SUCESSÃO ECOLÓGICA PROF. ÉDER
Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente se altera ao longo do tempo. Ao longo da sucessão, as características do ambiente se alteram Matéria orgânica aumenta Umidade aumenta Temperaturas mais amenas (sem extremos) Luminosidade diminui nos estratos mais baixos Estabilidade aumenta
Sucessão ecológica Espécies pioneiras são as primeiras a instalar-se no local, ex. líquenes, musgos; Comunidade pioneira ou eceses é uma comunidade simples que vai sendo substituída por uma série de comunidades mais complexas comunidades intermédias; Comunidade seres é a comunidade intermediária caracterizada pela instalação e mobilidade de diversas populações até atingir o clímax Comunidade clímax é a última comunidade a instalar-se. É caracterizada por um conjunto de populações estáveis e equilibradas.
ESPÉCIES PIONEIRAS As espécies que resistem às adversidades do ambiente, iniciando a sua colonização, são coletivamente chamadas de espécies pioneiras.
Espécies Pioneiras Espécies que modificam, pouco a pouco, as condições naturais do ambiente inóspito: - reduzem a amplitude das variações térmicas - aumentam a retenção de água na região (umidade) - aumentam a quantidade de matéria orgânica (atividade decompositora) - aumentam a estabilidade do solo (raízes)
Sucessão Primária ocorre em ambientes onde a vida não existia inicialmente.
Sucessão ecológica primária
A sucessão não leva sempre à formação de um ambiente florestal. depende da característica do ambiente e das populações colonizadoras
Sucessão secundária ocorre em ambientes que já foram previamente habitados. reúne condições menos inóspitas (ou seja, mais favoráveis) desenvolvimento de novas comunidades biológicas.
Exemplos de sucessão secundária. Campo de cultivo abandonado Áreas desabitadas
Exemplos de sucessão secundária. Áreas queimadas Ex: Sucessão secundária da população de gramíneas em um prazo de 4 anos.
Exemplos de sucessão secundária. Áreas desmatada As espécies pioneiras de sucessão secundária podem ser mais exigentes, pois o ambiente está relativamente pronto para sua instalação.
A sucessão não leva sempre à formação de um ambiente florestal.
A produtividade do Ecossistema Produtividade Primária Bruta (PPB) = massa total de matéria orgânica produzida/tempo/área. O processo biológico diretamente relacionado à PPB é a fotossíntese. PPL = PPB R O que deve acontecer com a PPB e com a PPL durante a sucessão ecológica? Como estariam as taxas de PPB e de PPL em uma comunidade clímax?
Taxas de crescimento Variação da do Ecossistema e das Comunidades ao longo da. PPB biomassa respiração PPL tempo de sucessão
Evolução das Comunidades durante a Sucessão As espécies pioneiras são gradativamente substituídas pelas espécies seres e clímax (mais exigentes), pois perdem na competição por recursos naturais; Aumento da biodiversidade, criando novos nichos ecológicos; A complexidade do ecossistema aumenta; Surgem novos microclimas: conjunto de condições ambientais particulares do habitat ao qual estão adaptadas determinadas espécies; Aumento da estabilidade do ecossistema e de suas comunidades, estabelecendo-se um equilíbrio dinâmico (Homeostase); Aumento da PPB (e sua estabilização na comunidade clímax) e diminuição da PPL (pois ao longo da sucessão a taxa de respiração da comunidade aumenta: lembrar que PPL = PPB R).