Objetiva se Normal, Grande angular ou Tele-objetiva



Documentos relacionados
Introdução: Entendendo a distância focal

Linguagem fotográfica

TERMINOLOGIA DAS OBJETIVAS NIKON POR ERICO DE SÁ

TERMINOLOGIA DAS OBJETIVAS CANON POR ERICO DE SÁ

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA EXPANDIDA

OBJETIVAS FOTOGRAFICOS DSLR

Planos e Ângulos Prof. Dr. Isaac A. Camargo

Definição. OBJETIVA é um conjunto de lentes que leva a luz ao material sensível ou sensor da câmera. São classificadas pela:

novas 30lentes para investir e aprimorar seu kit

PALESTRA - FOTOGRAFIA ARQUITETURA E DECORAÇÃO

Balanço de branco Redução de ruído Contraste Nitidez Saturação. Balanço de branco Redução de ruído Contraste Nitidez Saturação

5 - (UFMG) As figuras representam, de forma esquemática, espelhos e lentes.

Como ler o tubo da sua lente NIKKOR

CAPITULO III : AS OBJETIVAS (O SISTEMA OPTICO DA CAMARA)

Chamamos de instrumentos de projeção aqueles que fornecem uma imagem real, que pode, portanto, ser projetada em um anteparo, uma tela ou um filme.

LENTES. a) um espelho côncavo b) um espelho convexo. c) uma lente convergente. d) uma lente divergente. e) uma lâmina de faces paralelas.

ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE MATERIAL O GLOSSÁRIO DE FOTOGRAFIA DA EDUK ( CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBI- DA A REPRODUÇÃO

Fotografando com um SRL Digital

Histograma Caroline Lima dos Santos, Aluna da Focus Escola de Fotografia

Dicas básicas para fotos com

Oficina de Fotografia. Felipe Varanda

No mercado atual, existem centenas de opções de câmeras digitais, desde as mais simples, as mais complexas e sofisticadas com preços altíssimos.


Prof. Valdir Guimarães. Aula-2 ótica geométrica espelhos planos e esféricos

lentes genéricas que valem a pena equipamento

Lentes e Telescópios

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 02

INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA O Equipamento Fotográfico. PROFESSOR JORGE FELZ

Visão Computacional. Alessandro L. Koerich. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fotografia. Curso de. Volume I. João Saidler

Elementos ópticos. 1 - Conceitos relacionados. Reflexão e refração da luz, imagem real, imagem virtual, distância focal.

Tarefa 11 Professor Bernadelli. Exercícios sobre Espelhos Esféricos

Mensalidades 315,70 105,23 52,62 315,70 105,23 52,62 262,40 87,47 43,73 262,40 87,47 43,73 262,40 87,47 43,73 205,00 68,33 34,17

LISTA INTRUMENTOS ÓPTICOS PROFESSOR MARCUS VINÍCIUS

LENTES E INSTRUMENTOS

Apontamentos AS OBJECTIVAS

Câmeras Fotogramétricas. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

19/Dez/2012 Aula Sistemas ópticos e formação de imagens 23.1 Combinação de lentes 23.2 Correcção ocular 23.3 Microscópio 23.

Dicas para fotografar melhor

Questão 1. Questão 2. Lista de Exercícios - 2º ano - Física - 3º trimestre Aluno: Série: Turma: Data:

Brincadeira científica - Câmera fotográfica

TRABALHO DE FÍSCA 1º ANO A 1º BIMESTRE FÍSICA B PROF JOÃO RODRIGO

IMAGEM FOTOGRÁFICA E SUAS CARACTERÍSTICAS

Esquema simplificado do olho humano

Professora Bruna CADERNO 2. Capítulo 6 Espelhos Esféricos. Página - 236

CONCEITOS DO FOTOJORNALISMO

Material de apoio. Por Chris Dornellas.

ESPELHOS E LENTES 01/09/16

Teste 7 - respostas. Nota ,3

3ª série LISTA: LENTES ESFÉRICAS. Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Rodrigo Alves DIA: MÊS: 09. Segmento temático: Turmas: A

Configurações Avançadas de Funções

Instrumentos Ópticos. Prof. Herculano Martinho UFABC

Tarefa 03 Professor Bernadelli

TUTORIAL DE COMO TIRAR FOTOS 12 DICAS

Organização de Computadores Dispositivos de saída, principais tecnologias (Monitor/Impressora) Professor: Francisco Ary

Disciplina: Aerofotogrametria e Tratamento de imagem

Física. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) 04 e Método Gráfico

BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ==============================================================================================

figura 1 índice de refração: n 2 = 1,7; adotando que a lente está inicialmente no ar, índice de refração do ar: n 1 = 1.

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA FOTOGRAFAR AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA 24h.

Lentes Esféricas. Prof.: Henrique Dantas

CONJUNTO COMPACTO DE ÓTICA

REFLEXÃO DA LUZ. i = r. PRIMEIRA LEI DA REFLEXÃO RI, N e RR são coplanares (pertencem ao mesmo plano). SEGUNDA LEI DA REFLEXÃO

ANALISANDO A IMAGEM 2 EXPOSIÇÃO: D E S IMPLES FOTOS A GRA NDES IMA GENS

Benefícios de Usar o Botão AF-ON para Foco Automático

CAPITULO III : O Olho de Vidro (O SISTEMA OPTICO DA CAMARA)

Prinfor - A sua loja de confiança

n n n. Nessas condições, são feitas as seguintes afirmativas:

63,5µs, chega-se a 21, ou seja,

Instituto Federal Sul Rio-Grandense Campus Pelotas-Visconde da Graça Física IV Lista 2

ESTUDANTE: ANO: 2º TURMA: TURNO: DATA: / / 2013 TRIMESTRE: TERCEIRO

BANCO ÓTICO. Manual de Instruções e Guia de Experimentos

BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ==============================================================================================

FOTOGRAMETRIA. Engenharia de Faixa de Dutos Terrestres. Implantação de Faixa de Dutos

Dicas para um bom registro fotográfico

Fís. Monitor: Arthur Vieira

Unidade 1 SOM E LUZ. Ciências Físico-químicas - 8º ano de escolaridade. Reflexão da Luz e Espelhos. Objetivos. Unidade 1 Som e Luz

Espelhos esféricos. Calota esférica


Física. Óptica. Professor Alexei Muller.

Lista de Exercícios 01_2012 Óptica prof. Venê (08/04/2012)

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Tecnologias IXUS 130 e IXUS 105

Transcrição:

O B J E T I V A S

Lentes e objetivas Chamamos de LENTE a um vidro polido com características específicas capazes de, ao transmitir os raios de luz que por ele passam, formar uma imagem qualquer sob determinadas condições. As lentes mais comuns são as Convexas e as Côncavas. OBJETIVA por sua vez é um conjunto de lentes. Por usar uma objetiva e não uma lente simples? Uma lente de um único elemento apresenta imperfeições inerentes, muitas das quais podem ser corrigidas ou neutralizadas por meio de vários elementos óticos.

Distancia focal A luz de um ponto de um objeto no infinito produz raios paralelos que são refratados pela lente e focalizados em um único ponto. A distância entre a lente e esse ponto é a distância focal da lente. Numa lente simples, mede-se a distância focal a partir do centro da lente. Numa objetiva, a medição leva em conta fatores mais complexos, embora o princípio seja o mesmo.

Objetiva se Normal, Grande angular ou Tele-objetiva Uma objetiva é definida quanto a seu ângulo de abrangência, aproximação e relação entre os sucessivos planos da imagem considerando-se sua distância focal e o filme (formato) que irá trabalhar. Assim considerando-se um filme 35 mm que tem como medidas 24X36 mm sua diagonal será de 43mm. A lente normal é aquela que possui uma distância focal que mais se aproxima desta medida, ou seja uma lente 50mm.

Distância Focal da Lente Terminologia Fotografia indicada Menos de 21 milímetros Extrema Grande Angular Arquitetura 21-35 mm 21-35 milímetros Grande angular Paisagem 35-70 mm 35-70 milímetros Normal Rua e fotografia documental 70-135 mm 70-135 milímetros Tele objetiva curta Retrato 135-300+ mm 135-300 + mm Esportes, animais, etc Teleobjetiva longa

A distância focal de uma lente determina o seu ângulo de visão, e assim também o quanto o assunto será ampliada para uma determinada posição fotográfica. lentes grande-angulares possuem pequenas distâncias focais, enquanto teleobjetivas têm maior correspondentes distâncias focais. Grande angular Objetos são de tamanhos muito diferentes Teleobjetiva (Objetos são semelhantes em tamanho)

Teleobjetiva - 85mm Objetiva normal 50mm. A perspectiva foi comprimida as colunas parecem mais juntas do que realmente estão. Perspectiva quase igual à da visão humana. Objetiva Grande Angular - 20mm As colunas parecem mais afastadas do que realmente estão. Note-se ainda a distorção causada por lentes de tão grande angular (a primeira coluna parece estar torta)

Grande angulares ESCALA DOS ASSUNTOS A lente grande angular exagera o tamanho relativo dos indivíduos próximos e distantes. Para enfatizar esse efeito é importante ficar muito perto de seu assunto. As lentes grande angular também normalmente têm muito mais distâncias mínimas de foco, e permitir que o seu espectador a ver muito mais em espaços apertados. ORGANIZAÇÃO / CONFUSÃO As fotos grande angular geralmente abrangem um vasto conjunto de assunto, por isso é fácil para o espectador se perder na confusão. Experimente com diferentes técnicas de organização de seu assunto.

Grande angulares Distorção. Distorção de barril podem afetar o seu assunto. Perspectiva E Convergência de Linhas

Abertura efetiva da objetiva - LUMINOSIDADE Diâmetro do feixe luminoso cobre por completo os elementos internos da mesma. Isso se dá por que o feixe de luz que atravessa a largura de seu primeiro elemento (a frente) é em geral convergido, resultando num feixe de diâmetro menor. A abertura, junto com a distância focal, irá determinar a luminosidade da objetiva, expressa em números-f, da seguinte maneira: f = F(distância focal) / diâmetro da abertura efetiva.

