Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT"

Transcrição

1 Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

2 Sorriso Pensante Autor: Ivan Cabral

3 Distribuição dos Vertebrados vs Invertebrados: 4,0% 96,0% Vertebrados Invertebrados

4 Principais características dos vertebrados: Esses animais são chamados de vertebrados por possuírem um esqueleto que proporciona um eixo de sustentação formado por: Crânio Uma caixa de ossos ou de cartilagem que abriga a maior parte do sistema nervoso central; Vértebras Estruturas ósseas ou cartilaginosas que forma a coluna vertebral, protegendo a medula espinhal, parte do sistema nervoso. Considerando a biodiversidade animal conhecida, apenas cerca de espécies conhecidas ou, aproximadamente, 4% são vertebrados; No Brasil, a riqueza de espécies de vertebrados, é umas das maiores do planeta.

5 Classes do filo Chordata: Super Classe dos PEIXES REPTILIA MAMMALIA AMPHIBIA AVES

6

7 Os peixes são os vertebrados mais abundantes da Terra: São conhecidas mais de espécies; Vivem nos oceanos, rios e lagos que cobrem cerca de 69% da superfície do planeta; Eles têm grande importância nos ambientes aquáticos, fazendo parte da cadeia alimentar. Morfologia: Normalmente têm o corpo alongado e hidrodinâmico; Presença de escamas; Nadadeiras que auxiliam a locomoção e nado; No corpo destes animais há o muco protetor que auxilia na hidrodinâmica, além de proteger o animais de patologias; Na grande maioria das espécies a respiração é branquial; Brânquias protegidas pelo opérculo (peixes ósseos).

8 Morfologia dos Peixes: linha lateral

9 Morfologia dos Peixes: Osteícte Condricte Opérculo protegendo as brânquias. Ausência de opérculo, possuem fendas branquiais. Aruanã-dourado Scleropages formosus Tubarão-de-seis-brânquias Hexanchus griseus

10 Peixes Agnatos ( sem mandíbula ): Formam um grupo pequeno: São conhecidas cerca de 40 espécies de lampreias e 15 espécies de feiticeiras; As lampreias são seres ectoparasitas e detritívoras; Já as feiticeiras são carnívoras e detritívoras; São animais ectotérmicos; Encontradas principalmente em água marinha, há espécies de água doce. a = sem gnato = mandíbula Morfologia: Possuem pele lisa; Boca circular; Ausência de escamas; A respiração acontece através de brânquias.

11 Feiticeira Lampreia

12 Peixes Condrictes (peixes cartilaginosos): Grupo dos cartilaginosos: Tubarões e arraias são exemplares deste grupo; São animais ectotérmicos; Esqueleto nunca é ossificado; Presença de alguns dos maiores e mais eficientes predadores da Terra; Praticamente todos são marinhos. Morfologia: Possuem nadadeiras pares ao logo do corpo; Possuem mandíbula; Presença de uma densa camada de escamas; A respiração acontece através das fendas branquiais.

13 Reprodução dos condrictes: Ovíparo Ovovivíparo

14 Peixes Osteíctes (peixes ósseos): Esses animais formam o grupo de vertebrados mais diversificado da Terra, com cerca de 20 mil espécies; Osteo = osso Ictes = peixes Há uma espécie de peixe pulmonado neste grupo, a piramboia, um peixe amazônico; A alimentação varia neste grupo, há espécies herbívoras e carnívoras, se alimentando de pequenos mamíferos. Todos são ectotérmicos; Quanto a reprodução, a maioria dos peixes ósseos possui uma fecundação externa, com gametas liberados no ambiente, e geralmente é ovípara; Os ovos são pequenos e dão origem a larvas chamadas de alevinos. Piramboia

15

16 Os Amphibios: amphi de um e outro lado bios vida

17 O grupo dos anfíbios: Os anfíbios se desenvolveram a partir de um grupo de antigos peixes, há cerca de 400 milhões de anos; A principal características dos anfíbios é a dependência da água para completar seu ciclo de vida: Precisam da água para: formação dos ovos, desenvolvimento nas fases iniciais e para a fecundação. Características que permitem identificar os animais pertencentes a este grupo: Pele úmida: sendo lisa, coberta por muco, fina, sem escamas, rica em vasos sanguíneos e glândulas. Os anfíbios atuais secretam toxinas pelas glândulas presentes na pele; Respiração cutânea: responsável por boa parte das trocas gasosas destes animais, na fase adulta, a respiração pela pele te o suporte da respiração pulmonar; Metamorfose: são alterações do corpo durante seu desenvolvimento da fase juvenil até a fase adulta.

18 O grupo dos anfíbios: Características que permitem identificar os animais pertencentes a este grupo: Ectotermia: são incapazes de regular a temperatura do corpo em relação a variações de temperatura ambiental, os anfíbios estão restritos a ambientes de temperatura quente e úmidas; Coração com três cavidades: há dois átrios e um único ventrículo. Ao ser bombeado o sangue rico em oxigênio se mistura com o sangue rico em gás carbônico.

19 Movimentando-se fora d água:

20 A respiração dos anfíbios: Fase Larval Fase Adulta

21 Transformações (metarmofose):

22 As ordens dos anfíbios: Ordem dos Anuros ( sem cauda ): Anfíbios sem caudas, a maioria podem medir de 2 a 12 centímetros; Presentes em todos os continentes, exceção da Antártida; Adaptações nas patas posteriores, do quadril e da coluna vertebral, que permitem a locomoção em saltos. Perereca Phyllomedusa hyponcondrialis Geralmente vivem sobre a vegetação, possuem olhos grandes, cintura fina e pernas longas, com projeções alongadas nas extremidades dos dedos. Sapo Rhinella marina Os sapos geralmente dão saltos curtos e tem pernas relativamente curtas. Alguns apresentam coloração forte, o que indica a presença de toxina. Rã Leptodactylus fuscus As rãs são geralmente aquáticas, com grandes pés dotados de uma membrana entre os dedos, que auxilia a natação.

