Redes de Dados e Comunicações Prof.: Fernando Ascani
Cabo Par Trançado Conector-RJ 45 A norma EIA/TIA padronizou o conector RJ-45 para a conectorização de cabos UTP. Para a conectorização do cabo UTP, a norma EIA/TIA 568 A/B determina a pinagem e configuração. Esta norma é necessária para que haja uma padronização no mercado. Existem, no mercado, duas padronizações para a pinagem categoria 5, o padrão 568 A e 568 B, que diferem apenas nas cores de dois pares de condutores do cabo UTP.
Cabo Par Trançado Direto e Crossover A ligação direta entre os cabos, ou um cabo DIRETO, é a conexão que mais conhecemos e estamos mais familiarizados. É a ligação entre um micro a um HUB ou SWITCH ou ROTEADOR. No cabo direto, as duas pontas possuem o mesmo padrão de cores. No cabo crossover são invertidos os pinos 1(TD-Transmite dados) com o 3(RD-Recebe dados) e 2(TD-Transmite dados) com 6(RD-Recebe dados),isso para que o sinal de transmissão de uma placa de rede chegue aos pinos de recepção da outra placa. A vantagem dessa ligação é que não será necessário um HUB. Porém, só podem ser interligados dois micros. O cabo crossover também pode ser utilizado para interligar HUB a HUB ou SWITCH a SWITCH quando estes não tiverem porta UPLINK, que faz a inversão na própria porta. Para fazer um cabo crossover utilize o padrão de conectorização 568A em uma ponta e 568B na outra ponta.
Cabo Par Trançado Crossover
Patch Panels
Patch Panels
Patch Panels Patch Panels são painéis de conexão utilizados para a manobra de interligação entre os pontos da rede e os equipamentos concentradores da rede. É constituído de um painel frontal, onde estão localizados os conectores RJ-45 fêmea, e de uma parte traseira, onde estão localizados os conectores que são do tipo "110 IDC". Os cabos de par trançado que chegam dos pontos da rede são conectorizados nesses conectores e, nos conectores RJ-45 fêmea são ligados os cabos pré conectorizados com conectores RJ-45 macho (patch cables). Os cabos denominados patch cables fazem a ligação entre concentrador e o painel (Patch Panel). O Patch Panel tem a função de uma interface flexível, ou seja, através dele é possível alterar-se o layout lógico dos pontos da rede. Além disso, os patch panels, juntamente com as tomadas providas de conectores RJ-45 fêmea, proporcionam à rede uma grande flexibilidade em termos de deslocamento de pontos e eventuais extensões da localização de pontos de rede.
Patch Panels
Racks Os Racks são estruturas metálicas, abertas ou fechadas, onde serão fixados equipamentos e ativos de rede, patch panels e demais acessórios. São ideais para a fixação de equipamentos e acessórios que necessitam ser acondicionados e organizados adequadamente. Além disso, a configuração física dos racks facilita a fixação dos equipamentos e acessórios e a organização dos cabos que, geralmente são difíceis de ser organizados. Características técnicas: Conjunto composto de duas colunas verticais em "U", com tampo superior e base de sustentação em concordância com a norma IEC -310-D. Dimensões Largura: 19 (largura padrão para equipamento de dados) Altura: sempre especificada em U's (1U= 44,45mm) Profundidade: é sempre dada em mm
Racks
Cabeamento Estruturado Entende-se por rede interna estruturada aquela que é projetada de modo a prover infra-estrutura que permita evolução e flexibilidade para serviços de telecomunicações, sejam de voz, dados, imagens, sonorização, controle de iluminação, sensores de fumaça, controle de acesso, sistema de segurança, controles ambientais ( arcondicionado e ventilação ) Considerando-se a quantidade e complexidade destes sistemas, é imprescindível a implementação de um sistema que satisfaça às necessidades iniciais e futuras em telecomunicações e que garanta a possibilidade de reconfiguração ou mudanças imediatas, sem a necessidade de obras civis adicionais. O conceito de Sistema de Cabeamento Estruturada baseiase na disposição de uma rede de cabos, com integração de serviços de dados e voz, que facilmente pode ser redirecionada por caminhos diferentes, no mesmo complexo de Cabeamento, para prover um caminho de transmissão entre pontos da rede distintos.
Cabeamento Estruturado
Cabeamento Estruturado