1 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA CAPÍTULO I DO NOME, FINALIDADE E LEMA. Art. 1 - O Conselho de Educação Religiosa (CER) é um departamento interno da Igreja Presbiteriana Betel que zela pelo ensino através da Escola Dominical, sob a supervisão e orientação do Conselho Administrativo da referida igreja, com o qual se relaciona por meio do seu Presidente e de um Presbítero nomeado para esse fim. Art. 2 - O CER tem por fim promover o ensino religioso a crianças, adolescentes, jovens e adultos, assegurando-lhes a evangelização e a continuidade da assistência na vida cristã, na plena dependência do Espírito Santo de Deus, tendo como bases de ensino: a) As Escrituras Sagradas, como única regra de fé e prática; b) Os Símbolos de Fé da Igreja Presbiteriana do Brasil, Catecismos Maior e Breve e Confissão de Fé de Westminster, como sistema de interpretação das Escrituras Sagradas. Art. 3 - O CER tem como lema de trabalho o versículo da Segunda Epístola a Timóteo, capítulo dois, versículo dois, que diz: E o que de minha parte ouviste, através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e idôneos para instruir a outros. CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS Art. 4 - Conforme o disposto no Art. 2, o CER tem por objetivos: a) Educação Doutrinária Apresentar ao aluno as Sagradas Escrituras e as verdades da Fé Cristã; b) Santificação Conduzir o aluno ao desenvolvimento da Fé Evangélica para que alcance a maturidade cristã; c) Serviço Cristão Ajudar o aluno a descobrir e desenvolver seus dons no Corpo de Cristo; d) Testemunho Cristão Desafiar o aluno à vivência dos ensinamentos recebidos da Palavra de Deus. CAPÍTULO III DA COMPOSIÇÃO Art. 5 - O CER é formado dos seguintes membros: Presidente do Conselho Administrativo e Presbítero nomeado; Superintendente e Vice-Superintendente da Escola Dominical; Coordenadores de Departamento e Coordenador Pedagógico. 1º - É membro nato do CER o Presidente do Conselho Administrativo.
2 2º - Os demais membros são nomeados anualmente pelo Conselho Administrativo. 3º - O CER está submisso à aprovação do Conselho Administrativo em seus planejamentos. 4º - No caso de não aprovação dos planejamentos, quer em parte ou no todo, o Conselho Administrativo comunicará e apresentará suas rejeições e sugestões ao CER para revisão da matéria. 5º - Havendo vacância no CER, este indicará ao Conselho Administrativo pessoa habilitada para preenchê-la. CAPÍTULO IV DAS ATRIBUIÇÕES Art. 6 - As atribuições do CER configuram-se em função das condições reais da Igreja e da organização do próprio CER, levando em consideração a competência de cada membro do referido conselho. Art. 7 - São atribuições do CER: a) Apresentar ao Conselho Administrativo sugestões de organização e funcionamento da Escola Dominical; b) Estabelecer diretrizes, prioridades e metas para a Escola Dominical; c) Elaborar, com os professores, o conteúdo programático a ser aplicado; d) Sugerir ao Conselho Administrativo nomes para o corpo docente; e) Planejar e realizar programas pertinentes à Escola Dominical, tais como: Escola Bíblica de Férias, Dia da Escola Dominical, Dia da Bíblia etc; f) Manter e renovar o acervo de recursos didáticos; g) Promover cursos, palestras, encontros etc, visando o aprimoramento do corpo docente; h) Reunir-se, trimestralmente para análise de estatística, revisão de metas e assim gerar relatório ao Conselho Administrativo da Igreja. Art. 8 - As atribuições dos membros do CER são: I - Do Presidente e Presbítero representantes do Conselho Administrativo: a) Participarem, efetivamente, das reuniões do CER; b) Apresentarem, na condição de membros do CER, as propostas junto ao Conselho Administrativo; c) Zelarem, como presbíteros da Igreja, pelo cumprimento das propostas do CER aprovadas pelo Conselho Administrativo. II - Do Superintendente da Escola Dominical: a) Realizar a abertura e o encerramento da Escola Dominical; b) Convocar e dirigir as reuniões do CER quando julgar necessário; c) Apresentar sugestões de trabalho ao CER; d) Pôr em discussão as propostas apresentadas pelos demais membros do CER; e) Apresentar à Igreja os visitantes da Escola Dominical; f) Apresentar informações referentes à Escola Bíblica Dominical no Boletim da Igreja; g) Acompanhar e supervisionar as atividades dos Coordenadores dos Departamentos;
