Impressão e servidores de impressão
Impressão e servidores de impressão Quando adiciona uma impressora ligada directamente à rede através de uma placa de rede, pode implementar a impressão de duas formas: adicionando uma impressora directamente ao computador de cada utilizador sem utilizar um computador servidor de impressão, ou adicionando uma vez a impressora a um computador servidor de impressão e ligando em seguida cada utilizador à impressora através do computador servidor de impressão.
Imprimir sem utilizar um servidor de impressão Para o primeiro método, considere o seguinte cenário: Uma rede de grupo de trabalho pequena só tem alguns computadores e uma impressora que está ligada directamente à rede. Cada utilizador na rede adiciona a impressora à pasta Impressoras e faxes sem partilhar a impressora e define as próprias definições do controlador.
Desvantagens de imprimir sem Servidor A desvantagem desta configuração reside no facto de os utilizadores desconhecerem o verdadeiro estado da impressora. Cada computador tem uma fila de impressão própria que apresenta apenas as tarefas de impressão enviadas a partir desse computador. Não é possível determinar onde se encontra a tarefa de impressão relativamente às tarefas de impressão enviadas por outros computadores. Outra desvantagem reside no facto de as mensagens de erro, tais como encravamento de papel ou tabuleiros de impressão vazios, só aparecerem na fila de impressão para a tarefa de impressão actual. Finalmente, todos os processos num documento submetido para impressão são efectuados nesse computador.
Imprimir com um servidor de impressão A segunda forma para configurar a impressão consiste em colocar um computador com um sistema operativo da família Windows Server 2003 a funcionar como servidor de impressão. Esse computador adiciona a impressora e partilha-a com os outros utilizadores. Um computador com o Windows XP Professional também pode funcionar como um servidor de impressão, mas com algumas limitações; não suporta serviços para Macintosh ou NetWare e está limitado a apenas 10 ligações na mesma rede local (LAN, local area network).
Vantagens de Imprimir com um Servidor O servidor de impressão gere as definições do controlador de impressão. Aparece só uma fila de impressão em todos os computadores ligados à impressora, o que permite a cada utilizador ver onde se encontra a tarefa de impressão relativamente a outras que aguardam impressão. Como as mensagens de erro aparecem em todos os computadores, o verdadeiro estado da impressora é conhecido por todos os utilizadores. Alguns processos são transmitidos do computador cliente para o servidor de impressão. Pode ter um único registo para os administradores que pretendam auditar os eventos de impressão.
Desvantagens de Imprimir com um Servidor A única desvantagem da utilização de um servidor de impressão é o facto de necessitar de um computador para funcionar como servidor de impressão. No entanto, não tem de ser um computador dedicado; normalmente os servidores de impressão são implementados em servidores que também efectuam outras tarefas.
CUPS CUPS (acrónimo de Sistema Comum de Impressão Unix), um sistema de impressão para sistemas operativos de tipo unix, permite que um computador actue como um servidor de impressão. O computador que implementa o CUPS é o servidor que pode aceitar tarefas de impressão de computadores clientes, processá-los e enviá-los à impressora correcta.
CUPS O CUPS consiste de um spooler de impressão e escalonador, um sistema de filtragem que converte dados de impressão para um formato compativel com a impressora, e um sistema em segundo plano que envia estes dados para dispositivo de impressão. O CUPS utiliza o Protocolo de Impressão de Internet (em inglês: IPP) como base para gerir os serviços e filas de impressão. O CUPS é um software livre, oferecido sob as licenças GPL 2 e LGPL 2.1.
Links http://home.swbell.net/berzerke/printing.htm l http://www.physik.uni- wuerzburg.de/~vrbehr/cups-pdf/cups-pdf- CURRENT/README http://support.microsoft.com/kb/325860