Informática Básica Ensino Fundamental II
Caro(a) cursista, Estamos dando início a disciplina de informática básica, com o objetivo de auxiliá-lo nesta nova etapa produzimos e selecionamos materiais com objetivo de unir conhecimentos teóricos e práticos baseados em uma linguagem acessível e motivacional, capaz de aprofundar o conhecimento prévio dos envolvidos com a disciplina em questão. Esperamos que você esteja preparada para conhecer o universo da informática e dominar cada dia mais essa tecnologia tão importante para os dias atuais. Salientamos porém, que este não deve ser o único material a ser consultado. É importante que você estejam sempre atentos a caixas de diálogos e ícones específicos. Eles aparecem durante todo o texto e têm como objetivo principal, dialogar com o leitor afim de que o mesmo se torne interlocutor ativo desse material.
Ícones : 1.VOCÊ SABIA convida-o a conhecer outros aspectos daquele tema/conteúdo. São curiosidades ou informações relevantes que podem ser associadas à discussão proposta. 2 INDICAÇÃO DE LEITURAS neste campo, você encontrará sugestões de livros, sites, vídeos. A partir deles, você poderá aprofundar seu estudo, conhecer melhor determinadas perspectivas teóricas ou outros olhares e interpretações sobre aquele tema. 3 SUGESTÕES DE ATIVIDADES consistem em condições de atividades para você realizar autonomamente em seu processo de auto-estudo.
SUMÁRIO 1.Apresentação 4 2 Conceito Fundamental de Informática 9 3. Evolução dos computadores 10
Apresentação, Por que estudar Informática básica? Ao conhecer o conteúdo deste módulo, indicado no sumário, você pode se perguntar: por que estudar informática básica? Qual o interesse em fazer algo que a todo momento está em mudanças constantes? Qual a aplicabilidade deste modulo no ensino de informática? Veja bem: o estudo da informática básica nos currículos está sendo cada dia mais requisitado essa pode ser uma boa resposta para que você se dedique um pouco mais em apreender sobre este dispositivo. A constate mudança no universo digital é uma realidade cada dia mais volátil. Adequa-se a essa realidade significa conhecer apreender e explorar o máximo cada ferramenta disponível, se predispor a apreender significar acompanhar o avanço tecnológico e quem sabe propor novas possibilidades de criação ou mesmo utilização das ferramentas! Este material será seu guia virtual ou impresso de um possível caminho a ser seguido ele é dotado de estratégias definidas para que você aprenda com facilidade o conhecimento acerca das ferramentas computacional, bem como, a própria evolução dos computadores.
Conceitos fundamentais da informática É chamado de sistema de computação, o conjunto de hardware e software através do qual executamos um processamento. O HARDWARE é o equipamento físico, representado no computador por suas partes mecânicas, eletrônicas e magnéticas. A máquina em si, tudo o que se pode tocar. Pode ser basicamente formado por: unidade central de processamento, memória e unidades de entrada ou saída de dados. O SOFTWARE é o conjunto de programas (instruções) que faz com que o computador realize o processamento e produza o resultado desejado. Para facilitar o entendimento, podemos dizer que um toca discos está para o hardware, assim como a música está para o software, ou seja, o seu equipamento (hardware) só tem utilidade com o auxílio de programas (software). Fique Atento! https://www.youtube.com/watch?v=6g2rus2dw5y
Componentes funcionais do computador Unidade Central de Processamento Unidade de Controle Unidade Lógica e Aritmética Memória Memória Principal (RAM, ROM) Memória Secundária Unidades de Entrada e Saída: Teclado Drive Winchester, Disco Rígido ou HD Vídeo ou Monitor Caneta Óptica Mouse Joystick Impressoras (Matricial, Jato de Tinta, Laser) Modem Scanner Multimídia Equipamentos de processamento Placa Mãe Monitores e Vídeos
Agora vamos as atividades. Agora que você conhece as partes funcional do computador que tal colocar a mão no teclado para pesquisar a função de cada uma delas com suas respectivas imagens?
