Uma Nova Visão de Gestão Fluminense Football Club CENÁRIO Em março de 2011, a FSB assumiu a comunicação interna do Fluminense Football Club para um período de um ano. Os únicos veículos dirigidos ao público interno eram murais obsoletos e um boletim on-line restrito aos gestores. O clube nunca teve equipe de comunicação interna. A FSB destacou dois jornalistas e um designer para o trabalho, que contou com o apoio de dois fotógrafos do Fluminense indicados pela comunicação. O investimento nos produtos ficou a cargo do cliente. DESAFIOS Era preciso implantar a comunicação com sócios e conselheiros, transmitindo o momento de mudança do clube, que vinha de uma imagem desgastada por não honrar os seus compromissos, a exemplo da maioria dos times de futebol. ESTRATÉGIAS Para reforçar a ideia de uma gestão moderna e transparente, três ações foram definidas: a criação de canais permanentes de prestação de contas; a revitalização dos veículos existentes (murais e boletim on-line); e o combate à poluição visual no clube. PLANEJAMENTO
Além de um plano de comunicação interna, foi feito um processo de imersão com 15 entrevistas e duas visitas ao Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém. O objetivo foi mapear as principais necessidades do clube e iniciar o estabelecimento de um fluxo de informação. Esta etapa foi fundamental para ratificar as estratégias, entender melhor o cliente e iniciar o relacionamento com as fontes, não apenas os gerentes. A FSB também passou a acompanhar as reuniões do Conselho Deliberativo, responsável por aprovar as decisões do Conselho Diretor. O QUE FOI FEITO Devido ao forte movimento de sócios na internet, boa parte das ações foi pensada para a rede: a criação de um novo boletim interno on-line; da newsletter Direto das Laranjeiras ; e de uma página voltada aos sócios no site oficial; além do envio de comunicados extras, programação social e mensagens do presidente por meio de e- mail marketing. Na sede, em Laranjeiras, foi distribuído um balanço anual da administração; os murais foram revitalizados; combateu-se a poluição visual; e foram instaladas caixas para coletar sugestões dos sócios, em parceria com a Ouvidoria. Novo boletim interno Além de prestar contas das decisões do Conselho Diretor, uma exigência estatutária do clube, o boletim passou a ter outra importante função, identificada na fase de imersão: a integração dos departamentos. A FSB ampliou a distribuição, restrita aos gestores, para conselheiros e tornou o conteúdo mais atrativo, com menos cara de Diário Oficial. A primeira edição foi enviada no dia 4 de abril de 2011. O modelo propõe uma inovação. Por e-mail, o público recebe um teaser para acessar o boletim na internet, o que permite a exploração de recursos como vídeo, áudio, galeria de imagens e animação. No modelo anterior, produzido pela equipe de marketing, o boletim chegava no corpo do próprio e-mail.
Newsletter Direto das Laranjeiras Os sócios passaram a receber uma newsletter mensal, enviada no mesmo modelo do boletim. O conteúdo não se restringe ao clube social, já que 70% dos sócios são torcedores. A primeira edição foi enviada no dia 4 de maio de 2011. A criação das seções Por dentro de Xerém e FluOlímpico foram demandas identificadas na fase de imersão. O objetivo foi integrar departamentos menos badalados num clube mais identificado com o futebol profissional. As duas seções também foram reproduzidas nos murais.
Comunicados extras e site A comunicação pela internet não fica restrita à newsletter. Ao longo do mês, comunicados extras, mensagens do presidente e programação social são enviados por e-mail. No novo site do Fluminense, desenvolvido pela FSB, foi criada uma página do Social para a publicação das reportagens factuais de impacto na vida do sócio.
Murais e combate à poluição visual A equipe da FSB encontrou 25 murais nas áreas externas do clube. A poluição visual era um problema, já que a produção e a afixação do conteúdo eram descentralizadas, feita por 12 setores. Não estava claro para o sócio o que encontrar em cada mural, pois não havia definição sobre o que cada um comunicava. A informação era espalhada de forma desordenada, devido ao falso entendimento de que a
comunicação eficiente tinha que ser espalhada em todo lugar. Além disso, havia murais ociosos e com conteúdos próprios de placas. Após um estudo, foram retirados 16 murais. Os equipamentos restantes foram substituídos por modelos padronizados, e mais dois murais foram instalados, totalizando 11. Sete deles foram setorizados. Os demais, em pontos estratégicos, funcionam como um Jornal Mural, com seções e conteúdos semanais. O layout dos cartazes foi padronizado pelo designer. Um comunicado interno da Presidência respaldou o trabalho, proibindo a afixação de qualquer conteúdo no clube sem o conhecimento da equipe de comunicação. Priorizou-se a veiculação nos murais.
Balanço anual Para os sócios que frequentam a sede, foi consolidado um balanço da administração em 2011. A tiragem foi de dois mil exemplares, e uma versão em PDF também foi disponibilizada no site e no Facebook oficial. Caixas de sugestão A única forma de contato dos sócios com a gestão era por meio da página da Ouvidoria, que tinha pouca visibilidade para os associados. Por isso, a FSB elaborou, em parceria com o órgão, o projeto das caixas de sugestão, instaladas em pontos estratégicos. Aproveitou-se a oportunidade para reformular a marca da Ouvidoria.
RESULTADOS Os produtos da comunicação interna foram elogiados pelos sócios na internet e por e- mail. A newsletter já atingiu mais de 2.200 visualizações únicas. É um número relevante, considerando os sócios que participam da vida política do clube, e que tende a aumentar com a ampliação do cadastro pelo Fluminense. O site Social demonstrou ser uma demanda dos associados e registra quase 60 mil visualizações por mês, atrás somente do site do Futebol. Os murais, mais modernos, com conteúdo padronizado e atualização regular, passaram a ser lidos. E as caixas de sugestão dos sócios recebem até cem mensagens por mês. Algumas dessas ideias se transformaram em benfeitorias para o clube.