Professora: Sabrina Cunha da Fonseca
A presença de substâncias químicas nos ambiente de trabalho possibilita a exposição dos trabalhadores a estes produtos. Ocorrendo a exposição, o agente químico poderá ser introduzido no organismo através de uma ou mais vias, como a respiratória, cutânea ou digestiva.
Via respiratória:
Via respiratória: Compreende um sistema formado pelo nariz, boca, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e pulmões e se trata da via de entrada mais importante para a maioria dos contaminantes químicos, no campo da higiene ocupacional.
Via respiratória: Qualquer substância em suspensão no ambiente pode vir inalada, porém só as partículas que possuem um tamanho adequado é que chegarão até aos alvéolos, da mesma forma que sua solubilidade nos fluidos do sistema respiratório. A quantidade total de um contaminante absorvido por via respiratória está em função da concentração da substância no ambiente do tempo de exposição e da ventilação pulmonar.
Via cutânea ou dérmica:
Via cutânea ou dérmica: Compreende toda a superfície que envolve o corpo humano. Nem todas as substâncias podem penetrar através da pele. Algumas conseguem atravessar a barreira cutânea diretamente e outras são veiculadas por outras substâncias. A via cutânea é a segunda via em importância para a higiene ocupacional.
Via digestiva ou oral:
Via digestiva ou oral: Compreende o sistema formado pela boca, faringe, esôfago, estomago e intestinos. Trata-se de uma via de pouca importância do ponto de vista ocupacional. No entanto, pode assumir importância quando é permitido aos trabalhadores comer ou beber nos postos de trabalho.
Via parenteral:
Via parenteral: Entende-se como penetração direta do contaminante químico no organismo através de uma descontinuidade da pele (ferida ou punção). Do ponto de vista de higiene ocupacional, salvo exceções, mas tem maior significado como via de entrada de agentes químicos no organismo.
Formas de eliminação dos agentes químicos: Eliminação respiratória Eliminação renal Eliminação hepática fecal Eliminação pelo suor e pela saliva
Eliminação respiratória: Vapores, gases e alguns produtos de biotransformação, podem ser eliminados pela via pulmonar. Os gases e vapores podem ser eliminados total ou parcialmente, na sua forma primitiva.
Esta eliminação depende da ventilação pulmonar, da tensão de vapor da substância no interior do alvéolo pulmonar e no seu coeficiente de difusibilidade no sangue.
Eliminação renal: O rim é o órgão mais importante na eliminação de substâncias tóxicas e esse processo envolve a filtração pelo glomérulo renal, a secreção tubular ativa e a difusão tubular renal passiva, dependendo da natureza da substância tóxica, se é ou não ionizada, do PH e das suas concentrações no líquido extra-celular dos tubos renais e no interior dos túbulos.
Glomérulo:
Eliminação hepática fecal:
Eliminação hepática fecal: Os produtos da biotransformação ocorridos no fígado são transportados pelo sangue para os rins ou então podem passar para a bile e daí para o intestino de onde são eliminados para o exterior.
Eliminação hepática fecal: Pode ocorrer que, uma vez no intestino, os produtos da biotransformação, por hidrólise sejam reabsorvidos pelo intestino, passando novamente pelo fígado de onde são retrabalhados, passando novamente à bile e daí novamente para o intestino onde aí sim e na forma conjugada não podendo ser reabsorvido só podem tomar agora o caminho do exterior do corpo.
Eliminação pelo suor e pela saliva:
Eliminação pelo suor e pela saliva: Os mecanismos de eliminação pela saliva e pelo suor são similares, mas quantitativamente são menos importante que outras vias já descritas. Geralmente usam estas vias, as substâncias não ionizadas e as lipossolúveis.
Questões? Cite as doenças das vias respiratórias? Cite as doenças da via cutânea? Cite as doenças da via digestiva? Cite as doenças do sistema urinário? Quais são os meios de eliminações do corpo para agentes químicos? Destas vias de eliminação qual são os mais afetados?
Asbesto ou Amianto: Onde é encontrado? Extração, processamento e manipulação de rochas aminíferas; Fabricação de guarnições para freios, embreagens e materiais isolantes contendo asbesto; Fabricação de produtos de fibrocimento; Misturas, cardagem, fiação e tecelagem de fibras de asbestos.
Asbesto ou Amianto:
Arsênio e derivados: Extração de arsênio e de seus compostos tóxicos; Metalurgia de minérios arsenicais; Utilização de hidrogênio arseniado(arsinas) em sínteses orgânicas e no processamento de componentes eletrônicos; Fabricação e preparação de tintas e lacas;
Arsênio e derivados: Fabricação, preparação e aplicação de inseticidas, herbicidas parasiticidas e raticidas; Produção de vidros,ligas de chumbo e medicamentos com uso de compostos arsenicais; Conservação e cortume de peles, tratamento e preservação de madeiras quando se utiliza compostos arsenicais.
Chumbo e derivados: Extração e processamento de minérios de chumbo; Metalurgia e fabricação de ligas e compostos de chumbo; Fabricação e reformas de acumuladores elétricos (baterias); Fabricação e emprego de chumbo tetra etíla e chumbo tetra metíla; Fabricação de tintas, esmaltes e vernizes a base de compostos de chumbo; Pinturas com pistola, empregando tintas com pigmentos de chumbo;
Chumbo e derivados: Fabricação de objetos e artefatos de chumbo e de suas ligas; Vulcanização da borracha pelo litargírio (protóxido de chumbo) ou outros compostos de chumbo; Utilização de chumbo em processos de soldagem; Fabricação de vidro cristal e esmalte vitrificado; Fabricação de pérolas artificiais; Fabricação e utilização de aditivos a base de chumbo para indústria de plásticos.
