1 FACULDADE ASSIS GURGACZ-FAG Cascavel - PR. Revista Cultivando o Saber INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NA REVISTA CULTIVANDO O SABER Os trabalhos enviados à Revista Cultivando o Saber devem ser inéditos e não podem ter sido encaminhados a outro periódico científico ou técnico. Os trabalhos devem ser encaminhados por via eletrônica para: revista@fag.edu.br. O texto deve ser digitado no editor de texto Word, em espaço 1,5, fonte Times New Roman, corpo 12, folha formato A4. As margens inferior, superior, direita e esquerda deverão ser de 2,5 cm. Com páginas numeradas (canto superior direito), com texto justificado e linhas numeradas. Toda e qualquer norma e padronização não expressas nessas instruções, deverão seguir o preconizado no MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS da Faculdade Assis Gurgagcz disponível no site da FAG (acadêmico OnLine). APRESENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO O artigo científico deve ter, no máximo, 20 páginas, incluindo-se as ilustrações (tabelas e figuras). A ordenação do artigo deve ser feita como descrito a seguir, ou como modelo no final: Título, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Resumo, Palavras-chave, título em inglês, Abstract, Key words, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos (facultativo), Referências. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser vertidos fielmente para o inglês. No texto, os nomes em latim dever ser digitados em itálico, inclusive a expressão et al.
2 Título Deve ser grafado em letras minúsculas, exceto a letra inicial, em negrito e centralizado. Deve ser claro e conciso. Com no máximo 20 palavras. Nomes dos autores Os artigo deve ser composto por, no máximo, sete autores. Grafar os nomes dos autores com letra inicial maiúscula, por extenso, separados por vírgula; os dois últimos são separados pela conjunção "e" e estarem centralizados. O último sobrenome de cada autor deve ser seguido de um número em algarismo hindu-arábico, em forma de expoente, correspondente à respectiva chamada de endereço e credencial do autor. Credenciais e endereço dos autores As credenciais, bem como o endereço eletrônico, devem aparecer em nota de rodapé (inserir nota de rodapé) no final da primeira página. Resumo O termo Resumo deve ser grafado em letras minúsculas, exceto a letra inicial, na margem esquerda, sem tabulação, em negrito, separado do texto por dois pontos. Deve conter, no máximo, 250 palavras, incluindo números, preposições, conjunções e artigos. O espaçamento deverá ser o simples (resumo e palavras-chave). Palavras-chave A expressão palavras-chave, seguida de dois pontos, deve ser grafada em letras minúsculas, exceto a letra inicial e em negrito. Deve ser separada do resumo por um espaço. Não devem possuir palavras que componham o título. Conter, no mínimo três e no máximo cinco palavras chave. Abstract e key words Seguem o mesmo padrão do resumo e palavras-chave. Introdução A palavra Introdução deve ser centralizada na página e grafada com letras minúsculas, exceto a letra inicial, e em negrito.
3 Deve apresentar a justificativa para a realização do trabalho, situar a importância do problema científico a ser solucionado e estabelecer sua relação com outros trabalhos publicados sobre o assunto. O último parágrafo deve expressar o objetivo, de forma coerente com o descrito no início do Resumo. A introdução não deve ultrapassar três páginas. Material e Métodos A expressão Material e Métodos deve ser centralizada e grafada em negrito, com letras minúsculas, exceto as letras iniciais. Caso possua subtítulos os mesmos deverão aparecer em negrito. Facultativo Agradecimentos Referências A palavra Referências deve ser centralizada na página e grafada em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial. O Artigo deve ter, no mínimo, dez referências. Devem ser normalizadas de acordo com as normas vigentes da ABNT. Devem ser apresentadas em ordem alfabética dos nomes dos autores, separados por ponto-e-vírgula, sem numeração. Devem apresentar os nomes de todos os autores da obra. Devem conter os títulos das obras ou dos periódicos grafados em negrito. Devem ser grafadas em espaçamento simples, com um espaço entre elas. Edição do Texto 1. Idioma Português e Inglês. 2. Texto Fonte Times New Roman, tamanho 12.
