M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome PEREIRA DA SILVA, LUÍS M. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ACTUAL 1999 presente 2003 presente 2009 presente Tipo de empresa ousector 2010 presente Tipo de empresa ousector Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, Campus Universitário de Campolide, Lisboa Universidade, Ensino Superior Regente das disciplinas de Fiscalidade I e de Fiscalidade II, oferecidas nos Mestrados de Economia, de Gestão e de Finanças e da disciplina de Fiscalidade oferecida no Master in Law and Management (através do NovaForum) Responsável pela docência, coordenação e processo de avaliação dos mestrandos e por orientação e arguição de dissertações de mestrado nos temas de Fiscalidade Economista, Administrador de Empresas e Consultor Exercendo em regime de profissão liberal, em várias empresas e entidades; Perito em representação de contribuintes em Comissões de Revisão da Matéria Colectável de IRC no âmbito da DGCI. Diversos; Consultor, perito e administrador de empresas privadas Responsável pela gestão e direcção de diversas empresas e organizações em sectores de actividade tais como a banca, seguros, sociedades gestoras de participações sociais, associações profissionais, consultoras de gestão e fiscais, etc. Professor Auxiliar no Instituto Superior de Gestão Instituto Superior de Gestão / Ensinus, S.A., Lumiar, Lisboa Ensino Superior Regente das disciplinas de Fiscalidade, Tributação das Pessoas Colectivas e de Gestão Fiscal, oferecidas ao Mestrado de Gestão Fiscal Responsável pela docência, coordenação e processo de avaliação dos mestrandos e por orientação e arguição de dissertações de mestrado. Consultor do grupo TAVFER, SGPS, S.A. TAVFER, SGPS, S.A., Zona Industrial de Carregal do Sal, Carregal do Sal Sociedade Gestora de Participações Sociais com interesses nas actividades de inspecção técnica de veículos, em Portugal e em Moçambique, imobiliário em Portugal e no Brasil e hotelaria e construção metálica em Portugal, entre outras; 1.
Consultor na área financeira internacional do grupo Responsável pelo planeamento, coordenação e controlo financeiro das actividades internacionais do grupo. 2011 presente Consultor Sénior da +PROFARMÁCIA SRCF Sociedade de Consultoria a Farmácias, Lda., Rua Marechal Saldanha, 1, Lisboa Prestação de serviços de Consultoria de Gestão Consultor da Administração da sociedade Responsável pela elaboração dos estudos de viabilidade e de diagnóstico das actividades de farmácias associadas da ANF, elaboração de planos de reestruturação do negócio e propostas de renegociação de créditos e negociação com credores financeiros e distribuidores grossistas de medicamentos. 2011 presente Presidente do Conselho Fiscal da GLINTT, S.A. GLINTT Global Inteligent Tecnologies, S.A. (soceidade aberta) Prestação de serviços de tecnologias de informação; Presidente do Conselho Fiscal Responsável pela fiscalização das actividades exercidas pela gestão da sociedade, pelo cumprimento dos estatutos e das políticas de boa governação da sociedade. 2012 presente Perito Fiscal inscrito no CAAD CAAD Centro de Arbitragem Administrativa, Ministério da Justiça, Lisboa Prestação de serviços de arbitragem de natureza fiscal Árbitro Perito Economista Participação em Comissões Arbitrais em matérias de impostos sobre o rendimento, sobre o património, sobre a despesa e sobre imposto do selo, com vista a resolução de conflitos entre o Estado e os sujeitos passivos. FORMAÇÃO ACADÉMICA E PROFISSIONAL 1983 1985 Nome e tipo da organização de ensino ou formação Principais disciplinas/competências profissionais Designação da qualificação atribuída Classificação obtida (se aplicável) 1977-1982 Nome e tipo da organização de ensino ou formação Principais disciplinas/competências profissionais Designação da qualificação Master in Business Administration (MBA) Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, em cooperação científica e pedagógica com a Wharton School of Pennsilvania, Estados Unidos da América do Norte Programa de mestrado em gestão de empresas com forte componente de finanças e administração de empresas MBA 16 valores em 20 Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa Programa de licenciatura em gestão de empresas com forte componente de gestão financeira e administração de empresas (em cinco anos, pré-bologna) Licenciatura 2.