23 As ordens dos anfíbios: Ordem dos Urodelos ( cauda visível ): Anfíbios de corpo alongado, com quatro patas e cauda longa; Geralmente aquáticos ou semiaquáticos; São animais carnívoros; A locomoção é feita com auxílio da cauda, serve como se fosse um leme, durante a natação; São aproximadamente 400 espécies, quase todas restritas ao hemisfério norte. Salamandra Salamandra salamandra Tritão Cynops orientalis

24 As ordens dos anfíbios: Ordem das Gimnofionas ou Ápodes ( nu semelhantes a cobra ): Trata-se do menor e menos conhecido grupo de anfíbios, reunindo animais chamados de cecília ou cobras-cegas; São animais que vivem sob o solo e se alimentam de formigas, cupins e minhocas as formas aquáticas se alimentam de larvas e ovos de outros animais; São aproximadamente 180 espécies. Anfíbios sem membros e de corpo alongado (adaptado a vida subterrânea), semelhante a de uma cobra, mas sem as escamas. Os olhos são atrofiados, e sentido mais importante nesses animais é o tato. Cobra-cega Amphisbaena trachura

25 Defesa contra predadores: Produção de toxinas: As espécies venenosas possuem substâncias capazes de intoxicar o predador que tentar comê-las. O veneno funciona, portanto, como uma forma contra seus predadores. Camuflagem: A pele do animal apresenta uma cor ou um desenho, muito semelhante a do ambiente em que ele vive. Assim o animal fica camuflado e passa despercebido em meio a paisagem. Coloração de advertência: Algumas espécies costumam ter a cores vivas e brilhantes, que servem de advertência aos predadores. Aquele animal que tentar predá-lo, corre o risco, de passar mal ou até morrer, assim evitará a predação do anfíbio. Glândulas Paratoides: No sapo, as glândulas produtoras de veneno, situam-se atrás dos olhos. Se algum predador tentar engoli-lo, a pressão na pele do sapo, fará esguichar um veneno que irá intoxicar o seu predador.

26

27 O corpo dos répteis ( reptare = rastejar): Atualmente os repteis ocupam ambientes terrestres e aquáticos e, embora no passado tenham existido répteis voadores, eles se extinguiram; Mandíbulas mais fortes que as dos anfíbios; Dentes e músculos mais desenvolvidos, favorecendo a captura de presas; A temperatura do corpo dos peixes, anfíbios e répteis, acompanha mais ou menos a temperatura do ambiente (ectotérmicos); Os répteis utilizam pouca água para eliminar toxinas, devido a isso, a urina se torna pastosa.

28 A pele dos répteis: Em vez de uma pele fina e com glândulas produtoras de muco, como nos anfíbios, nós répteis temos uma pele grossa, seca e impermeável; Com isto, há a eliminação da respiração cutânea e aprimoramento (evolução adaptativa) da respiração pulmonar, mais eficiente; Diminuição da dependência de estar próximo a água (há exceções); A queratina auxilia os répteis a terem uma pele impermeabilizada, diminuindo consideravelmente a desidratação para o meio.

29 A pele dos répteis:

30 A respiração dos répteis:

31 Sistema Circulatório: Dois átrios e um ventrículo (parcialmente dividido); Crocodilos e jacarés, possuem dois átrios e dois ventrículos, ou seja, quatro cavidades; Circulação dupla e incompleta, sendo assim, há a mistura de sangue arterial com o sangue venoso.

32 Os Quelônios: Entre os quelônios podemos encontrar: as tartarugas, os jabutis e os cágados; A maioria das espécies é herbívora e tem um casco, no dorso do corpo, que protege o corpo; Todos os quelônios são ovíparos, ou seja, o embrião se desenvolve dentro de um ovo fora do corpo da mãe; Eles não tem dentes, evolutivamente foram substituídos por um bico córneo; Os quelônios marinhos se alimentam, principalmente, de moluscos, mexilhões e caranguejos; Os jabutis comem frutas, verduras, legumes, insetos, minhocas e até camundongos; Os cágados se alimentam de peixes, plantas das margens dos rios, frutas quem caem nos rios, insetos e moluscos. Tartaruga-verde Cheloni amydas Cágado de barbicha Phrynops geoffroanus Jabuti Geochelone denticulata

33 Os Escamados: Entre os escamados encontramos: os lacertílios ou sáurios, que incluem os lagartos, as lagartixas e os camaleões; Cobra-de-duas-cabeças Tem também os anfisbenídeos, que incluem as cobras-de-duas-cabeças e os ofídios que são as serpentes; Todos eles têm o corpo coberto por escamas. Camaleão Serpentes Lagartixa

34 Os Crocodilianos: Entre os escamados encontramos: os crocodilos e jacarés; O corpo deles é coberto por escamas e placas ósseas, caudas longas e achatadas e todos são semiaquáticos; São carnívoros e passam boa parte do tempo dentro da água ou na beira dos rios; A cauda é usada como mecanismo de defesa no ambiente terrestre; Possuem as mordidas mais fortes do reino animal; Coração possui quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos). Jacaré Crocodilo Gaviais

35 Os Rincocéfalos: Esse grupo de réptil é representado por apenas duas espécies de tuataras, ambos vivendo em ilhas da Nova Zelândia; São animais com aparência semelhante à dos lagartos; Eles são terrestres, de hábito noturno e se alimentam de pequenos animais, especialmente de aves; Possuem uma fileira de escamas pontiagudas, ou espinhos, ao longo do dorso e da cauda. Rincocéfalos não será cobrado na avaliação.

