o Nome da zona será mostrado na tela do monitor. Assim, a Nome da câmera não ficará fixo a um determinado local (p.e. Estacionamento). Poderá ser criado nomes específicos para cada parte da imagem como Entrada, área sul, área norte, saída, elevador, etc.) ZONE NUMBER: define o numero da zona SET LEFT LIMIT: define o limite lateral esquerdo SET RIGHT LIMIT: define o limite lateral direito CLEAR ZONE: deleta a programação EDIT ZONE LABEL: da o Nome especifico a zona Função não utilizada PRIVACY ZONE MASK ZONAS DE PRIVACIDADE. Esta função permite criar mascaras para obstruir a visão dos operadores de certas áreas da imagem. Estas mascaras aparecem automaticamente cada vez que a câmera focaliza uma cena na qual tenha-se programado as zonas de privacidade. É muito usada em Caixas Eletrônicos, Janelas, Áreas de Acesso Restrito, Banheiros, etc. WINDOW NUMBER: Identificará o número da mascara EDIT WINDOW: Programa as dimensões e o posicionamento da mascara ENABLE WINDOW: habilita ou não a mascara CLEAR WINDOW:
ESTRUTURA DO MENU DE PROGRAMAÇÃO Instalação do cabeamento de comando RS-485 A comunicação RS-485 caracteriza-se por uma transmissão Half-Duplex com impedância de 120 Ohms. Um máximo de 32 dispositivos podem ser conectados, incluindo a mesa de controle. O cabo deve ser OBRIGATORIAMENTE em par trançado com bitola não inferior a 0.56mm ou 24AWG. A distancia máxima depende da velocidade de transmissão ou Baud Rate e deve obedecer a seguinte tabela: A arquitetura característica é a Daisy-Chain ou Cascata, onde o cabeamento deve ser conectado a todos os dispositivos como mostra a figura abaixo. Deve-se usar um resistor de final de linha se 120 Ohms para causar casamento de impedância e evitar interferências.
O Speed dome já possui um resistor interno de 120 Ohms, o qual pode ser ativado através dos Jumpers 1, 2 e 3. No caso de se usar um Speed dome como o primeiro da cadeia ou no meio dela, desativar o resistor. No caso do último Speed Dome da cadeia, ativar o resistor colocando o Jumper nos pinos 1 e 2: Sob algumas circunstâncias, os instaladores adotam a arquitetura em Estrela, onde cada dome ou conjunto de domes recebe um cabeamento separado. Neste caso, dois ramais ou domes devem conter a terminação do resistor, principalmente se as distâncias são longas ou o ambiente está sujeito a interferências. O ideal nestes casos é usar um distribuidor RS-485.