DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

Documentos relacionados
Direito Penal. Estelionato e Receptação

TEMA: Aumento das Penas e Crime Hediondo para Corrupção de Altos Valores (arts. 5º, 3º e 7º do PL) MEDIDA 3 (Versão 05/11/16 às 10:40)

Algumas questões tiveram um nível relativamente elevado, considerando o cargo a que destinadas. Contudo, não vejo possibilidade de recurso.

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco

22 de setembro de 2015 Belo Horizonte Luciano Nunes

Conclusão Peças de informação e outros procedimentos investigatórios

Conteúdo: Procedimento na Lei de Drogas (Lei /06). Procedimento nos Crimes contra a Propriedade Material.

AULA 11. Aproveitando essa questão de exaurimento, vamos estudar algumas peculiaridades:

Procedimento sumário.

Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação)

3- Qual das seguintes condutas não constitui crime impossível?

(...) SEÇÃO III DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DO SISTEMA INFORMÁTICO

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318)

DESISTÊNCIA ARREPENDIMENTO

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados

MEDICINA LEGAL MARIO JORGE TSUCHIYA

Crimes Contra a Administração Pública

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

Direito Administrativo e Constitucional

EDUARDO FARIAS DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL

PONTOS INICIAS: Procedimentos a) COMUM: a.1) Ordinário (395/405) pena máxima igual ou sup. a 4 anos

Direito Penal. Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) Professor Joerberth Nunes.

PONTO 1: LAVAGEM DE DINHEIRO 1. LAVAGEM DE DINHEIRO. Lei nº 9.613/98. Gerações: lavagem está sempre relacionada a outro crime.

LEGISLAÇÃO ESPECIAL: DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública

Sumário MANDAMENTOS PARA A APROVAÇÃO CONHEÇA E RESPONDA A PROVA

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO DA IDEIASNET S.A.

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

Processo Penal. Professor Luiz Lima CONCURSO TJSP - VUNESP

IUS RESUMOS. Inquérito Policial Parte II. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante

MANDAMENTOS PARA A APROVAÇÃO CONHEÇA E RESPONDA A PROVA

ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL. Prof. Joerberth Pinto Nunes. Crimes contra a Administração Pública

Pós Penal e Processo Penal. Legale

TJ - Exercícios Direito Penal Exercícios Emerson Castelo Branco

SECÇÃO III - Prestação de trabalho a favor da comunidade e admoestação

Direito Penal. Penas privativas de liberdade. Dosimetria da pena privativa de liberdade Noções gerais. Prof.ª Maria Cristina

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

Procedimento comum ordinário.

DIREITO PENAL. 1) Princípios Penais Fundamentais:

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes

Direito Processual Penal

CONCEITO NATUREZA DO INQUÉRITO POLICIAL

CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA

DIREITO PROCESSUAL PENAL

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

MAICOL COELHO DIREITO PENAL MILITAR

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Penal. Período:

7/4/2014. Multa Qualificada. Paulo Caliendo. Multa Qualificada. Paulo Caliendo. + Sumário. Multa Qualificada. Responsabilidade dos Sócios

DEFINIÇÃO DE HEDIONDO E A CF/88

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Transcrição:

DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

PRINCÍPIOS Legalidade: Somente a lei, elaborada na forma que a Constituição permite, pode determinar o que é crime e indicar a pena cabível. Taxatividade: As leis que definem crimes devem ser precisas, marcando exatamente a conduta que objetivam punir. Assim, em nome do princípio da legalidade, não podem ser aceitas leis vagas ou imprecisas, que não deixam perfeitamente delimitado o comportamento que pretendem incriminar.

CONCEITO DE CRIME Conceito Material: É a violação de um bem penalmente protegido. (Cf. José Frederico Marques, Tratado de direito penal, Saraiva, 1956, v.2, p.18.) Conceito analítico: Crime é um fato típico, antijurídico e culpável (doutrina majoritária).

DOS CRIMES CONTRA A PESSOA Homicídio simples Art.121. Matar alguém: Pena reclusão, de 6 (seis) a 20 (vinte) anos. Homicídio qualificado 2º Se o homicídio é cometido: I mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; Pena reclusão, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos.

ESTELIONATO E FRAUDE CONTRA SEGUROS Art. 171. Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - Reclusão, de um a cinco anos, e multa. 2º Nas mesmas penas incorre quem: V - Destrói, total ou parcialmente, ou oculta coisa própria, ou lesa o próprio corpo ou a saúde, ou agrava as conseqüências da lesão ou doença, com o intuito de haver indenização ou valor de seguro.

