Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL Departamento Cultural da AJSI/BR Departamento de Formação e Capacitação de Apresentadores da AJSI/BR Departamento Juvenil da AJSI/BR Departamento Teen da AJSI/BR Concurso Nacional de Narração Juvenil Concurso Nacional de Oratória para Jovens Concurso Cultural de Desenho São Paulo 10 de dezembro de 2011
NORMA INTERNA DO CONCURSO NACIONAL DE NARRAÇÃO JUVENIL (11 A 14 ANOS) REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO 1. O juvenil deve participar das atividades da Seicho-No-Ie. 2. O narrador deve inscrever-se na categoria correspondente à sua idade ou ao ano de nascimento; isto inclui os candidatos que completarão a idade da categoria até o final do ano de 2011. 3. A inscrição deve ser realizada até o dia 30 de Março de 2012, enviando as informações abaixo para a Superintendência da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, na Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 1266 CEP: 04308-900 Jabaquara São Paulo SP, aos cuidados do Departamento Cultural da AJSI/BR. Ficha de inscrição com todos os dados preenchidos; Cópia do RG ou Certidão de Nascimento; 1 foto 3x4 recente; Autorização dos pais ou responsável; Termo de Cessão de Direito Autoral, caso o texto seja de autoria do participante, devidamente preenchido e assinado. Se o participante for menor, os pais ou responsáveis assinam o documento; Termo de Cessão de Direito de Imagem devidamente preenchido e assinado. Se o participante for menor, os pais ou responsáveis assinam o documento; Texto digitado (na íntegra, exatamente como será narrado), contendo: nome, endereço completo, Regional, telefones para contato e e-mail. O mesmo texto deverá ser enviado para o email: cultural.ajsi@sni.org.br 4. Os narradores inscritos deverão se apresentar às 8h00 do dia 22 de abril de 2012, na Sub-Sede da SEICHO- NO-IE DO BRASIL, na Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 348 Jabaquara São Paulo SP. 5. Somente preenchendo os requisitos acima terão direito à participação no concurso. 6. Cada Regional pode concorrer com apenas um juvenil por categoria, totalizando dois juvenis. LIMITE DE IDADE E TEMPO DISPONÍVEL Categoria A: - Nascidos em 1998 e 1999 (13 e 14 anos); - Narração de 5 a 6 minutos; - Aviso aos 5 minutos. Categoria B: - Nascidos em 2000 e 2001 (11 e 12 anos); - Narração de 4 a 5 minutos; - Aviso aos 4 minutos.
A ESCOLHA DO TEXTO O narrador poderá escolher a forma como criará o seu texto, considerando as seguintes opções: 1. Criar textos relacionando assuntos do cotidiano com o Ensinamento da Seicho-No-Ie. Exemplos: história de personalidades, descobertas científicas, showbusiness, esportes ou ainda o cotidiano do próprio candidato; 2. Relato de experiência (próprio); 3. Recontar com suas palavras um texto já existente. Exemplos: Pinóquio, Os três porquinhos, Relatos de Experiências dos livros e revistas da Seicho-No-Ie, contos, biografias, poesias, etc. 4. Nestes textos deveremos encontrar os princípios da Seicho-No-Ie, explícita ou implicitamente. A ESCOLHA DO TRAJE O traje deve ser simples e discreto, sem a necessidade de usar roupa de festa. O importante é que o juvenil esteja bem asseado e que seu traje não cause constrangimento a si próprio ou ao público (ex.: saia muito curta, regata ou bermuda). TEMPO Cada categoria tem um tempo mínimo e máximo no qual o narrador deverá desenvolver sua performance. Fica registrado que a cada 10 segundos a mais no tempo máximo ou a menos no tempo mínimo, o narrador perderá 1 décimo de ponto do total atribuído pelos jurados. Dica: Caso o juvenil perceba que seu texto está no fim e o sinal não tenha soado é possível que, de forma sutil, prolongue seu texto com inteligência e perspicácia ou mesmo concluí-lo rapidamente no caso de o segundo sinal já ter soado. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Os jurados analisarão os seguintes quesitos: 1. Texto Tal quesito refere-se ao conteúdo escrito, que durante o concurso é transmitido pela fala. Para avaliar o desempenho dos candidatos nesse quesito, cumpre observar os seguintes itens: a. A escolha de um texto que possibilite explorar os ensinamentos da Seicho-No-Ie e que reflita os interesses do participante; b. A habilidade de fazer com que o público entenda as informações e mensagens; c. A precisão das informações e mensagens; d. A habilidade de capturar e manter vivo o interesse do público pelo conteúdo e pelo desenvolvimento das ideias até o final de sua narração; e. Utilização correta da língua portuguesa e de suas normas; f. A capacidade de fazer o público refletir sobre o tema da narração; g. A propriedade de ser persuasivo ao propor a prática dos ensinamentos da Seicho-No-Ie.
