INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE"

Transcrição

1 INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - 2º Trimestre de Trimestre temático - quase que uma aplicação prática daquilo que estudamos no trimestre passado, quando falamos a respeito das obras da carne e do fruto do Espírito. - Faremos um percurso pela Bíblia na análise de personagens bíblicas para que compreendamos o que é o caráter do cristão.

2 INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - A estrutura psíquica do ser humano a) Temperamento - estado de humor e às reações emocionais de uma pessoa - o modo de ser. b) Personalidade - emoção, vontade e inteligência de uma pessoa - aquilo que o indivíduo é. c) Caráter - influenciado pelo temperamento e personalidade, é o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que lhe determina a conduta - como a pessoa age.

3 INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - O caráter é adquirido e, quando cremos em Jesus, temos uma mudança na nossa maneira de viver. - A formação do caráter cristão dá-se mediante a santificação, nossa conformação à imagem de Cristo (Rm.8:29; Ef.4:13),

4 INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - A santificação faz-se, em primeiro lugar, pela Palavra de Deus (Jo.17:17), sendo esta a razão pela qual o subtítulo de nosso trimestre é moldado pela Palavra de Deus. - O estudo da história de algumas personagens bíblicas ajuda-nos a ter esta conformação (Rm.15:4; Hb.11:40;12:1).

5 INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Além da Palavra de Deus, também somos santificados pelas provações, adversidades e dificuldades permitidas e até mandadas por Deus para promover o nosso crescimento espiritual. (Rm.5:1-5; II Pe.2:4-7). - As provações nos purificam assim como o fogo purifica o ouro (I Pe.1:7).

6 INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE Capa do trimestre - Uma vasilha que derrama o ouro em altíssima temperatura para uma fornalha, a nos fazer lembrar I Pe.1:7, quando fala da prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo. - Nossa fé é provada para que, devidamente purificada, possa se tornar em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo.

7 INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE Estrutura do trimestre - Lição introdutória - Análise da vida de várias personagens bíblicas: Abel, Melquisedeque, Isaque, Jacó, Jônatas, Rute, Abigail, Hulda, Maria, irmão de Lázaro; Maria, mãe de Jesus; José, pai social de Jesus e, por fim, o nosso exemplo, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

8 INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE Nosso comentarista é o pastor Elinaldo Renovato de Lima, há muitos anos comentarista das Lições Bíblicas e presidente das Assembleias de Deus em Parnamirim/RN.

9 INTRODUÇÃO - Tema deste trimestre - O caráter do cristão, ou seja, uma proposta de melhoria da nossa vida espiritual, um estímulo para o crescimento espiritual de cada um, através da análise da vida de homens e mulheres de Deus. - Que, ao término do trimestre, possamos todos ter a convicção de que as lições nos serviram para que tenhamos atendido ao clamor do profeta: melhorai os vossos caminhos e as vossas ações. (Jr.18:11 in fine, isto é, a parte final do versículo).

10 I O QUE É CARÁTER - Cada ser humano é diferente do outro, não existe um indivíduo idêntico a outro. - A individualidade do homem, sua personalidade, tem dois elementos básicos: o temperamento e o caráter.

11 - Caráter - parte integrante da personalidade e que define uma forma definida de conduta, que não é inata mas constituída pela história de vida de cada sujeito, considerando a condição social, ambiente familiar, educação e todos os aspectos importantes para a construção das características de cada um. - Temperamento - estado orgânico e neuropsíquico constitucional e que define atitudes e atividades espontâneas, sendo inato.

12 - A salvação não altera a individualidade do salvo, não muda o seu temperamento, parte da personalidade que está ligada à criação divina e Deus não muda (Tg.1:17). - A salvação transforma completamente o caráter, que é adquirido ao longo da vida. A mudança é radical, é passar da morte para a vida (Jo.5:34)

13 - O caráter do homem sem Deus, dotado de uma natureza pecaminosa, é despido de: a) autodirecionamento- não segue a sua vontade, mas o curso deste mundo Rm.7:15; Ef.2:2 b) cooperatividade - não leva em conta o próximo, mas única e exclusivamente a si próprio, aos seus deleites Lc.8:14, I Tm.5:16; Tg.4:1 c) autotranscendência - são cegos e não reconhecem a Deus como o Senhor de todas as coisas Mt.15:14; Jo.9:41; Rm.2:17-29.

14 II O CARÁTER DO HOMEM ANTES DA QUEDA - Antes da queda, o homem, imagem e semelhança de Deus, foi feito para desenvolver um caráter que tivesse: a) domínio sobre a criação terrena, o que somente seria possível mediante a separação do pecado, ou seja, a santidade (Gn.1:26; Jo.8:34) b) frutificação, ou seja, crescimento espiritual mediante uma busca e comunhão ininterruptas com o seu Criador (Gn.1:28; Os.6:3; Mt.13:23). c) amor a Deus e ao próximo, mediante o desenvolvimento de uma sociabilidade, de convivência com Deus e o outro (Gn.1:28; Mt.22:36-40; I Jo.4:8)

15 III O CARÁTER DO HOMEM DEPOIS DA QUEDA - Com a entrada do pecado no mundo, temos a perda do caráter original do ser humano. - A morte espiritual impediu que o homem pudesse desenvolver um caráter de acordo com os propósitos divinos.

16 - Separado de Deus, o homem foi dominado pelo pecado e surge dentro de si a natureza pecaminosa, que impede que o homem seja reto, como havia sido criado por Deus. - Após a queda, o homem passou a ser um servo do pecado (Jo.8:34), nada mais fazendo senão o desejo de sua natureza pecaminosa (Rm.7:14-24), que o atrai e o leva, inevitavelmente, ao pecado (Tg.1:14,15).

17 - O caráter do homem pecador perde a santidade e torna o homem: a) avarento b) desobediente a pais e mães c) incontinente c) profano d) tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela

18 - O caráter do homem pecador perde a frutificação e torna o homem: a) presunçoso ; b) soberbo ; c) blasfemo.

19 - O caráter do homem pecador perde o amor e torna o homem(i): a) amante de si mesmo; b) ingrato ; c) sem afeto natural; d) irreconciliável ; e) cruel.

20 - O caráter do homem pecador perde o amor e torna o homem(ii): f) sem amor para com os bons; g) traidor ; h) orgulhoso ; i) mais amigo dos deleites do que amigo de Deus.

21 - O homem pecador adquire, ao longo de sua existência, maus hábitos, na sua convivência com o pecado, e se distancia cada vez mais do Senhor (II Tm.3:7-9) - Este caráter tão distante do propósito divino é o produtor do que o apóstolo Paulo denomina de obras da carne (Gl.5:19-21).

22 IV A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO TRANSFORMA O CARÁTER DO HOMEM E RESTABELECE O PROPÓSITO DIVINO DA SANTIDADE E DA FRUTIFICAÇÃO - Evangelho é a boa nova de que o homem pode ser liberto da sua natureza pecaminosa e tornar a ter a imagem e semelhança de Deus que foi distorcida quando da queda do primeiro casal, por meio de Jesus. - Jesus trouxe vida, isto é, tornou a estabelecer um convívio, uma comunhão entre Deus e o homem, convívio que permite a mudança de caráter.

23 - Ao tirar o pecado do mundo (Jo.1:29 in fine ), Jesus trouxe santificação ao homem e a recuperação da santidade no caráter do salvo. - O salvo não só é santificado, mas passa a ser santo em toda a sua maneira de viver (I Pe.1:15)

24 - Jesus nos trouxe a revelação completa do Pai, apresentou em toda a sua plenitude a Palavra de Deus, permitindo o restabelecimento da frutificação no caráter do salvo(mt.13:19,23). - Em vez das obras da carne produzidas pelo caráter pecaminoso, o cristão passa a produzir o fruto do Espírito (Gl.5:22), a ter as bemaventuranças (Mt.5:3-12)

25 V - A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO TRANSFORMA O CARÁTER DO HOMEM E RESTABELECE O PROPÓSITO DIVINO DO AMOR - Jesus restaura o caráter em conformidade com o propósito divino do amor. - O salvo tem o amor de Deus derramado pelo Espírito Santo em seu coração (Rm.5:5)

26 - As características do amor presente no caráter do salvo (I Co.13:4) (I): a) sofredor b) benigno c) não invejoso d) não trata com leviandade e) não se ensoberbece

27 - As características do amor presente no caráter do salvo (I Co.13:5,6) (II): f) não se porta com indecência g) não busca os seus interesses h) não se irrita i)não suspeita mal j) não folga com a injustiça l) folga com a verdade

- A salvação, necessariamente, vem acompanhada de uma mudança de atitudes, de hábitos, de práticas. - o fruto do Espírito (Gl.5:22).

