Literatura CELLIGENT
CELLIGENT INCI Name: Helianthus Annuus (Sunflower) Seed Oil, Ethyl Ferulate, Polyglyceryl-5 Trioleate, Rosmarinus Officinalis (Rosemary) Leaf Extract, Water, Disodium Uridine Phosphate, Tocopherol. CELLIGENT é um ingrediente ativo biológico para sun care que complementa de forma eficaz a ação dos filtros UV. CELLIGENT é um ativador celular e protetor do DNA capaz de tratar a pele estressada pela radiação ultravioleta (UV). Sua composição de ácido carnosólico e etil ferulato neutraliza os radicais livres que danificam as células da pele, prevenindo a ocorrência de danos UV-induzidos. O componente monofosfato de uridina, um dos precursores para a síntese de DNA, também suporta as células na reparação de seu DNA. CELLIGENT Anti-ageing e reparação do DNA CELLIGENT é um ingrediente ativo biológico para sun care que complementa de forma eficaz a ação dos filtros UV. CELLIGENT é um ativador celular e protetor do DNA capaz de tratar a pele estressada pela radiação ultravioleta (UV). Sua composição de ácido carnosólico e etil ferulato neutraliza os radicais livres que danificam as células da pele, prevenindo a ocorrência de danos UV-induzidos. O componente monofosfato de uridina, um dos precursores para a síntese de DNA, também suporta as células na reparação de seu DNA. INCI Name: Helianthus Annuus (Sunflower) Seed Oil, Ethyl Ferulate, Polyglyceryl-5 Trioleate, Rosmarinus Officinalis (Rosemary) Leaf Extract, Water, Disodium Uridine Phosphate, Tocopherol. Estudos científicos in vitro e in vivo confirmam a eficácia de CELLIGENT : Ativação celular e proteção do DNA durante a irradiação solar; Promove a rápida regeneração das células e DNA danificados por UV; Acelera a regeneração da pele após exposição excessiva ao sol; Aumenta a fotorresistência da pele. Muitas matérias-primas cosméticas, quando aplicadas sobre a pele e expostas à luz solar, provocam um grande estresse oxidativo. A incorporação de CELLIGENT minimiza completamente o estresse oxidativo induzido por matérias-primas na pele. CELLIGENT protege a pele e os produtos cosméticos da formação de radicais livres induzidos pelos componentes da formulação.
RADIAÇÃO SOLAR E ENVELHECIMENTO DA PELE A pele é o maior órgão do corpo humano, cobrindo uma área de aproximadamente 1,5 a 2 m2 em adultos. A pele desempenha uma ampla variedade de funções, incluindo a regulação da temperatura do corpo e proteção contra fatores ambientais, tais como frio, calor, bactérias, radiação ultravioleta (UV), entre outros. Os raios solares são compostos de 52% de luz visível (400-780 nm), que proporciona brilho e cor, 44% de radiação infravermelha (> 780 nm), que aquece a pele e os músculos, e 4% de radiação ultravioleta (100-400 nm), que não vemos e nem sentimos diretamente. Essa radiação UV danifica a pele. Seu comprimento de onda é menor do que o da luz visível, de modo que o efeito é especialmente intensivo. Os raios UV são divididos em duas subsecções, UVA e UVB. A radiação UVA (320-400 nm) é aquela que bronzeia a superfície da pele. A radiação UVA penetra profundamente na pele e causa o envelhecimento prematuro, e também é responsável pela ocorrência de alergias ao sol (fotodermatoses). Essa radiação pode danificar indiretamente o DNA das células da pele e aumentar o risco de câncer. A radiação UVB (280-320 nm) é mais elevada em energia e mais agressiva do que a UVA. Embora só penetrem a epiderme, os raios UVB causam perigosas queimaduras solares. Eles podem danificar diretamente o DNA e sobrecarregar o mecanismo de reparo da pele (causam estresse oxidativos). A radiação UVB promove alto risco de desenvolvimento de câncer da pele. Figura 1: imagem ilustrativa das radiações UVA e UVB. A queimadura solar é uma inflamação aguda da pele desencadeada pela exposição excessiva à radiação UVB. Quando os primeiros sinais de queimadura solar aparecem os mecanismos de reparação da pele já estão sobrecarregados. A sequência de processos fisiológicos de uma overdose de radiação solar até o desenvolvimento de queimadura solar é: 1. Energia da luz UV 2. Danos à pele, principalmente DNA (100.000/célula) 3. Síntese de citocinas 4. Dilatação dos vasos sanguíneos 5. Recrutamento de células inflamatórias 6. Queimadura solar caracterizada por vermelhidão, inchaço e dor
