Uma Nova Visão de Gestão

Documentos relacionados
Mapeamento de demandas e propostas

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM

JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político.

Comunicação Sistema CNDL

PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1

Conhecimento Específico

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INTERNA DA UNIMED CAMPO GRANDE Núcleo de Comunicação e Marketing agosto de 2016

licenciamento de produtos

METODOLOGIA DE TRABALHO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS

Proposta de Prestação de Serviços de Consultoria em Marketing Digital

A PLATAFORMA MAIS PODEROSA PARA REALIZAR WEBINARS, EVENTOS E TREINAMENTOS.

Painel de Contribuição Núcleo Socioambiental - NSA (Dezembro/2015)

POSSUI ACESSO A INTERNET.

MÍDIA KIT A mais completa revista de Gestão e Vendas do Brasil!

PESQUISA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NO BRASIL

Plano de Comunicação e Marketing

Pós-clique. em automações. Guia de configuração do pós-clique na automação de campanhas

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão.

Diretriz Nacional de Comunicação. Sistema Unimed

Números 2015 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 02/2016

Plano Anual de Atividades Museu do Futebol. PRONAC n

A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO USINA CORURIPE

Conheça as opções de publicidade no Grêmio Náutico União. Contato Staniara Kniphoff Relação com Investidores (51)

MEDIA KIT

Formamos um grupo de empresas de soluções estratégicas de comunicação e tecnologia.

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7. Temas: Jornalismo

GESTÃO. Prof. Georgheton Melo Nogueira Reitor. Profª. Dayana Melo Nogueira Prates Vice-Reitora

Manual Utilização. Sistema de Jobs

A prática da Assessoria de Imprensa na UNIRON 1

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

a construção conectada MÍDIA KIT - ABR 2018

V Encontro Regional Governador Valadares

Guia de Mobilização da Campanha

1. TUTORIAL DE COMO CRIAR CAMPANHAS NO MARKKIT

Transcrição:

Uma Nova Visão de Gestão Fluminense Football Club CENÁRIO Em março de 2011, a FSB assumiu a comunicação interna do Fluminense Football Club para um período de um ano. Os únicos veículos dirigidos ao público interno eram murais obsoletos e um boletim on-line restrito aos gestores. O clube nunca teve equipe de comunicação interna. A FSB destacou dois jornalistas e um designer para o trabalho, que contou com o apoio de dois fotógrafos do Fluminense indicados pela comunicação. O investimento nos produtos ficou a cargo do cliente. DESAFIOS Era preciso implantar a comunicação com sócios e conselheiros, transmitindo o momento de mudança do clube, que vinha de uma imagem desgastada por não honrar os seus compromissos, a exemplo da maioria dos times de futebol. ESTRATÉGIAS Para reforçar a ideia de uma gestão moderna e transparente, três ações foram definidas: a criação de canais permanentes de prestação de contas; a revitalização dos veículos existentes (murais e boletim on-line); e o combate à poluição visual no clube. PLANEJAMENTO

Além de um plano de comunicação interna, foi feito um processo de imersão com 15 entrevistas e duas visitas ao Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém. O objetivo foi mapear as principais necessidades do clube e iniciar o estabelecimento de um fluxo de informação. Esta etapa foi fundamental para ratificar as estratégias, entender melhor o cliente e iniciar o relacionamento com as fontes, não apenas os gerentes. A FSB também passou a acompanhar as reuniões do Conselho Deliberativo, responsável por aprovar as decisões do Conselho Diretor. O QUE FOI FEITO Devido ao forte movimento de sócios na internet, boa parte das ações foi pensada para a rede: a criação de um novo boletim interno on-line; da newsletter Direto das Laranjeiras ; e de uma página voltada aos sócios no site oficial; além do envio de comunicados extras, programação social e mensagens do presidente por meio de e- mail marketing. Na sede, em Laranjeiras, foi distribuído um balanço anual da administração; os murais foram revitalizados; combateu-se a poluição visual; e foram instaladas caixas para coletar sugestões dos sócios, em parceria com a Ouvidoria. Novo boletim interno Além de prestar contas das decisões do Conselho Diretor, uma exigência estatutária do clube, o boletim passou a ter outra importante função, identificada na fase de imersão: a integração dos departamentos. A FSB ampliou a distribuição, restrita aos gestores, para conselheiros e tornou o conteúdo mais atrativo, com menos cara de Diário Oficial. A primeira edição foi enviada no dia 4 de abril de 2011. O modelo propõe uma inovação. Por e-mail, o público recebe um teaser para acessar o boletim na internet, o que permite a exploração de recursos como vídeo, áudio, galeria de imagens e animação. No modelo anterior, produzido pela equipe de marketing, o boletim chegava no corpo do próprio e-mail.