atribuída Classificação obtida (se aplicável) 13,4 valores em 20 1978 1981 Nome e tipo da organização de ensino ou formação Principais disciplinas/competências profissionais Designação da qualificação atribuída Proficiency in English Language Instituto Britânico/British Council em Lisboa, Rua de S. Marçal, Lisboa Programa avançado de aprendizagem de língua Inglesa, falada e escrita, de acordo com exigência e standards internacionais. Certificado de habilitações EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ANTERIOR 2009 2011 2004 2011 Assessor do Conselho de Administração Farminveste Investimentos, Participações e Gestão, SGPS - S.A. Rua Marechal Saldanha, 1, Lisboa. Sociedade Gestora de Participações Sociais; Assessor do Conselho de Administração Concepção e preparação do Projecto +Futuro, que consistiu na dispersão do capital social da Farminveste, SGPS pelas farmácias associadas da Associação Nacional das Farmácias e na subsequente organização e montagem de um aumento do capital social da Farminveste, SGPS, SA. Docente Convidado Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa / Lisbon School of Business & Economics da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa Universidade, Ensino Superior Regente do módulo sobre o Orçamento do Estado em todas as edições do Programa Avançado de Fiscalidade PAFisc: Uma Abordagem Jurídico - Financeira Responsável pela docência desse módulo. 2008 2010 Administrador não executivo JLM Consultores de Gestão, S.A., Leiria e Alcobaça Sociedade de consultoria económico-financeira; Membro do Conselho de Administração sem pelouros executivos Participar, apoiar e colaborar nos processos de definição de estratégias e de tomada de decisão da sociedade, através do Conselho de Administração. 2009 Administrador Financeiro /CFO Riviera SGPS, SA e empresas suas participadas, Carcavelos Sociedade Gestora de Participações Sociais com interesses no sector hoteleiro e na promoção imobiliária em Cascais, Coimbra e no Estado de Santos/Brasil; Administrador Financeiro/CFO Responsável pela função financeira no grupo, incluindo o financiamento das actividades e 3.
a gestão da tesouraria, bem com a elaboração da informação de gestão interna e a prestação de contas do grupo. 2006 2009 Assessor do Conselho de Administração e Director Coordenador Comercial MUTUAMAR Mútua de Seguros dos Armadores da Pesca do Arrasto (sociedade mutualista de seguros) com sede em Lisboa Associação mutualista de seguros do ramo marítimo Assessor do Conselho de Administração e Director Coordenador Comercial Responsável pelo desenvolvimento comercial da companhia de seguros dos ramos reais, pela política de resseguro e pelos serviços de back-office. 2004 2008 Administrador António M. de Mello Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A., Lisboa Sociedade Gestora de Participações Sociais com interesses no sector dos sistemas de informação, accionista qualificada do grupo Reditus/Tecnidata; Membro do Conselho de Administração Participar, apoiar e colaborar nos diversos processos de elaboração da estratégia e de tomada de decisão da sociedade através do Conselho de Administração e participar na gestão da sociedade participada ALL2IT Infocomunicações, S.A. (sociedade prestadora de serviços de telecomunicações e sistemas de informação, também do grupo Tecnidata. 1992 2005 2000 2003 1993 2002 Administrador, Gestor e Director CAIXA CENTRAL - Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, C.R.L, Rua Castilho 233, Lisboa Instituição de crédito com estatuto de banco comercial, sob a forma cooperativa, responsável pela supervisão, integração e consolidação da actividade das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo de todo o país Administrador provisório indicado pelo Banco de Portugal (2002), vogal do Conselho de Gestão (1998-2002) e Director (1992-1998 e 2002-2005) Responsável pela gestão global da companhia e, em especial, pela supervisão e fiscalização e políticas comerciais e de crédito das caixas de crédito agrícola mútuo associadas, bem como dos serviços de contabilidade e administrativos. Presidente da Direcção Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Algarve, C.R.L com sede em Moncarapacho, Olhão. Caixa de crédito agrícola mútuo. Presidente da Direcção Provisória por designação da CAIXA CENTRAL e Presidente da Direcção Responsável pelo desenvolvimento global da Caixa, em sequência de processo de fusão de seis caixas agrícolas em diversos concelhos do Algarveco, associado a uma reestruturação profunda do funcionamento das áreas da concessão e recuperação de crédito, comercial e administrativa da empresa. Vogal da Comissão Directiva Fundo de Garantia do Crédito Agrícola Mútuo, com sede no Porto Fundo de garantia de depósitos e da solvabilidade das caixas de crédito agrícola mútuo. Vogal da Comissão Directiva, nomeado pelo Secretário de Estado do Tesouro e Finanças, em representação do Sistema Integrado do Crédito Agrícola Mutuo; Responsável pelas políticas de assistência financeira do Fundo às caixas de crédito agrícola em dificuldades, com vista a assegurar a solvabilidade do sistema integrado. 4.
