Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local Máquinas de Elevação e Transporte EMPILHADOR Formadora - Magda Sousa
DEFINIÇÃO Denominam-se máquinas elevadoras as destinadas a transportar e a levantar cargas. Podem ser eléctricas ou com motor de combustão.
Elementos de Segurança Cabine de Segurança elemento de segurança cuja função é a de proteger o condutor no caso de caída de carga ou a capotagem do empilhador; Sinalização acústica e luminosa de marcha atrás anuncia a presença do empilhador em intersecções, pontos de pouca visibilidade e ao realizar manobras de marcha atrás; Placas Indicadoras todos os empilhadores deverão ter as seguintes placas identificativas: Placas de Informação; Placa de carga. Dispositivos de Imobilização ão protecção contra manobras involuntárias e utilização não autorizada. O empilhador deve ter um dispositivo de fecho que impeça a sua utilização por pessoas não autorizadas, por exemplo a chave de contacto.
PLACA DE INFORMAÇÃO Peso máximo e mínimo da bateria Modelo N.º de série Identificação do mastro Ano de fabrico Voltagem Taxa horária Inclinação do mastro Tipo de Pneus Comprimento do garfo
PLACA DE CARGA Peso da carga em kg Distância até ao centro da carga em mm Altura máxima a que a carga pode ser elevada Altura da base do garfo até ao centro de carga Capacidade de travagem Informação suplementar Tipo de máquina N.º de série
Constituição de um Empilhador Frontal Exemplo
Libertador de gases Protecção do tubo de escape Contrabalanço Assento com suspensão Cinto de segurança Extintor Apoio para mão Espelho retrovisor Pórtico de segurança Volante Mastro Elevador Barreira protectora do operador Suporte do garfo Garfo Roda directriz Apoio para o pé Chassis Roda motriz
Operação Segura
Os equipamentos de trabalho automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados e, se os equipamentos se movimentarem em zonas de trabalho, devem ser estabelecidas e respeitadas as regras de circulação Artigo 32. º do Decreto Lei 50/05 correspondente à transposição da Directiva Comunitária n.º 2001/45/CE O grande motivo para segurança a no trabalho pode ser um BEM pequeno!
Princípios de Funcionamento
Princípio de Funcionamento É construído sob o princípio pio da gangorra, onde a carga colocada nos garfos é equilibrada pelo peso da máquina. m O centro de rotação ou o apoio da gangorra é o centro das rodas dianteiras. x y
Princípio de Funcionamento O contrapeso é formado pela própria pria estrutura do veículo (combustão) ou pela bateria (eléctrica). A capacidade de elevação de um empilhador é afectada por: Peso da carga; Distância do centro de gravidade da carga (centro da carga) A B
Princípio de Funcionamento Triângulo de Estabilidade: É a área formada pelos três pontos de suspensão da máquina: Pino de articulação do eixo traseiro e Cada uma das rodas dianteira.
Princípio de Funcionamento Considerações: Caso o ponto de equilíbrio se desloque para fora da área do triângulo, o veículo capotará nesse sentido. Quanto mais rápida e brusca for a viragem numa curva, mais pronunciado será o efeito da transferência de peso, ocasionando facilmente o deslocamento do ponto de equilíbrio para fora da área do triângulo.
Princípio de Funcionamento Mastro Retrátil: No caso dos empilhadores de mastro retrátil, o tombamento para trás é mais fácil de ocorrer do que em outros modelos, visto que o ponto de equilíbrio está mais perto das rodas traseiras e se desloca facilmente para fora da área de estabilidade.
Regras Gerais
Manutenção Semanal esta manutenção é efectuada semanalmente, tem em linha de conta os órgãos mecânicos que não são abrangidos pela manutenção diária, como sendo: Nível de pressão do óleo; Nível da água; Estado das transmissões; Folgas na direcção; Fugas de óleo nas bombas hidráulicas; Fugas de gasolina ou gasóleo; Fugas de gás; Verificar travões; Estado das ligações dos bornes das baterias (eléctrico); Limpar bateria de possíveis derrames de ácido (eléctrico).