4 1,0 cm. 3. Parágrafo 4. Citações Não são aceitas citações, cujos dados não tenham sido publicados. Indicar com precisão a fonte utilizada na citação. Existem dois tipos de citação: as indiretas ou livres e as diretas ou textuais. Citações Indiretas ou Livres (Paráfrases): As ideias ou informações obtidas em outras fontes são reformuladas e redigidas, sem alterar o sentido, pelo autor do trabalho. Ex.1: Segundo Alves (2000), o desenvolvimento da ciência e da tecnologia se baseia no conhecimento que adquirimos acerca das causas e efeitos dos fenômenos. No caso de o autor aparecer somente depois do término da sentença, deverá vir o sobrenome entre parênteses, todo em letras maiúsculas, seguido de vírgula e do ano de publicação da obra citada. Ex.2: O desenvolvimento científico e tecnológico decorre dos avanços do conhecimento sobre as causas e efeitos dos fenômenos (ALVES, 2000). Quando a obra for escrita por mais de um autor, a citação segue os modelos apresentados nos exemplos abaixo: Ex. 3: Para Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), a gestão democrática da escola pública deve pautar-se por diversos princípios, além da eleição direta de diretores. Ex. 4: A gestão democrática da escola pública deve pautar-se por diversos princípios, além da escolha direta dos diretores (LIBÂNEO, OLIVEIRA, TOSCHI, 2003). Citações Diretas Citações diretas são trechos, apresentados no trabalho, retirados de outros textos e autores, com transcrição literal, reconhecidas e identificadas como tal. É necessário sempre indicar a fonte de onde estão sendo retirados os trechos e acrescentá-la na relação das Referências. As citações diretas podem ser curtas ou longas. Citações Diretas Curtas São as citações que ocupam até três linhas no trabalho e não no texto original que está sendo citado. Elas são transcritas entre aspas duplas, dentro do próprio parágrafo do texto que está sendo escrito, sem alterar o espaçamento entre as linhas e sem alterar a fonte.
5 Ex.1: Ao tratar do tema argumentação, Carraher (2002, p.5) afirma que as funções dos argumentos são tão diversas quanto os motivos que nos levam a nos comunicar com os outros. Usam-se aspas simples, também, para indicar citações no interior da citação. Ex.2: [...] vêm se tornando comum nos diversos encontros as Apresentações de Pôsteres, que são apresentações de trabalhos via cartazes, com fotos, figuras, esquemas e textos concisos, referentes a alguma atividade proposta (SEVERINO, 2002, p. 180). Citações Diretas Longas São todas as citações diretas que compreendem mais de três linhas no trabalho. Nessa modalidade, as citações são transcritas em parágrafo distinto, com recuo de 4 cm em relação a margem esquerda, sem recuo de parágrafo, com fonte em tamanho 10 ( -2 em relação a fonte do texto), sem o uso de aspas, com espaçamento entrelinhas simples, distante do parágrafo anterior e posterior por espaço duplo. Citação de Citação: Quando se utilizar certa informação, colhida de outra fonte que não a original, deve se usar a expressão apud, que significa citado por (a tradução de Apud: junto a, em, por). Obs.: Esse recurso somente deve ser utilizado em caso de muita necessidade. A fonte segunda é precedida da expressão apud, que deve ser expressa em itálico. Ex.1: Nas citações diretas curtas, que ficam no parágrafo do texto, dispõe-se assim: Segundo Berger (2001, apud OLIVEIRA, 2004, p.26) o sociólogo, como cientista, tenta ser objetivo, controlar suas preferências e preconceitos pessoais. Do exemplo acima, entende-se que o aluno, ao ler o texto escrito por Oliveira, selecionou um conceito de Berger, que fora citado por aquele autor. Berger, que fora citado por Oliveira. Ex.2: Nas citações diretas longas, os dois autores ficam, geralmente, dentro dos parênteses, no final da citação: (FREUD apud SILVA, 2002, p.104). Neste caso, o texto lido fora escrito por Silva, mas o conceito escolhido fora o de Freud. Citação de três ou mais autores: Cita-se o primeiro autor seguido da expressão "et al." (abreviatura da expressão latina "et alii", que significa "e outros"). 5. Tabelas As tabelas devem ser numeradas sequencialmente, com algarismo hindu-arábico, e apresentadas no decorrer do texto.