2. Habilidades Interpretativas a. Expressão vocal: entonação, dicção, articulação, volume e ritmo. b. Expressão corporal: postura, gestos, movimentação e semblante. 3. Persuasão Este quesito será avaliado pelo Presidente da banca de jurados e observará a capacidade do narrador de transmitir a sua mensagem e cativar as pessoas. Dica para ir bem neste quesito: leia O Livro dos Jovens, p. 54 e 55. Cada jurado ficará responsável por avaliar 1 (um) dos quesitos. As notas serão dadas no intervalo de 5 (cinco) a 10 (dez), sendo cinco a menor nota e dez a maior nota. A mudança ou a inclusão de algumas palavras no texto não implicará em perda de pontos. CRITÉRIOS DE DESEMPATE Caso exista empate entre os candidatos classificados nos três primeiros lugares da mesma categoria, serão utilizados os seguintes critérios, nesta ordem: 1. Candidato com maior nota do Presidente da banca de jurados; 2. Candidato com maiores notas atribuídas pelo maior número de jurados; 3. Decisão da banca de jurados. PREMIAÇÃO Serão premiados: 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria. DESPESAS DE VIAGEM O candidato e os demais acompanhantes deverão custear as despesas próprias. Fica a critério da Regional custear total ou parcialmente tais despesas. INFORMAÇÕES IMPORTANTES Uma dica fundamental para aprimorar-se na arte de falar e ser um excelente narrador é ler O Livro dos Jovens, em especial o cap. 3 Exercitem o poder da palavra. Aproveite para treinar e leia em voz alta. Criado o texto, é hora de treinar. Isso significa que o narrador precisará de bastante ajuda. Quanto mais o participante treinar, maior será a segurança, e consequentemente menor será o seu nervosismo. Procure em sua regional alguém que já tenha participado de concursos e peça a ele o máximo apoio. Somente decorar o texto e dizê-lo como um robô não indica um bom narrador, mas sim uma boa memória. É fundamental que além de boa memória o narrador manifeste a capacidade de narrar seu texto com sentimento e vitalidade. Leve consigo o texto no ato da narração, fica a critério do narrador, porém seu uso deve ser discreto sem prejudicar a narração. Caso contrário, isso implicará na perda de pontos para o narrador.
NORMA INTERNA DO CONCURSO NACIONAL DE ORATÓRIA PARA JOVENS (15 A 35 ANOS) REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO 1. O jovem deve participar das atividades da Seicho-No-Ie. 2. O orador deve inscrever-se na categoria correspondente à sua idade ou ao ano de nascimento; isto inclui os candidatos que completarão a idade da categoria até o final do ano de 2012. 3. A inscrição deve ser realizada até o dia 30 de Março de 2012, enviando as informações abaixo para a Superintendência da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, na Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 1266 CEP: 04308-900 Jabaquara São Paulo SP, aos cuidados do Departamento Cultural da AJSI/BR. Ficha de inscrição com todos os dados preenchidos; Cópia do RG ou Certidão de Nascimento; 1 foto 3x4 recente; Autorização dos pais ou responsável (caso seja menor de idade); Termo de Cessão de Direito Autoral, caso o texto seja de autoria do participante, devidamente preenchido e assinado. Se o participante for menor, os pais ou responsáveis assinam o documento. Termo de Cessão de Direito de Imagem devidamente preenchido e assinado. Se o participante for menor, os pais ou responsáveis assinam o documento Texto digitado (na íntegra, exatamente como será narrado), contendo: nome, endereço completo, Regional, telefones para contato e e-mail. O mesmo texto deverá ser enviado para o email: cultural.ajsi@sni.org.br. 4. Os oradores inscritos deverão se apresentar às 8h00 do dia 22 de Abril de 2012, na Subsede da SEICHO- NO-IE DO BRASIL, na Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 348 Jabaquara São Paulo SP. 5. Somente preenchendo os requisitos acima terão direito à participação no Concurso. 6. Cada Regional pode concorrer com apenas um jovem por categoria, totalizando dois jovens. 7. Não serão aceitas inscrições de Preletores e Líderes da Iluminação. LIMITE DE IDADE E TEMPO DISPONÍVEL Categoria A: - Nascidos nos anos de 1977 a 1991 (21 a 35 anos); - Oratória de 7 a 9 minutos; - Aviso aos 7 minutos. Categoria B: - Nascidos nos anos de 1992 a 1997 (15 a 20 anos); - Oratória de 6 a 7 minutos; - Aviso aos 6 minutos.