DELITOS CORRELATOS Falsificação de documento público Art. 297 - Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro: Pena - reclusão, de dois a seis anos, e multa. Falsificação de documento particular Art. 298 - Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa.

DELITOS CORRELATOS Falsidade ideológica Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.

DELITOS CORRELATOS Comunicação falsa de crime ou de contravenção Art. 340 - Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

DELITOS CORRELATOS INCÊNDIO QUALIFICADO Art. 250 - Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem: Pena - reclusão, de três a seis anos, e multa. Aumento de pena 1º - As penas aumentam-se de um terço: I - se o crime é cometido com intuito de obter vantagem pecuniária em proveito próprio ou alheio;

CONCURSO APARENTE DE NORMAS Ocorre o concurso aparente de normas, quando a prática delituosa única se amolda a várias normas repressivas, mas estas possuem entre si relação de hierarquia ou dependência, de forma que somente uma é aplicável. Diz-se aparente porque só seria real se a ordem jurídica não resolvesse a questão. Quando há pluralidade de fatos não se fala em concurso aparente de normas, pois a questão é de concurso material de crimes. SOLUÇÃO: Princípios Especialidade, subsidiariedade e consunção.

CRIMES CONTRA O CONSUMIDOR Lei nº 8078/90 Art. 66 Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços: Pena Detenção de três meses a um ano e multa. 1º - Incorrerá nas mesmas penas quem patrocinar a oferta. 2º - Se o crime é culposo: Pena Detenção de um a seis meses ou multa.

CRIMES CONTRA O CONSUMIDOR Lei nº 8078/90 Art. 70 Empregar, na reparação de produtos, peças ou componentes de reposição usados, sem autorização do consumidor: Pena Detenção de três meses a um ano e multa. Art. 72 Impedir ou dificultar o acesso do consumidor às informações que sobre ele constem em cadastros, banco de dados, fichas e registros: Pena Detenção de seis meses a um ano ou multa.

-Tráfico ilícito de substâncias entorpecentes ou drogas afins; -Terrorismo e seu financiamento; -Contrabando ou tráfico de armas, munições ou material destinado à sua produção; -Extorsão mediante seqüestro; -Contra a Administração Pública, inclusive a exigência, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, de qualquer vantagem, como condição ou preço para a prática ou omissão de atos administrativos; -contra o sistema financeiro nacional; -praticado por organização criminosa. -praticado por particular contra a administração pública estrangeira. Ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal. Qualquer crime ou contravenção penal podem produzir produtos aptos a abastecer a lavagem de capitais. ANTIGA LEI N. 9.613/98 ROL TAXATIVO NOVA LEI N. 9.613/98, com as alterações da Lei n. 12.683/12.

PROCEDIMENTOS INQUÉRITO POLICIAL (Artigo 4º e seguintes do Código de Processo Penal): É todo procedimento policial destinado a reunir os elementos necessários à apuração da prática de uma infração penal e de sua autoria. Início: De ofício, por ato da Autoridade Policial; Requisição do Magistrado ou Ministério Público; Requerimento da Parte. Prazo: 10 dias caso o indiciado esteja preso ou 30 dias quando solto (prazo prorrogável) Encerramento: Relatório final

PROCEDIMENTOS Análise do Ministério Público: - Denúncia; - Requisição de novas diligências, imprescindíveis para o oferecimento da denúncia; - Arquivamento (Ressalva artigo 18 do CPP). -Artigo 28 do CPP: Remessa ao Procurador-Geral

PROCEDIMENTOS (Rito Ordinário) - Recebimento da denúncia; -Citação e Resposta à acusação; - Análise das causas de absolvição sumária (excludente de ilicitude, excludente de culpabilidade, extinção da punibilidade e atipicidade). - Confirmação do recebimento da denúncia - Audiência una, podendo ser desmembrada -Alegações finais / Memoriais -Sentença

PROCEDIMENTOS Lei nº 9.099/95 -Aplica-se às contravenções penais e delitos de menor potencial ofensivo (pena mínima não superior a dois anos) - Audiência de tentativa de conciliação - Proposta de transação penal -Oferecimento de denúncia oral e proposta de suspensão condicional do processo -Extinção da punibilidade