36

PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS

PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS Prof. Biól. Ms. Leila Lucia Fritz Porto Alegre, Agosto de 2017. PEIXES Corpo Esqueleto interno com uma coluna vertebral esqueleto formado por ossos classe dos osteíctes. Exemplo:

Leia mais

Slide 1. A1 Adriana; 31/08/2017

Slide 1. A1 Adriana; 31/08/2017 A1 Slide 1 A1 Adriana; 31/08/2017 Peixes Cartilaginosos Peixes Ósseos GNATOSTOMADOS: apresentam mandíbulas. ECTOTÉRMICOS: temperatura do corpo varia com o ambiente. RESPIRAÇÃO BRANQUIAL: filamentos delicados

Leia mais

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas.

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. ANFÍBIOS QUEM SÃO? INTRODUÇÃO Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. Pernas sustentam e deslocam

Leia mais

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas.

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. ANFÍBIOS QUEM SÃO? INTRODUÇÃO Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. Pernas sustentam e deslocam

Leia mais

Revisão de Ciências 3 Trimestre 7 anos. Prof. José Roberto

Revisão de Ciências 3 Trimestre 7 anos. Prof. José Roberto Revisão de Ciências 3 Trimestre 7 anos Prof. José Roberto VERTEBRADOS CARACTERÍSTICAS GERAIS Animais vertebrados são todos aqueles que possuem como caracteristica principal, uma coluna vertebral. Animais

Leia mais

Revestimento corporal

Revestimento corporal Répteis Répteis Os répteis (do latim reptare, 'rastejar') abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram

Leia mais

CORDADOS P R O F. M A R I S T E L A F I S C H E R L U C E N A 2 ª S É R I E D O E N S I N O M É D I O

CORDADOS P R O F. M A R I S T E L A F I S C H E R L U C E N A 2 ª S É R I E D O E N S I N O M É D I O CORDADOS P R O F. M A R I S T E L A F I S C H E R L U C E N A 2 ª S É R I E D O E N S I N O M É D I O CORDADOS - CARACTERÍSTICAS GERAIS E DIVISÃO Cordados dividem-se em: PROTOCORDADOS: Destituidos de coluna

Leia mais

Filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes O agrupamento baseia-se no desenvolvimento embrionário,

Filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes O agrupamento baseia-se no desenvolvimento embrionário, Filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes O agrupamento baseia-se no desenvolvimento embrionário, principalmente, na nêurula, quando é possível identificar

Leia mais

EUCORDADOS (Vertebrados): possuem coluna vertebral e têm crânio com encéfalo.

EUCORDADOS (Vertebrados): possuem coluna vertebral e têm crânio com encéfalo. Cordados compreende animais adaptados para a vida aquática e terrestre. Dividem-se em: PROTOCORDADOS: destituídos de coluna vertebral e de caixa craniana EUCORDADOS (Vertebrados): possuem coluna vertebral

Leia mais

Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas.

Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram os primeiros vertebrados efetivamente

Leia mais

O início da conquista do ambiente terrestre

O início da conquista do ambiente terrestre ANFÍBIOS Anfíbios Os anfíbios não são encontrados no ambiente marinho, apenas na água doce e em ambiente terrestre. O nome do grupo, anfíbios (do grego, amphi - dos dois lados + bios = vida), foi dado

Leia mais

Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre.

Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Os Anfíbios Introdução Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Mantêm uma forte vinculação com a água e dela não se afastam, pois precisam manter a pele

Leia mais

Cordados I. Peixes, Anfíbios e Répteis. Cursinho Popular de Ensino Pré-Vestibular TRIU Pela popularização da universidade pública

Cordados I. Peixes, Anfíbios e Répteis. Cursinho Popular de Ensino Pré-Vestibular TRIU Pela popularização da universidade pública Cursinho Popular de Ensino Pré-Vestibular TRIU Pela popularização da universidade pública Cordados I Peixes, Anfíbios e Répteis Prof. Rafael Rosolen T. Zafred Revisão Peixes ; Anfíbios; Répteis; Aves;

Leia mais

P E I X E S. Quanto ao esqueleto:

P E I X E S. Quanto ao esqueleto: P E I X E S Quanto ao esqueleto: OSTEÍCTES Esqueleto ósseo EX.: Sardinha, Dourado, Cioba etc. CONDRÍCTES Esqueleto Cartilaginoso EX.: Tubarão, Raia etc. O Peixe por fora CIÊNCIAS NO DIA-A-DIA SITUAÇÃO

Leia mais

Filo Chordata (Cordados)

Filo Chordata (Cordados) Filo com animais mais complexos: inclui a espécie humana; Características gerais: -Triblásticos, celomados, deuterostômios, apresentam metameria (mais evidente na fase embrionária); Característica exclusivas

Leia mais

Herpetologia Estudo dos répteis. Prof. Pablo Paim Biologia

Herpetologia Estudo dos répteis. Prof. Pablo Paim Biologia Herpetologia Estudo dos répteis Prof. Pablo Paim Biologia Atualmente segundo a SBH são descritas para o Brasil 1026 espécies de anfíbios e 760 espécies de répteis. Anfíbios 988 Anuros; 1 Caudata; 33 Gymnophionas

Leia mais

Anfíbios Fisiologia Exercícios Curiosidades CLASSE AMPHIBIA. Biologia. C4 H14, 15, 16 Professor João

Anfíbios Fisiologia Exercícios Curiosidades CLASSE AMPHIBIA. Biologia. C4 H14, 15, 16 Professor João CLASSE AMPHIBIA Biologia C4 H14, 15, 16 Professor João Características gerais Classificação Características gerais Anfíbio = anfi + bio Dupla vida (desenvolvimento indireto: fase larval aquática e adulto

Leia mais

Atualmente são conhecidas mais de espécies atuais de animais vertebrados, com as mais diferentes formas e habitats.