A ESCOLHA DO TEXTO O orador poderá escolher a forma como criará o seu texto, considerando as seguintes opções: 1. Criar textos relacionando assuntos do cotidiano com o Ensinamento da Seicho-No-Ie. Exemplos: história de personalidades, descobertas científicas, showbusiness, esportes ou ainda o cotidiano do próprio candidato; 2. Relato de experiência (próprio); 3. Recontar com suas palavras um texto já existente. Exemplos: Relatos de Experiências dos livros e revistas da Seicho-No-Ie, contos, biografias, poesias, etc. 4. Nestes textos deveremos encontrar os princípios da Seicho-No-Ie, explícita ou implicitamente. A ESCOLHA DO TRAJE O traje deve ser simples e discreto, sem a necessidade de usar roupa de festa. Os rapazes devem usar calça social e camisa; as moças, saia (do joelho para baixo) ou calça social e blusa discreta. O mais importante é que o jovem esteja bem asseado e que seu traje não cause constrangimento a si próprio ou ao público. TEMPO Cada categoria tem um tempo mínimo e máximo no qual o orador deverá desenvolver sua performance. Fica registrado que a cada 10 segundos a mais no tempo máximo ou a menos no tempo mínimo, o orador perderá 1 décimo de ponto do total atribuído pelos jurados. Caso o jovem perceba que seu texto está no fim e o sinal não tenha soado é possível que, de forma sutil, prolongue seu texto com inteligência e perspicácia ou mesmo concluí-lo rapidamente no caso de o segundo sinal já ter soado. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Os jurados avaliarão os seguintes quesitos: 1. Texto Tal quesito refere-se ao conteúdo escrito, que durante o concurso é transmitido pela fala. Para avaliar o desempenho dos candidatos nesse quesito, cumpre observar os seguintes itens: a. A escolha de um texto que possibilite explorar os ensinamentos da Seicho-No-Ie e que reflita os interesses do participante; b. A habilidade de fazer com que o público entenda as informações e mensagens; c. A precisão das informações e mensagens; d. A habilidade de ser coerente; e. A habilidade de capturar e manter vivo o interesse do público pelo conteúdo e pelo desenvolvimento das ideias até o final de sua apresentação; f. Observância das variantes da língua portuguesa e elegância no modo de empregá-las; g. A capacidade de fazer o público refletir sobre o tema da apresentação; h. A propriedade de ser persuasivo ao propor a prática dos ensinamentos da Seicho-No-Ie.
4. Habilidades Interpretativas a. Expressão vocal: entonação, dicção, articulação, volume e ritmo; b. Expressão corporal: postura, gestos, movimentação e semblante. 5. Persuasão Este quesito será avaliado pelo Presidente da banca de jurados e observará a capacidade do narrador de transmitir a sua mensagem e cativar as pessoas. Dica para ir bem neste quesito: leia O Livro dos Jovens, p. 54 e 55. Cada jurado ficará responsável por avaliar 1 (um) dos quesitos acima. As notas serão dadas no intervalo de 5 (cinco) a 10 (dez), sendo cinco a menor nota e dez a maior nota. A mudança ou a inclusão de algumas palavras no texto não implicarão em perda de pontos. CRITÉRIOS DE DESEMPATE Caso exista empate entre os candidatos classificados nos três primeiros lugares da mesma categoria, serão utilizados os seguintes critérios, nesta ordem: 1. Candidato com maior nota do Presidente da banca de jurados; 2. Candidato com maiores notas atribuídas pelo maior número de jurados; 3. Decisão da banca de jurados. PREMIAÇÃO Serão premiados: 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria. É também importante orientar o candidato para que não se apegue à vitória ou a derrota no concurso, mas saiba que a participação é a coisa mais importante. Os pais e orientadores também devem ser orientados neste sentido. DESPESAS DE VIAGEM O candidato e os demais acompanhantes deverão custear as despesas próprias. Fica a critério da Regional custear total ou parcialmente tais despesas. INFORMAÇÕES IMPORTANTES Uma dica fundamental para aprimorar-se na arte de falar e ser um excelente orador é ler O Livro dos Jovens, em especial o cap. 3 Exercitem o poder da palavra. Aproveite para treinar e leia em voz alta. Escolhido o texto é hora de treinar. Isso implica que o narrador precisará de bastante ajuda. Quanto mais o participante treinar, maior será a segurança, e consequentemente menor será o seu nervosismo. Procure em sua regional alguém que já tenha participado de concursos e peça a ele o máximo apoio. Somente decorar o texto e dizê-lo como um robô não indica um bom narrador, mas sim uma boa memória. É fundamental que além de boa memória o narrador manifeste a capacidade de narrar seu texto com sentimento e vitalidade. Leve consigo o texto no ato da narração, fica a critério do narrador, porém seu uso deve ser discreto sem prejudicar a narração. Caso contrário, isso implicará na perda de pontos para o narrador.