- A salvação, necessariamente, vem acompanhada de uma mudança de atitudes, de hábitos, de práticas. - o fruto do Espírito (Gl.5:22). INTRODUÇÃO - Salvação traz o homem à comunhão com Deus, retira o pecado do homem, uma verdadeira transformação, que muda o homem completamente. (II Co.5:17). - A salvação, necessariamente, vem acompanhada

Leia mais

1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do Espírito

1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do Espírito 1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático As obras da carne e o fruto do Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente

Leia mais

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação.

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação. O4º Trimestre de 2017 Trimestre temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. OEstudaremos a Soteriologia, ou seja, a doutrina da salvação. www.portalebd.org.br Slide 2 O O

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

Slide 2

Slide 2 O Um dos pontos mais polêmicos da doutrina cristã: a questão da liberdade do homem e da soberania do Senhor ante o plano divino para a salvação. O Este tema é um dos que mais dividem os estudiosos das

Leia mais

LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO AMOR É A BASE DO FRUTO DO ESPÍRITO Como cristãos o nosso viver é Cristo e assim seremos coparticipantes de sua natureza

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (1 Ts 4.

TEXTO DO DIA. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo. (1 Ts 4. TEXTO DO DIA "Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (1 Ts 4.8) SÍNTESE Deus nos convoca para uma compreensão de santidade que transcende

Leia mais

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei (Rm 13.8).

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei (Rm 13.8). A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei (Rm 13.8). www.portalebd.org.br Slide 2 Amar a Deus e ao próximo é cumprir plenamente

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

A.T. J O N E S- CMV 2016 O FRUTO DO CRISTÃO. e a 3 a Mensagem Angélica. Sarah Spencer

A.T. J O N E S- CMV 2016 O FRUTO DO CRISTÃO. e a 3 a Mensagem Angélica. Sarah Spencer A.T. J O N E S- CMV 016 O FRUTO DO CRISTÃO e a 3 a Mensagem Angélica Sarah Spencer 1 Q U E S T Ã O B A S E Qual é o ponto central na origem do pecado? 1 T E X T O B Í B L I C O 6 E vi outro anjo voar pelo

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ONo encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. OJesus é o nosso exemplo. Slide 2 O O apóstolo Pedro foi incisivo

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente." (Hb 13.8)

TEXTO DO DIA. Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente. (Hb 13.8) TEXTO DO DIA "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente." (Hb 13.8) SÍNTESE Os milagres são eventos naturais para Deus, mas sobrenaturais para os homens. LEITURA BÍBLICA 2 Timóteo 3.1-7 1 Sabe,

Leia mais

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo

Leia mais

Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos (Fp 4.4). Slide 2

Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos (Fp 4.4).  Slide 2 Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos (Fp 4.4). www.portalebd.org.br Slide 2 A alegria, fruto do Espírito, não depende de circunstâncias. www.portalebd.org.br Slide 3 20 Na verdade,

Leia mais

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO

Leia mais

morramos para o mundo e vivamos para Deus.

morramos para o mundo e vivamos para Deus. OA salvação faz com que morramos para o mundo e vivamos para Deus. OO salvo não mais vive, mas Cristo vive nele. www.portalebd.org.br Slide 2 O O apóstolo Paulo chama os salvos de homens espirituais e

Leia mais

Como obter a Santificação?

