Segurança do Trabalho na Construção PSS Fernando Manuel de Almeida Santos Porto, 4 de Junho de 2009
SHST na Construção Directiva Quadro Transposição para o direito interno da directiva comunitária 89/391/CEE relativa à aplicação de medidas destinadas a promover a melhoria da segurança e de saúde dos trabalhadores no local de trabalho Decreto-Lei 441/91 de 14 de Novembro Directiva Estaleiros Transposição para o direito interno da Directiva Comunitária 92/57/CEE relativa às prescrições mínimas de segurança e saúde nos estaleiros temporários ou móveis Decreto-Lei 273/03 de 29 de Outubro
Decreto-lei 273/03 de 29 de Outubro Os três documentos ou instrumentos de prevenção de riscos profissionais são: Comunicação Prévia Plano de Segurança e de Saúde Compilação Técnica.
Decreto-lei 273/03 de 29 de Outubro Os principais objectivos no tocante aos documentos de prevenção de riscos profissionais são: Comunicação Prévia (CP) consiste em informar as entidades competentes (Inspecção Geral do Trabalho) que um dado estaleiro vai iniciar-se, e inclui um conjunto de informação que caracteriza o estaleiro em causa Plano de Segurança e de Saúde (PSS) pretende avaliar os riscos e prever as respectivas medidas preventivas para a fase de execução da obra A Compilação Técnica (CT) pretende avaliar os riscos e prever as respectivas medidas preventivas, decorrentes das intervenções posteriores à conclusão da obra.
Decreto-lei 273/03 de 29 de Outubro O PSS e a CT têm os mesmos objectivos, mas em diferentes momentos do processo (se a actualização e aplicação do primeiro (PSS) termina com a conclusão da obra, o segundo (CT) deverá ser actualizado durante e após a conclusão da obra sendo aplicado durante a fase de utilização ou exploração) devem ser elaborados na fase de projecto, de acordo com o referido Decreto-Lei n.º 273/03 de 29 de Outubro, devendo ser incluídos no processo de concurso/consulta às Entidades Executantes através de exigências a estes de modo a que possam saber, de forma inequívoca, quais as suas obrigações nestas matérias durante a realização dos trabalhos devem ser posteriormente adaptados e complementados após adjudicação e durante a fase de execução dos trabalhos Tratam-se pois de documentos evolutivos que devem ser objecto de acompanhamento durante todo o processo de realização do empreendimento.
Plano de Segurança e Saúde O Plano de Segurança e de Saúde (PSS) é um documento que deve reunir todas as informações e indicações relevantes em matéria de segurança e de saúde que se mostrem necessárias para reduzir o risco de ocorrência de acidentes de trabalho e de doenças profissionais nos estaleiros (fase de construção). Devem assim prever-se medidas de prevenção destinadas a minimizar o factor risco, e de protecção destinadas a atenuar os efeitos devidos aos acidentes.
Plano de Segurança e Saúde O Plano de Segurança e de Saúde elaborado segundo este modelo é um documento evolutivo que deverá ser objecto de permanente actualização, iniciando-se a sua preparação durante a concepção geral do empreendimento e concluindo-se apenas com a recepção definitiva do empreendimento. Porém, durante a vida do empreendimento existem marcos em que se deverá apresentar o PSS e que correspondem às seguintes fases de evolução - elaboração do projecto - adjudicação e execução física dos trabalhos.
Plano de Segurança e Saúde FASE DE PROJECTO Durante a fase de elaboração do projecto, o PSS deverá incluir todas as indicações e exigências relevantes em matéria de segurança e de saúde que devam ser consideradas pelas Entidades Executantes concorrentes na elaboração das suas propostas. Pretende-se que as Entidades Executantes possam considerar a adequação desse Plano aos métodos e processos construtivos que utilizarão na execução dos trabalhos, prevendo nas suas propostas as medidas necessárias de protecção para prevenir os riscos que lhes estão associados. É desejável que cada Entidades Executantes concorrente apresente juntamente com a sua proposta pelo menos uma memória descritiva contendo os aspectos essenciais em matéria de segurança e de saúde que prevê implementar na obra tendo em conta o Plano que integra o processo de concurso.
Plano de Segurança e Saúde FASE DE ADJUDICAÇÃO Na fase de adjudicação, as Entidades Executantes adjudicatárias deverão submeter à aprovação do Coordenador de Segurança e de Saúde, em prazo para o efeito determinado, todos os elementos exigidos para complementar o Plano de Segurança e de Saúde, apresentado na fase de anterior, através de um Plano de Segurança e Saúde para Execução de Obra Aprovado pelo Dono de Obra esse PSSEO, poder-se-á então proceder à instalação do estaleiro e início dos trabalhos.
