FIM DO ABSOLUTISMO INGLÊS SÉCULO XVII
ANTECEDENTES: No início dos anos 1600, a Inglaterra apresentava-se como um país em desenvolvimento e expansão. Nos reinados do século anterior, de Henrique VIII e Elizabeth I, o território foi unificado, a nobreza foi colocada sob controle, a ingerência da Igreja Católica fora afastada pela criação da Igreja Anglicana. Cercamentos (Enclosure) dos campos e criação de ovelhas êxodo rural aumento da quantidade de desempregados nas cidades. (Utopia) Fortalecimento da burguesia (detém o poder econômico porém não detém o político).
O nascimento do Parlamento inglês Reinado de João II (João Sem Terra) Nobreza se revolta e obriga o rei a assinar a Magna Carta (1215) (Parlamento 330: Câmara dos Lordes e Câmara dos Comuns). Fortalecimento do poder real Henrique VIII Ato de Supremacia (1534)- Nascimento da Igreja Anglicana
Elizabeth I (1558-1603). Consolidação da Reforma Anglicana. Adoção do Calvinismo como conteúdo doutrinário do Anglicanismo. Adoção da hierarquia católica (manutenção do poder real sobre a religião). Consolidação do Puritanismo. Política mercantilista
Elizabeth I Elizabeth I, da dinastia Tudor, não deixou descendentes e subiu ao trono em 1603. Jaime 1, da dinastia escocesa Stuart, unifica as coroas da Inglaterra, da Irlanda e da Escócia. O rei pretendia governar sem o Parlamento, a quem cabia o poder de direito, de acordo com a Carta Magna de 1215. No entanto, o rei podia convocá-lo somente quando julgasse necessário e, assim, exercia o poder de fato.
Dinastia Stuart Procuraram reverter o espaço político conquistado pelo parlamento. Jaime I - taxas alfandegárias, distribuição de privilégios, monopólio real sobre as industrias de tecidos e gastos com a corte. Carlos I obrigado a assinar a Petição de Direitos, tenta estender o anglicanismo para a Escócia calvinista, reativa o ship money. Convoca o parlamento e considera suas exigências uma ofensa e fecha o parlamento.
Maria I Filha de Henrique VIII e Catarina de Aragão. Católica, promove uma perseguição aos anglicanos. Henrique VIII Através do Ato de supremacia torna o Rei a autoridade maior religiosa na Inglaterra, concentrando assim o poder político e religioso nas mãos do Rei. Elizabeth I Filha de Henrique VIII e Ana Bolena. Era anglicana. Apogeu do absolutismo na Inglaterra. Governou de forma conciliadora
Jaime I 1603-1625 Dinastia Stuart (Escócia): Fortalecimento do poder do Rei; Perseguição a católicos e calvinistas; Aumento de impostos para financiar o luxo da corte. CARLOS I 1625-1649 Obrigado a assinar a petição de direitos; Dissolve o parlamento; Concessões a católicos devido a sua esposa ser católica; Imposição do anglicanismo aos calvinistas guerra civil, necessita de recursos reconvoca o parlamento. Não consegue controlar o mesmo e o dissolve. Novamente guerra civil. Foi decapitado.
SOCIEDADE INGLESA: APOIAVAM O REGIME ABSOLUTISTA: PARES: Aristocracia tradicional, grandes proprietários; ERAM CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA: BURGUESIA: comerciantes, banqueiros, prof. Liberais. GENTRY: Pequena e média nobreza rural, mentalidade capitalista, agricultores. Tinham ligações com a burguesia devido ao comércio. YEOMEN: granjeiros, pequenos proprietários, lavradores e arrendatários. Buscavam mudanças. CAMPONESES: desterrados graças ao cercamentos. PROLETARIADO: trabalhadores assalariados. MARGINALIZADOS E DESEMPREGADOS.
CAMPO RELIGIOSO: APOIAVAM O REGIME ABSOLUTISTA: CATÓLICOS. ANGLICANOS. ERAM CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA: CALVINISTAS PURITANOS (pequena burguesia) PRESBITERIANOS (alta burguesia)
O governo de Carlos I, o início das tensões que conduziram à Revolução Inglesa. O governo de Carlos I, o início das tensões que conduziram à Revolução Inglesa.
REVOLUÇÃO PURITANA 1642 Na guerra civil, as forças se dividiam em dois partidos político-militares: os cavaleiros que permaneceram ao lado do rei Carlos I apoiados pelo clero, pela aristocracia do norte e do oeste do país e pelos grupos favorecidos pelos monopólios reais e os cabeças redondas que apoiaram o Parlamento sendo eles principalmente a burguesia mercantil e os empresários rural sendo a maioria puritana ou presbiteriana. Os cabeças redondas sofreram reveses, mas após a liderança de Oliver Cromwell venceram as tropas da monarquia, prendendo o rei Carlos I que foi julgado e condenado à morte. Foi decapitado em 1649, ano em que Cromwell proclamou a república e assumiu a nação.
