DENGUE e DENGUE HEMORRÁGICO Prof. Dr. Rivaldo Venâncio da Cunha Dourados, 08 de fevereiro de 2007
O que é o dengue? O dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus; Este vírus pode ser de quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4; É um problema de saúde pública nos países tropicais, pois as condições do meio ambiente favorecem a proliferação do Aedes aegypti, principal mosquito transmissor da doença.
Onde existe dengue? O dengue existe no Sudeste Asiático, na África e nas Américas.
Quando começou o dengue no Brasil? No Brasil há referências ao dengue desde 1846 (RJ); Há registros de epidemias em São Paulo, entre 1852 e 1853 e em 1916; Em 1923 ocorreu uma epidemia em Niterói; A primeira epidemia documentada clínica e laboratorialmente ocorreu em 1981, em Boa Vista, Roraima, causada pelos tipos 1 e 4; Em 1986, a epidemia de dengue atinge o Rio de Janeiro, Ceará e Alagoas.
Como o vírus é transmitido? O vírus dengue é transmitido por um vetor (agente transmissor da doença), no caso, um mosquito; No Brasil o vetor é o mosquito da espécie Aedes aegypti. Ele não é, porém, o único vetor da dengue; O mosquito Aedes albopictus éum vetor comprovado na Ásia; Aqui no Brasil, existe o Aedes albopictus em vários Estados mas este não participa da cadeia de transmissão de dengue.
Como o Aedes aegypti transmite a doença? A transmissão se dá pela picada do Aedes aegypti que ficou infectado porque picou uma pessoa doente; Esse mosquito infectado, picando uma pessoa sadia, passa o vírus da dengue e esta pessoa fica doente; Não há transmissão pelo contato direto de uma pessoa doente para uma pessoa sadia; Também não há transmissão pela água, por alimentos ou por quaisquer objetos; O dengue também não é transmitido de um mosquito para outro, nem através de outros animais.
Como é o mosquito? É escuro e rajado de branco É menor que um pernilongo comum Pica durante o dia Se desenvolve em água parada e limpa Ovos de mosquito na água Larvas de mosquito Diferenças entre o Aedes aegypti, (no potinho), e outro mosquito inofensivo (na mão)
Quais os hábitos do Aedes aegypti e por que é importante conhecê-los? É importante conhecer os hábitos do mosquito para melhor combatê-lo.
O Aedes aegypti é uma espécie doméstica; Nasce e se reproduz em água parada, limpa, de preferência em recipientes fabricados pelo homem, como latas, pneus, vasos etc., dentro ou perto das habitações humanas; É encontrado também m em ocos de árvores, desde que estejam próximos às s casas; Dificilmente é encontrado a mais de 100m das residências.
A fêmea, para pôr seus ovos, é atraída principalmente por recipientes com boca larga, que estejam em locais sombreados; Por exemplo: pratinhos de vasos ornamentais, vasos de plantas aquáticas, recipientes como garrafas, latas, pneus expostos ao sol e chuva, caixas d água sem tampa etc; As temperaturas mais altas também estimulam a oviposição, isto é, a postura dos ovos; A fêmea deposita e fixa seus ovos nas bordas dos recipientes.
Como se desenvolve o mosquito Aedes aegypti? O desenvolvimento do mosquito se dá em etapas: ovo => larva => pupa => adulto. Depois que a fêmea pôs os ovos em condições adequadas, isto é, quando há calor e umidade, o desenvolvimento do embrião se faz em + ou - 48 horas.
Os ovos que com o embrião podem suportar longos períodos (até um ano) de seca e serem transportados, grudados nas bordas dos recipientes, por longas distâncias; Este período é importante no combate ao mosquito, pois é mais fácil combatê-lo antes dele se tornar adulto. Essa é uma das razões pelas quais é difícil a erradicação do Aedes aegypti. O Aedes aegypti demora, em média, de 10 a 12 dias para passar da fase de ovo até se tornar um mosquito adulto.
Quem pica é a fêmea e o faz para sugar o sangue. Os mosquitos acasalam 1 ou 2 dias após tornaremse adultos; A partir daí, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que fornece as proteínas necessárias para o desenvolvimento dos ovos. As fêmeas têm preferência pelo sangue humano; São ativas durante o dia, podendo picar várias pessoas diferentes, o que explica a rápida explosão das epidemias de dengue.
Qual o tempo de vida do Aedes aegypti? A vida média de uma fêmea adulta é de 45 dias. É importante lembrar que, uma vez infectada, a fêmea permanecerá assim até o fim de sua vida.
Quais são as condições ideais para o Aedes aegypti proliferar? Há uma relação direta, entre as chuvas e o aumento do número de vetores; A temperatura influi na transmissão do vírus; Raramente ocorre transmissão do vírus em temperaturas abaixo de 16º C; A transmissão ocorre preferencialmente em temperaturas superiores a 20º C; A temperatura ideal para a proliferação do Aedes aegypti estaria em torno de 30 a 32 ºC.
Quem pode "pegar" dengue? A suscetibilidade é universal, isto é, todo mundo pode "pegar" dengue, independentemente do sexo e idade; Observa-se que grupos mais expostos ao vetor adquirem mais a doença; É o caso das mulheres que, em razão do maior tempo de permanência no ambiente doméstico, têm maior risco de contrair a dengue.
Quanto dura o período de incubação? Depois que a pessoa foi picada por um mosquito contaminado, ela não fica logo doente; começa a sentir os sintomas após 3 até 15 dias (pp. 4 a 7). O intervalo sem sintomas chama-se "Período de Incubação Intrínseco".
Transmissão do Vírus do Dengue pelo Aedes aegypti Mosquito pica / Adquire vírus Mosquito pica / Transmite vírus Viremia Período de incubação extrínseco Período de incubação intrínseco Viremia 0 5 8 12 16 20 24 28 DIAS Doença Doença Ser humano 1 Ser humano 2
Uma pessoa pode ter dengue mais de uma vez? Existem quatro sorotipos do vírus da dengue; Quando uma pessoa é picada por um mosquito infectado com um vírus de um sorotipo, adquire imunidade permanente para este sorotipo, mas não para os demais; P.ex.: um indivíduo teve dengue pelo sorotipo 2 e é picado por um mosquito infectado com um vírus do sorotipo 1; neste caso ele pode ter dengue novamente, pois só tem anticorpos para sorotipo 2 e não para 1.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE DENGUE? O diagnóstico é feito a partir do exame clínico realizado por médico e da história epidemiológica (ter estado em área onde exista o surto da doença). É importante saber que o exame só deve ser feito após 7 dias do início da febre.
Medidas de Controle Antes de mais nada é importante lembrarmos de que o combate à doença é uma responsabilidade dos governos, sejam eles da esfera federal, estadual ou municipal, e da coletividade; A coletividade deve participar de todas atividades, pois só a atuação conjunta do governo e da população eliminando os criadouros do Aedes aegypti levará ao controle da doença. Veja como:
Eliminar os criadouros do Aedes aegypti éa ÚNICA maneira de evitar dengue.
Dicas alternativas para tentar evitar a aproximação do mosquito
Borra de café Velas de Andiroba............
MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO!