Sistema Nervoso Central Sistema Nervoso Periférico Sistema Endócrino
O Sistema Nervoso é composto por: Sistema Nervoso Central (SNC) CENTROS NERVOSOS
Sistema Nervoso Periférico (SNP) Nervos cranianos
Constituição do SNC 1-Cerebelo - Coordena os movimentos 2-Bolbo raquidiano Controla o ritmo cardíaco, ritmo respiratório e pressão sanguínea 3-Hipotálamo Controla a fome, sede, temperatura e atividadesexual
uos órgãos do SNCsão protegidos por: v Estruturas esqueléticas: Ł caixa craniana, protegendo o encéfalo; e Ł coluna vertebral, protegendo a medula. v Membranas denominadas meninges : Ł dura-máter (a externa), Ł aracnóide (a do meio), e Ł pia-máter (a interna). v Entre as meninges aracnóide e pia-máter há um espaço preenchido por um líquido denominado líquido cefalorraquidiano.
Cérebro Meninge
Áreas do córtex e suas funções O CÓRTEX CEREBRAL compreende quatro grandes áreas: LOBO FRONTAL: área responsável pela fala, funções intelectuais e coordenação motora. LOBO PARIETAL: área sensorial e gustativa. LOBO OCCIPITAL: área visual. LOBO TEMPORAL: área auditiva e da memória.
Estrutura do neurónio Dendrites Axónio Bainha de mielina Arborização terminal
O IMPULSO OU INFLUXO NERVOSO uo neurónio é polarizado, ou seja, há uma membrana carregada positivamente do lado de fora e uma membrana carregada negativamente do lado de dentro. u A polarização é causada pela diferença de concentração de iões de sódio (Na + ) e potássio (K + ) dentro e fora da célula. Esta diferença estável é mantida às custas das reservas de ATP.
u Quando o neurónio é estimulado, a estabilidade termina e ocorre a despolarização (no qual o Na+ que estava em maior quantidade do lado de fora da célula passa para o lado de dentro, fazendo com que o K+ saia, invertendo assim a polarização da área afectada). u Este efeito, que aos poucos vai despolarizando a membrana, propaga-se ao longo da célula na forma de um impulso nervoso.
u O impulso nervoso propaga-se apenas numa direção. u Ele desloca-se das dendrites para o corpo celular e deste para o axónio. u Ao chegar à extremidade do axónio, o impulso é transmitido para o próximo neurónio através da SINAPSE.
A SINAPSE ua sinapse é a comunicação entre a arborização terminal de um neurónio e a(s) dendrite(s) de outro (ou a membrana de uma célula). u A mensagem que passa de uma arborização terminal para uma dendrite (ou uma membrana celular) é transmitida por substâncias chamadas neurotransmissores. Neurotransmissores
SINAPSE
Tipos de neurónios de acordo com a função Neurónios sensitivos: conduzem os impulsos nervosos dos órgãos recetores para o SNC. Neurónios de associação: estabelecem a ligação entre os neurónios sensitivos e os motores, processando e coordenando a informação. Neurónios motores: Neurónios motores: conduzem os impulsos nervosos do SNC para os órgãos efetores.
Gânglio nervoso Estrutura de um nervo Feixe de fibras Axónio Fibra nervosa
Estrutura de um nervo Fibra nervosa amielínica 1e2- Tecido que envolve as fibras Fibra nervosa mielínica 3- Feixe de fibras nervosas
Atosvoluntários e involuntários Os Atos Voluntários são conscientes e dependem da nossa vontade. Neste caso, a resposta é gerada no encéfalo. Falar ao telemóvel é um ato voluntário. Os Atos Involuntários não dependem da nossa vontade, sendo também designados de Atos Reflexos. A dilatação e contração da pupila, como reação à intensidade da luz, é uma ato reflexo. O trajeto percorrido pelo impulso nervoso designa-se Arco Reflexo.
Os Atos reflexos podem ser INATOS -nascem connosco, como por exemplo, a sucção ou a preensão reflexa (capacidade de um recém-nascido agarrar um dedo) CONDICIONADOS ou ADQUIRIDOS - obtêm-se pela aprendizagem, como por exemplo a travagem de um veículo ou aprodução de saliva quando se vê um alimento.
Sistema Nervoso Autónomo Também chamado de VEGETATIVO ou INVOLUNTÁRIO, regula as condições internas do nosso organismo.
O Sistema Endócrino Estesistemaéconstituído pelas Glândulas Endócrinas, que produzem elançam,diretamente para osangue, hormonas que funcionam como mensageiros químicos.
A HIPÓFISE éaglândula mestra, pois além de produzir ahormona de crescimento, produz também ESTIMULINAS, hormonas que controlam a atividade de outras glândulas.