UNOCHAPECÓ Disciplina: Genética e Embriologia Professora: Ana Cristina Confortin 2014/01
1) Introdução A Embriologia, é a parte da Biologia que estuda a formação e o desenvolvimento do embrião. Didaticamente a embriologia engloba: -formação dos gametas (gametogênese) - união dos gametas (fertilização) - divisões que ocorrem com a célula ovo (clivagem ou segmentação) - formação dos folhetos embrionários (gastrulação) - origem dos tecidos a partir dos folhetos (organogênese)...
HISTÓRICO DA EMBRIOLOGIA Se pude ver mais longe, foi por ter-me apoiado em ombros de gigantes. Isaac Newton, 1643-1727
A VISÃO DOS ANTIGOS SOBRE A EMBRIOLOGIA - Primeiros registros sobre Embriologia foram feitos no século V a.c.: - Hipócrates (médico grego) aconselhava: Tome 20 ou mais ovos e deixe-os serem incubados por duas ou mais galinhas. Então, a cada dia, a partir do segundo até a eclosão, remova um ovo, quebre-o e examine-o. Você encontrará toda a Natureza da Ave, que em princípio pode ser comparada com a do homem. * considerado o pai da medicina
Aristóteles (século IV a.c.) quem deve ser considerado o fundador da embriologia, porque seus estudos com galináceos foram muito bem fundamentado... o embrião é o resultado da mistura do sêmem e do sangue menstrual... Galeno, grego (século II d.c.), escreveu um livro Sobre a Formação do Feto.... descreveu o desenvolvimento e a nutrição dos fetos (alantóide, âmnio e placenta).
Na Idade Média na embriologia quase não houve progresso. - Século VII d.c.: no Alcorão encontramos que os seres humanos são produzidos a partir de uma mistura de secreções do homem e da mulher. A criação do ser humano através de uma nufta (gota) sugerindo que o organismo resultante se estabelece na mulher como uma semente seis dias após do seu início...... Aspecto de sanguessuga (embrião na fase inicial)... Embrião se assemelha a substância mascada.
Leonardo da Vinci (séc. XV) fez desenhos precisos de dissecações de úteros com o feto e as membranas fetais associadas... introduziu a abordagem quantitativa ao realizar medições do crescimento pré-natal.
Harvey (1651) foi quem iniciou uma revolução embriológica, a partir da publicação do livro De generatione animalium... Acreditava que a semente masculina, depois de penetrar no útero, metamorfoseava-se em uma substância semelhante ao ovo a partir do qual o embrião se desenvolvia... Foi o primeiro a estudar embriões de diferentes espécies animais...
Graaf (1672) publicou trabalho De mulierum organis generationis inservientibus Descreveu pequenas câmaras (blastocistos) em úteros de coelhas e concluiu que deveriam ser provenientes do ovário. Foi ele quem descreveu os folículos ovarianos FOLÍCULOS DE GRAAF.
Malpighi (1675) estudou ovos galinhas que acreditava não fecundados, observou embriões em fase inicial de desenvolvimento e Concluiu: Que os ovos continham uma miniatura de pinto Teoria pré-formação
Hamm e Leeuwenhoek (1677) com microscópio aperfeiçoado observaram pela primeira vez o espermatozóide humano... não conseguiram entender o papel do sptz na fertilização e acreditavam que o mesmo contivesse no seu interior um ser humano em miniatura... ou um ser humano pré-formado = HOMÚNCULO que crescia quando depositado no trato genital feminino... Teoria pré-formação
Wolff (1759) refutou as duas teorias da pré-formação Observou ovos não incubados e não descritospormalpighi (1675)... não viu os embriões Depois de observar partes do embrião desenvolvendo- se a partir de glóbulos (tecidos embrionários em desenvolvimento) concluiuqueo indivíduose desenvolvea partirdestascamadas crioua teoriada epigênese o desenvolvimento resulta do crescimento e diferenciaçãode célulasespecializadas.
Spallanzani (1775) demonstrou que o espermatozóide e o óvulo eram fundamentais para a fecundação.inseminava CÃES Acabou com a teoria da pré-formação Saint-Hilaire e seu filho (1818) foram os primeiros a iniciar os estudos de malformações embrionárias em animais com finalidade produzir anormalidades início da teratologia.
Wilhelm His (1831-1904) - desenvolveu técnicas aprimoradas de fixação de tecidos e reconstrução de embriões. Estas técnicas contribuíram para o grande progresso na compreensão do desenvolvimento pré-natal produção imagens tridimensionais. OBS: Até este período embriologia descritiva. Os porquês do desenvolvimento não eram salientados.
Edward e Steptoe GRANDE DESTAQUE DA EMBRIOLOGIA EXPERIMENTAL...pioneiros da fertilização humana in vitro Nascimento do primeiro bebê de proveta em 1978... Louise Brown
E HOJE, O QUE MUDOU??? QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUAL A IMPORTÂNCIA DA EMBRIOLOGIA???
