481040 - Programador/a de Informática UFCD - 0770 Dispositivos e periféricos Sessão 4
SUMÁRIO Memórias Primárias RAM ROM Cache
Comunicam diretamente com o processador; Armazenam pequenas quantidades de informação; Tipos de Memórias Primárias: Memória RAM; Memória ROM; Memória Cache;
Memória RAM (Random Access Memory): Permite escrita, leitura, alteração e eliminação da informação. É volátil. Acesso aleatório.
Memórias MEMÓRIA RAM Primárias Tipos de Memória RAM quanto à forma física: Módulo DIP (Dual In-Line Package). Módulo SIMM (Single In-Line Memory Module): 30 Contactos; 72 Contactos; Módulo DIMM de 168 Contactos (Double In-Line Memory Module); Módulo DIMM de 194 contactos;
Tipos de RAM quanto à forma física Módulo DIP (Dual In-Line Package) Usado nos PC s antigos (286 e 386); Os módulos eram soldados na Motherboard; Impossibilidade de acrescentar ou substituir módulos;
Tipos de RAM quanto à forma física Módulo SIMM (Single In-Line Memory Module): 30 Contactos; 72 Contactos; Usado nos PC s com microprocessadores 486 e Pentium; Os módulos são encaixados em slots disponíveis na Motherboard;
Tipos de RAM quanto à forma física Módulo DIMM (Double In-Line Memory Module): 168 Contactos; 184 Contactos; Usado nos Notebook. São usados os dois lados do módulo.
Tipos de RAM quanto à forma física Módulo SODIMM (Double In-Line Memory Module): 72 Contactos; 144 Contactos; São utilizados em portáteis. Capacidade de armazenamento de 2 MB até 256 MB.
Tipos de Memória RAM quanto à Tecnologia: DRAM (Dynamic RAM) Módulos SIMM FPM RAM (Fast Page Mode RAM) Módulos SIMM SDRAM (Sychronous Dynamic RAM) Módulos DIMM 168 contactos DDR (Double Data Rate) - Módulos DIMM 184 contactos DDR II (Double Data Rate) - Módulos DIMM 240 contactos DDR III (Double Data Rate) - Módulos DIMM 240 contactos SODIMM (Small Outline DIMM) Módulos DIMM 73, 100, 144 e 200
Tipos de RAM quanto à Tecnologia DRAM (Dynamic RAM) Módulos SIMM Mais Barata; Mais lenta tempos de acesso de 80 a 150 ns (nonossegundos bilionésimo de segundo)
Tipos de RAM quanto à Tecnologia FPM RAM No final dos anos 80 surgiu a FPM-RAM (Fast Page Mode Ram). Possuía 30 pinos; Utilizados em PC s 386, 486; Tempos de acesso de 70 ns;
Tipos de RAM quanto à Tecnologia SDRAM Utilizados em microprocessadores Pentium I e II; Trabalho sincronizado com os ciclos de relógio da placa mãe sem tempos de espera. É tão rápida como a placa mãe; Tempos de acesso de 15 a 6 ns Utiliza 168 contactos.
Tipos de RAM quanto à Tecnologia DDR RAM Utilizados em microprocessadores Pentium III e IV; Executa 2 acessos durante um ciclo de máquina; Consegue duplicar a taxa de transferência de uma memória do tipo SDRAM Ex: módulo DDR a 266 Mhz trabalha a 133Mhz, mas como trabalha 2 vezes, o desempenho é equivalente; Utiliza um módulo com 184 contactos
Tipos de RAM quanto à Tecnologia DDR II Evolução DDR; Consomem menos energia; Utiliza um módulo com 240 contactos.
Tipos de RAM quanto à Tecnologia DDR III Evolução DDR II; Consomem menos energia (1,8V para 1,5V); Maior taxa de transmissão (passou de um máximo de 800 Mbps para 1600 Mbps) Utiliza um módulo com 240 contactos.
Tipos de RAM quanto à Tecnologia SODIMM São utilizadas para portáteis devido às suas dimensões reduzidas; Apresentam as mesmas características das memórias de maiores dimensões; Podem ter módulo com 72, 100, 144 e 200 contactos, sendo as de 144 e 200 as mais recentes utilizando as tecnologias DDR2 e DDR3.
Funcionamento da Memória A memória é constituída por centena de milhares de pequenos condensadores que armazenam cargas. Quando está carregado, o estado lógico do condensador é igual a 1, no caso contrário é 0, o que significa que cada condensador representa um bit da memória.