Como obter a Santificação? Como obter a Santificação? Ser santo não implica em ser distinto. A santidade de Deus não é pertinente àquilo que difere, e sim, à Sua natureza. Como a santidade procede da natureza de Deus, jamais ela

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

A VIDA CRISTÃ. Março Pra Ivonne Muniz

A VIDA CRISTÃ. Março Pra Ivonne Muniz A VIDA CRISTÃ Março 2015 Profecia de Jesus Cristo Mateus 24:4-12 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão

Leia mais

CONHECIMENTO ESPIRITUAL

CONHECIMENTO ESPIRITUAL CONHECIMENTO ESPIRITUAL II Pedro 1.1-21 19/Maio/19 A VERDADEIRA VIDA CRISTÃ COMEÇA COM UMA PALAVRA BEM PEQUENA MAS QUE, É FUNDAMENTAL PARA TER UMA VIDA PLENA AO LADO DE JESUS F É O início do conhecimento

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Onze Ojubileu (2) Leitura bíblica: Lv 25:8-17; Is 61:1-3; Lc 4:16-22; At 26:16-19; Rm 7:24; 8:2 I. Anunciar o evangelho aos pobres, proclamar libertação aos cativos

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante.

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante. Cheios do Espírito A palavra cheio é mal compreendida quando se refere ao Espírito. Ela indica plenitude e não uma gradação, como muitos pensam. Muitos entendem que ser cheio do Espírito é gradativo, como

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Sete Escolhidos para ser santos com um viver santo a fim de expressar o Deus santo e nos tornar a cidade santa Leitura bíblica: Lv 18 20; Ef 1:4; 5:26-27; 1Ts 5:23; 1Pe 2:5, 9; Ap 21:2, 9-10 I.

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OO primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. www.portalebd.org.br

Leia mais

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d o : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d o : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d o : da Doutrina: Até meados do sec. IV a doutrina do E.S. se resume a Declaração Ortodoxa testemunhada pela Igreja Primitiva por meio da fórmula batismal, do credo apostólico e no

Leia mais

RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO

RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO QUAIS LEMBRANÇAS DO PASSADO QUE ME INCOMADAM? 1. INTRODUÇÃO Há um problema geral que todos os seres humanos herdaram: Rm. 3:23 Rm. 5:12

Leia mais

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011 1 Tessalonicenses 5.9 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 20/02/2011 2 Destino é tudo que é determinado pela providência ou pelas leis naturais, que ainda pode vir a acontecer, no futuro, com o objetivo

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

erbreberbebebrbeabe ebetbet

erbreberbebebrbeabe ebetbet erbreberbebebrbeabe ebetbet Mensagem 01 Piedade na Palavra Pregador: Davi Merkh Data: 2 08 2009 INTRODUÇÃO: PIEDADE NA PALAVRA (pelo Espírito) 2 P: Como endireitar o pau? R: Vida piedosa Ilustrações -Osso

Leia mais

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Seguir a paz e a santificação é o mesmo que seguir a justiça, a fé, o amor e a paz. A justiça, a fé (evangelho), o amor e a paz são progressivos? O amor de Deus

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 LIÇÃO 2 DEUS PAI Ponto de partida: Cremos em Deus Pai, pessoal, espírito, eterno, infinito, imutável e insondável em seu Ser,

Leia mais

LIÇÃO 6 A ABRANGÊNCIA UNIVERSAL DA SALVAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A ABRANGÊNCIA UNIVERSAL DA SALVAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A ABRANGÊNCIA UNIVERSAL DA SALVAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS É O NOSSO SALVADOR E SENHOR A Palavra de Deus registra que não existe um só homem justo, não há um justo

Leia mais

Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4

Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4 Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4 Ser motivado na vida de um dos discípulos de Jesus, que como nós, possuía defeitos, mas que, como é possível a nós, foi

Leia mais

Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21).

Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21). Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21). www.portalebd.org.br Slide 2 A vida cristã exige perseverança, coragem

Leia mais

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 PNEUMATOLOGIA II AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 b.4) APLICAÇÃO DO A.T.,(JEOVÁ/ ESP. SANTO) Is 60 : 8 10 comp. Com At 28 : 25 27 e Ex 16 : 7 com Hb 3 : 7 10 @ Os profetas eram

Leia mais

Apostila de Estudo Bíblico

Apostila de Estudo Bíblico Apostila de Estudo Bíblico Igreja Evangélica Rua, nº Bairro: Tel.: ANOTAÇÕES GERAIS: 14 LIÇÃO 1 APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA I ANTIGO TESTAMENTO 01 Pentateuco (5 livros de Moisés): Gênesis (Gn) Êxodo

