DIREITO ADMINISTRATIVO

Documentos relacionados
Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária

DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

DIREITO CONSTITUCIONAL

Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República

350 questões comentadas de organização e funcionamento do TCU Fernando Mesquita. 1ª Edição 26 maio Página 1

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO

CONTEÚDO. Apostilas OBJETIVA ANO X - Concurso Público 2015

Prof. Cristiano Lopes

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

Conteúdo da Aula. Ciclo Orçamentário.

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360

Técnico Judiciário Área Administrativa

ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO STM

Tribunais Regionais Federais e. Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL CONTROLE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS AUDITORIAS E INSPEÇÕES REALIZADAS PELO TCM-CE

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS Gabinete do Procurador Marcílio Barenco Corrêa de Mello

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88


O TCU e os acordos de leniência

O CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO E O TRIBUNAL DE CONTAS

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU. Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade

2ª PARTE. I - Sistema de controle na administração pública

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143

CONCURSO PARA AUDITOR DE CONTROLE INTERNO DISCIPLINA: CONTROLE INTERNO E EXTERNO

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

08/04/2017 GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 434, DE (Do Sr. Vieira da Cunha e outros)

Direito Constitucional

001. A representação de cada um dos Estados e do DF, no Senado Federal, será renovada

DIREITO CONSTITUCIONAL

Transcrição:

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Parte 1 Prof. Denis França

Perfil Constitucional dos TCs CESPE: O Tribunal de Contas da União, órgão ao qual incumbe a prática de atos de natureza administrativa concernentes à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União, é subordinado ao Poder Legislativo, do qual é órgão auxiliar e de orientação. ERRADO! Portanto, esteja atento: doutrina majoritária defende que os TCs possuem perfil constitucional próprio, dotado de ampla autonomia.

Composição do TCU Art. 73. O Tribunal de Contas da União, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro próprio de pessoal e jurisdição* em todo o território nacional, exercendo, no que couber, as atribuições previstas no art. 96. 1º - Os Ministros do Tribunal de Contas da União serão nomeados dentre brasileiros que satisfaçam os seguintes requisitos: I - mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade;

Composição do TCU II - idoneidade moral e reputação ilibada; III - notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública; IV - mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no inciso anterior.

Composição do TCU 2º - Os Ministros do Tribunal de Contas da União serão escolhidos: I - um terço pelo Presidente da República, com aprovação do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministério Público junto ao Tribunal, indicados em lista tríplice pelo Tribunal, segundo os critérios de antigüidade e merecimento; II - dois terços pelo Congresso Nacional.

Composição do TCU 3 Os Ministros do Tribunal de Contas da União terão as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça, aplicando-se-lhes, quanto à aposentadoria e pensão, as normas constantes do art. 40 4º O auditor, quando em substituição a Ministro, terá as mesmas garantias e impedimentos do titular e, quando no exercício das demais atribuições da judicatura, as de juiz de Tribunal Regional Federal.

Atribuições do TCU (art. 71 da CF/88) Apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento (quem julga as contas do PR é o CN, e o TCU apenas as aprecia). Julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário (efetivo julgamento pelo TCU).

Atribuições do TCU (art. 71 da CF/88) Apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório.

Atribuições do TCU (art. 71 da CF/88) Realizar, por iniciativa própria, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comissão técnica ou de inquérito, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e demais entidades.