Pensando no conceito de computador!
Evolução dos Computadores : Nascer nos anos de 1990, significa acompanhar a tecnologia computacional no Brasil, com a sua mais completa evolução a internet, entretanto, muito antes deste período os computadores não eram desta forma. Vamos acompanhar a evolução dos computadores?
Evolução dos Computadores 951/1959 - Computadores de primeira geração: Circuitos eletrônicos e válvulas Uso restrito Precisava ser reprogramado a cada tarefa Grande consumo de energia Problemas devido à muito aquecimento As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por exemplo no ENIAC. Normalmente quebrava após algumas horas de uso e tinha o processamento bastante lento. Nesta geração os computadores calculavam com uma velocidade de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.
1959/1965 - Computadores de segunda geração: Início do uso comercial Tamanho gigantesco Capacidade de processamento muito pequena Uso de transistores em substituição às válvulas A válvula foi substituída pelo transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável. Os computadores desta geração já calculavam em microssegundos (milionésimos) e eram programados em linguagem montadora.
1965/1975 - Computadores de terceira geração: Surgem os circuitos integrados Diminuição do tamanho Maior capacidade de processamento Início da utilização dos computadores pessoais Os transistores foram substituídos pela tecnologia de circuitos integrados (associação de transistores em pequena placa de silício). Além deles, outros componentes eletrônicos foram miniaturizados e montados num único CHIP, que já calculavam em nanossegundos (bilionésimos). Os computadores com o CI (Circuito Integrado) são muito mais confiáveis, bem menores, tornando os equipamentos mais compactos e rápidos, pela proximidade dos circuitos; possuem baixíssimo consumo de energia e menor custo. Nesta geração surge a linguagem de alto nível, orientada para os procedimentos.
1975 - Aparecimento dos aplicativos de quarta geração: Surgem os softwares integrados Processadores de Texto Planilhas Eletrônicas Gerenciadores de Banco de Dados Gráficos Gerenciadores de Comunicação Em 1975/77, ocorreram avanços significativos, surgindo os microprocessadores, os microcomputadores e os supercomputadores. Em 1977 houve uma explosão no mercado de microcomputadores, sendo fabricados em escala comercial e a partir daí a evolução foi sendo cada vez maior, até chegar aos micros atuais. O processo de miniaturização continuou e foram denominados por escalas de integração dos circuitos integrados: LSI (Large Scale of Integration), VLSI (Very Large Scale of Integration) e ULSI (Ultra Large Scale of Integration), utilizado a partir de 1980. Nesta geração começa a utilização das linguagens de altíssimo nível, orientadas para um problema.
Aparecimento dos aplicativos de quarta geração 19?? - 19?? - As principais características da quinta geração: Supercomputadores Automação de escritórios Automação comercial e industrial CAD/CAM e CAE Robótica Imagem virtual Multimídia Era on-line (comunicação através da Internet) O primeiro supercomputador, de fato, surgiu no final de 1975. As aplicações para eles são muito especiais e incluem laboratórios e centro de pesquisa aeroespacial como a NASA, empresas de altíssima tecnologia, produção de efeitos e imagens computadorizadas de alta qualidade, entre outros. Eles são os mais poderosos, mais rápidos e de maior custo.
Referências https://www.google.com.br/search?q=computadores+d e+segunda+gera%c3%a7%c3%a3o&biw=1366&bih= 659&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiBo 5zVorzMAhVKi5AKHROwAWIQ_AUIBigB#tbm=isch&q=1 965%2F1975+- +Computadores+de+terceira+gera%C3%A7%C3%A3o :+, acessado dia 15-03-2016 as 22hs. http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/mic_p ag3.htm. acessado dia 22-03-2016 as 08hs. http://conceito.de/computador. acessado dia 17-03-2016 as 22hs.