Leia mais

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010 ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO Out-Nov 2010 Programação Escola Bíblica Dominical Outubro Capítulo (s) 10 1 Jesus é Deus 17 3 Nascimento e os elementos básicos para a vida 24 4 Verdadeiros Adoradores 31 5

Leia mais

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW)

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS Gn 3:20 Eva Gn 5:1 e 2 Adão Gn 1:26 e 27 a imagem e semelhança

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 7 NOVO NASCIMENTO Ponto de partida: Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus Jo. 3.3. Nossa primeira

Leia mais

O papel central da Igreja: A Glória de Deus. Um breve estudo em João 15

O papel central da Igreja: A Glória de Deus. Um breve estudo em João 15 O papel central da Igreja: A Glória de Deus Um breve estudo em João 15 Entendendo o texto Jesus estava em seus últimos momentos como homem, na terra. Jesus estava advertindo seus discípulos a não imitarem

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 3. No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no Seu nascimento virginal, em Sua morte vicária e expiatória, em Sua ressurreição corporal dentre

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger Dinâmica e estrutura do discipulado Ide, pregai o evangelho e fazei discípulos, constitui a essência do mandato de Jesus Cristo. Existem duas razões fundamentais no discipulado cristão: 1. Levar o discípulo

Leia mais

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO A Bíblia retrata a igreja como

Leia mais

LIÇÃO 12 - PERSEVERANDO NA FÉ. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 - PERSEVERANDO NA FÉ. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 - PERSEVERANDO NA FÉ Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO PERSEVERANDO NA FÉ Vivemos cotidianamente no enfrentamento das aflições, angústias e dificuldades. A perseverança dos santos

Leia mais

Importância da Ressurreição de Cristo

Importância da Ressurreição de Cristo Introdução à 22/08/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Importância da Ressurreição de Cristo O que as escrituras afirmam sobre a ressurreição de Cristo? 1. Doutrina fundamental do Cristianismo:

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 8. Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, uma, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para

Leia mais

Provado para ser semelhante a Cristo Realidade Ninguém está livre Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. Rm 8.22 Realidade 23 E não só isso, mas nós mesmos, que temos

Leia mais

O pastorado pensado e praticado. Encontro da Fé Reformada IPB Rio Preto 29/08/2013 Rev. Misael Nascimento

O pastorado pensado e praticado. Encontro da Fé Reformada IPB Rio Preto 29/08/2013 Rev. Misael Nascimento O pastorado pensado e praticado Encontro da Fé Reformada IPB Rio Preto 29/08/2013 Rev. Misael Nascimento misaelbn@me.com 1Timóteo Instruções a Timóteo concernentes ao seu trabalho na igreja em Éfeso O

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 8: ECLESIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

apóstolo Paulo trata do relacionamento que deve ser mantido entre os cristãos.

apóstolo Paulo trata do relacionamento que deve ser mantido entre os cristãos. O No capítulo 14 da epístola aos romanos, o apóstolo Paulo trata do relacionamento que deve ser mantido entre os cristãos. O O critério orientador dos relacionamentos entre os cristãos deve ser o amor

Leia mais

Vivendo a Vida Santa

Vivendo a Vida Santa Livrinho 2 Pàgina 35 Lição Cinco Vivendo a Vida Santa Pode você descrever numa só palavra a qualidade de vida que procura levar? Muitas e variadas respostas são dadas a essa pergunta. Mas, da perspectiva

Leia mais

LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO NÃO EXISTE MERITOCRACIA DIANTE DO SENHOR O homem não possui nenhum mérito para merecer a salvação,

Leia mais

I N F O R M A T I V O. 1º O que significa o Evangelho? 2º segundo o livro de Atos 1:8, recebemos poder do Espírito Santo? G R A N D E R E C I F E

I N F O R M A T I V O. 1º O que significa o Evangelho? 2º segundo o livro de Atos 1:8, recebemos poder do Espírito Santo? G R A N D E R E C I F E PALAVRA DA CÉLULA O EVANGELHO É O PODER DE DEUS Rm 1:16 17 METROPOLITANA Vivemos num mundo em que se valoriza muito o poder. É poder econômico, social, polí co, religioso, mental e por vai... Parece que

Leia mais

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé?