NORMA INTERNA DO 2º CONCURSO CULTURAL DE DESENHO DA AJSI/BR REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO 1. O participante deve estar ativo nas atividades da Seicho-No-Ie na sua Associação Local; 2. O participante deve inscrever-se na categoria correspondente à sua idade ou ao ano de nascimento; isto inclui os candidatos que completarão a idade da categoria até o final do ano de 2012. 3. A inscrição deve ser realizada até o dia 30 de Março de 2012, enviando as informações abaixo para a Superintendência da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, na Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 1266 CEP: 04308-900 Jabaquara São Paulo SP, aos cuidados do Departamento Cultural da AJSI/BR. Ficha de inscrição com todos os dados preenchidos; Cópia do RG ou Certidão de Nascimento; 1 foto 3x4 recente; Autorização dos pais ou responsável (caso seja menor de idade); Termo de Cessão de Direito Autoral devidamente preenchido e assinado. Se o participante for menor, os pais ou responsáveis assinam o documento. O desenho deverá ser enviado contendo: nome completo, Regional e categoria inscrita no verso. 4. Somente preenchendo os requisitos acima terão direito à participação no concurso. 5. As Regionais poderão concorrer com mais de um jovem por categoria, sempre passando pela aprovação do Presidente da AJSI Regional. CATEGORIAS Juvenil A - Nascidos nos anos de 1998 e 1999 (13 e 14 anos); B - Nascidos nos anos de 2000 e 2001 (11 e 12 anos); Jovem A - Nascidos nos anos de 1992 a 1997 (15 a 20 anos); B - Nascidos nos anos de 1977 a 1991 (21 a 35 anos);
DESENHOS 1) Os desenhos serão feitos a mão livre; 2) Tema: Pratique o Bem ; 3) O papel a ser utilizado para todos é o A3 (42,0 cm X 29,7 cm) branco e liso, gramatura 120 a 180 g/m 2 ; 4) O material de pintura é livre (giz pastel, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, caneta hidrocor etc.); CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1) Os desenhos finalistas do 2º Concurso Cultural de Desenho da AJSI/BR serão escolhidos por Júri constituído, através da análise do material enviado na ocasião da inscrição dos desenhos concorrentes. 2) O Júri será composto por no mínimo 1 (um) Membro da Comissão Executiva Central da AJSI/BR, 1 (um) Preletor ou Líder da Iluminação, e pelos seguintes profissionais: a) 2 (dois) desenhistas/ilustradores; b) 2 (dois) artistas plásticos; c) 2 (dois) designers gráficos; Podendo um ou mais jurados acumularem algumas funções. 3) Caberá à Comissão Executiva Central da AJSI DO BRASIL a escolha dos componentes do Júri do 2º Concurso Cultural de Desenho da AJSI/BR. Das decisões deste Júri, não haverá recurso de qualquer natureza, sendo sua decisão soberana, absoluta e irrevogável. 4) O Concurso avaliará os seguintes quesitos: a) Deverá contemplar a ideia do tema: Pratique o Bem ; b) Comunicar o tema através da criação de desenho, não sendo necessário escrever o tema. c) Qualidade da pintura, combinação de cores, aproveitamento do espaço no papel, equilíbrio na distribuição do desenho pelo papel; d) No caso de desenhos que buscam o realismo (ex.: retratos, paisagem, animais) serão avaliados a anatomia humana, animal, vegetal etc, bem como o trabalho de perspectiva, profundidade de campo (1º plano, 2º plano, 3º plano etc.); e) As propostas devem ser condizentes com o ensinamento da Seicho-No-Ie, ou seja, transmitir uma mensagem, ideia ou atmosfera positiva;
f) As propostas não podem conter material ofensivo, com intenção pornográfica, que incite violência, preconceitos, fundamentalismo ou registrado (plágio de marcas, símbolos ou imagens parcial ou em sua totalidade de propriedade intelectual de terceiros); g) O desenho deve ser um trabalho inédito, exclusivo e de criação obrigatória do participante. PREMIAÇÃO 1) Serão premiados: 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria; DICA IMPORTANTE Leia o Livro O Princípio do Relógio de Sol, especialmente o capítulo O Gosto pelo Desenho e descubra como aprimorar ainda mais o seu talento para o desenho.
FICHA DE INSCRIÇÃO FOTO 3X4 Regional:... Nome:... End.:... Nº:... Bairro:... Cidade:... Estado... CEP:... Fone:...Cel.:...Data Nasc.../.../... E-mail:...Representante da Regional:... ( ) Concurso de Narração Juvenil ( ) Concurso de Oratória para Jovens ( ) Concurso Cultural de Desenho Jovem ( ) Concurso Cultural de Desenho Juvenil Categoria:...