6 Devem ser autoexplicativas. Os títulos de tabelas e quaisquer outras ilustrações devem vir sobre estes. Seus elementos essenciais são: título, cabeçalho, corpo (colunas e linhas) e coluna indicadora dos tratamentos ou das variáveis. Os elementos complementares são: notas-de-rodapé (fonte 10 e espaçamento simples) e fontes bibliográficas. O título, sem ponto no final, deve ser precedido da palavra Tabela e o algarismo hindu-arábico, separado por traço, em negrito; o restante do título não dever estar em negrito, ser claro, conciso e completo. Se utilizar mais de uma linha, as demais deverão vir alinhadas à primeira letra da primeira linha do título. Em fonte 12, letra Times New Roman. Tabela única não há necessidade de numeração. Todas as unidades de medida devem ser apresentadas segundo o Sistema Internacional de Unidades. As tabelas devem ser editadas em arquivo Word, usando os recursos do menu Tabela; com espaçamento simples. Não devem ser fechadas nas bordas e sem traço para separação de colunas. Exemplo: Tabela - Título Cabeçalho Corpo Fonte Nota 6. Ilustrações Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor com exceção dos resultados da pesquisa
7 apresentados), legenda, notas e outras informações necessárias. Estas devem aparecer em fonte 10. 7. As grandezas devem ser expressas como nos exemplos abaixo: a) 24 horas 24 h; b) 11 minutos 11 min; c) 10 litros 10 L; d) 100 militros 100 ml; e) Litros por segundo L.s -1 ; f) 32 graus célsius 32 ºC; g) 0,25 metros cúbicos por minuto por metro 0,25 m 3.min -1.m -1 ; h) 200 gramas de peso por ave 200 g de peso por ave; i) 2 toneladas - 2t; j) Milímetros por dia mm.d -1 ; k) 5 kg por hectare 5kg.ha -1 ; l) Quando existirem valores numéricos seguidos, colocar a unidade somente no último valor (Ex: 10 a 20ha; 10, 20 e 30%); m) Fotoperíodo 12 horas luz - 12hL n) As grandezas devem ser expressas no Sistema Internacional e a terminologia científica deve seguir as convenções internacionais da área em questão.
8 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 Modelo - Deve ser grafado em letras minúsculas, exceto a letra inicial, em negrito e centralizado, deve ser claro e conciso Vívian Fernanda Gai 1 e Ana Paula Morais Mourão 2 Resumo: O termo Resumo deve ser grafado em letras minúsculas, exceto a letra inicial, na margem esquerda, sem tabulação, em negrito, separado do texto por ponto. Deve conter, no máximo, 250 palavras, incluindo números, preposições, conjunções e artigos. Palavras-chave: A expressão palavras-chave, seguida de dois pontos, deve ser grafada em letras minúsculas, exceto a letra inicial e em negrito. Não devem conter palavras que componham o título, separando-as por vírgulas. ex.: palavra1, palavra2, palavra3. (ideal três palavras). Título em inglês Abstract: Transcrever o resumo, em sua totalidade para o inglês. Key words: transcrever as palavras-chave para o inglês. Introdução A palavra Introdução deve ser centralizada na página e grafada com letras minúsculas, exceto a letra inicial, e em negrito. Deve apresentar a justificativa para a realização do trabalho, situar a importância do problema científico a ser solucionado e estabelecer sua relação com outros trabalhos publicados sobre o assunto. O último parágrafo deve expressar o objetivo, de forma coerente com o descrito no início do Resumo. Você pode sobrescrever este texto, que já está na formatação correta. Atenção: Tome cuidado para não alterá-la (fontes, espaçamento e margens) e não se esqueça de salvar este arquivo como um documento do Word. O texto deve ser digitado no editor de texto Word, em espaço 1,5, fonte Times New Roman, corpo 12, folha formato A4, margens: margem superior, 1 Zootecnista. Mestre em Produção Animal (UEM). Professora da Faculdade Assis Gurgacz Pr. viviangai@fag.edu.br 2 Engenheira Agronôma. Doutoranda em Engenharia Agronômica (UNIOESTE). Coordenadora do Curso de Agronomia da Faculdade Assis Gurcacz Pr. anamourao@fag.edu.br
9 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 inferior, esquerda e direita 2,5cm. Com páginas numeradas (canto superior direito), com texto justificado e linhas numeradas. Material e Métodos A expressão Material e Métodos deve ser centralizada na página e grafada em negrito com letras minúsculas, exceto as letras iniciais. Caso possua subtítulos os mesmos deverão aparecer em negrito. Referências BOTREL, M.C.G.; MACHADO, R.P.; SANTOS, M.M.S. Cultivo de árvores na Região Sul do Brasil. Cascavel: Editora X, 2008. 114p. SILVA, T.R.B.; LEITE, V.E.; SILVA, A.R.B.; VIANA, L.H. Adubação nitrogenada em cobertura na mamona em plantio direto. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.42, n.9, p.1357-1359, 2007. SILVA, T.R.B.; TAVARES, C.A. Aplicação superficial de corretivos no desenvolvimento do milho. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31, 2007, Gramado. Anais. Gramado: UFPel, 4p.