Gimnospermas
Gimnospermas Características Foram, provavelmente as primeira plantas a terem sementes. Reprodução não depende mais diretamente da água. O embrião se desenvolve dentro de uma estrutura protetora.
Gimnospermas Características O termo gimnosperma deriva de duas palavras gregas: gymné, nua e sperma, semente. Essa denominação deve-se ao fato das gimnospermas produzirem sementes mas não frutos. Semente nua Semente envolvida pelo fruto
Gimnospermas Características As gimnospermas são formada por grupos que apresentam médio ou grande porte. Araucária Sequoia Pinheiro Welwitschia mirabilis
Gimnospermas Características Assim como as pteridófitas, o esporófito é a fase duradoura das gimnospermas. São plantas vasculares. O grupo é formado, na sua maioria, por árvores. Não apresentam frutos e nem flores. As estruturas reprodutivas das gimnospermas reúnem-se em estróbilos.
Gimnospermas Gimnospermas: características A grande maioria das gimnospermas possuem folhas aciculadas.
Gimnospermas Ciclo Reprodutivo
Gimnospermas Ciclo Reprodutivo A distribuição dos grãos de polem é feito através do vento. Após a formação do embrião o óvulo se converte em semente.
Gimnospermas Importância das Gimnospermas Papéis, gomas e colas, remédios antissépticos e desinfetantes.
Gimnospermas Exemplares de Gimnospermas As gimnospermas são um grupo formado por aproximadamente 1000 espécies subdivididas em coníferas, gnetáceas, gingkoáceas e cicadácias.
Gimnospermas Exemplares de coníferas Cipreste Sequoia Pinheiro Pinheiro-do-pará
Gimnospermas Exemplares de gnetáceas Gnetum sp Ephedra viridis Welwitschia mirabilis
Gimnospermas Exemplares de gingkoácea Gingko biloba
Gimnospermas Exemplares de cicadáceas Cycas revoluta Zamia pumila
Angiospermas
Angiospermas Introdução Apresentam grãos de pólen tubo polínico, óvulos e sementes. As novidades ficam por conta dos ovários (protege o óvulo) e frutos (protege a semente).
Angiospermas Introdução São fanerógamos: apresentam órgão sexuais evidentes. Os órgão responsáveis pela reprodução desse grupo de plantas é a flor.
Angiospermas Introdução A polinização pode ocorrer por meio do vento de pássaros, morcegos e outros animais. A proteção da sementes através do fruto permitiu grande eficiência na dispersão desse grupo de plantas.
Angiospermas A flor Existem várias morfologias para a flor. Têm como elementos: Pedicelo (pedúnculo) Receptáculo Verticilos florais Cálice Corola Androceu gineceu
Angiospermas A flor Cálice: conjunto de sépalas (geralmente verdes) Pétala Gineceu Corola: conjunto de pétalas Estame Androceu: formados pelos estames Receptáculo floral Gineceu: formado por um ou mais pistilos. Sépala Pedúnculo
Angiospermas A flor As pétalas e sépalas não participam diretamente da reprodução. Pétalas e sépalas estão relacionadas a atração de animais polinizadores. O conjunto cálicecorola forma formam o perianto.
Angiospermas A flor Estaminadas: flores que tem estames mas não tem pistilo. Pistiladas: tem pistilo e não têm estames.
Angiospermas A flor Monóicas: flores estaminadas e pistiladas estão em um mesmo indivíduo. Dióicas: se flores estaminadas estão em um indivíduo e as pistiladas em outro.
Angiospermas A flor As flores pedem estar agregadas formando inflorescências.
Angiospermas Estame O estame é uma folha modificada. É na antera que se desenvolve os grãos de pólen.
Angiospermas Pistilo O pistilo é formado por uma ou mais folhas modificadas. Pistilo
Angiospermas Ciclo de Vida
Angiospermas Grupos Dois principais grupos: monocotiledôneas e dicotiledôneas.
Angiospermas Importância Por se tratar de um grande grupo de plantas e produzir flores e frutos é utilizado: Na indústria alimentícia Agricultura Paisagismo Produção de cosmético Medicina, etc.
Bibliografia de Referência Lopes, S., Rosso, S. Bio: volume 3. 1 ed. Saraiva. Sã Paulo. 2010. Disponível em: http://thiagolinsnasc.wikidot.com/ensino