1994 2003 Administrador Central - Banco de Investimento, S.A., Av. República 23, Lisboa Instituição de crédito com estatuto de banco de investimento; Administrador não executivo (1994-2002) e executivo (2002-2003); Responsável pela gestão estratégica e processos de tomada de decisão no seio do Conselho de Administração e mais tarde pelos pelouros do crédito e da gestão discricionária de activos por conta de terceiros. 1985 1999 1990 1992 1989 1990 1986 1989 1985 1986 Assistente Convidado Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, Campus Universitário de Campolide, Lisboa Universidade, Ensino Superior Assistente Responsável pela docência nas aulas práticas das disciplinas de Fiscalidade oferecidas nas licenciaturas de Economia e de Gestão da Faculdade, bem como pela avaliação dos discentes. Administrador executivo e administrador-delegado IP FINANCEIRA Sociedade de Investimentos, Estudos e Participações Financeiras, S.A., com sede nas Amoreiras, Lisboa. Sociedade de Investimento. Membro do Conselho de Administração Responsável pelo desenvolvimento global da sociedade de investimento, com pela gestão de activos por conta própria e por conta de terceiros, pelo back-office e pelos sistemas de informação e prestação de contas. Director de Equity Research SOCIFA & BETA SOCIEDADE FINANCEIRA DE CORRETAGEM (DEALERS), S.A,.com sede no Porto. Sociedade financeira de corretagem (a primeira sociedade financeira de corretagem autorizada em Portugal) Director Responsável pela análise e produção de informação financeira sobre sociedades cotadas em bolsa e sobre a economia portuguesa e também pelas apresentações aos investidores nacionais e estrangeiros. Subdirector MDM SOCIEDADE DE INVESTIMENTO, S.A., Rua Castilho, 65, Lisboa, sociedade detida pelo Deutsche Bank, pelo J.P.Morgan Bank e pelo grupo José de Mello; Sociedade de investimento; Subdirector; Responsável pela gestão de activos por conta própria em instrumentos do mercado de capitais e pela gestão discricionária de activos por conta de terceiros. Gestor de Produto SIEMENS, S.A., com sede na Av. Almirante Reis, Lisboa. Sociedade comercial detida a 100% pela SIEMENS. Gestor de produto Responsável pela área de comercialização de electrodomésticos das marcas SIEMENS e BOSCH (linha branca) e de pequenos electrodomésticos da SIEMENS (linha castanha). 5.
1982 1985 Controller LOGOPLASTE CONSULTORES TÉCNICOS, LDA., com sede na Rua Fialho de Almeida, em Lisboa (família Marcel de Botton). Sociedade holding de um grupo de empresas de produção de artigos e embalagens de plástico para os sectores alimentar, farmacêutico e telecomunicações; Controller Responsável pela informação financeira de gestão e elaboração de projectos de investimento e de revisão de preços nos contratos de produção por encomenda. INFORMAÇÃO ADICIONAL INSCRITO NA ORDEM DOS ECONOMISTAS, SOB O NÚMERO 7871 INSCRITO NA ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS SOB O NÚMERO 28624 UTILIZADOR REGULAR DE SOFTWARE INFORMÁTICO DE ESCRITÓRIO E DE COMUNICAÇÕES Lisboa, 7 de Julho de 2012 6.