Instruções de instalação para técnicos especializados Dispositivo de neutralização NE0.1 V3 6 720 801 636 (2010/03) PT
Esclarecimento dos símbolos e indicações de segurança 1 Esclarecimento dos símbolos e indicações de segurança 1.1 Esclarecimento dos símbolos Indicações de aviso As indicações de aviso no texto são identificadas por um triângulo de aviso com fundo cinzento e contornadas. Em caso de perigo devido a corrente eléctrica, o sinal de exclamação no triângulo é substituído por símbolo de raio. As palavras identificativas no início de uma indicação de aviso indicam o tipo e a gravidade das consequências se as medidas de prevenção do perigo não forem respeitadas. INDICAÇÃO significa que podem ocorrer danos materiais. CUIDADO significa que podem ocorrer lesões pessoais ligeiras a médias. AVISO significa que podem ocorrer lesões pessoais graves. PERIGO significa que podem ocorrer lesões pessoais potencialmente fatais. 1.2 Indicações de segurança Cuidado devido à formação de pó e contacto directo dos olhos com o produto de neutralização. B Caso o produto de neutralização entre em contacto directo com os olhos, lavar com água. Perigo devido à saída de gases queimados. B Encher o dispositivo de neutralização com água suficiente ( capítulo 3.3, página 5). Outras indicações. B Ter em atenção as indicações de segurança do fabricante do produto de neutralização. B Ter em atenção as instruções de montagem e de manutenção da respectiva caldeira de condensação. Informações importantes Outros símbolos Informações importantes sem perigos para as pessoas ou bens materiais são assinaladas com o símbolo ao lado. Estas são delimitadas através de linhas acima e abaixo do texto. Símbolo B Significado Passo operacional Referência a outros pontos no documento ou a outros documentos Enumeração/Item de uma lista Tab. 1 Enumeração/Item de uma lista (2.º nível) 2 6 720 801 636 (2010/03)
Indicações sobre o aparelho 2 Indicações sobre o aparelho 2.1 Descrição do produto Fig. 1 Montagem 1 Mangueira de descarga, DN 19 2,5 m de comprimento 2 Abraçadeira para mangueira, Ø 20 32 mm 3 Terminal de mangueira recto DN 19 com porca de aperto (G 1) 4 Vedação plana, Ø 30 19 2 mm 5 Tampa protectora 6 Bocal de descarga (G 1) 7 Descarga do tubo de filtração 8 Caixa de neutralização com tampa 9 Produto de neutralização 10 kg Gialit-MG em grão II 10 Admissão do tubo de filtração 11 Bocal de admissão (G 1) 12 Mangueira de admissão, DN 19 1,0 m de comprimento 13 Fecho corrediço para tampa da caixa Unidade 2.2 Utilização correcta O dispositivo de neutralização é adequado para a neutralização de água condensada de caldeiras de aquecimento operadas a gás de cidade, a gás natural e a G.P.L. O dispositivo de neutralização apenas pode ser utilizado para a neutralização de condensados de caldeiras de condensação a gás. O dispositivo de neutralização foi desenvolvido para instalações de aquecimento, nas quais seja existente um escoamento pelo solo para o condensado neutralizado. É possibilitada uma neutralização de água condensada até aprox. 800 kw de potência nominal Dimensões (L x B x H) mm 400 x 300 x 220 Tara Kg 15 Tab. 2 Dados técnicos Caso a água condensada tenha de ser neutralizada, o valor ph deve ser aumentado para uma gama segura e o mais baixa possível. Com o dispositivo de neutralização é atingido um valor ph que permite a introdução da água condensada na rede de esgotos. Não é necessária uma ligação eléctrica para o dispositivo de neutralização. 6 720 801 636 (2010/03) 3
