1) CRESCIMENTO ECONÔMICO X AQUECIMENTO GLOBAL Leia com atenção: "A História da economia mundial desde a Revolução Industrial tem sido - de acelerado progresso técnico, de contínuo, mas irregular crescimento econômico, e de crescente 'globalização', ou seja, de uma divisão mundial cada vez mais elaborada e complexa de trabalho - uma rede cada vez maior de fluxos e intercâmbios que ligam todas as partes da economia mundial ao sistema global." "Os países industrializados dividem-se entre os partidários de um acordo que imporia a redução dos gases efeito-estufa (maior parte da União Europeia) e os promotores de uma estabilização das emissões e de soluções econômicas flexíveis (Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Rússia, Ucrânia, Noruega). Os países emergentes consideram que os problemas climáticos são causados pelos países industrializados e insistem em priorizar e não restringir seu crescimento e desenvolvimento econômico". O relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática) denominado "Mudança Climática 2007: a Base da Ciência Física" foi divulgado internacionalmente no início de fevereiro de 2007. Suas afirmações são contundentes: vivemos e viveremos uma era de aquecimento global, cujas consequências serão mudanças climáticas perturbadoras. Diante do que afirma este relatório e considerando os textos, os conteúdos abordados em sala de aula e o mapa acima, procure descrever: a) As ocorrências históricas que definiram a divisão mundial do trabalho no século XX e tornaram países como Estados Unidos, China e Rússia alguns dos maiores emissores de gases-estufas, em quantidades absolutas. (0,75)
b) Os países promotores de uma estabilização das emissões podem ser agrupados em um dos termos a seguir: Monopólio - Oligopólio - Holding - Cartel. Qual dos termos melhor se encaixa a este grupo de países e por quê? (0,75) c) Com base nos conceitos citados acima, explique as principais diferenças entre Oligopólio, Monopólio, e Holding. (1,0) 2) Por volta de 1860/70, a economia capitalista ganha ritmo acelerado, contribuindo para a superação do chamado capitalismo livre-concorrencial. Apesar do progresso, as grandes cidades europeias não estavam isentas de sérios problemas sociais. As cités (vilas), amontoados de barracos, eram as únicas moradias acessíveis para muitos trabalhadores parisienses. Essa situação influiu no significativo aumento da imigração europeia. Aponte um elemento característico das transformações verificadas nas economias capitalistas durante a segunda metade do século XIX e explique como esse processo influenciou o aumento da imigração europeia para a América em finais desse século. (1,0)
3) Os principais tipos de concentração de empresas são: (1,0) I - Trustes - união de diversas empresas com o objetivo de exercerem o controle das fontes de matérias-primas e de algumas das fases da produção e distribuição do produto para o mercado consumidor. II - Cartéis - acordos comerciais entre as empresas que conservam, cada uma, a sua autonomia, mas se unem para a divisão de cotas de produção, ou seja, a quantidade de mercadorias que cada uma vai produzir para a divisão de mercados consumidores e determinação do preço dos produtos que vendem. A tendência das empresas que não pertencem ao cartel é a falência. III - Holdings uma empresa central sob o controle de uma associação de várias empresas. Essas empresas possuem a maioria das ações associadas. IV - Dumping - recurso adotado pelos cartéis com o objetivo de afastar do mercado as empresas não cartelizadas. Para isso, cria-se um fundo de reserva que é obtido acrescentando-se um valor de 2% sobre o preço de venda do produto. Esse fundo passa a ser usado para manter uma verdadeira "guerra comercial" com a empresa não cartelizada. Duas das afirmativas acima estão INCORRETAS. Quais são elas? Reescreva as definições acima corrigindo o texto aonde for necessário. 4) A revolução industrial teve início no Reino Unido, devido à uma série de fatores naturais, sociais, políticos e econômicos que proporcionaram o panorama necessário para o desenvolvimento das novas ideias que surgiram com o avanço do capitalismo. A atividade industrial no Reino Unido, em sua maior parte, está na Inglaterra, especificamente na região desse país denominada de Midland (termo geográfico usado para denominar a parte central da Inglaterra) Oriental e Midland Ocidental, que concentram aproximadamente 40% da produção industrial desse país.
Entre as demais áreas existentes no Reino Unido encontram-se ainda as regiões urbanoindustriais polarizadas pela cidade de Londres, Manchester, Tyneside; Liverpool, Glasgow, Edimburgo; Belfast, Cardiff. Com base no texto acima, no mapa e no conteúdo ministrado em sala de aula responda: a) Reino Unido é uma unidade política composta por quais países? (0,5) b) Quais são as principais características da industrialização inglesa? (1,0) 5) As industrias ao redor do planeta podem ser classificadas de diversas maneiras (leves ou pesadas; tradicionais ou de ponta; etc.), porém a mais utilizada atualmente pelos livros e meios de comunicação é a que leva em consideração o destino da produção. Como é esta subdivisão? Cite pelo menos dois exemplos de cada um. (1,0) 6) A clássica divisão internacional do trabalho pressupõe que uma grande parte das trocas de produtos industrializados ocorra nos países centrais, enquanto os países periféricos teriam um papel de exportadores de matérias-primas e importadores de manufaturados. Nos anos 70 esse modelo já demonstrava sinais de
modificação pois, através de intensificação da interdependência econômica mundial, já se constatava que inúmeras empresas se transferiam dos países centrais e se instalavam na África, na Ásia e na América Latina, produzindo para a exportação. Quais as razões da instalação de novas empresas produtoras em países africanos, asiáticos e latino-americanos? (1,0)