Do mar para o artesanato Mergulhe nesta ideia e note que você terá dois peixes em uma única peça Por Elisabete Tonin / Fotos: Camila Cicolo Sousplat em MDF Tinta para Tecidos Acrilex nas cores: branco, amêndoa, azul-noturno, azul-country, amareloouro, siena-natural, preto, verde-oliva, azul-cerúleo, gris-de-payne e creme Tinta Metal Colors na cor azul-tropical Betume Colors nas cores: azul-caribe e azul-zinabre Delineador para Madeira Acrilex branco fosco Tinta Dimensional Acqua 3D Color Acrilex na cor violeta Pincéis Acrilex nas séries: 061-4, 061-8, 073-10, 059-16, 057-16, 053-12 e 075-000 Espátula plástica Rolinho de espuma Esponjas Tule Pedra gema azul Bandeja descartável (para apoiar as tintas) Papel toalha (para trabalhar as cerdas dos pincéis e/ ou tirar o excesso de tintas) Lápis extradark 2B Acrilex Papel cartão Lixa 400 Risco Acrilfix semi Brilho Acrilex
Com o pincel 057-16, dê uma demão de branco sobre a peça. Passe o rolinho de espuma sobre a tinta branca. Aguarde secagem total. Lixe a peça entre as demãos de tinta branca. Obtenha as texturas de cara e rabo do peixe com a aplicação de delineador fosco branco. Para isso, pressione o tubo do produto sobre essas partes da peça e puxe rapidamente, obtendo linhas irregulares. Aguarde secagem. Obtenha efeitos em espirais sobre as laterais da peça, correspondentes ao corpo do peixe.aplique, para isso, delineador branco fosco. Aguarde secagem. Molhe as cerdas do pincel 053-12 com azul-cerúleo. Retire o excesso de tinta passando as cerdas sobre um papel toalha. Obtenha um efeito esfumado no centro da peça. Use o pincel 053-12 com azul-cerúleo. Integre verde-oliva à pintura do fundo. Lembre-se de tirar o excesso de tinta ao passar o pincel 053-12 sobre um papel toalha.
Integre azul-cerúleo misturado com uma gota de branco à pintura do fundo. Lembre-se de tirar o excesso da mistura ao passar o pincel 053-12 sobre um papel toalha. Adicione azul-caribe e azul-gris-de-payne para completar a pintura do fundo, no centro da peça. Lembre-se de tirar o excesso de cada tinta sobre um papel toalha antes de completar a pintura. Adicione amêndoa para completar a pintura do fundo, no centro da peça. Lembrese de tirar o excesso de cada tinta sobre um papel toalha antes de completar a pintura. Dica (efeito esfumaçado no centro da peça) Complete a pintura do fundo esfumando a parte superior com azul-cerúleo amêndoa. Apoie o risco sobre o centro da peça. Feito isso, transfra-o com lápis preto sem a necessidade de papel carbono. Somente contornando-o.
Pinte as barbatanas do peixe com o pincel 059-16 e amêndoa. Dê duas demãos com intervalos de secagem e lixe a peça com a lixa 400entre as demãos. Com o pincel 059-16, dê duas demãos de tinta azul-noturno sobre o corpo do peixe. Intercale secagem e lixe a peça com a lixa 400 entre as demãos. Encape a ponta metálica do pincel 073-10 com um pedaço de fita crepe. Feito isso, molhe as cerdas do pincel na cor amarelo-ouro, tire o excesso de tinta sobre um papel toalha. Dê pinceladas suaves com o pincel 073-10 e amarelo-ouro nas barbatanas do peixe. Molhe as cerdas do pincel na cor creme, tire o excesso de tinta sobre um papel toalha. Dê pinceladas suaves com o pincel 073-10 e creme nas barbatanas do peixe. Dê pinceladas suaves com o pincel 073-10 e azul-country no corpo do peixe. Lembre-se de tirar o tire o excesso de tinta sobre um papel toalha.
Molhe as cerdas do pincel 059-16 na cor siena-natural, tire o excesso de tintas e aplique em partes das barbatanas e na cara. Aproveite e marque o contorno do olho do peixe. Marque o contorno do olho do peixe com o pincel 059-16 e siena-natural. Use o pincel 075-000 com branco e preto para pintar luz e sombra dentro do olho do peixe. Intensifque o efeito de luz sobre as barbatanas com o pincel 073-10 e branco. Apoie o pedaço de tule no corpo do peixe. Molhe as cerdas do pincel 053-12 em tinta Metal Colors azul-tropical e preencha as partes vazadas do tule. Lembre-se de tirar o excesso de tinta sobre um papel toalha antes desta fase da pintura. Molhe as cerdas do pincel 061-8 em água. Tire o excesso de água sobre um papel toalha. Tire o excesso de tintas de fundo com pinceladas diagonais debaixo para cima, a partir do fundo mais escuro, no centro da peça. Assim serão defnidas as algas.
Use um pano limpo e seco para destacar ainda melhor as algas. Pinte algumas gotas com o pincel 059-16 e preto (para o contorno) e o mesmo pincel com branco para as partes iluminadas das gotas. Aguarde secagem. Molhe o pano e tire o excesso de tintas em partes do fundo, no centro da peça. Pinte as texturas obtidas com delineador branco fosco na cara e no rabo do peixe. Use, para isso, o pincel 054-14 com tinta azul-caribe diluída em água. Aguarde secagem. Lixe as partes pintadas no passo anterior com a lixa 400. Molhe a esponja nas cores de betume azul-caribe e azulzinabre, separadamente. Movimente a esponja em espirais sobre o fundo feito com delineador branco fosco, nas laterais do corpo do peixe. Aguarde secagem DICA - Use esponjas diferentes para cada aplicação de tinta sugerida. Lixe as áreas pintadas no passo 33 e 34 com a lixa 400. Use o pincel 059-16 com azul-noturno e pinte as divisórias da peça. Aguarde secagem. Cole a pedra gema na cara do peixe com cola branca. simule, assim, outro olho.
Aplique Acrilfix para impermeabilizar a peça. Varie e inove Pinte outras peças com as listas de materiais: CAIXA DE VIDRO Textura Criativa Acrilex Metal Colors Acrilex nas cores: azul-tropical e azulcaribe Betume Colors Acrilex Base Madrepérola PEÇAS DE RESINA Nature Colors Acrilex branco Metal Colors Acrilex azul-tropical e azul-caribe Betume Colors Acrilx Base Madrepérola