3 h) Representar o CER onde se fizer necessário; i) Fazer conhecido aos membros do CER o regimento da referida instituição. j) Conceder a palavra a quem julgar necessário. k) Coordenar e supervisionar o trabalho dos professores e secretários nomeados anualmente pelo Conselho Administrativo. III - Do Vice-Superintendente da Escola Dominical: a) Substituir o superintendente em suas faltas e impedimentos eventuais onde se fizer necessário; b) Cooperar com o superintendente no exercício de suas funções; c) Coordenar as Secretárias no feitio dos relatórios semanais d) Zelar pela conservação das cadernetas de chamada; e) Redigir as atas de reuniões do CER. IV - Dos Coordenadores dos Departamentos: a) Verificarem o funcionamento e desenvolvimento das classes relacionadas ao seu departamento; b) Acompanharem o cumprimento do conteúdo programático estabelecido; c) Reunirem os professores de seu departamento sempre que se fizer necessário; d) Orientarem os professores na visitação aos alunos faltosos; e) Planejarem, em consonância com o CER, atividades especiais visando a unidade do departamento. V Do (a) Coordenador (a) Pedagógico (a): a) Elaborar, juntamente com o Pastor, a grade curricular a ser seguida pelas classes; b) Discutir as grades curriculares com os professores e coordenadores de departamentos; c) Submeter as grades curriculares definidas à aprovação do CER e Conselho Administrativo; d) Providenciar os materiais didáticos e pedagógicos necessários para o bom funcionamento da Escola Bíblica Dominical; e) Fornecer suporte pedagógico aos professores da EBD; f) Promover, juntamente com a Superintendência, cursos de aperfeiçoamento para os professores. Art. 9 - É atribuição do Professor da EBD: a) Atender com dedicação e responsabilidade os objetivos e instruções passadas pelo CER; b) Esmerar-se no preparo e apresentação das aulas; c) Buscar constantemente o aperfeiçoamento na sua prática de ensino; d) Justificar ao seu Coordenador a ausência na Escola Bíblica Dominical e nas reuniões e estudos de aperfeiçoamento a que for convocado; e) Informar os alunos sobre o material didático utilizado, assim como os meios de aquisição deste; f) Promover a integração social de seus alunos. Art. 10 É Atribuição do Secretário da Escola Dominical a) Funções dominicais:
4 i. Distribuir as cadernetas de chamada das classes de Escola Bíblica Dominical antes do início das aulas e recolhê-las antes do encerramento. ii. Elaborar estatística. iii. Encaminhar estatística geral para ser publicada no boletim semanal. iv. Relacionar os visitantes. v. Encaminhar para publicação no boletim semanal a relação de aniversariantes da semana seguinte. b) Funções Mensais i. Verificar aluno faltosos e informar os respectivos professores. ii. Manter cadernetas de chamada atualizadas. iii. Organizar e manter rol de alunos. CAPÍTULO V DOS ALUNOS Art. 11 - Poderão ser alunos da Escola Bíblica Dominical crianças, adolescentes, jovens e adultos que freqüentarem por 4 domingos consecutivos, sendo previamente consultados para tal fim. O aluno que faltar à Escola Bíblica Dominical por 4 domingos consecutivos, sem justificativa, será desligado da mesma após visita de seu professor. Parágrafo Único Fica a juízo do CER os casos não contemplados. Art. 12 - São deveres do aluno: a) Participar com interesse da Escola Dominical; b) Respeitar seus professores e as autoridades da igreja; c) Trazer Bíblia e material solicitado pelo professor; d) Cultivar vida devocional buscando o crescimento espiritual esperado pela Escola Dominical; e) Justificar, após três faltas consecutivas, sua ausência na Escola Dominical. Art. 13 - São direitos do aluno: a) Receber ensino de qualidade espiritual e moral; b) Receber material didático, ou informações concernentes ao mesmo, por parte do professor; c) Esclarecer dúvidas ou fazer observações relacionadas ao assunto do dia, sem prejuízo do andamento da aula. CAPÍTULO VII DA COMPOSIÇÃO DA ESCOLA DOMINICAL Art. 14 As classes de Escola Bíblica Dominical ficam assim constituídas por nome e faixa etária: CLASSE FAIXA ETÁRIA
5 Berçário 0 a 2 Soldadinhos de Jesus 3 a 4 Amiguinhos de Jesus 5 a 6 Aliança 7 a 8 Jóias de Cristo 9 a 11 Timóteo 12 a 13 Renascer 14 a 17 Atalaias do Senhor Javens > 18 Unidos na Fé Casais Fé Adultos Catecúmenos > 15 Art. 15 Os alunos serão transferidos de classe, em razão da faixa etária, sempre no começo de cada semestre. CAPÍTULO VII DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 16 - O quorum para reunião do CER é a metade e mais um de seus membros, sendo indispensável a presença de um dos representantes do Conselho Administrativo. Art. 17 - Os coordenadores de departamento, a juízo do Conselho Administrativo, não devem exercer outras funções na Escola Dominical. Art. 18 - O início do ano letivo é no 1º domingo de janeiro. Art. 19 - Cabe a todas as pessoas contempladas nesse Regimento cumpri-lo integralmente. Art. 20 - Os casos omissos ficam a juízo do Conselho Administrativo. Art. 21 - O presente Regimento, em vigor após homologação do Conselho Administrativo, não pode ser emendado ou reformado senão por iniciativa do referido Conselho. Parágrafo Único - Emendas são modificações que atingem apenas partes do Regimento; Reforma é a alteração que modifica o todo ou grande parte deste. Art. 22 - Conforme Parágrafo Único do Art. 145 da Constituição da IPB, são revogadas quaisquer disposições que contrariem o Regimento do Conselho de Educação Religiosa (CER) da Igreja Presbiteriana Betel. São Paulo, 07 de Novembro de 2003.