Mutações de secções do DNA, ou seja, alterações na sequência de nucleotídeos, alteram a informação armazenada no DNA. Isto pode conduzir à produção de proteínas defeituosas e pode afetar adversamente as funções celulares. Moléculas de DNA podem ser danificadas por vários fatores, como pelos radicais livres e pela radiação UV. A radiação solar excessiva causa danos permanentes à pele. Assim, a escolha do ingrediente ativo adequado para produtos de cuidados faciais e solares é muito importante. Filtros de absorção UV clássicos são cada vez mais associados a ingredientes anti-ageing inovadores, como o CELLIGENT, que ativa os próprios mecanismos de proteção e reparação das células. CELLIGENT protege o DNA e as células da pele, em particular as células-tronco epidérmicas, dos danos induzido pela radiação UV. CELLIGENT ajuda a reduzir e reparar as consequências de uma overdose de radiação solar, tais como mutações no DNA e eritema da pele, atenuando o envelhecimento celular. PRINCIPAIS ATIVOS DE CELLIGENT CELLIGENT protege o DNA e dá suporte para a reparação da lesão celular induzida por UV. Isso graças à sua composição de princípios ativos: ácido carnosólico, etil ferulato e monofosfato de uridina. Etil ferulato Ácido carnosólico Monofosfato de uridina Neutraliza os radicais livres Absorve e reduz a dose de radiação ultravioleta que penetra na pele Potente antioxidante Reforça o sistema de defesa antioxidante natural da pele Precursor bioquímico nucleotídico Favorece o processo de reparação do DNA Etil ferulato Etil ferulato (ferulato de etila), é um antioxidante natural capaz de absorver a radiação UV, neutralizar os radicais livres e reduzir a dose de radiação ultravioleta que penetra na pele. Dessa forma, ele protege a célula contra o estresse UVinduzido. Ele é obtido da esterificação enzimática com bioetanol do ácido ferúlico de origem vegetal (arroz). O etil ferulato está estruturalmente relacionado com os ésteres de ácido cinâmico. Assim como esses ésteres, o etil ferulato possui um sistema de elétrons com alto poder de absorção na faixa da radiação UV que reduz a penetração da radiação UV na pele. Seu espectro de absorção cobre completamente a faixa de absorção do filtro metoxicinamato de octila.
Figura 2: espectro de absorção de etil ferulato em comparação com os filtros UV benzofenona-3 e metoxicinamato de octila. Ácido carnosólico Etil ferulato (ferulato de etila), é um antioxidante natural capaz de absorver a radiação UV, neutralizar os radicais livres e reduzir a dose de radiação ultravioleta que penetra na pele. Dessa forma, ele protege a célula contra o estresse UVinduzido. Ele é obtido da esterificação enzimática com bioetanol do ácido ferúlico de origem vegetal (arroz). O etil ferulato está estruturalmente relacionado com os ésteres de ácido cinâmico. Assim como esses ésteres, o etil ferulato possui um sistema de elétrons com alto poder de absorção na faixa da radiação UV que reduz a penetração da radiação UV na pele. Seu espectro de absorção cobre completamente a faixa de absorção do filtro metoxicinamato de octila. Monofosfato de uridina O monofosfato de uridina (UMP) é um precursor bioquímico nucleotídico natural das células. O UMP, por ser precursor dos nucleotídeos de pirimidina, suporta o reparo do DNA das células, em particular o processo de reparo por excisão de nucleotídeos. O UMP é de origem vegetal, e é obtido a partir da extração fermentativa do RNA da beterraba e da canade-açúcar. MECANISMO DE AÇÃO DE CELLIGENT As radiações UVA e UVB podem penetrar na pele e causar danos ao DNA de forma direta, através da formação de fotodímeros de timina ou indireta, através da criação de espécies reativas de oxigênio. Em reações secundárias, as espécies reativas de oxigênio podem danificar o DNA ou ocasionar rupturas em sua cadeia. A célula deve então ser reparada para sobreviver. Quando os danos relacionados com DNA ocorrem, a timina e a citosina são particularmente afetadas. O impacto da luz UV conduz à formação de fotodímeros que destroem irreversivelmente timina e citosina. As células afetadas têm que reparar estes danos tão rapidamente quanto possível. Assim, como o UMP é um precursor para a formação de nucleotídeos de pirimidina timina e citosina, ele fornece suporte para as células na regeneração destes nucleotídeos, auxiliando no processo de reparação do DNA.