Regras Gerais No início do trabalho, com o empilhador, o operador deve certificar-se de que a buzina, os freios, os pneus e todos os outros controles estão em bom funcionamento, e que não ocorrem folgas excessivas nas correntes e comandos. Quando um empilhador estiver em movimento, os seus garfos devem estar a cerca de 15 cm do chão.
Regras Gerais Somente transporte cargas que os garfos ou o guardacarga suportem e nunca remova as protecções do empilhador. Dirija a uma velocidade compatível com as condições existentes. Diminua a marcha em superfícies molhadas ou escorregadias.
Regras Gerais Não use paletes com defeito ou danificados, muito menos armazene paletes com as ripas soltas ou mal fixadas. Se notar algum defeito no empilhador quando estiver a usa-lo suspenda de imediato as operações e comunique as falhas detectadas ao seu supervisor.
Regras Gerais Não passe por cima de objectos deixados no chão. Pare o empilhador e coloque os objetos fora da sua rota de circulação e comunique ao seu supervisor que a via de circulação estava impedida. Remova os obstáculos antes de seguir viagem.
Regras Gerais Os garfos devem ser sempre bem colocados sob a carga, de preferência no comprimento total deles. Ao andar, a parte de trás da carga deve estar firmemente localizada contra o guarda-carga e o mastro inclinado para trás. Certifique-se de que há espaço suficiente para levantar e manobrar a carga, preste atenção ao património da empresa!
Regras Gerais Verifique se a carga está segura. Faça a um teste na carga, erguendo-a a um pouco, se ela inclinar para o lado, baixe-a a e mude a posição dos garfos para um melhor balanceamento. Erga os garfos lentamente para que a carga se mantenha estável e nunca use apenas um deles.
Regras Gerais Não eleve a carga por cima de pessoas e não permita que as pessoas se desloquem nas proximidades do empilhador.
Regras Gerais Verifique o peso da carga! Se não estiver identificado, pergunte ao supervisor ou a quem o possa informar.
Regras Gerais Não levante cargas instáveis! Estas devem ser cuidadosamente arrumadas antes de as levantar e bem fixadas. Assegure-se que a carga está centralizada antes de levantá-la uma carga instável é perigosa!
Regras Gerais Não arraste a carga sobre o piso, e não empurre a carga com a ajuda do empilhador. Evite carregar material solto, este deverá ser transportado em recipiente próprio prio ou plataforma com proteção lateral.
Regras Gerais Nunca tente movimentar cargas em excesso ou acrescentar mais contrapeso ao empilhador. Tome cuidado ao travar, pois o empilhador carregado pode tombar e projectar a carga.
Regras Gerais Não faça a curvas em alta velocidade, o empilhador não tem suspensão e pode capotar. Não obstrua a passagem das pessoas ou equipamentos de incêndio. Não arranque de forma brusca ou pare nessa condição.
Regras Gerais Não transporte passageiros nos garfos ou em qualquer outra parte da empilhador. O empilhador só tem um assento, e é o do operador!
Regras Gerais Obedeça a todos os sinais e demarcações. Dirija devagar buzine quando necessário. Esteja atento! Olhe sempre na direcção do percurso que está a efectuar. efectuar. Não sonhe!
Regras Gerais Não utilize o empilhador para brincar! Não coloque os seus colegas de trabalho em risco!
Regras Gerais Não dirija com as mãos molhadas!
Regras Gerais Se não tiver visão, inverta a sua direcção!
Regras Gerais Nunca coloque os braços, as mãos, as pernas ou a cabeça a entre as vigas do mastro ou fora dos limites da cabine de protecção do empilhador.
Regras Gerais Quando terminar o seu trabalho estacione o empilhador, de forma a que este não represente um obstáculo perigoso e desligue o motor. Retire a chave da ignição! Mantenha os garfos apoiados no solo, os comandos em ponto morto e accione o travão de mão.
Capotamento
Capotamento O empilhador pode capotar se for conduzido de uma maneira inadequada.
Em caso de Capotamento NÃO SALTE! NÃO SALTE!
Em caso de Capotamento INCLINE-SE AO CONTRÁRIO!
Em caso de Capotamento SEGURE-SE E INCLINE-SE SOBRE O VOLANTE!
Em caso de Capotamento FIRME OS PÉS!
OBRIGADA PELA VOSSA ATENÇÃO!