PEIXES
Evolução dos vertebrados PEIXES PULMONADOS AVES ÓSSEOS ANFÍBIOS RÉPTEIS CICLÓSTOMO PEIXES MAMÍFEROS CARTILAGINOSOS Peixe Primitivo (Lampreias e Feiticeiras)
Características gerais Exclusivamente de ambiente aquáticos (doce ou salgada); Respiração por brânquias, alguns por pulmões (pulmonados ou dipnóicos); Presença de nadadeiras (dorsal, peitoral, anal e caudal); Fecundação externa ou Fecundação interna (tubarões); Corpo coberto por escamas (proteção), além de secretar uma substância (muco) para deixar a pele escorregadia; Olhos e bolsas olfatórias (identificação ifi de substancias) e linha lateral (vibrações na água); Coração com duas cavidades (um átrio e um ventrículo); passa uma vez pelo coração;
Características gerais Os peixes são ectotérmicos, ou seja, dependem de fontes externas de calor para manter sua temperatura do corpo; Geralmente apresentam sexos separados, ou seja, machos e fêmeas;
Órgãos sensoriais Os principais órgão sensoriais: Olhos; Bolsas olfatórias; (Mecanismo localizado nas narinas e são muitos sensíveis a substâncias presentes na água). Linha lateral (Por onde os peixes sentem vibrações na água).
LINHA LATERAL Um órgão sensorial usado para detectar movimentos ao redor na água.
Sistema circulatório O sistema circulatório é diferente dos outros vertebrados, pois o sangue passa uma única vez pelo coração em cada ciclo. O coração dos peixes contém: Duas cavidades: Um átrio e um ventrículo.
Características gerais
Características gerais A diversidade dos peixes: Existem mais 25.000 espécies de peixes, que são classificados em: Peixes cartilaginosos (presença de esqueleto de cartilagens, sem tecido ósseo). Peixes ósseos (presença de esqueleto ósseo e cartilaginoso)
Os peixes cartilaginosos Peixes cartilaginosos: Contém cerca de 1.000 espécies desse grupo, distribuídos em águas doces e salgadas. Ex: Tubarões e raias. Principais características: Apresentam um esqueleto de cartilagem dura; Corpo recoberto por dentículos pequenos e nadadeiras rígidas; Não apresentam bexiga natatória e tendem a flutuar quando estão parados, esse problema é solucionado devido ao acúmulo de óleo pelo fígado. Por isso que muitos tubarões nadam incessantemente, afim de controlar sua flutuação na água. As brânquias se abrem em cinco ou seis orifícios i de cada lado da cabeça ou na região ventral, no caso das raias.
Os peixes cartilaginosos Peixes cartilaginosos (Principais características): Todos são carnívoros. Alimentam-se de peixes, crustáceos, lulas. Tubarão baleia alimentam-se de plânctons. Muitas espécies de raias alimentam-se de animais duros como moluscos e crustáceos. Apresenta fecundação interna Reprodução com fecundação interna e desenvolvimento direto. Modificação em uma nadadeira d (clásper) para a cópula; Modo de reprodução: Ovíparos; (Depósito de ovos no meio externo). Ovovivíparo.; (Ovo fica alojado no interior da mãe). Vivíparo. (Gestão interna no corpo na mãe).
Os peixes cartilaginosos Boca ventral; Não apresentam opérculo e bexiga natatória; Apresenta prega espiral no sistema digestivo, terminando em cloaca; Brânquias em 5 ou mais orifícios verticais de cada lado da cabeça;
Peixes ósseos Peixes ósseos: Há uma enorme diversidade (20 mil), vivem praticamente em todo tipo de ambiente aquático. Principais características: Apresentam esqueleto com ossos calcificados e cartilagens; Pele e mucosa revestida por escamas e as nadadeiras do corpo têm forma e posição variáveis; Apresentam bexiga natatória. Controlando o volume de gás contido dentro da bexiga, os peixes ósseos podem regular sua flutuação em diferentes profundidades. Isso permite uma movimentação com gasto mínimo de energia. Respiração feita por brânquias, de número variáveis, i ficam protegidas abaixo de um osso grande em forma de lâmina denominado opérculo.
Peixes ósseos Peixes ósseos (Principais características): Conseguem bombear a água para as brânquias através da boca e sai depois pela abertura branquial. Possuem alimentação variável: Carnívoras; Herbívoras; Onívoras; Na maior parte, os peixes ósseos apresentam sexos separados, fecundação externa, são ovíparos.
Anatomia dos peixes ósseos