Atualmente são conhecidas mais de espécies atuais de animais vertebrados, com as mais diferentes formas e habitats. III Unidade Definição Atualmente são conhecidas mais de 50000 espécies atuais de animais vertebrados, com as mais diferentes formas e habitats. Esses animais obtêm energia basicamente da alimentação e

Leia mais

OS VERTEBRADOS. Esses grupos são exemplos de animais que pertencem ao filo Chordata, os cordados.

OS VERTEBRADOS. Esses grupos são exemplos de animais que pertencem ao filo Chordata, os cordados. OS VERTEBRADOS Esses grupos são exemplos de animais que pertencem ao filo Chordata, os cordados. Os cordados dividem-se em: Urocordados: Cordados marinhos que podem viver isolados ou em colônias. Cefalocordados:

Leia mais

Reino Animalia 0 (Metazoa)

Reino Animalia 0 (Metazoa) Reino Animalia 0 (Metazoa) Filo Chordata (Parte II) Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ Chordata Triblásticos, celomados, deuterostômios e possuem simetria bilateral;

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 197 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Conhece

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 189 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Você

Leia mais

Os répteis, assim como os peixes e os anfíbios, são animais pecilotérmicos: a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente.

Os répteis, assim como os peixes e os anfíbios, são animais pecilotérmicos: a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente. Répteis Prof. lucasmarqui Os répteis (do latim reptare, 'rastejar') abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios.

Leia mais

ANIMAIS VERTEBRADOS PEIXES ANFÍBIOS RÉPTEIS AVES MAMÍFEROS

ANIMAIS VERTEBRADOS PEIXES ANFÍBIOS RÉPTEIS AVES MAMÍFEROS ANIMAIS VERTEBRADOS PEIXES ANFÍBIOS RÉPTEIS AVES MAMÍFEROS Os Cordados O Filo Chordata (ou Cordados) reúne uma grande diversidade de seres de formas e tamanhos variados, adaptados aos mais diversos ambientes.

Leia mais

Evolução dos vertebrados

Evolução dos vertebrados PEIXES Evolução dos vertebrados PEIXES PULMONADOS AVES ÓSSEOS ANFÍBIOS RÉPTEIS CICLÓSTOMO PEIXES MAMÍFEROS CARTILAGINOSOS Peixe Primitivo (Lampreias e Feiticeiras) Características gerais Exclusivamente

Leia mais

Professor Bruno Cacique

Professor Bruno Cacique FILO CORDADOS Professor Bruno Cacique CARACTERÍSTICAS GERAIS Triblásticos, Celomados, Deuterostômios com Simetria Bilateral. Presença da Notocorda; Fendas faringianas; Tubo nervoso dorsal. CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Ciências - 3º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Paula Jacinto N.: / /17 1) Cite cinco características gerais dos peixes. 2-Cite cinco características

Leia mais

Atividade de Recuperação Paralela

Atividade de Recuperação Paralela Atividade de Recuperação Paralela Nome: n.º Santos, de de 2017. Ano/Série: 2.ª Turma: Ensino: Médio Data de entrega: 25 / 09 / 2017 Valor: 10,0(dez) Prof. Ronaldo Disciplina: Biologia JUSTIFIQUE TODAS

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Conteúdo Recuperação do 3 Bimestre disciplina: Ciências - Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Diferenças entre esses seres vivos e importâncias

Leia mais

Filo Chordada (Cordados) Vitor Leite

Filo Chordada (Cordados) Vitor Leite Filo Chordada (Cordados) Vitor Leite Filo Chordata (Cordados) Características gerais: -Triblásticos, celomados, deuterostômios, apresentam metameria (evidente na fase embrionária); Características Exclusivas:

Leia mais

Filo Cordado. Apostila VII Unidade 24 a Características Embrionárias: 2- Caracterização Fisiológica: Característica

Filo Cordado. Apostila VII Unidade 24 a Características Embrionárias: 2- Caracterização Fisiológica: Característica 1- Características Embrionárias: Característica Tipo Simetria* Bilateral Tecidos Eumetazoa Tecidos embrionários Triblástico Celoma Celomado Origem do celoma Enterocelomado Blastóporo Deuterostômico Metameria

Leia mais

Reino Animalia 0 (Metazoa) Filo Chordata. Natália A. Paludetto

Reino Animalia 0 (Metazoa) Filo Chordata. Natália A. Paludetto Reino Animalia 0 (Metazoa) Filo Chordata Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ Reino Animalia Filos: 1) Porifera; 2) Cnidaria; 3) Platyhelminthes; 4) Nematoda;

