Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s)
http://www.mte.gov.br/
NR 01 Disposições Gerais 02 Inspeção Prévia 03 Embargo ou Interdição TEMA 04 Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT 05 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes 06 Equipamentos de Proteção Individual - EPI 07 Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional 08 Edificações 09 Programas de Prevenção de Riscos Ambientais 10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade 11 Movimentação e armazenagem de Materiais 12 Máquinas e Equipamentos
NR TEMA 13 Caldeiras e Vasos de Pressão 14 Fornos 15 Atividades e Operações Insalubres 16 Atividades e Operações Perigosas 17 Ergonomia 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção 19 Explosivos 20 Líquidos combustíveis e inflamáveis 21 Trabalho a Céu Aberto 22 Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração 23 Proteção Contra Incêndios 24 Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho
NR 25 Resíduos Industriais 26 Sinalização de Segurança TEMA 27 Registro Profissional do técnico de Segurança do trabalho no Ministério do Trabalho 28 Fiscalização e Penalidades 29 Segurança e Saúde no Trabalho Portuário 30 Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário 31 Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde 33 Segurança e Saúde nos Trabalho em Ambientes Confinados 34 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval 35 Trabalho em Altura 36 Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados.
Norma Regulamentadora Nº 04 Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho Dispõe sobre a manutenção do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho. -Composição do SESMT de acordo com o número de funcionários e o grau de risco; -Registro na SRTE (DRT); -Componentes do SESMT funcionários da empresa; -SESMT Comum.
Norma Regulamentadora Nº 05 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Dispõe sobre a organização e o funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. -Registro na SRTE (DRT) prazo 10 dias a pós a posse; -Responsabilidade da CIPA; -Mapas de Riscos; -Proibição de redução do número de integrantes.
Norma Regulamentadora Nº 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI Dispõe sobre a obrigação de fornecer aos empregados EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento. -Ficha de EPI; -Certificado de aprovação - CA; -Lista de EPIs; -Troca/ Manutenção.
Norma Regulamentadora Nº 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional Dispõe sobre a elaboração e implementação do Programa de Controle Médico e saúde Ocupacional PCMSO. -Elaborar e implementar PCMSO; -PCMSO X PPRA; -Exames Médicos; -Relatório Anual apresentação a CIPA.
NR9 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais: Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
NR-10 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Fixa condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas. -Esquemas unifilares das instalações elétricas; -Procedimentos para atividades em instalações elétricas; -Projetos elétricos Curso Básico -Para trabalhadores; -Carga horária mínima de 40 horas.
Norma Regulamentadora Nº 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade Treinamento bienal ou nas seguintes situações: -Troca de função; -Retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses; -Modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos processos e organização do trabalho.
Norma Regulamentadora Nº 11 Movimentação e armazenagem de Materiais Estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica quanto manual, objetivando a prevenção de infortúnios laborais. - Manutenção e inspeção de equipamentos (ascensores, elevadores de carga, guindastes, pontes rolantes, empilhadeiras, guinchos e esteiras rolantes; -Indicação de capacidade; -Treinamento e identificação dos operadores; -Pilhas de armazenamento.
NR-13 CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO 13.1.5 Toda caldeira deve ter afixada em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificação indelével com, no mínimo, as seguintes informações: a) fabricante; b) número de ordem dado pelo fabricante da caldeira; c) ano de fabricação; d) pressão máxima de trabalho admissível; e) pressão de teste hidrostático; f) capacidade de produção de vapor; g) área de superfície de aquecimento; h) código de projeto e ano de edição.
NR-13 CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO 13.6.3 Todo vaso de pressão deve ter afixado em seu corpo em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificação indelével com, no mínimo, as seguintes informações: a) fabricante; b) número de identificação; c) ano de fabricação; d) pressão máxima de trabalho admissível; e) pressão de teste hidrostático; f) código de projeto e ano de edição. 13.6.3.1 Além da placa de identificação, deverão constar, em local visível, a categoria do vaso, conforme Anexo IV, e seu número ou código de identificação.
Norma Regulamentadora Nº 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Dispõe sobre as condições e ambiente de trabalho na industria de construção civil -PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) 20 ou mais empregados; -Comunicação prévia -Trabalho em altura -Construção e Montagem
LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARA AUDITORES INTERNOS Norma Regulamentadora Nº 24 Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho 24.1.3. Os locais onde se encontrarem instalações sanitárias deverão ser submetidos a processo permanente de higienização, de sorte que sejam mantidos limpos e desprovidos de quaisquer odores, durante toda a jornada de trabalho. (124.003-0 / I1) 24.1.26. Os gabinetes sanitários deverão: (...) f) possuir recipientes com tampa, para guarda de papéis servidos, quando não ligados diretamente à rede (...)
NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE 32.3.4.1.1 Os produtos químicos, inclusive intermediários e resíduos que impliquem riscos à segurança e saúde do trabalhador, devem ter uma ficha descritiva contendo, no mínimo, as seguintes informações: a) as características e as formas de utilização do produto; b) os riscos à segurança e saúde do trabalhador e ao meio ambiente, considerando as formas de utilização; c) as medidas de proteção coletiva, individual e controle médico da saúde dos trabalhadores; d) condições e local de estocagem; e) procedimentos em situações de emergência. 32.3.4.1.2 Uma cópia da ficha deve ser mantida nos locais onde o produto é utilizado.
NR-33 SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS Definição de Ambiente Confinado Espaço confinado é qualquer área ou local não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência de oxigênio. Exemplos: Interior de vasos, fornos, caldeiras, colunas, saias de colunas, tanques, silos, caixas subterrâneas, galerias, valas com profundidade superior a 1,5 m.
Medidas administrativas Manter sinalização permanente junto à entrada do espaço confinado
1. NR-35 TRABALHO EM ALTURA 35.3. Capacitação e Treinamento 35.3.1 O empregador deve promover programa para capacitação dos trabalhadores à realização de trabalho em altura. 35.3.2 Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de oito horas, cujo conteúdo programático deve, no mínimo, incluir...
1. NR-35 TRABALHO EM ALTURA 35.3.3 O empregador deve realizar treinamento periódico bienal e sempre que ocorrer quaisquer das seguintes situações: a) mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho; b) evento que indique a necessidade de novo treinamento; c) retorno de afastamento ao trabalho por período superior a noventa dias; d) mudança de empresa.
1. NR-36 Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados Entre os principais direitos garantidos aos empregados de frigoríficos e abatedouros, com a vigência da nova norma, estão pausas com duração entre 20 minutos e uma hora, dependendo da jornada de trabalho cumprida; assentos para trabalharem, caso seja possível; adequação da altura dos equipamentos usados; regulação da temperatura dos ambientes e tempo de permanência no local; e controle da qualidade do ar nas áreas artificialmente ventiladas.