Chumbo e derivados:
Carvão mineral: Extração, fabricação, beneficiamento e utilização de carvão mineral (antracito, lignito, turfa), piche, alcatrão, betume, etc; Extração, produção e utilização de óleos minerais e parafinas; Extração e utilização de antraceno, fenantreno, negro de fumo, etc; Produção de coque, etc.
Cádmio e derivados: Extração, tratamento e preparação de ligas de cádmio; Fabricação de compostos de cádmio; Utilização de eletrodos de cádmio em soldas; Utilização de cádmio no revestimento eletrolítico de metais; Utilização de cádmio como pigmento e estabilizador na industria de plástico; Fabricação de eletrodo de baterias alcalinas de níquelcádmio.
Berílio e derivados: Extração, trituração e tratamento de berílio; Fabricação de compostos e ligas de berílio; Fabricação de tubos fluorescentes e de ampolas de raio X; Fabricação de queimadores e moderadores de reatores nucleares; Fabricação de vidros, porcelanas para isolantes térmicos e na indústria aeroespacial.
Fósforo e derivados: Extração e preparação de fósforo branco e compostos; Fabricação de munições, armamentos e explosivos; Fabricação e aplicação de produtos fosforados e organofosforados
Mercúrio e derivados: Extração e utilização de mercúrio e compostos de mercúrio; Fabricação de espoletas com o fulminato de mercúrio; Fabricação de tintas com pigmentos contendo mercúrio; Fabricação e manutenção de aparelhos de laboratórios; Fabricação de lâmpadas, válvulas eletrônicas e ampolas de raio x;
Mercúrio e derivados: Fabricação de minuterias, acumuladores e retificadores de corrente elétrica; Utilização como agente catalítico e de eletrólise; Douração, prateação, bronzeamento e estanhagem de espelhos e metais; Curtimento e feltragem do couro e conservação da madeira; Recuperação de mercúrio e extração de ouro.
Manganês e derivados: Extração e beneficiamento de minérios de manganês; Fabricação de ligas e compostos de manganês; Fabricação de pilhas secas e acumuladores; Preparação de permanganato de potássio e de corantes; Fabricação de vidros especiais e de cerâmicas; Utilização de eletrodos contendo manganês; Fabricação de tintas e de fertilizantes
Cromo e derivados: Fabricação de ligas ferro-cromo e soldagem de aço inoxidável; Manipulação de cromo, ácido crômico, cromatos e dicromatos; Revestimentos eletrolíticos de metais e polimento de superfícies cromadas; Pinturas com pistolas, utilizando tintas contendo pigmentos de cromo.
Níquel e derivados: Extração e beneficiamento do níquel; Niquelagem de metais; Fabricação de acumuladores de níquel-cádmio
Sílica e derivados: Extração de minério à céu aberto; Beneficiamento de minérios geradores de poeira contendo sílica cristalizada; Tratamento de decapagem e limpeza de metais, fosqueamento de vidros com jatos de areia; Fabricação, aplicação e recuperação de materiais refratários; Fabricação de mós, rebolos e de pós e pastas para polimento; Fabricação de vidros e de cerâmicas; Construções de túneis; Desbaste e corte a seco de materiais contendo sílica.
Benzeno e compostos: Produção e processamento de benzeno; Utilização do benzeno como matéria prima de síntese orgânica e produção de derivados; Utilização do benzeno como insumo na extração de óleo vegetal. (agora usa-se hexana); Utilização de produtos que contenham benzeno como:cola, tintas, vernizes, prods, gráficos.; Produção e utilização de clorobenzeno e derivados ex. BHC ; Produção e vulcanização de artefatos de borracha e recauchutagem de pneumáticos.
Cloro e compostos: Fabricação e uso de defensivos agrícolas (organoclorados); Fabricação e uso de mostardas nitrogenadas (cloroetilaminas); Fabricação e uso de isolantes elétricos: PCB ascarel (policlorados bisfenol); Fabricação de policloroprene; Fabricação de clorofórmio(tetraclorometano) e de CCl4( tetracloreto de carbono); Fabricação e uso de cloreto de vinila (monômero no PVC) e de outras resinas; Bromo de compostos; Fabricação e utilização de bromo e ácido brômico.
Iodo e compostos: Fabricação e uso industrial do iodo; Fabricação de derivados como iodeto de potássio.
Dissulfeto de Carbono (CS2): Fabricação de viscose e seda artificial (raion); Fabricação e uso de solventes, inseticidas, herbicidas contendo o dissulfeto de carbono; Fabricação de vernizes, resinas, sais de amoníaco, de tetracloreto de carbono, de vidros óticos e produtos têxteis com o uso do dissulfeto de carbono.
Petróleo, xisto betuminoso, gás natural e derivados: Extração, processamento, beneficiamento e atividades de manutenção realizadas em unidades de extração e plantas petroquímicas; Beneficiamento e aplicação de mistura asfáltica contendo hidrocarbonetos policíclicos.