Newsletter Direto das Laranjeiras Os sócios passaram a receber uma newsletter mensal, enviada no mesmo modelo do boletim. O conteúdo não se restringe ao clube social, já que 70% dos sócios são torcedores. A primeira edição foi enviada no dia 4 de maio de 2011. A criação das seções Por dentro de Xerém e FluOlímpico foram demandas identificadas na fase de imersão. O objetivo foi integrar departamentos menos badalados num clube mais identificado com o futebol profissional. As duas seções também foram reproduzidas nos murais.

Comunicados extras e site A comunicação pela internet não fica restrita à newsletter. Ao longo do mês, comunicados extras, mensagens do presidente e programação social são enviados por e-mail. No novo site do Fluminense, desenvolvido pela FSB, foi criada uma página do Social para a publicação das reportagens factuais de impacto na vida do sócio.

Murais e combate à poluição visual A equipe da FSB encontrou 25 murais nas áreas externas do clube. A poluição visual era um problema, já que a produção e a afixação do conteúdo eram descentralizadas, feita por 12 setores. Não estava claro para o sócio o que encontrar em cada mural, pois não havia definição sobre o que cada um comunicava. A informação era espalhada de forma desordenada, devido ao falso entendimento de que a

comunicação eficiente tinha que ser espalhada em todo lugar. Além disso, havia murais ociosos e com conteúdos próprios de placas. Após um estudo, foram retirados 16 murais. Os equipamentos restantes foram substituídos por modelos padronizados, e mais dois murais foram instalados, totalizando 11. Sete deles foram setorizados. Os demais, em pontos estratégicos, funcionam como um Jornal Mural, com seções e conteúdos semanais. O layout dos cartazes foi padronizado pelo designer. Um comunicado interno da Presidência respaldou o trabalho, proibindo a afixação de qualquer conteúdo no clube sem o conhecimento da equipe de comunicação. Priorizou-se a veiculação nos murais.

Balanço anual Para os sócios que frequentam a sede, foi consolidado um balanço da administração em 2011. A tiragem foi de dois mil exemplares, e uma versão em PDF também foi disponibilizada no site e no Facebook oficial. Caixas de sugestão A única forma de contato dos sócios com a gestão era por meio da página da Ouvidoria, que tinha pouca visibilidade para os associados. Por isso, a FSB elaborou, em parceria com o órgão, o projeto das caixas de sugestão, instaladas em pontos estratégicos. Aproveitou-se a oportunidade para reformular a marca da Ouvidoria.

RESULTADOS Os produtos da comunicação interna foram elogiados pelos sócios na internet e por e- mail. A newsletter já atingiu mais de 2.200 visualizações únicas. É um número relevante, considerando os sócios que participam da vida política do clube, e que tende a aumentar com a ampliação do cadastro pelo Fluminense. O site Social demonstrou ser uma demanda dos associados e registra quase 60 mil visualizações por mês, atrás somente do site do Futebol. Os murais, mais modernos, com conteúdo padronizado e atualização regular, passaram a ser lidos. E as caixas de sugestão dos sócios recebem até cem mensagens por mês. Algumas dessas ideias se transformaram em benfeitorias para o clube.