Figura 3: processo de reparação do DNA (reparo por excisão de nucleotídeos). O mesmo conceito se aplica a proteção das células-tronco. As células-tronco são cruciais para o rejuvenescimento da pele protegendo-a de estresses diários (como a luz UV). Retardando o envelhecimento das células-tronco se estende a juventude da pele. Os danos às células-tronco são fator predominante que leva ao envelhecimento da pele. As célulastronco epidérmicas mantém a homeostase da pele e promovem a reparação de danos. Elas permitem que a pele seja constantemente reposta por novas células e, embora as células-tronco sejam latentes, elas podem ser ativadas em um determinado estágio do ciclo de vida ou após a lesão. Figura 4: esquema ilustrativo do processo de homeostase da pele e reparação de danos pelas células-tronco.
O etil ferulato, em seu processo de absorver os raios UV, combate a formação de radicais livres reativos e, desse modo, neutraliza danos indiretos ao DNA (através do estresse oxidativos). O ácido carnosólico fornece um reforço ao sistema de defesa antioxidante natural da pele contra os radicais livres. CELLIGENT oferece tanto uma proteção preventiva quanto ativa da pele. CELLIGENT é um ativador celular e protetor do DNA capaz de tratar a pele estressada pela radiação ultravioleta (UV). Sua composição de ácido carnosólico e etil ferulato neutraliza os radicais livres que danificam as células da pele, prevenindo a ocorrência de danos UV-induzidos. O componente monofosfato de uridina, um dos precursores para a síntese de DNA, também suporta as células na reparação de seu DNA. CELLIGENT não é um ativo com função de um filtro clássico de proteção contra a luz UV, mas complementa de forma eficaz a ação dos filtros UV. Figura 5: esquema ilustrativo do mecanismo de ação de CELLIGENT. Resumindo: CELLIGENT protege o DNA dos danos UV-induzidos e dá suporte para a reparação da lesão celular após irradiação ultravioleta, sendo considerado um ingrediente ativo biológico para sun care que complementa de forma eficaz a ação dos filtros UV. Menos danos ao DNA = menos vermelhidão da pele Menos danos às células-tronco = menos envelhecimento da pele Além disso, ele também protege os produtos cosméticos contra o envelhecimento da formulação ( Formul Ageing ). As formulações cosméticas são suscetíveis a sofrer oxidação de seus ingredientes. Os resultados podem ser uma alteração na aparência da formulação ou na sua eficácia e desempenho. CELLIGENT oferece excelente proteção antioxidante das formulações cosméticas. Ele é altamente eficaz e também muito estável mesmo após à exposição UV, sendo mais vantajoso que os antioxidantes clássicos, como as vitaminas C e E.
Gráfico 1: CELLIGENT diminui a formação de radicais livres induzida por radiação UV em loções e filtro solares. Gráfico 2: CELLIGENT é eficaz como antioxidante de uma emulsão O/A. 8w RT (8 semanas armazenado em local protegido da luz), 30, 60 e 90 UV (após 30, 60 e 90 minutos de exposição à radiação UV). Algumas matérias-primas utilizadas em cosméticos podem aumentar a produção de radicais libres na pele, como por exemplo surfactantes ou ingredientes encontrados em autobronzeadores (por exemplo, DHA ou eritrulose). A incorporação de CELLIGENT minimiza completamente o estresse oxidativo induzido por matérias-primas. Gráfico 3: CELLIGENT é eficaz na redução da produção de radicais livres na pele após o uso de formulações cosméticas.