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O dom de Deus foi manifesto e anunciado a todos os homens e é esta mensagem (fé) que concede poder a todos que nela confiam ( Jo 1:12 ). A palavra é viva e

Leia mais

bíblico, em que estudaremos a Carta aos Hebreus.

bíblico, em que estudaremos a Carta aos Hebreus. ODamos início ao um trimestre bíblico, em que estudaremos a Carta aos Hebreus. OO tema da Carta aos Hebreus é Jesus Cristo é melhor. www.portalebd.org.br Slide 2 O A superioridade de Cristo aos anjos tem

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Recapitulando Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

aos hebreus, analisaremos o capítulo 3.

aos hebreus, analisaremos o capítulo 3. ONa sequência do estudo da Carta aos hebreus, analisaremos o capítulo 3. OJesus é maior que Moisés. www.portalebd.org.br Slide 2 O Moisés ocupa uma posição singular entre os profetas: Nm.12:6,7; Dt.34:10-12.

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Doze O Deus Triúno processado, Sua obra e o resultado da Sua obra Leitura bíblica: Lv 26:1-13; 1Jo 5:20-21; Mt 28:19; 1Tm 3:15-16; Ef 2:21-22 I. Levítico26:1e2falamdenãofazerídolos,guardarosábado

Leia mais

O JUIZO DO SERVO DE DEUS

O JUIZO DO SERVO DE DEUS O JUIZO DO SERVO DE DEUS ANTES CRESCEI NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. A ELE SEJA DADA A GLÓRIA, ASSIM AGORA, COMO NO DIA DA ETERNIDADE. AMÉM. 2PEDRO 3:18 Introdução

Leia mais

exposição ordenada daquilo que se encontra na Bíblia Sagrada, a nossa única regra de fé e prática. Slide 2

exposição ordenada daquilo que se encontra na Bíblia Sagrada, a nossa única regra de fé e prática.  Slide 2 O Trimestre temático - Estaremos a estudar os pontos principais de nossa fé, uma exposição de nosso Cremos, de nossa Declaração de Fé, recentemente aprovada na 43ª Assembleia Geral Ordinária da Convenção

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência Estação Vermelha Escola de Líderes Aula I A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO Estamos vivendo a Estação da Salvação.

Leia mais

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Mensagem Oito As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Leitura bíblica: Lv 23:1-8; Gn 1:26 2:3; Lc 22:7-20; 1Co 5:7-8 I. As festas em Levítico 23 eram para descanso e desfrute

Leia mais

21/07/2019 Lição 3 A Mordomia da Alma e do Espírito 3º Trimestre Classe Adulto

21/07/2019 Lição 3 A Mordomia da Alma e do Espírito 3º Trimestre Classe Adulto 21/07/2019 Lição 3 A Mordomia da Alma e do Espírito 3º Trimestre Classe Adulto Texto Áureo E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados

Leia mais

ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus.

ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus. ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus. OMaria, mãe de Jesus homem, é humilde serva do Senhor. www.portalebd.org.br

Leia mais

Lição 11. Como acontece o processo da Santificação? Texto Bíblico: 1Pedro

Lição 11. Como acontece o processo da Santificação? Texto Bíblico: 1Pedro Lição 11 Como acontece o processo da Santificação? Texto Bíblico: 1Pedro 2.1-10 Introdução: A santificação é o processso da graça divina para melhorar a condição espiritual do salvo. É ser separado do

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA. Uma Visão Panorâmica da Hamartiologia

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA. Uma Visão Panorâmica da Hamartiologia CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA Uma Visão Panorâmica da Hamartiologia 1) Etimologia Hamartia = pecado; logia (logos) = palavra, estudo, tratado 2) Conceito de Hamartiologia Hamartiologia é

Leia mais

INTRODUÇÃO - A religiosidade é uma característica intrínseca do ser humano. - Evangelizar é a pregação de Cristo, não de uma religião.

INTRODUÇÃO - A religiosidade é uma característica intrínseca do ser humano. - Evangelizar é a pregação de Cristo, não de uma religião. INTRODUÇÃO - A religiosidade é uma característica intrínseca do ser humano. - Evangelizar é a pregação de Cristo, não de uma religião. I RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE - A religião está presente em todas as

Leia mais

- O controle-próprio é resultado direto da ação do Espírito Santo sobre a vida do indivíduo.