IMPORTÂNCIA DA EMBRIOLOGIA: -Propicia o conhecimento dos primórdios da vida: compreensão desenvolvimento normal... E as causas de malformações... -Conhecer o desenvolvimento normal e as causas de malformações ajuda a garantir ao embrião e ao feto maiores chances possíveis de se desenvolverem de modo normal; -O conhecimento do desenvolvimento anormal, espec. das causas (espinha bifida, fenda palatina), pelos médicos, dentistas, etc ajuda os pais em relação ao sentimento de culpa..
IMPORTÂNCIA DA EMBRIOLOGIA: - Progresso na cirurgia: hoje já é possível cirurgias no feto - -Médico e outros profissionais que conhecem bem as anormalidades abordam situações difíceis de modo confiante e não com estranheza.
Glossário Embriológico Alantóide: anexo membranoso presente em répteis, aves e mamíferos, cuja função é armazenar as excreções do embrião até o nascimento. Em répteis e aves, a membrana do alantóide une-se ao cório, constituindo o alantocório, que exerce função respiratória. Amnio(saco amniótico ou bolsa amniótica): anexo embrionário presente em répteis, aves e mamíferos. Consiste em uma bolsa membranosa cheia de líquido que envolve o embrião. Sua função é absorver choques mecânicos e manter um ambiente aquoso e quimicamente adequado. Amniocentese: exame clínico que consiste na retirada de uma amostra do liq. Amniótico, para análise das células e das substâncias presentes. Permite diagnosticar algumas doenças genéticas ainda na vida fetal.
Anexo embrionário: estrutura ligada ao embrião de répteis, aves e mamíferos, relacionada com a adaptação destes vertebrados ao ambiente terrestre. Os principais anexos são: âmnio, alantóide, saco vitelínicoecórion(partefetaldaplacenta) Blastocisto: estágio do embrião humano correspondente à blástula. É neste estágio que o embrião se implanta no útero. Blástula: estágio de desenvolvimento embrionário que sucede o de mórula. A blástula é uma estrutura esférica, oca,de células, com uma cavidade interna chamada blastocela, delimitada por uma camada celular chamada blastoderma. Clivagem ou segmentação: cada uma das divisões celulares que ocorrem no ovo, nas primeiras etapas do desenvolvimento embrionário. As células resultantes das clivagens são os blastômeros. O tipo de clivagem depende da quantidade de vitelo presente no ovo. Córion: anexo embrionário que envolve totalmente o embrião e os demais anexos em répteis, aves e mamíferos.
Corpo Amarelo ou corpo lúteo: estrutura resultante do desenvolvimento de folículo ovariano, após romper-se pela ovulação, sob ação do hormonio luteinizante(lh) hipofisário. Ectoderma: folheto germinativo mais externos do embrião de um animal triblástico. Embrião: organismo multicelular em estágio inicial de desenvolvimento. Durante a vida embrionária, formam-se todos os tecidos e órgãos típicos da espécie. Feto: estágio de desenvolvimento intra-uterino que sucede ao de embrião.naespéciehumana,oembriãopassaaserchamadodefetoa partirda8ªsemanadevida.
Gástrula: estágio do desenvolvimento embrionário que sucede o de blástula. Apresenta uma cavidade, o arquêntero (intestino primitivo), que se comunica com o exterior através de um poro chamado blastóporo. É nesse estágio que se diferenciam os três folhetos germinativos(ectoderma,mesodermaeendoderma) Gonadotrofina Coriônica: hormônio produzido pelas vilosidades coriônicas e pela placenta. Atua sobre o corpo amarelo do ovário, induzindo-o a secretar progesterona e estrógeno na mulher, no homem, atua na diferenciação da genitália masculina. Mórula: esfera maciça de células resultantes das primeiras clivagens da célula-ovo, durante o desenvolvimento embrionário. Este estágio precede o de blástula. Nêurula (Neurulação): estágio de desenvolvimento do embrião dos animais cordados que sucede o de gástrula, também se considera o útimo estágio da gastrulação. Caracteriza-se pela formação do tubo neural(ou nervoso) induzido pela notocorda, que dá origem ao sistema nervoso
Saco vitelínico: anexo embrionário presente em peixes, répteis, aves e mamíferos, que consiste em uma bolsa membranosa cheia de nutrientes (vitelo), ligada a região ventral do embrião. Nos mamíferos placentários este anexo é reduzido, pois a função nutricional é desempenhada pela placenta. Vitelo: termo morfológico que serve para indicar a quantidade de substâncias presentes no ovo, cuja função é alimentar o embrião durante as primeiras fases do desenvolvimento. Folículo: pequena cavidade, formação vesiculosa na superficie do ovário, em cujo interior desenvolve o ovócito e que procede como estrutura de secreção hormonal.