ESTUDOS IN VITRO COMPROVAM PROTEÇÃO CELULAR E DO DNA Estudos in vitro comprovaram que CELLIGENT protege o DNA e as células-tronco da pele de danos UV-induzidos. Celligent protege o dna. Este teste in vitro foi realizado para determinar o efeito protetor da CELLIGENT sobre a formação de lesões no DNA relacionada com a radiação UV. Foi aplicado sobre a superfície de um modelo 3D da pele (obtido de queratinócitos humanos) CELLIGENT não diluído ou placebo (triglicérides de ácido cáprico/caprílico). Uma pele não foi tratada e serviu como um controle. Após as substâncias terem sido deixadas por 30 minutos sobre a pele, esta foi irradiada com uma dose de 1500 mj/cm2 (esta dose corresponde a aproximadamente o estresse causado por 3 horas de exposição ao sol de meio-dia). Os danos ao DNA foram visualizados após 30 minutos, 1, 4 e 24 horas. A criação de lesões do DNA sob a forma de dímeros de timina (dímeros TT) foram visualizadas através de um anticorpo específico (escurecimento). Resultados: Não ocorreu dano ao DNA após o tratamento com CELLIGENT ; Em contraste, quando o placebo foi aplicado e na pele não tratada, o desenvolvimento de danos no DNA foram claramente visualizados (pontos pretos); Na avaliação quantitativa dos danos ao DNA, uma elevada porcentagem de danos imediatamente após a irradiação Figura 6: visualização das lesões do DNA (dímeros TT) através de um anticorpo específico (pontos pretos) após tratamento com CELLIGENT versus placebo versus controle. Figura 7: análise quantitativa dos danos ao DNA por irradiação de 1500 mj/cm2 após tratamento com CELLIGENT versus placebo versus controle.
Celligent protege as células-tronco Um segundo teste in vitro mostrou que CELLIGENT protege as células-tronco epidérmicas contra os danos induzidos pela luz solar. Queratinócitos primários (células-tronco e progenitoras) foram isolados e incubados. Foi adicionado ao meio CELLIGENT (0,00004%) em algumas culturas e outras não foram tratadas (controles), incubadas por mais 3 trias. O meio foi lavado e as culturas foram expostas ou não a irradiação utilizando uma lâmpada de amplo espectro de UV (simulando a luz solar completa). Foram avaliados os seguintes parâmetros: proliferação celular (sem exposição à luz) e capacidade de regeneração tecidual (formação de modelo 3D da pele) (após exposição à luz). Desenho do estudo: Resultados: Este teste mediu diretamente o potencial de proteção das células-tronco após estresse, isto é, se as células-tronco ainda podiam se diferenciar e proliferar (relevante para uma situação in vivo); CELLIGENT preservou a função das células-tronco epidérmicas e manteve a capacidade de restaurar uma epiderme (3D) após estresse por UV; As células-tronco e células progenitoras de queratinócitos tratadas com CELLIGENT tiveram taxas de proliferação semelhantes às células não tratadas, indicando um comportamento normal de proliferação. Figura 8: proliferação celular após incubação com CELLIGENT versus controle.
