Apresentação. O que é Dengue Clássica?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresentação. O que é Dengue Clássica?"

Transcrição

1

2 Apresentação É no verão que acontecem as maiores epidemias de dengue devido ao alto volume de chuva. O Santa Casa Saúde, por meio do Programa Saúde Segura, está de olho no mosquito aedes aegypti e na sua saúde. Assim, elaboramos esta cartilha de orientação e prevenção, afinal, todos querem que este verão seja o fim da picada para o mosquito. O que é Dengue Clássica? Dengue é uma doença infecciosa causada por 4 tipos diferentes de vírus: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, e transmitida pelo mosquito aedes aegypti. São as áreas tropicais e as subtropicais as mais atingidas pelas epidemias, que ocorrem no verão devido ao acúmulo de água estabelecido durante e após os períodos de chuva. O que é Dengue Hemorrágica? É um tipo mais grave de dengue que após o 5 dia de enfermidade pode causar sangramento, em vários órgãos, e choque. A dengue hemorrágica pode levar à morte, se não tratada, e deve ser identificada, apenas, por um profissional qualificado.

3 Qual a causa? A causa da dengue se deve a contaminação ocorrida opôs a picada do mosquito aedes aegypti. Não existe transmissão da doença pelo contato com um doente ou com suas secreções, nem por fontes de água ou alimento. Modo de transmissão O mosquito fêmea pica uma pessoa infectada e, após a ingestão do sangue, ocorre o período de incubação. Em seguida, o mosquito passa a ser capaz de transmitir o vírus por toda a vida. O mosquito Aedes aegypti também pode transmitir a febre amarela.

4 PerÍODO De incubação Pode variar de 3 a 15 dias, mas, em média, leva de cinco a seis dias. eliminar O mosquito AEDES AEGYPTI é a ÚniCa maneira De evitar a transmissão Da Dengue. tratamento Não existe tratamento para essa doença, apenas terapêuticas que aliviam os sintomas como: ingestão de água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Dipirona ou paracetamol são os únicos medicamentos que podem ser utilizados. Os demais remédios, como os à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios (aspirina e AAS) podem aumentar o risco de hemorragias. SiNTOMAS Os sintomas começam a aparecer no 3 dia após a picada do mosquito, antes disso, o vírus passa por um período de incubação. 5 a 6 dias, esse é o tempo médio do ciclo da doença.

5

6 Dengue Clássica Febre alta com início súbito. Forte dor de cabeça. Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos. Perda do paladar e apetite. Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores. Náuseas e vômitos Tonturas. Extremo cansaço. Moleza e dor no corpo. Muitas dores nos ossos e articulações. Dengue hemorrágica A dengue clássica e a dengue hemorrágica têm os mesmos sintomas. A diferença é quando acaba a febre e surgem os seguintes sintomas: Dores abdominais fortes e contínuas. Vômitos persistentes. Pele pálida, fria e úmida. Sangramento pelo nariz, boca e gengivas. Manchas vermelhas na pele. Sonolência, agitação e confusão mental. Sede excessiva e boca seca. Pulso rápido e fraco. Dificuldade respiratória. Perda de consciência.

7 A dengue hemorrágica se agrava rapidamente, com sinais de insuficiência circulatória e choque, o que pode levar à morte em até 24 horas. Apenas 5% dos casos levam à morte, de acordo com estatísticas do Ministério da Saúde. PrEVENCÃO Eliminar os focos de acúmulo de água e os locais propícios para a criação do aedes aegypti é a única forma de combater a dengue. Por isso: Mantenha a caixa d água fechada e com tampa adequada. remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

8 Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje. Lave, semanalmente, por dentro com escova e sabão, os tanques utilizados para reservatório de água. Mantenha bem tampado tonéis e barris d água. Encha de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de plantas. Se tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso, principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana. Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo. Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os, sem água, em local coberto e abrigado da chuva. Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.

9