Leia mais

REVISÃO DO FILO DOS CORDADOS. Biologia Professora: Maria Lucia Fensterseifer

REVISÃO DO FILO DOS CORDADOS. Biologia Professora: Maria Lucia Fensterseifer REVISÃO DO FILO DOS CORDADOS Biologia Professora: Maria Lucia Fensterseifer PROTOCORDADOS NOTOCORDA TUBO NERVOSO DORSAL FENDAS FARÍNGEAS ASCÍDIA = UROCORDADO (NOTOCORDA NA CAUDA DA FASE LARVAL) ANFIOXO

Leia mais

Os peixes representam a maior classe em número de espécies conhecidas entre os vertebrados. Acredita-se que os peixes tenham surgido por volta de 540

Os peixes representam a maior classe em número de espécies conhecidas entre os vertebrados. Acredita-se que os peixes tenham surgido por volta de 540 PEIXES Os peixes representam a maior classe em número de espécies conhecidas entre os vertebrados. Acredita-se que os peixes tenham surgido por volta de 540 milhões de anos atrás. Provavelmente, foram

Leia mais

A forma do corpo provavelmente evoluiu a partir de um tipo inicial semelhante ao das salamandras, nadando por ondulações do corpo e cauda.

A forma do corpo provavelmente evoluiu a partir de um tipo inicial semelhante ao das salamandras, nadando por ondulações do corpo e cauda. Silvestre A forma do corpo provavelmente evoluiu a partir de um tipo inicial semelhante ao das salamandras, nadando por ondulações do corpo e cauda. A mudança para um anfíbio saltador pode ser relacionada

Leia mais

Tetrápodes e a Conquista do Ambiente Terrestre

Tetrápodes e a Conquista do Ambiente Terrestre Tetrápodes e a Conquista do Ambiente Terrestre Formação dos Elementos de Apoio Conquista da Terra A transição da água para a terra é talvez o evento mais dramático da evolução animal. Podemos perceber

Leia mais

Dos vertebrados acima, o único que tem esqueleto cartilaginoso, sem tecido ósseo é: A) Tubarão. B) Tilápia. C) Sapo. D) Jacaré.

Dos vertebrados acima, o único que tem esqueleto cartilaginoso, sem tecido ósseo é: A) Tubarão. B) Tilápia. C) Sapo. D) Jacaré. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

Aula 4.4 - Os conquistadores do ambiente terrestre

Aula 4.4 - Os conquistadores do ambiente terrestre Aula 4.4 - Os conquistadores do ambiente terrestre Além do vegetais outros organismos habitavam o ambiente terrestre Organismos de corpo mole como moluscos e anelídeos Organismos com cutícula redução da

Leia mais

Abril Educação Vertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Vertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Vertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Qual é a principal característica que distingue os mamíferos dos demais seres vivos? Questão 2 Qual é a diferença entre

Leia mais

CLASSE REPTILIA SISTEMA TEGUMENTAR. Quem são eles??? Reptare=rastejar 14/02/2014 PRIMEIROS RÉPTEIS SURGIRAM HÁ: FILO CHORDATA

CLASSE REPTILIA SISTEMA TEGUMENTAR. Quem são eles??? Reptare=rastejar 14/02/2014 PRIMEIROS RÉPTEIS SURGIRAM HÁ: FILO CHORDATA FILO CHORDATA SUBFILOS: UROCHORDATA CLASSE REPTILIA CEPHALOCHORDATA VERTEBRATA CYCLOSTOMATA P. CARTILAGINOSOS P. ÓSSEOS AMPHIBIA REPTILIA AVES MAMMALIA PRIMEIROS RÉPTEIS SURGIRAM HÁ: 300 MILHÕES DE ANOS

Leia mais

Filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes O agrupamento baseia-se no desenvolvimento embrionário,

Filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes O agrupamento baseia-se no desenvolvimento embrionário, Filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes O agrupamento baseia-se no desenvolvimento embrionário, principalmente, na nêurula, quando é possível identificar

Leia mais

FILO CHORDATA Biologia Professor João

FILO CHORDATA Biologia Professor João FILO CHORDATA Biologia Professor João Características gerais Animais mais complexos em termos de estrutura e fisiologia; Adaptados a todos os ambientes do planeta; Apresentam, mesmo que apenas durante

Leia mais

Peixes. Prof. lucasmarqui

Peixes. Prof. lucasmarqui Peixes Os peixes, como todos nós sabemos, são animais que vivem apenas em ambientes aquáticos, tais como rios, lagos e mares. Esses animais apresentam diversas adaptações que permitem a sua sobrevivência

Leia mais

SUPERCLASSE PEIXES 2) CLASSE CONDRÍCTEIS PEIXES CARTILAGINOSOS

SUPERCLASSE PEIXES 2) CLASSE CONDRÍCTEIS PEIXES CARTILAGINOSOS PEIXES SUPERCLASSE PEIXES 2) CLASSE CONDRÍCTEIS PEIXES CARTILAGINOSOS Endoesqueleto cartilaginoso Espiráculos Boca ventral 5 a 7 pares de fendas branquiais Sem bexiga natatória Presença de cloaca Glândula

Leia mais

Cordados. Cauda pós-anal Notocorda Sistema Nervoso Dorsal Endóstilo Fendas faringianas

Cordados. Cauda pós-anal Notocorda Sistema Nervoso Dorsal Endóstilo Fendas faringianas Filo Chordata Cordados Cauda pós-anal Notocorda Sistema Nervoso Dorsal Endóstilo Fendas faringianas Características Gerais Triblásticos; Celomados; Deuterostômios; Simetria bilateral; Sistema digestório

Leia mais

Biologia Móds. 21/22 Setor 1423 Cordados Prof. Rafa

Biologia Móds. 21/22 Setor 1423 Cordados Prof. Rafa Biologia Móds. 21/22 Setor 1423 Cordados Prof. Rafa Características: Triblásticos Celomados ectoderme intestino mesoderme celoma cavidade corporal na mesoderme endoderme Características: Deuterostômios:

Leia mais

ANFÍBIOS Características

ANFÍBIOS Características Filo Cordados - Vertebrados Tetrápodas ANFÍBIOS Características Primeiros Tetrapodas Ichthyostega Primeiro anfíbio com características mais terrestres Viveu na Groelândia, no Devoniano superior Essencialmente

Leia mais

Diversidade Animal Objetivo Geral 7: Interpretar as caraterísticas dos organismos em função dos ambientes onde vivem.

Diversidade Animal Objetivo Geral 7: Interpretar as caraterísticas dos organismos em função dos ambientes onde vivem. Objetivo Geral 7: Interpretar as caraterísticas dos organismos em função dos ambientes onde vivem. Página 109 (antigo 30) Descritor 7.1. Apresentar exemplos de meios onde vivem os animais, com base em

Leia mais

Cor C da or do da s do Prof. Fernando Belan Prof. Fernand - BIOLOGIA MAIS o Belan

Cor C da or do da s do Prof. Fernando Belan Prof. Fernand - BIOLOGIA MAIS o Belan Cordados Cordados Prof. Fernando Fernando Belan Belan -- BIOLOGIA BIOLOGIA MAIS MAIS Prof. Introdução Protocordados (anfioxo e ascídia); Vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos); Simetria

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS 1) Classifique como verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) Os cientistas organizam os animais em grupos para

Leia mais

Tema da aula/lista de exercício: Cordados I: Peixes, Anfíbios e Répteis

Tema da aula/lista de exercício: Cordados I: Peixes, Anfíbios e Répteis Disciplina: Biologia Prof: Rafael Turma: TR 09/09/2016 Tema da aula/lista de exercício: Cordados I: Peixes, Anfíbios e Répteis 1. Qual dos grupos que seguem apresenta somente peixes cartilaginosos? a)

Leia mais

FILO CHORDATA. Anfioxo. Ascídia

FILO CHORDATA. Anfioxo. Ascídia FILOS ANIMAIS FILO CHORDATA O filo apresenta cerca de 50.000 espécies distribuídas entre protocordados e vertebrados. Protocordados cordados mais simples, pequenos e exclusivamente marinhos não são muito

Leia mais

Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados

Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados Plano de aula Zoo EF: Bolsistas de IC Chaiana Fernandez da Costa e Caroline Resende profª Lavínia Schwantes. Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados Aula destinada para: Ensino Fundamental 1 Objetivo:

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. exosqueleto epiderme invertebrados. répteis e peixes mamíferos derme. cutícula aves pele

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. exosqueleto epiderme invertebrados. répteis e peixes mamíferos derme. cutícula aves pele Conteúdo: Revestimento nos Vertebrados: Tipos FICHA DE TRABALHO 1 exosqueleto epiderme invertebrados répteis e peixes mamíferos derme cutícula aves pele O corpo dos animais vertebrados é revestido por

Leia mais

Biologia FILO CORDADOS

Biologia FILO CORDADOS CPMG- NADER ALVES DOS SANTOS Biologia FILO CORDADOS Prof. Weber FILO DOS CORDADOS Filo Chordata grandes animais existentes na Terra, dentre eles, o homem. Grande adaptação, diversos hábitos de vida, grande

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Revestimento nos Vertebrados: Tipos FICHA DE TRABALHO 1 exosqueleto epiderme invertebrados Conteúdo: Revestimento nos Vertebrados: Tipos FICHA DE TRABALHO 1 exosqueleto epiderme invertebrados

Leia mais

As cecílias são anfíbios, vermiformes, que não têm membros e que vivem enterradas.

As cecílias são anfíbios, vermiformes, que não têm membros e que vivem enterradas. Grupos de Anfíbios Das cerca de 3.500 espécies de sapos, rãs e pererecas catalogadas no mundo, mais de 600 ocorrem no Brasil. De acordo com a forma do corpo, os animais classificados como os anfíbios estão

Leia mais

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Níquel Náusea Autor: Fernando Gonsales Distribuição dos Invertebrados: 12,3% 87,7% Como são os artrópodes: O esqueleto destes animais é externo,

Leia mais

Sistema Classificação Lineano

Sistema Classificação Lineano Aristóteles Sistema Classificação Lineano Reino Animalia Filo Chordata Classe Mammalia Ordem Primatas Família Hominidae Gênero Homo Espécie Homo sapiens Século 18 Sistema Hierárquico Linneu Agrupamento

Leia mais

FILO CORDADOS. *Providos de nortocorda pelo menos na fase embrionária. *providos de fendas branquiais faringeanas pelo menos na fase embrionária.