FILMES 1- Carlos I en el patíbulo https://www.youtube.com/watch?v=27ipids a1fw 2- Morte ao rei https://www.youtube.com/watch?v=ic2 T7dhyMa0 (Assistir com os pais)
REPÚBLICA PURITANA OLIVER CROMWELL 1599-1658 Calvinista; Parlamento fechado com apoio do exército; Repressão aos Levellers (pequenos proprietários desejosos de reforma agrária) e aos diggers (desejosos de um comunismo agrário); Ato de Navegação 1651, desenvolvimento naval e do comércio; Domínio da Irlanda e da Escócia; Repressão a católicos e anglicanos (bens da igreja anglicana foram confiscados); Governo altamente ligado aos interesses da burguesia.
República Puritana - crise Manutenção da concentração de terras. Interesses burgueses privilegiados. Dissolução do parlamento. Morte de Cromwell (Richard). Restauração monárquica.
RESTAURAÇÃO CARLOS II 1685-1688 A restauração ocorre por medo de revoltas no meio popular; Rei tem que garantir anistia e posse das terras confiscadas Atritos com o parlamento 2 partidos políticos: - Tory (a favor do Rei) - Whig (contrários ao Rei)
JAIME II 1685-1688 Irmão de Carlos II Política pró-católica. Tendências absolutistas. Tentou fortalecer o poder da Coroa às custas do Parlamento, mas fracassou. Para quebrar a resistência anglicana, dissolveu o Parlamento
Revolução Gloriosa - 1688 Guilherme III Maria Stuart, filha de Jaime II, foi convocada a comparecer ao Parlamento e os parlamentares tramaram a ascensão de Guilherme de Orange, marido de Maria Stuart, para assumir o trono inglês. Acuado com o golpe do parlamento, o rei Jaime II buscou refúgio na França. Sem contar com nenhum tipo de violência, a nova mudança política ficou conhecida como Revolução Gloriosa. Assume o poder limitado ao máximo pelo parlamento.
Revolução Gloriosa Jaime II fugiu para a França. O Parlamento proclamou Guilherme e Maria, reis, embora aceitando uma Declaração de Direitos, segundo a qual: os reis não podiam cancelar as leis do Parlamento; o Parlamento decidiria a sucessão ao trono e o Parlamento votaria o orçamento anual; as contas reais seriam controladas por inspetores; o Tesouro seria dirigido por funcionários. -Bill of Rights 1689 (Declaração de Direitos) Limitação do poder Real O Rei reina, o Parlamento governa" Desse modo, criou-se a monarquia parlamentarista inglesa que vigora até os dias de hoje.
Triunfo do liberalismo As revoluções Puritana, de 1640, e a Gloriosa, de 1688, podem ser consideradas como partes de um mesmo processo de conflito entre o absolutismo e o liberalismo, entre o poder do rei e o do Parlamento, tendo como resultado o estabelecimento da monarquia parlamentar. Nesse sentido, os historiadores tendem a considerá-la como um fenômeno único: a Revolução Inglesa.
LISTA DE EXERCÍCIOS 1- (Enem 2012) Que é ilegal a faculdade que se atribui à autoridade real para suspender as leis ou seu cumprimento. Que é ilegal toda cobrança de impostos para a Coroa sem o concurso do Parlamento, sob pretexto de prerrogativa, ou em época e modo diferentes dos designados por ele próprio. Que é indispensável convocar com frequência os Parlamentos para satisfazer os agravos, assim como para corrigir, afirmar e conservar as leis. Declaração dos Direitos. Disponível em http://disciplinas.stoa.usp.br. Acesso em: 20 dez. 2011 (adaptado). No documento de 1689, identifica-se uma particularidade da Inglaterra diante dos demais Estados europeus na Época Moderna. A peculiaridade inglesa e o regime político que predominavam na Europa continental estão indicados, respectivamente, em: a) Redução da influência do papa Teocracia. b) Limitação do poder do soberano Absolutismo. c) Ampliação da dominação da nobreza República. d) Expansão da força do presidente Parlamentarismo. e) Restrição da competência do congresso Presidencialismo. Resposta da questão 2- (Upf 2012) A Revolução Inglesa de fins do século XVII pode ser considerada como a primeira revolução burguesa no continente Europeu. Sobre esta revolução é correto afirmar: a) O Parlamento e os monarcas tinham a mesma posição em relação à necessidade de impostos para a manutenção do Estado e a confiança de que o rei decidia sobre essa questão. B) Jaime I e Carlos I reorganizaram o Estado com seu comando forte e centralizador, deixando o legado da eficiência para os próximos monarcas. c) As condições econômicas e políticas estiveram estáveis durante o período pré-revolucionário. d) A Carta dos Direitos sagrou-se como documento de valor constitucional e foi aceita pelo casal Guilherme e Maria, novos monarcas por declaração do Parlamento. e) As divergências entre anglicanos e calvinistas foram um elemento essencial do processo revolucionário, que findou com a aceitação da mesma religião por todos.
