TEXTO DO DIA "Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu." (2 Ts 3.6)
SÍNTESE Numa sociedade carente de exemplos, o Cristianismo deve apresentar-se como a resposta de Deus para o relativismo moral e a decadência espiritual deste tempo.
2 Tessalonicenses 3.6-15 6 Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu. 7 Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós, 8 nem, de graça, comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós; 9 não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes. 10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. 11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes, fazendo coisas vãs. 12 A esses tais, porém, mandamos e exortamos, por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão. 13 E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. 14 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. 15 Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.
INTRODUÇÃO A segunda epístola aos Tessanolicenses também termina com orientações práticas da comunidade. A ênfase é dada na conduta pública do cristão diante de uma sociedade decadente e imoral. Paulo, pelo seu testemunho, orienta os membros da igreja para seguir seu exemplo.
I- EXISTE UM MODELO A SER IMITADO
1. Cristo é nosso supremo exemplo Sem dúvida, o modelo supremo para o Cristão é Cristo. Modelo de medida completa de espiritualidade (Hb 7.28; Ef 4.13). Por isso, o autor da Epístola as Hebreus orienta o cristão olhar para Cristo! Instituições, líderes, ou mesmo pessoas próximas podem decepcionar, mas Cristo sempre será um referencial a ser imitado. AP Você tem estudado a vida e obra de Cristo para servir de modelo para sua vida?
2. Os heróis da fé devem ser nosso modelo Apesar de Cristo ser o exemplo supremo, a Bíblia apresenta também outros modelos para imitar. A Epístola aos Hebreus apresenta um conjunto de personagens bíblicos e exemplos práticos como referenciais (Hb 11.1-40). A galeria dos heróis da fé de Hebreus é uma excelente fonte de inspiração para uma vida de comunhão que agrada a Deus. AP Você já estudou a galeria dos heróis da fé? Que tal fazer isso esta semana?
3. Ainda existem líderes inspiradores (v.7) Paulo tinha uma convicção e comunhão tão firme com Deus que tinha autoridade para se apresentar como alguém a ser imitado. Nos dias atuais existe uma grande ausência de referenciais a serem imitados. No entanto, ainda existem pessoas que merecem respeito e observância. No entanto, ninguém é perfeito, somente os bons exemplos devem servir como modelo AP Você tem alguém que serve de modelo para sua vida? Você pode ser modelo para alguém?
II- COMO SE PORTAR NUMA SOCIEDADE DESORDENADA?
1. Um distanciamento precisa ser notório (v.6). O conflito entre o padrão cristão e o padrão do mundo é inevitável (Jo 15.18; 17.14). O distanciamento do mundo pelo cristão não é social (Mt 10.16), deve ser com relação a nossos valores, princípios e modelos. Na oração sacerdotal de Jesus em Jo 17 fica bem claro a necessidade desse relacionamento: Pai, não quero que os tire do mundo, mas... A igreja precisa fazer a diferença no relacionamento com a sociedade. AP Jovem, você acredita que igreja que você congrega faz a diferença na sociedade?
2. Não é possível comunhão com todos, mas deve prevalecer o amor (vv.14-15) Exortação para evitar aqueles que se dizem crentes e querem andar segundo o mundo. O comportamento sugerido não é por arrogância e por desprezo pessoal, mas sim, para que haja reconhecimento e mudança de comportamento do desobediente. Todavia, todo caso é um caso, a orientação não deve ser tomada radicalmente, sem contextualizar. "Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão (v.15).
III- SOMOS CHAMADOS PARA VIVER DE QUE MANEIRA?
1. Como filhos de Deus, não como fardos para a sociedade (v.8) Paulo deu seu próprio exemplo de como o cristão deve viver do trabalho e não explorar o próximo. Infelizmente, muitas pessoas tem se aproveitado de seus talentos ou liderança para explorar os já explorados pela sociedade. O cristão deve ser sábio e não se deixar levar por enganadores e barganhadores do evangelho. AP Você tem buscado ser responsável pelas suas despesas pessoais?
2. Sossegadamente Não existe fórmula mágica para ser bemsucedido, é preciso muito trabalho e dedicação. Fortunas fáceis geralmente são de origem duvidosa e tendem a desaparecer também de modo súbito. Celebridades com vidas cobiçadas, na maioria das vezes escondem profundas tristezas, opressões e angústias. Aprendamos com Paulo a se contentar com o que tem, ter uma vida simples e não se dar ao consumismo (Fp 4.13ss).
3. Em paz Existem múltiplas maneiras de se ter paz. Jesus deixou claro que tem uma paz que somente ele pode dar. Além da paz de Cristo, o cristão deve buscar sabedoria para, no que depender dele, tenha paz com todas as pessoas. O senhor humano que não tem paz perece e sofre muito. AP Você se considera uma pessoa que vive em paz? O que você poder fazer para melhorar?
CONSIDERAÇÕES FINAIS Hoje aprendemos que: 1. Além do exemplo de Cristo, a Bíblia apresenta outros modelos como a galeria dos heróis da fé e do próprio Paulo, que podem ser seguidos. 2. O cristão não tem como se separar da sociedade, mas deve ter uma vida de atitudes santas (separadas) no convívio com ela. 3. O cristão foi chamado para viver de seu trabalho e dedicação, ter uma vida simples e em paz.
REFERÊNCIAS ARRINGTON, French L; ARRINGTON e STRONSTAD, Roger (Ed). Comentário Bíblico Pentecostal. 4ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. BRASIL, Thiago. A Igreja do Arrebatamento: o padrão dos tessanolicenses para estes últimos dias. Rio de Janeiro: CPAD, 2018. Comentário Bíblico Beacon. 1.ed. Vol. 9. Gálatas a Filemom. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Novo Testamento. 2.ed. Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2010 LIÇÕES BÍBLICAS DE JOVENS. A Igreja do Arrebatamento: o padrão dos tessanolicenses para estes últimos dias. 2 TRI 2018. Rio de Janeiro: CPAD, 2018. RENOVATO, Elinaldo de Lima. 1 e 2 Tessalonicenses. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
Pr. Natalino das Neves www.natalinodasneves.blogspot.com.br Facebook: natalino das neves e natalino das neves II Contatos: natalino6612@gmail.com natalino.neves@ig.com.br natalinoneves@yahoo.com.br (41) 98409 8094 (WHATSAPP/TIM)