Funcionamento da Memória Cada ponto memória é chamado de endereço de memória e correspondente a um número de linha (row) e um número de coluna (column). O acesso à memória não é instantâneo e efetua-se durante um prazo chamado tempo de acesso ou de latência.
Tipos de RAM quanto à Tecnologia Tempo de Acesso da Memória RAM (Latência), Wait State (WS) O tempo de acesso da memória, ou latência, é o tempo que RAM gasta para encontrar um dado dentro dela. O desempenho de um computador é influenciado pela latência da memória porque quando é necessário aceder a um dado que o processador necessita na memória RAM, se a memória leva algum tempo a responder, logo o processador tem de esperar esse tempo pela resposta da RAM. O tempo de espera pela memória deve ser configurado no Setup e é denominado Wait State (WS).
Tipos de RAM quanto à Tecnologia Tempo de Acesso da Memória RAM (Latência), Wait State (WS) Quanto mais baixos forem os tempos de espera, mais rápidas são as memórias.
Tipos de RAM quanto à Tecnologia Tempo de Acesso da Memória RAM (Latência), Wait State (WS) Cuidados a ter na configuração: 1º Caso Se configurar-mos no Setup um tempo menor do que a memória realmente necessita para aceder aos dados, resulta no seguinte problema: O barramento após ordem dada pelo processador solicita os dados à RAM e aguarda menos tempo do que o necessário pela resposta da RAM e não devolve os dados solicitados ao processador.
Tipos de RAM quanto à Tecnologia Tempo de Acesso da Memória RAM (Latência), Wait State (WS) Cuidados a ter na configuração: 2º Caso Se o tempo configurado no Setup for maior do que o tempo necessário que a memória precisa para encontrar os dados solicitados então, o sistema perde em desempenho pois, o barramento vai ficar a aguardar tempo a mais mesmo depois de ter recebido os dados solicitados à RAM.
Memórias MEMÓRIA ROM Primárias Memória ROM (Read Only Memory): Memória apenas leitura de informação. Memória permanente. Armazena as instruções básicas sobre o hardware do computador: Rotinas de arranque; Rotinas de testes de dispositivos de hardware;
Memórias MEMÓRIA ROM Primárias A Memória ROM é constituída por 3 tipos de programas: BIOS POST SETUP.
Memórias MEMÓRIA ROM Primárias A Memória ROM é constituída por 3 tipos de programas: BIOS Software armazenado num Ship que se encontra na Motherboard e onde guarda a informação referente ao hardware da máquina.
Memórias MEMÓRIA ROM Primárias A Memória ROM é constituída por 3 tipos de programas: POST Auto teste de inicialização, ou seja executa um diagnóstico de todo hardware instalado. Identifica a configuração instalada, inicializa os circuitos periféricos ligados à motherboard, inicializa o vídeo, testa o teclado, carrega o sistema operativo para a memória, entrega o controlo do microprocessador ao sistema operativo.
Memórias MEMÓRIA ROM Primárias A Memória ROM é constituída por 3 tipos de programas: SETUP Programa de configuração do hardware do computador. Essa configuração pode ser feita manualmente pelo utilizador, através da escolha de várias opções num interface próprio.
Memórias MEMÓRIA ROM Primárias A Memória ROM é constituída por 3 tipos de memórias segundo a forma de gravação: PROM (Programmable Read Only Memory) a informação pode ser gravada uma só vez através de um equipamento especial fundindo fusíveis internos à memória. EPROM (Erasable and Programmable ROM) Pode-se gravar e apagar várias vezes. A programação é feita através de cargas eléctricas. A eliminação do programa faz-se expondo a memória a raios ultravioleta. EEPROM (Electricaly EPROM) Podem ser gravadas electronicamente sem as retirar do seu local na placamãe.
Memórias MEMÓRIA CACHE Primárias A Memória Cache é encontrada em dois tipos: Memória Cache L1 Capacidade pode ir até aos128 KB; Presente dentro do microprocessador; Memória cache L2 Presente na placa mãe entre 256 KB e os 512 KB Presente dentro do processador (processadores recentes) - 512 KB e os 8 MB.
MEMÓRIA CACHE Memória Cache: Permite que o processador não fique subutilizado quando envia muitos dados para a memória RAM. É construída com circuitos muito rápidos, capazes de executar operações a uma velocidade compatível com a velocidade do processador. CPU Cache RAM