Figura 9: proteção celular após exposição UV de CELLIGENT versus controles. Conclusão: CELLIGENT apenas induz a proliferação das células-tronco quando necessário. CELLIGENT preserva a função das células-tronco epidérmicas, protegendo-as contra a luz solar. CELLIGENT PROMOVE RÁPIDA REGENERAÇÃO DAS CÉLULAS UV-DANIFICADAS Este estudo in vivo teve como objetivo estabelecer o efeito de CELLIGENT na redução da vermelhidão da pele após a irradiação solar. A radiação solar excessiva da pele conduz a danos nas células e no seu DNA. A pele reage a ele com um programa de alarme e de reparação, que é visível a partir do eritema cutâneo. Quanto mais rápido o dano às células e DNA é reparado, mais rápida a vermelhidão da pele diminui. Participaram deste estudo 20 voluntários com diferentes tipos de pele com idades entre 33 e 79 anos. A área de teste foi a parte superior da coxa, onde foram aplicadas formulações contendo 0,5%, 1% e 2% de CELLIGENT ou placebo uma vez ao dia por 5 dias, sendo que a primeira vez de aplicação foi feita 30 minutos antes da irradiação UVB. A pele não tratada foi utilizada como controle. Foi feita irradiação com luz UVB individualmente para gerar eritema visível, o que corresponde a 2,0 a 2,2 vezes a Dose Eritematosa Mínima (MED). O método de determinação da vermelhidão da pele utilizou um Chromameter CR 200 (Minolta) (pelo sistema L*a*b). Nesse sistema a cor é exibida em um sistema de coordenadas tridimensional com eixos para coloração verde-vermelha (a*), azul-amarela (b*) e luminosidade (L *). Sempre que a pele está avermelhada, o valor de a* aumenta. Resultados: Com o tratamento com 2% de CELLIGENT, o processo de regeneração foi duas vezes mais rápido em comparação com um placebo ou pele não tratada depois de apenas um dia; CELLIGENT apresentou um efeito dose-dependente, com eficácia claramente demonstrada já na dosagem de 0,5%.
Figura 10: análise quantitativa da redução do eritema nos dias 1, 2, 3 e 4 após tratamento com 0,5%, 1% e 2% de CELLIGENT ou placebo versus pele não tratada. Figura 11: análise quantitativa da redução do eritema nos dias 1, 2, 3 e 4 após tratamento com 2% de CELLIGENT ou placebo versus pele não tratada. Figura 12: visualização da redução do eritema de um dos voluntários - comparativo 2% de CELLIGENT versus placebo (2% de triglicérides de ácido cáprico/caprílico). Conclusão: CELLIGENT acelera a regeneração da pele com eritema induzido por UV in vivo: após apenas um dia o processo de regeneração foi duas vezes mais rápido do que na pele tratada com placebo. CELLIGENT acelerou a regeneração da pele UV-estressada com significativa redução da vermelhidão da pele.
CELLIGENT RECUPERA A PELE APÓS EXPOSIÇÃO UV O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de um creme contendo 5% de CELLIGENT após a exposição solar. Neste estudo, 68 voluntários aplicaram um creme contendo 5% de CELLIGENT após a exposição solar caso ficassem excessivamente expostos ao sol durante suas férias de verão. Os voluntários preencheram um questionário de avaliação subjetiva sobre as características de desempenho e de eficácia do creme, e sobre os sintomas de queimadura solar (vermelhidão, dor, prurido e aumento de temperatura). Foram analisados 15 questionários (voluntários entre 20 e 60 anos de idade). Fototipo cutâneo Reação cutânea ao sol sem proteção Nórdico 2 Misto 12 Mediterrâneo 1 Queimaduras frequentes Queimaduras ocasionais Queimaduras raramente 8 5 2 Resultados: 93% dos voluntários declararam que estavam convencidos das propriedades skin care do creme contendo 5% de CELLIGENT ; 73% dos voluntários afirmaram que o produto promoveu uma sensação agradável na pele após a aplicação; 53% dos voluntários relataram uma atenuação das suas queixas imediatamente após a aplicação; Mais de 60% dos voluntários relataram uma redução na vermelhidão da pele após terem aplicado o produto; 66% dos voluntários afirmaram que o produto ajudou na recuperação de sua pele; 60% dos voluntários afirmaram que recomendariam o produto ou usariam o produto novamente; Notavelmente, dois voluntários com fortes queimaduras solares declararam uma melhoria excepcional após a aplicação do creme contendo 5% de CELLIGENT. Figura 13: avaliação subjetiva após o uso de creme contendo 5% de CELLIGENT.
Figura 14: avaliação subjetiva após o uso de creme contendo 5% de CELLIGENT. Conclusão: A aplicação de um creme contendo 5% de CELLIGENT levou a excelentes avaliações dos voluntários, com significativa redução do eritema da pele.