- O controle-próprio é resultado direto da ação do Espírito Santo sobre a vida do indivíduo. INTRODUÇÃO - Temperança é o domínio próprio, o autocontrole, o domínio de si mesmo - qualidade do fruto do Espírito concernente à relação do homem consigo mesmo. - O controle-próprio é resultado direto

Leia mais

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS Primeiro Artigo de Fé: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas: o Pai, o Filho

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA 04-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Porque é que o Filho de Deus se fez homem? para nossa salvação,

Leia mais

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA Como Ler a Bíblia Reserve tempo para ler a Bíblia cada dia. É bom guardar sempre a mesma hora. Dedique tanto tempo quanto seja possível, cuidando para que outras coisas não interrompam

Leia mais

Santificação e Práticas Cristãs

Santificação e Práticas Cristãs Santificação e Práticas Cristãs EBA IBCU Jul 15 Wagner Fonseca 1ª Aula Introdução do Curso Propostas Santificação na Bíblia... Perspectivas e Movimentos... Disciplinas, Práticas Cristãs... Esforço Humano

Leia mais

O primeiro e o último Adão

O primeiro e o último Adão O primeiro e o último Adão O ritualismo, o formalismo e o legalismo são ferramentas utilizadas para caracterizar devoção religiosa. Criam mecanismos para medirem e serem medidos e forçam outros a seguirem

Leia mais

UMA VIDA QUE AGRADA A DEUS

UMA VIDA QUE AGRADA A DEUS UMA VIDA QUE AGRADA A DEUS I Tessalonicenses 4.3-12 25/Nov/18 (I Ts 4.3-8) 3 A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. 4 Cada um saiba controlar o seu próprio

Leia mais

REFLETINDO SOBRE A SALVAÇÃO

REFLETINDO SOBRE A SALVAÇÃO ESTUDO 26 INTRODUÇÃO REFLETINDO SOBRE A SALVAÇÃO O objetivo dos estudos feitos até agora não foi simplesmente expor doutrinas sobre a salvação, aumentando seu saber, mas conquistar mais do seu coração

Leia mais

Quem está no controle do mundo

Quem está no controle do mundo Quem está no controle do mundo Deus, o diabo, o homem ou o acaso? Quem está no controle do mundo...!? Para se pensar: Devido a tantos sofrimentos, injustiças, catástrofes, intrigas e muitos outros acontecimentos

Leia mais

Métodos de Estudo Bíblico

Métodos de Estudo Bíblico Métodos de Estudo Bíblico Ensino Teológico à Distância Escola Teológica Batista Livre (ETBL) Campinas, SP 2012 Esta apostila segue exposição feita por Walter A. Henrichsen no livro Métodos de Estudo Bíblico,

Leia mais

ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus.

ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus. ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus. OPara ser salvo, alguém precisa se arrepender dos pecados e crer que Jesus Cristo é o Salvador. www.portalebd.org.br

Leia mais

Lendo a Bíblia RACIONAL

Lendo a Bíblia RACIONAL Lendo a Bíblia O leite RACIONAL é administrado aos salvos (idôneo), ou seja, não é dado aos cristãos para que possam ser salvos, antes é dado aos salvos para que compreendam a dimensão do amor de Deus.

Leia mais

FATO 1 - Deus Santo, Justo, Puro, Auto-existente. FATO 2 - Deus decidiu revelar sua glória através da sua criação. FATO 3 - O homem é o representante

FATO 1 - Deus Santo, Justo, Puro, Auto-existente. FATO 2 - Deus decidiu revelar sua glória através da sua criação. FATO 3 - O homem é o representante FATO 1 - Deus Santo, Justo, Puro, Auto-existente. FATO 2 - Deus decidiu revelar sua glória através da sua criação. FATO 3 - O homem é o representante visível da soberania de Deus. Defruta de plena comunhão

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Tema missiológico comum: Reino de Deus Mais de 70 vezes é referido por Jesus nos Evangelhos O tema destaca-se do começo ao

Leia mais

Antropologia Bíblica e o Aconselhamento

Antropologia Bíblica e o Aconselhamento Antropologia Bíblica e o Aconselhamento 1. A importância da antropologia bíblica no aconselhamento a) Por que é tão importante o estudo da antropologia bíblica? Pessoas buscam entender o comportamento

Leia mais