SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. AFUGENTAMENTO E RESGATE DE FAUNA NA ÁREA DE SUPRESSÃO DA VEGETAÇÃO DA UNIDADE INDUSTRIAL DE PRODUÇÃO DE CELULOSE DO MARANHÃO
INTRODUÇÃO Atividades de resgate de fauna são normatizadas pela Instrução Normativa IBAMA nº 146, de 11 de janeiro de 2007, que disciplina as atividades de salvamento e resgate da fauna de empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental.
INTRODUÇÃO Outras Leis e Decretos que exigem a proteção à fauna são: - Constituição Federal de 1988; - Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal 6938/81) - Código Florestal (Lei Federal 4771/65) - Proteção à Fauna (Lei Federal 5197/67) - Crimes Ambientais (Lei Federal 9605/98 e Decreto Federal 3179/99)
OBJETIVOS GERAIS DE PROJETOS DE RESGATE DE FAUNA Resgatar os animais atingidos pela supressão vegetal e que possuam restrição de movimentação; Afugentar os animais das áreas a serem suprimidas; Realizar atendimento médico veterinário apropriado à fauna silvestre presente na área de supressão, quando necessário;
OBJETIVOS GERAIS DE PROJETOS DE RESGATE DE FAUNA Executar a soltura dos animais resgatados em áreas contíguas e preservadas; Realizar o aproveitamento científico e envio de espécimes que venham a morrer durante a fase de resgate e destinar para instituições de pesquisa autorizadas pelo IBAMA; Enviar espécimes vivos (em situações especiais) a instituições autorizadas pelos órgãos responsáveis pelo licenciamento ambiental;
OBJETIVOS GERAIS DE PROJETOS DE RESGATE DE FAUNA Criar um banco de dados das espécies provenientes do Resgate de Fauna Silvestre na área; Interagir com a equipe da Suzano Papel e Celulose e demais empreiteiras, no tocante a todos os assuntos inerentes à fauna silvestre na área do site industrial da Suzano Papel e Celulose.
ÁREA DO PROJETO
O QUE FOI FEITO? O resgate na área do projeto industrial da Suzano foi executado seguindo as premissas do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e do projeto protocolado na Superintendência do IBAMA em São Luís (Processo Nº 02012.000247/2011-83), que embasou a expedição da Licença Nº 06/2011, que autorizou a Captura/Coleta/Transporte de Animais e Material Biológico do referido empreendimento.
O QUE FOI FEITO? O Programa de Resgate e Afugentamento da Fauna Silvestre compreendeu 130 dias de trabalho entre 08 de abril e 02 de setembro de 2011.
COMO O PROJETO FOI ESTRUTURADO? 1. Obtenção das licenças junto ao IBAMA; 2. Aquisição de materiais ; 3. Capacitação do pessoal para os trabalhos; 4. Realização de reuniões com a equipe da Operação de Desmate; 5. Captura de animais em campo; 6. Avaliação médico-veterinária; 7. Solturas e preparo de material para museus
Algumas Fotos
Algumas Fotos
Algumas Fotos
Algumas Fotos
ÁREAS DE SOLTURA
ALGUNS RESULTADOS O Programa de Resgate e Afugentamento da Fauna Silvestre registrou 1.132 indivíduos de 108 espécies diferentes, a maioria répteis e anfíbios. Houve, entretanto, resgate de mamíferos de médio porte, como quatis, tatus e tamanduás.
ALGUNS RESULTADOS
ALGUNS RESULTADOS A grande maioria dos animais foi solta nas áreas de preservação permanente da propriedade ou foi avistada em deslocamento. Entretanto, muitos animais (16% do total) foram encontrados mortos. Não foi registrada nenhuma espécie ameaçada de extinção na área.
ALGUNS RESULTADOS
Mais Fotos
E AGORA? O trabalho pode ser considerado como adequado. A SUZANO dará início aos projetos de monitoramento de fauna nas suas propriedades espalhadas pelo Estado do Maranhão. Existe risco de que alguns animais procurem retornar à área industrial. Nesses casos, o que fazer?
MEDIDAS DE CONTROLE DE DANOS SOBRE E COM A FAUNA - Evitar alta velocidade nas vias de acesso, de forma a se prevenir atropelamentos de animais e inclusive acidentes; - Evitar tentar capturar animais sem estar preparado. De preferência, procurar os técnicos a auxiliares que estiveram envolvidos nos trabalhos de resgate.
MEDIDAS DE CONTROLE DE DANOS SOBRE E COM A FAUNA - Não jogar lixo ou fazer as necessidades na mata ou nos rios. Além de contaminar os ecossistemas e a fauna, o lixo costuma atrair animais nocivos (ratos, moscas e outros insetos) e, com eles, animais peçonhentos (serpentes, aranhas e escorpiões).
MEDIDAS DE CONTROLE DE DANOS SOBRE E COM A FAUNA - O contato direto com animais silvestres deve ser evitado, pois os mesmos podem ser agressivos ou disseminar várias doenças (zoonoses), tais como: - Leptospirose; - Hanseníase (ou lepra); - Raiva; - Tuberculose; - Sarna; - Acidentes (no caso de animais peçonhentos como serpentes); - Outras...
O que FAZER quando alguém é mordido ou picado por um animal? Lavar o local da mordida de preferência com água e sabão (se houver como e não implicar em perda de tempo).
O que FAZER quando alguém é mordido ou picado por um animal? Manter a vítima deitada. Evitar que ela se movimente para não aumentar os batimentos cardíacos e, assim, acelerar a absorção do veneno, bactérias ou vírus pelo corpo.
O que FAZER quando alguém é mordido ou picado por um animal? Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo, para que possa receber o soro ou medicamento em tempo.
O que FAZER quando alguém é mordido ou picado por um animal? Se possível, levar ou manter preso o animal agressor, mesmo morto, para facilitar o diagnóstico e análises.
O que NÃO FAZER quando alguém é mordido ou picado por um animal? Não dar à vítima pinga ou fumo, como é costume em algumas regiões do país. Tanto o álcool quanto o fumo aceleram os batimentos cardíacos, tornando o envenenamento mais rápido.
O que NÃO FAZER quando alguém é mordido ou picado por um animal? Não furar, não cortar, não queimar, não fazer sucção no local da ferida e nem aplicar folhas ou pó de café sobre ela para não provocar infecção. Furos e cortes podem aprofundar ainda mais o veneno ou os micróbios, fazendo-os atingir mais rapidamente a corrente sanguínea, e folhas e outros elementos podem gerar infecções.
O que NÃO FAZER quando alguém é mordido ou picado por um animal? Não amarrar o braço ou a perna picada. Isso dificulta a circulação do sangue e piora a inflamação; pode aumentar o risco de gangrena.
Como evitar acidentes com animais peçonhentos e outros? Usar botas, botinas ou perneiras. Realizar a limpeza ao redor de casas.
Como evitar acidentes com animais peçonhentos e outros? Vãos em portas, janelas e muros devem ser vedados. Colocar telas nas janelas.
Como evitar acidentes com animais peçonhentos e outros? Se for mexer em buracos, folhas secas e troncos ocos, usar sempre um gancho, pedaço de pau ou graveto. Eles ajudam a evitar acidentes.
Obrigado Sérgio Augusto Abrahão Morato STCP Engenharia de Projetos Ltda. Fone (41) 3252-5861 E-mail: smorato@stcp.com.br