Plano de Segurança e Saúde FASE DE OBRA Na fase de execução física dos trabalhos da obra e sempre que necessário, o PSS deve ser adaptado às condições reais de construção. Tratando-se de alterações introduzidas no projecto, estas devem ser previamente analisadas pelo Coordenador de Segurança e de Saúde por forma a prevenir potenciais riscos associados a essas alterações. Sempre que ocorra qualquer dessas situações, as Entidades Executantes deverão apresentar os elementos necessários que identifiquem os riscos e respectivas medidas preventivas a implementar de acordo com os métodos e processos construtivos que utilizará na realização dos trabalhos. A execução desses trabalhos só poderá ter lugar após aprovação e integração desses elementos no Plano de Segurança e de Saúde.
Plano de Segurança e Saúde CONCLUSÃO DA OBRA Concluídos todos os trabalhos do empreendimento e efectuadas as recepções provisória e definitiva nos termos do caderno de encargos (incluindo, nos casos aplicáveis, a execução de todos os ensaios e testes de fim de montagem, arranque do equipamento e verificação do seu bom funcionamento). proceder-se-á à confirmação de se encontrarem integrados no Plano de Segurança e de Saúde todos os elementos relevantes, fazendo-se a sua entrega ao dono da obra para arquivo e ulterior utilização.
Plano de Segurança e Saúde OBSERVAÇÕES GERAIS Se um empreendimento constituído por diversas obras e/ou uma obra subdividida em diversas empreitadas, deverá ser elaborado um único Plano de Segurança e de Saúde desse empreendimento e/ou obra. Esse Plano Geral deverá assim integrar todos os Planos Parciais relativos a cada obra e/ou empreitada, competindo ao Coordenador de Segurança e de Saúde a compatibilização de toda a informação relevante por forma a ter em conta os interfaces entre esses planos parciais onde se possam identificar riscos não considerados em nenhum daqueles planos parciais.
Plano de Segurança e Saúde Importante: Para além dos elementos supracitados, poder-se-á ainda considerar a inclusão de outros elementos, nomeadamente, a segurança contra a intrusão no estaleiro e a segurança na exploração. Poderá ainda justificar-se a elaboração das medições e orçamento dos trabalhos relativos à segurança (custos visíveis) Deverão também ser previstas Auditorias periódicas ao Sistema de Segurança implementado, segundo modelos apropriados para o efeito.
Alguns conteúdos do PSS Definição de objectivos Entre outras situações que a natureza do empreendimento determinará, poder-se-á referir a importância da prevenção de riscos visando a redução dos acidentes e incidentes no estaleiro Trata-se de uma declaração de intenções que define a Política da Segurança que importa levar à prática.
Alguns conteúdos do PSS A definição e existência de uma Política de Segurança por parte do Dono de Obra, reveste-se como um factor de primordial importância, pois que, assegura a existência de uma declaração ao mais alto nível. Deve ser assegurada a compatibilização das Políticas de Segurança e dos objectivos dos vários intervenientes com os do Dono de Obra.
Alguns conteúdos do PSS Lista de trabalhos com riscos especiais Há casos em que se pode justificar a elaboração de projecto ou de planos específicos. Por exemplo: demolições e/ou de contenção de fachadas escavações e/ou movimentação de terras montagem de pré-fabricados e estruturas metálicas cimbres e escoramentos cofragens especiais (deslize, carrinhos de avanço, vigas de lançamento,etc) plano de betonagens
Alguns conteúdos do PSS Plano de acções quanto a condicionalismos existentes no local O levantamento dos condicionalismos existentes no local compreende o registo de todos os elementos que possam interferir com a implantação do empreendimento e do estaleiro de apoio à sua execução, criando condições de risco que devam e possam ser prevenidos logo na fase de concepção. Por exemplo: construções e outros obstáculos existentes (p. ex. árvores) infra-estruturas técnicas, enterradas ou aéreas (serviços afectados, nomeadamente, rede de água, rede de esgotos pluviais e residuais, rede de gás, rede eléctrica, rede telefónica, rede televisão por cabo, etc.) condições de acesso ao local (p. ex. riscos envolvidos na proximidade de linhas férreas ou de vias de comunicação com elevado movimento de veículos ou de pessoas)
Alguns conteúdos do PSS Plano de inspecção e prevenção Procedimentos de Inspecção e Prevenção O conjunto de verificações e/ou tarefas a considerar em cada ficha de procedimentos de inspecção e prevenção deverá ser o estritamente necessário para avaliar e prevenir os riscos Deve também obedecer a uma lógica, reflectindo a sequência de execução da operação ou elemento de construção em causa Para uma adequada organização do arquivo de fichas de Procedimentos de Inspecção e Prevenção dever-se-á previamente classificar as operações e elementos de construção classes e/ou subclasses com base em sistemas de classificação existentes ou a criar.