Uma objetiva de 50mm com abertura efetiva de 25mm terá um índice de luminosidade igual a 2. A abertura efetiva é conhecida pelo fabricante da objetiva, que irá fornecer um índice de luminosidade expresso da seguinte maneira 1:2 ou f/2. Este será o número de diafragma mais aberto da objetiva; aquele que permite a passagem da maior quantidade de luz. O número de diafragma não irá corresponder, portanto, a um diâmetro de abertura fixo; o diâmetro será diferente em cada distância focal. Isso acontece porque quanto maior a distância focal, mais longe estará a imagem da objetiva, correspondendo a uma perda de luminosidade. O número-f irá relacionar a luminosidade das objetivas de diferentes distâncias focais. Constituição da escala de números F A escala de números-f será construída diminuindo-se o diâmetro da abertura efetiva em pontos que permitam a passagem da metade da luminosidade do ponto anterior. Como esta relação será baseada na área de cada abertura, multiplicando-se cada ponto sucessivamente pela raiz quadrada de 2 (1,4), será construída a seguinte escala de números-f: 1; 1.4; 2; 2.8; 4; 5.6; 8; 11; 16; 22; 32 etc., correspondendo cada ponto à metade da luminosidade do ponto anterior.

FOCO e PROFUNDIDADE DE CAMPO focalizar é ajustar a distância entre a objetiva e o filme para que se obtenha uma imagem nítida da cena. Podemos obter um foco preciso somente para um plano em frente a câmera, e todos os objetos neste plano estarão nítidos na imagem. Além disso, haverá uma área imediatamente a frente e atrás desse plano que aparecerá razoavelmente nítida toda esta região onde o foco é adequado representa a PROFUNDIDADE DE CAMPO do negativo.

Fator de corte Como exemplo, observe estas duas imagens abaixo, ambas fotografadas com uma lente 50mm: na primeira, foi utilizada uma Canon 300D, que possui um fator de corte de 1.6x. Já na segunda foto, foi utilizada uma Canon 5D, que não possui fator de corte por ter um sensor equivalente a 35mm (chamada de Full Frame). Como a primeira câmera possui fator de corte de 1.6x, a lente de 50mm na verdade se comporta equivalentemente a uma de 80mm (50x1.6) em uma Full Frame ou em uma analógica de 35mm. Isto ocorre justamente por causa do tamanho menor do sensor, que aproveita uma menor área da luz projetada pela objetiva sobre ele. Por este motivo, este fator pode ser prejudicial aos fotógrafos que utilizam objetivas grande-angulares, que podem se comportar como uma tele.

Fator de corte

Filme Formato do Negativo Diagonal (mm) Objetivas Normais (mm) Campo Abrangido 135 24x36mm 43 50 45 120 45x60mm 75 75 53 120 60x60mm 85 80 57 120 60x90mm 111 105 53 FOLHA 4x5 pol 160 150 53 Grande angular < NORMAL > Teleobjetiva quanto a distância focal

Zoom ou zum (do inglês: zoom lens) é um tipo de lente fotográfica e cinematográfica de distância focal variável, permitindo assim uma mudança do enquadramento das fotos sem a necessidade de reposicionamento do fotógrafo ou a troca das lentes. As objetivas zoom costumam indicar o intervalo de distâncias focais que conseguem atender pela notação Min-Max mm, onde Min é a distância focal mínima em número absoluto, Max é a distância focal máxima em número absoluto e mm é a unidade de milímetros para ambas as distâncias focais

Classificação das Objetivas 1. Mobilidade da Distância Focal 2. Focalização 3. Integração TIPO Quanto à DISTÂNCIA FOCAL FIXAS VARIÁVEIS DESCRIÇÃO A distância focal não muda Podem mudar a distância focal, e por conseqüência, variam o campo abrangido e o tamanho da imagem. São denominadas de lentes "ZOOM As OBJETIVAS ZOOM trazem sempre gravadas as distâncias focais mínima e máxima para cada modelo. Assim, por exemplo, podemos ter 70-210mm, 28-90mm, e assim por diante.

OBJETIVAS: Quanto a focalização TIPO FIXAS VARIÁVEIS DESCRIÇÃO São aquelas que não dispõem de mecanismo que permita focalizar seletivamente sobre cada assunto, estando pré-determinadas a dar foco a partir de uma distância mínima, geralmente 1,5m m até infinito Têm mecanismo que permite focalizar seletivamente sobre cada assunto. Em geral, é acionado manualmente por movimento rotatório num anel externo. O foco poderá ser ajustado por meio de uma escala de distância que existe na lente, colocando no indicador apropriado a distância entre a câmera e o assunto. As câmeras mais modernas têm dispositivo para focalização automática, que consiste num micro motor a bateria que faz girar o anel de foco de acordo com a distância do assunto, a qual é calculada por um sensor infravermelho.