3- Durante o século XVII a Inglaterra teve sua história marcada por conflitos político-sociais do século e foram o meio pelo qual a Inglaterra a) transformou o Absolutismo de direito em Absolutismo de fato. b) organizou o Exército do Parlamento, cujo critério era a origem familiar e não pelo merecimento militar. c) consolidou os interesses da nobreza agrária tradicional rompendo com os ideais da burguesia. d) dissolveu os obstáculos para o avanço capitalista, marcando pela crise do Absolutismo Monárquico. 4-LEIA o trecho. O papel dos Parlamentares. Nenhuma intromissão deles deve ser tolerada na autoridade do Rei. (...) Seria impossível impedir a ruína da autoridade real se fossem atendidos os sentimentos dos que são ignorantes na política do governo dos Estados a ponto de presumir serem sábios na teoria de sua administração e nem são capazes de julgar acertadamente sua conduta nem decidir sobre negócios públicos que ultrapassem seu alcance. RICHELIEU. Testamento Político. As palavras do cardeal de Richelieu estão voltadas para a defesa do sistema político que é a) a democracia parlamentar constitucional existente até hoje na Inglaterra. b) a ditadura republicana que vigorava na Inglaterra sob governo de Cromwell. c) o absolutismo monárquico, que chega a seu auge na Europa no século XVII. d) o autoritarismo monárquico que sistema derrotado na Revolução Gloriosa em 1688. 5-A Carta de Direitos (Bill of Rights) estabeleceu limitações ao poder real na Inglaterra. Entre essas limitações encontra-se a instituição a) de um ministério controlador composto pela nobreza latifundiária e a burguesia urbana. b) do anglicanismo como religião oficial da Inglaterra e liberdade religiosa para os protestantes. c) do controle da liberdade de imprensa, a liberdade individual e a propriedade privada. d) de um conjunto de medidas que substituiu a monarquia constitucional pela absoluta.
6-. (...) na luta entre o Parlamento e a Coroa, o que ficou claro é que os pagadores de impostos não iriam mais admitir de forma alguma que o governo cobrasse taxas que não fossem previamente autorizadas por seus representantes. Em nome dessa resistência à tirania e ao despotismo, foram até a guerra civil e a revolução.(christopher Hill) a)explique os motivos básicos para os conflitos entre o rei e o Parlamento inglês no século XVII. b)indique quais eram as classes sociais que apoiavam, respectivamente, o rei e o Parlamento durante a guerra civil. 7-LEIA o texto. Após a deposição de Richard Cromwell, uma nova organização foi dada ao poder político britânico. Com o apoio de partidários da realeza e setores descontentes com a ditadura de Cromwell, um novo parlamento aprovou a chegada do rei Carlos II ao trono inglês. Tal período da Revolução Inglesa acabou conhecido como a fase da Restauração Monárquica que culminou com uma revolução sem sangue. Das cavernas ao terceiro milênio. Patrícia Braick e Miriam B Mota(adaptado) ESCREVA um parágrafo explicitando a importância da Revolução Gloriosa para a Inglaterra. 8-Nas Revoluções inglesas do século XVII, os puritanos tiveram participação decisiva na luta contra o absolutismo monárquico. EXPLIQUE os motivos que levaram os puritanos a entraram em conflito com o absolutismo inglês. 9-LEIA o texto. A RAINHA APRESENTA PRIORIDADES BRITÂNICAS EM DISCURSO NO PARLAMENTO. Num ritual que se repete anualmente há 500 anos, a rainha Elizabeth 2ª participou nesta terça-feira da cerimônia de abertura do ano legislativo no Parlamento britânico, em Londres. Em seu 59º ano como monarca, ela repetiu o trajeto entre o palácio de Buckingham e o Parlamento para ler o documento com as prioridades do governo britânico para o próximo ano. O documento, preparado pelo novo governo, estabelece a redução do déficit público e a recuperação do crescimento econômico como prioridades para o próximo ano. BBC Brasil de 25 de março 2010 EXPLIQUE o papel da rainha nesse novo regime político adotado pela Inglaterra.
10-ANALISE a charge. Disponível em:http://en.wikipedia.org/wiki/english_civil Duzentos anos após a morte de Oliver Cromwell o parlamento inglês propôs a criação de uma estátua de Cromwell para se unir às estátuas dos reis ingleses. A imagem é uma charge de 1861. A representação de Cromwell relativamente careca é uma alusão aos chamados cabeças redonda. a) EXPLIQUE a importância de Cromwell no processo revolucionário inglês e o motivo de Cromwell ter sua estátua entre os monarcas ingleses. b) Cite duas ações políticas e duas ações econômicas de Cromwell. 11-CITE duas causas e duas consequências da Revolução Puritana.