Alguns conteúdos do PSS Plano de inspecção e prevenção Procedimentos de Inspecção e Prevenção Para cada risco identificado, registar-se-á, sempre que aplicável, os documentos de apoio à realização de cada verificação/tarefa listada, e que deverão ser tomados como referência para a definição das respectivas medidas preventivas a considerar. Estes documentos podem ser normas, regulamentos, especificações técnicas, documentos de homologação, bibliografia técnica, entre outros. As acções de prevenção/protecção a aplicar poderão ser colectivas, individuais ou outras (respectivamente, PC, PI, OU), assinalando-se com uma cruz na coluna adequada. Para cada risco poderão registar-se várias acções de prevenção e de protecção, aplicando-se a cada caso a mais adequada. Na posição "Frequência de Inspecção" deverá registar-se a periodicidade com que deve ser efectuada cada verificação/tarefa e controlados os riscos associados.
Alguns conteúdos do PSS Plano de inspecção e prevenção Procedimentos de Inspecção e Prevenção A posição "PP" destina-se a assinalar um Ponto de Paragem sempre que uma dada verificação/tarefa, pela sua importância ou risco associado, deva ser objecto de reconfirmação por parte de outros intervenientes com responsabilidades acrescidas em matéria de segurança no estaleiro Durante a execução física do empreendimento/obra far-se-á uso destas fichas no acompanhamento das condições de execução, devendo ser corrigidas sempre que se mostre necessário e em particular quando as condições reais de execução sejam diferentes das previstas.
PSS Acções para prevenção de riscos Plano de inspecção e prevenção Registos de inspecção e prevenção O Registo de Inspecção e Prevenção prevê a responsabilização das Entidades Executantes pela segurança na execução dos trabalhos, através da implementação do autocontrolo. Para cada ficha de Procedimentos de Inspecção e Ensaio poderá haver várias fichas de Registo de Inspecção e Prevenção. Tal resulta do facto de uma operação ou elemento de construção poder repetir-se várias vezes no mesmo empreendimento ou obra. Para cada verificação/tarefa deverá registar-se a sua conformidade com as especificações constantes da ficha de Procedimentos de Inspecção e Prevenção. Assim, o responsável pela execução dos trabalhos (Entidade Executante) controlará essa conformidade, inscrevendo a palavra conforme ou não conforme, ou outras indicações equivalentes.
Alguns conteúdos do PSS Plano de inspecção e prevenção Registos de Não-Conformidade Caso seja detectada uma não-conformidade grave (segundo o juízo do responsável do controlo) que não possa ou não deva ser tratada na ficha de Registo de Inspecção e Prevenção, deve elaborar-se um Registo de Não- conformidade e Acções Correctivas/Preventivas.
Alguns conteúdos do PSS Plano de inspecção e prevenção Autos de suspensão de trabalhos Caso seja detectada uma não-conformidade muito grave ou de perigo de vida iminente (segundo o juízo do responsável do controlo) que não possa ou não deva ser tratada na ficha de Registo de Inspecção e Prevenção, deve elaborar-se um Auto de Suspensão imediato desses trabalhos.
Plano de emergência Alguns conteúdos do PSS Nos termos da legislação em vigor, constitui obrigação do empregador o estabelecimento das medidas a adoptar em caso de ocorrência de acidente ou mesmo de uma catástrofe (incêndios, explosões, sismos, inundações) No PSS deverão prever-se: medidas eficazes para primeiros socorros e para evacuação de sinistrados ou de todos os trabalhadores em caso de catástrofe instalações adequadas consoante a dimensão do empreendimento e o número de trabalhadores do estaleiro pessoal técnico adequado em regime permanente ou parcial (médicos, enfermeiros), caso o número de trabalhadores o justifique designar um ou mais trabalhadores com conhecimentos suficientes para a prestação de primeiros socorros (socorristas) formas rápidas e eficientes de comunicação com esses socorristas do estaleiro (por exemplo, através do recurso a meios de comunicação como aparelhos "Walkie Talkie". "BIP". telefone portátil, rádio).
FIM