FILO CORDADOS. *Providos de nortocorda pelo menos na fase embrionária. *providos de fendas branquiais faringeanas pelo menos na fase embrionária. FILO CORDADOS *Providos de nortocorda pelo menos na fase embrionária. *providos de fendas branquiais faringeanas pelo menos na fase embrionária. *Providos de tubo nervoso dorsal. SUB-FILO PROTOCORDADOS

Leia mais

PIBID Ciências Biológicas Escola Estadual Padre Balduino Rambo Oficina 8 - Título: PEIXES E ANFÍBIOS

PIBID Ciências Biológicas Escola Estadual Padre Balduino Rambo Oficina 8 - Título: PEIXES E ANFÍBIOS PIBID Ciências Biológicas Escola Estadual Padre Balduino Rambo Oficina 8 - Título: PEIXES E ANFÍBIOS Primeiramente o grande grupo será divido em duas salas. Enquanto uma sala trabalha anfíbios a outra

Leia mais

Que tal estudarmos os animais jogando um jogo bem legal? Vamos lá!!!! Siga as instruções abaixo e bons estudos!!!! INSTRUÇÕES

Que tal estudarmos os animais jogando um jogo bem legal? Vamos lá!!!! Siga as instruções abaixo e bons estudos!!!! INSTRUÇÕES Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: Que tal estudarmos os animais jogando um jogo bem legal? Vamos lá!!!! Siga as instruções abaixo e bons estudos!!!! INSTRUÇÕES Durante o jogo você terá que fazer

Leia mais

FILO CHORDATA. Cordados

FILO CHORDATA. Cordados FILO CHORDATA Cordados Cordados Notocorda Triblásticos Deuterostômios Simetria Bilateral Epineuro Celomados 2 Características presentes em todos os cordados: Notocorda; Fendas na faringe; Tubo nervoso

Leia mais

FILO CHORDATA (Cordados)

FILO CHORDATA (Cordados) FILO CHORDATA (Cordados) Chorda = cordão animais que possuem um cordão dorsal de sustentação Ocupam todos os ecossistemas 1. Características gerais Simetria bilateral Triblásticos Celomados Deuterostômios

Leia mais

Revisão de Ciências 3 Trimestre 7 anos

Revisão de Ciências 3 Trimestre 7 anos PARNAMIRIM - RN Revisão de Ciências 3 Trimestre 7 anos Prof. Roberto oliver. Moluscos Apresentam corpo mole; Ambientes aquáticos e terrestres; Maioria apresenta o corpo dividido em cabeça, pé e massa visceral.

Leia mais

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE 08 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP 0 Intenção sem ação é ilusão. Ouse fazer e o poder lhe será dado

Leia mais

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 AULA: 18.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III 2 REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Reino Animal 3 REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Apesar da grande diversidade, quase todos os animais

Leia mais

MAMÍFEROS. 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti

MAMÍFEROS. 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti MAMÍFEROS Capítulo 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MAMÍFEROS Aquáticos: Habitat: Mamíferos podem ser terrestres: Único mamífero que voa: Pelos Estratificada

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 60 CORDADOS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 60 CORDADOS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 60 CORDADOS ixação F ) Um aluno esquematizou um anfioxo, indicando, com legendas, os principais caracteres do 2 lo Chordata. p Indique a legenda que aponta o ERRO cometido

Leia mais

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 16 Animais cordados

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 16 Animais cordados Plano de Aulas Biologia Módulo 16 Animais cordados Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos 10 CAPÍTULO 1 1 e Os cordados compartilham características como serem animais celomados, triblásticos,

Leia mais

Características gerais

Características gerais Artrópodes Quem são? Muitas vezes, não percebemos a presença daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores variadas, que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeças ou aqueles que se locomovem

Leia mais

Sistemática tica Tradicional

Sistemática tica Tradicional Sistemática tica Tradicional Classe Reptilia Ordem Crocodilia crocodilos, gaviais, jacarés Ordem Chelonia jabutis, tartarugas,cágados Ordem Rhynchocephalia tuatara Ordem Squamata Subordem Ophidia ou Serpentes

Leia mais

Filo dos Cordados. Profª Janaina Q. B. Matsuo

Filo dos Cordados. Profª Janaina Q. B. Matsuo Profª Janaina Q. B. Matsuo Os Cordados possuem com exclusividade uma neurocorda dorsal de origem ectodérmica, fendas branquiais pares na faringe do embrião (no Homem originarão as cordas vocais), uma notocorda

Leia mais

Questão 2. Questão 4. Questão 3. 2 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre. Aluno(a):

Questão 2. Questão 4. Questão 3. 2 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre. Aluno(a): 2 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre Aluno(a): Questão - 1 Todos os representantes dos cordados apresentam, em pelo menos alguma etapa de seu desenvolvimento, quatro estruturas anatômicas

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ ANIMAIS INVERTEBRADOS 01- Conhecemos

Leia mais

RÉPTEIS. Adaptados para ambientes secos

RÉPTEIS. Adaptados para ambientes secos RÉPTEIS Adaptados para ambientes secos Os répteis, possuem maior independência da água no ambiente pois apresentam: pele impermeável, Excreção de ácido úrico fecundação interna, ovos amnióticos com casca

Leia mais

Características Gerais dos Cordados (Protocordados e Vertebrados)

Características Gerais dos Cordados (Protocordados e Vertebrados) Características Gerais dos Cordados (Protocordados e Vertebrados) Ocorrência, em pelo menos uma fase da vida de: Tubo Neural Dorsal Notocorda Fendas Branquiais na Faringe Classificação dos Cordados Cordados

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 185 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO O

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com p. 172 O que significa o termo Cordados? Quais os grupos que fazem parte

Leia mais

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Com muita alegria iremos iniciar nossos estudos sobre os moluscos! O Corpo dos Moluscos ( corpo mole ): Na cabeça há a rádula (uma espécie de

Leia mais

Características Gerais dos Cordados (Protocordados e Vertebrados)

Características Gerais dos Cordados (Protocordados e Vertebrados) Características Gerais dos Cordados (Protocordados e Vertebrados) Ocorrência, em pelo menos uma fase da vida de: Tubo Neural Dorsal Notocorda Fendas Branquiais na Faringe Classificação dos Cordados Cordados