Instalação 3 Instalação 3.1 Montar um dispositivo de neutralização B Montar um dispositivo de neutralização nas proximidades da caldeira de condensação a gás ou do permutador de calor. B Montar a caixa de neutralização na horizontal. Posicionar o dispositivo de neutralização de modo que não permaneçam bolhas de ar nas mangueiras de admissão ou de descarga e que não se origine refluxo de condensado, na caldeira de condensação a gás. A medida da altura A (fig. 2) deve ser superior a 110 mm. 3.2 Montar o dispositivo de neutralização Tenha em atenção que todos os tubos e peças de ligação condutoras de condensado por parte do cliente (por ex. da conduta de gases queimados para a caldeira de aquecimento ou do dispositivo de neutralização), sejam em plástico ou aço inoxidável. B Remover a tampa do aparelho da caixa de neutralização. B Desaparafusar as tampas de protecção dos bocais. B Encurtar a mangueira de admissão para o comprimento desejado e colocar o terminal de mangueira com porca de aperto. B Aparafusar a mangueira de admissão com vedação colocada no bocal de admissão. B Ligar o outro terminal da mangueira de admissão na descarga de condensados da caldeira de aquecimento. Relativamente a isto ver documentos da caldeira de aquecimento. Fig. 2 Montar um dispositivo de neutralização 1 Escoamento pelo solo 2 Mangueira de descarga 3 Mangueira de admissão 4 Caldeira de condensação a gás/permutador de calor Fig. 3 Montar as mangueiras de ligação INDICAÇÃO: Danos no aparelho devido a carga exterior! B Não utilizar a caixa do dispositivo de neutralização como superfície de acesso, uma vez que é de plástico. B Ter atenção para não sobrecarregar as mangueiras nas proximidades das ligações. Isto pode conduzir à danificação da rosca de ligação. 1 Bocal de admissão 2 Vedação plana 3 Terminal de mangueira DN19 com porca de aperto G 1 B Encurtar a mangueira de descarga pré-montada para o comprimento desejado e aparafusar. Para poder controlar a plena operacionalidade do dispositivo de neutralização a qualquer momento, o terminal da mangueira de descarga deve estar visível. B Fixar a mangueira de admissão e de descarga com abraçadeiras para mangueira. 4 6 720 801 636 (2010/03)
Instalação 3.3 Encher o dispositivo de neutralização AVISO: Cuidado devido à formação de pó e contacto directo dos olhos com o produto de neutralização! B Efectuar o enchimento do produto de neutralização com cuidado e sem pó. B Caso o produto de neutralização entre em contacto directo com os olhos, lavar com água. Ter em atenção as instruções de montagem e de manutenção da respectiva caldeira de condensação. Ter em atenção as indicações de segurança do fabricante do produto de neutralização. B Encher a caixa de neutralização [3] com produto de neutralização [2]. B Cobrir os tubos de filtração [1] de forma uniforme com o produto de neutralização. Fig. 4 Enchimento do produto de neutralização 1 Tubos de filtração 2 Produto de neutralização 3 Caixa de neutralização B Voltar a colocar a tampa do aparelho. PERIGO: Perigo de morte devido à saída de gases queimados! B Encher o dispositivo de neutralização com água suficiente. B Deitar aprox. 10 litros de água na abertura de verificação do colector de gases queimados. O dispositivo de neutralização é abastecido e é evitada a saída de gases queimados pelo sifão da caldeira. A abertura de verificação do colector de gases queimados encontra-se no lado posterior da caldeira. 6 720 801 636 (2010/03) 5
Inspecção e manutenção 4 Inspecção e manutenção Uma vez que a chegada intempestiva de água condensada após a primeira colocação em funcionamento da instalação de aquecimento pode variar, o dispositivo de neutralização deve ser verificado no mínimo uma vez por ano. B Ter em atenção, se o enchimento do produto de neutralização é suficiente. B Controlar o valor ph. Para isso, humedecer a fita indicadora de ph com água condensada corrente da mangueira de descarga. Caso o valor ph se situar abaixo de 6,5 substituir o produto de neutralização como se segue: B Desligar a instalação de aquecimento da corrente. B Remover a tampa da caixa do dispositivo de neutralização. B Com pá ou semelhante afastar o produto de neutralização do recipiente e juntar aos resíduos domésticos. O produto de neutralização é amigo do ambiente. Pode eliminar o material não utilizado, assim como os resíduos, sem qualquer outro requisito, juntamente com os resíduos domésticos. B Desaparafusar a mangueira de admissão e de descarga. B Limpar a caixa de neutralização. B Voltar a aparafusar a mangueira de admissão e de descarga. B Voltar a encher o dispositivo de neutralização de acordo com o capítulo 3.3, página 5. 6 6 720 801 636 (2010/03)
Apontamentos 6 720 801 636 (2010/03) 7