Cabos de Ignição Aula 6 Os cabos que conectam os sistemas de ignição são divididos em duas classes: Baixa Voltagem Alta Voltagem Cabos de alta voltagem devem ser capazes de isolar eletricamente sinais na ordem de 25kV e por isso possuem características especiais.
Características O sua construção tem duplo propósito na medida em que além de suportar os fios, também os proteger de danos devido ao aquecimento do motor, vibração mecânica, água de chuva, óleo e combustível. Também serve como um condutor para campos magnéticos devido a childragem externa existente seja por malha de aço ou tubos rígidos de metal.
Características O termo childragem vem do inglês Shield que significa escudo ou blindagem. A childragem tem por finalidade proteger os cabos e conter ruídos elétricos impedindo que se propagem e contaminem os sistemas eletrônicos embarcados.
Características Os cabos de ignição possuem um fio isolado para cada cilindro que o magneto supre no motor. Uma extremidade de cada fio é conectada ao bloco distribuidor, e a outra é conectada à vela apropriada.
Cabos de Ignição com Tubo Anular Este tipo é conhecido como tipo vedado ou enxertado. Um cabo desse tipo tem os fios de ignição colocados em uma tubulação anular, de maneira que cada extremidade do fio termine na saída da tubulação. Este conjunto é então enchido com uma gelatina isoladora que elimina atrito e condensação da umidade.
Cabos de Ignição com Tubo Anular
Cabos e Velas de Ignição Os elementos principais de uma vela de ignição são: Corpo cerâmico; Eletrodos massa; Eletrodo central; Terminal de ligação; Rosca e arruela de vedação;
Cabos e Velas de Ignição A opção pela vela de ignição que deve ser utilizada em um motor de aviação é determinada pelo fabricante do motor após testes completos. Na escolha da vela implicitamente estão envolvidos aspectos relacionados a segurança e eficiência da mesma. Profundidade de imersão (alcance); Tensão de ruptura e folgas dos eletrodos; Transferência de calor; Entre outros;
Cabos e Velas de Ignição
Cabos e Velas de Ignição A vela deve ser capaz de retirar, em uma razão adequada, o calor que o eletrodo central absorve dos gases em combustão; Se a condutividade térmica da vela for muito baixa, a parte inferior do eletrodo central se tornará muito quente, podendo resultar em pré-ignição (queima espontânea);
Cabos e Velas de Ignição As velas podem ser classificadas em dois tipos: Vela quente; Vela fria; Uma vela quente, tem como característica uma menor troca de calor e por isso costuma ser empregada em motores de potências mais baixas; Uma vela fria, troca calor mais facilmente com o cabeçote do motor, isto devido a maior área de contato oferecida entre o eletrodo central, material isolante e a rosca da vela;
Cabos e Velas de Ignição Duas velas em corte são apresentadas a seguir, a da esquerda é dita quente enquanto que a da direita é dita fria.
Cabos e Velas de Ignição Cuidados relativos a instalação de velas: Antes de se instalar as velas deve-se passar pasta grafitada na rosca sem deixar que caia sobre os eletrodos; Nunca se deve instalar velas enquanto o motor estiver quente devido ao processo antagônico.
Velas de Ignição de Motores a Reação A vela de um sistema de ignição de turbina é consideravelmente diferente daquelas utilizadas nos sistemas de ignição dos motores convencionais. O seu eletrodo deve ser capaz de resistir a uma corrente de muito maior energia, em relação ao eletrodo de velas para motores convencionais.
Características Essa corrente de alta energia pode rapidamente causar a erosão do eletrodo, mas os pequenos períodos de operação minimizam a manutenção da vela. O espaço do eletrodo de uma vela de ignição típica é muito maior do que aquela das velas de centelha, uma vez que as pressões de operação são muito menores. Finalmente, a sujeira nos eletrodos, tão comum nas velas de motores convencionais, é minimizada pelo calor das velas de alta intensidade.
Vela de Ignição do Tipo Anular A vela anular de ignição típica possui um maior espaçamento do eletrodo. Por vezes conhecida como vela de "longo alcance", tem por função projetar-se na câmara de combustão produzindo uma centelha mais efetiva. Devido a sua maior profundidade fica mais exposta ao calor dos gases da câmara de combustão.
Vela de Ignição do Tipo Anular
Vela de Ignição do Tipo Confinado A vela confinada que é aplicada em alguns motores a reação opera em condições de temperaturas muito mais frias e é por esta razão, que não se projetam diretamente na câmara de combustão. Isto é possível porque a centelha não permanece muito próxima da vela, mas produz um arco além da face da câmara de combustão.
Vela de Ignição do Tipo Confinado