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 185 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO O

Leia mais

ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS

ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS CURSO: Ciências Biológicas 3º Ano 2º semestre 10ª Aula Biologia de anfíbios (Ministrante: Profa. Dra. Virginia S. Uieda) Professores Responsáveis: Virgínia Sanches Uieda (Integral)

Leia mais

Cordados. Prof. Bruno Uchôa

Cordados. Prof. Bruno Uchôa Cordados Prof. Bruno Uchôa Cordados Filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes O agrupamento baseia-se no desenvolvimento embrionário, principalmente, na

Leia mais

Núcleo de Tecnologia Municipal NTM Curso: Introdução a Educação Digital. Ativdist 4 Slides MAMÍFEROS

Núcleo de Tecnologia Municipal NTM Curso: Introdução a Educação Digital. Ativdist 4 Slides MAMÍFEROS Núcleo de Tecnologia Municipal NTM Curso: Introdução a Educação Digital Cursista: Ingrid Hansen Meotti Ativdist 4 Slides MAMÍFEROS Mamíferos são todos os vertebrados de sangue quente cujas fêmeas produzem

Leia mais

ONGEP PRÉ-PROVA BIOLOGIA 2013

ONGEP PRÉ-PROVA BIOLOGIA 2013 ONGEP PRÉ-PROVA BIOLOGIA 2013 ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS PORÍFEROS Provável ancestral: protista flagelado Diploblásticos Sem celoma Sem diferenciação de tecidos Coanócitos Ambiente aquático CELENTERADOS

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 2º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 2º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1 GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 2º ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as

Leia mais

Filo dos Cordados Características gerais presentes pelo menos em uma fase da vida(embrionária):

Filo dos Cordados Características gerais presentes pelo menos em uma fase da vida(embrionária): Filo dos Cordados Características gerais presentes pelo menos em uma fase da vida(embrionária): Presença de notocorda (eixo dorsal de sustentação). Tubo nervoso dorsal. Fendas branquiais na faringe. Cauda

Leia mais

01- Após ler o poema, sublinhe no texto o nome de um animal vertebrado, e de um animal invertebrado e em seguida, preencha a tabela:

01- Após ler o poema, sublinhe no texto o nome de um animal vertebrado, e de um animal invertebrado e em seguida, preencha a tabela: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= TEXTO 1 ALMA PANTANEIRA [...] Pantanal de tantas

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 7 o Ensino Fundamental Professores: Bernardo Dias e Danielle Ornelas

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 7 o Ensino Fundamental Professores: Bernardo Dias e Danielle Ornelas Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 7 o Ensino Fundamental Professores: Bernardo Dias e Danielle Ornelas Ciências Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6

Leia mais

Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos Darcy Vargas CIÊNCIAS REINO ANIMAL VERTEBRADOS

Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos Darcy Vargas CIÊNCIAS REINO ANIMAL VERTEBRADOS Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos Darcy Vargas CIÊNCIAS REINO ANIMAL VERTEBRADOS 1 REINO ANIMAL Os animais compõem um reino com mais de um milhão de espécies. No entanto, fósseis encontrados

Leia mais

Que expressão citada no poema nos remete aos invertebrados?

Que expressão citada no poema nos remete aos invertebrados? Que expressão citada no poema nos remete aos invertebrados? Poeta invertebrado J.J. Leandro Invertebro o Poeta E flexibilizo o verso. Uma conversão necessária Para de agora em diante Todo poeta Ser mais

Leia mais

5. DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II

5. DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II CIÊNCIAS 5 DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II 1 Fósseis são restos ou vestígios de seres vivos do passado que foram preservados em materiais como rochas ou resinas de plantas a) Analise as fotos de fósseis a seguir

Leia mais

Equinodermas e Protocordados 2ª parte

Equinodermas e Protocordados 2ª parte COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Equinodermas e Protocordados 2ª parte Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com O que significa o termo Cordados?

Leia mais

CORDADOS. Professora Lígia Cazarin

CORDADOS. Professora Lígia Cazarin CORDADOS Professora Lígia Cazarin CARACTERÍSTICAS GERAIS Eucariontes Domínio Animais Reino Cordados Filo CARACTERÍSTICAS GERAIS: NOTOCORDA - (ao menos na fase embrionária) sendo que nos euvertebrados,

Leia mais

AS CÉLULAS ORGANIZAM-SE EM TECIDOS

AS CÉLULAS ORGANIZAM-SE EM TECIDOS AS CÉLULAS ORGANIZAM-SE EM TECIDOS AS CÉLULAS ORGANIZAM-SE EM TECIDOS 1 AS CÉLULAS ORGANIZAM-SE EM TECIDOS Um grupamento de células diferenciadas e especializadas na execução de certa função denomina-se

Leia mais

ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS CURSO: Ciências Biológicas 3º Ano 2º semestre

ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS CURSO: Ciências Biológicas 3º Ano 2º semestre ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS CURSO: Ciências Biológicas 3º Ano 2º semestre 6ª Aula 2ª Parte Vida no ambiente terrestre (Ministrante: Profa. Dra. Virginia S. Uieda) Professores Responsáveis: Virgínia Sanches

Leia mais

Locomoção dos animais

Locomoção dos animais Locomoção dos animais Página 42 1. A locomoção 1.1 O que é a locomoção? A locomoção é a capacidade que a maioria dos animais tem de se deslocar no meio onde vivem. Os animais estão adaptados à locomoção

Leia mais