4. PISO E CONTRAPISO 4.1 Contrapiso O piso acabado é executado sobre um contrapiso, e esse sobre o terreno compactado. Caso, no lugar do contrapiso houvesse uma laje, as paredes superiores teriam sido assentadas sobre esta e a laje teria sido executada sobre o baldrame. Selecione Piso acabado em Mapa de Projeto. Comece pela construção do contrapiso. Na ausência de opções de pisos utilizaremos a ferramenta laje que será configurada como elemento não estrutural. Na Caixa de Ferramentas, escolha a opção Laje. Abra a caixa Diálogo Definições da laje. Forneça os seguintes parâmetros: Espessura da laje: 0,1 m
Altura para o piso atual: -0,05 m. A laje é construída com a referência pelo topo e está situada 5 cm abaixo do nível zero (topo do piso acabado que possui 5 cm de espessura) Altura para a Cota zero: -0,05 m. O Contrapiso é de concreto moldado in loco. Em Modelo escolha a opção Sup-Betão Escuro. Em Listagem e Rotulagem : Função Estrutural: Elemento Não Estrutural Posição: Não definido Tipo de Elemento IFC: O tipo recomendado seria Piso, mas não há esta opção ou semelhante disponível no ArchiCAD. Neste caso deixe corrente a opção Automático Layer: Exterior Pavimento
Salve como favorito (Favoritos... > Gravar definições actuais como favorito). Dê o nome de Contrapiso Concreto moldado in loco 100 mm. Dê ok para finalizar o processo.
Desenhe os contrapisos utilizando as paredes como limite.
4.2 Piso acabado Abra novamente a caixa Diálogo Definições da laje. Forneça os seguintes parâmetros: Espessura da laje: 0,05 m Altura para o piso atual: 0 m. Altura para a Cota zero: 0 m.
Em Planta e Secção, acione o item Utilizar Trama do Material do Modelo.
Em Modelo escolha a opção Chão-Parquet Pinho.
Em Listagem e Rotulagem : Função Estrutural: Elemento Não-Estrutural Posição: Interior Tipo de Elemento IFC: Revestimento Layer: Acabamento Chão
Salve como favorito (Favoritos... > Gravar definições actuais como favorito). Dê o nome de Piso de madeira 50 mm. Dê ok para finalizar o processo.
Desenhe os pisos sobre os contrapisos utilizando as paredes como limite. O piso do banheiro, da cozinha/ área de serviço e do hall de entrada são de outros materiais diferentes do aplicado.
Para fazer as alterações, selecione o piso do hall de entrada e abra novamente a caixa de definições da laje. Em Modelo modifique para a opção Pavimento-Asfalto Claro. Em Listagem e Rotulagem modifique a posição para Exterior. Salve como favorito. Dê o nome de Piso externo 50 mm.
Dê ok para finalizar o processo. O piso do hall será modificado.
Selecione o piso do banheiro e da cozinha e abra novamente a caixa de definições da laje. Em Modelo modifique para a opção Mosaico-Branco 30x30. Salve como favorito. Dê o nome de Piso molhado Mosaico-Branco 50 mm.
Dê ok para finalizar o processo. O piso do banheiro e da cozinha será modificado.
4.2.1. Definir Origem do Piso em 3D No ArchiCAD é possível configurar a origem e a inclinação da trama do piso. Este recurso é habilitado somente na vista 3D Visualize o modelo 3D e selecione o piso do banheiro. Acione o menu Modelação > Alinhar Textura 3D > Definir Origem... e clique no canto superior esquerdo.
O azulejo do piso iniciará a partir deste ponto
Faça o mesmo com o piso da cozinha. Defina o canto superior esquerdo como início do piso.
5. ZONAS As Zonas são unidades espaciais do projeto. Normalmente, representam compartimentos, blocos de um conjunto habitacional, ou áreas funcionais de um edifício. As zonas foram criadas após a definição geométrica do programa com as paredes, para verificar se a área útil do estava dentro dos padrões HMP (3.1.4. Cálculo da Área útil). Acione o menu Documentação > Vegetais > Definições de Vegetais. Habilite o layer Zonas clicando sobre o ícone em forma de olho, deixando-o aberto. Dê ok.
Na aplicação das zonas, não se distinguiu a sala de estar da área de circulação dos quartos. Selecione a zona correspondente e ajuste a sua geometria por meio dos vértices para que a zona se limite ao quadrado da sala de estar.
Utilize o método de construção manual da zona para circulação dos quartos e banheiros. Desenhe da mesma forma, os limites da zona no hall de entrada. Observe que a área da sala de estar se manteve após a alteração.
Acione o menu Modelação > Atualizar Zonas... Selecione a opção Atualizar todas as Zonas. A nova área da sala de estar deve apresentar o valor 19,20 m 2.
Feito os ajustes, é necessário configurar cada zona.
Selecione a zona do primeiro quarto e abra a caixa de definições da Zona. Forneça os seguintes parâmetros: Categoria da Zona: 1 HNF 1 Residencial e Recreio Nome da Zona: Dormitório 1 Nº: 1 Altura da zona: 2,70
Em Planta, acione a opção Utilizar Trama do Material da Superfície.
Em Selo de Zona : Ordem: Altere o item 4 para Altura do teto e o 5 para nenhum O tamanho da fonte nas zonas deve ser ajustado de acordo com a escala do projeto. No caso, este tamanho (3 mm) é interessante para a escala 1:50. Na escala 1:100, o valor de 1 mm é mais adequado. Ajuste de acordo com a escala do seu projeto. Salve as configurações em um favorito com o nome Dormitório 1-1:50. Dê ok para finalizar a operação.
Repita o processo para cada zona: Banheiro Nome da Zona: Banheiro Nº: 2 Altura da zona: 2,70 Nome do favorito: Banheiro - 1:50 Dormitório 2 Nome da Zona: Dormitório 2 Nº: 3 Altura da zona: 2,70 Nome do favorito: Dormitório 2-1:50 Dormitório 3 Nome da Zona: Dormitório 3 Nº: 4 Altura da zona: 2,70 Nome do favorito: Dormitório 3-1:50 Sala de estar Nome da Zona: Sala de estar Nº: 5 Altura da zona: 2,70 Nome do favorito: Sala de estar- 1:50 Circulação Nome da Zona: Circulação Nº: 6 Altura da zona: 2,70 Nome do favorito: Circulação - 1:50
Cozinha/área de serviço Nome da Zona: Cozinha/ Área de serviço Nº: 7 Altura da zona: 2,70 Nome do favorito: Cozinha/ Área de serviço - 1:50 Hall de entrada Nome da Zona: Hall de entrada Nº: 8 Altura da zona: 2,70 Nome do favorito: Hall de entrada - 1:50